Pedais Overdrive e Distortion: até quando soam realmente diferentes?

Autor Mensagem
v1marqu3s
Veterano
# dez/12
· votar


cada um pode escolher aqueles que são importantes para sí sem precisar explicar o porque de estar comprando (seja o de $30 ou de $1000)
Anos atrás eu achei uma combinação de SD-1 + drive de uma caixa Staner multiuso que me deixava muito satisfeito. Todo o meu equipamento na época era uma porcaria, mas até hoje busco um timbre assim!

Marthin87
Veterano
# dez/12
· votar


Will Bejar
Mas me deixei levar pela renda extra de fim de ano, uns quatro ou cinco drives para testar com os outros baratinhos que tenho, que vergonha.Tudo no esquema de preço dos R$100 até R$150. Vai que acho um petardo?


MauricioBahia
Lelo Mig
Desculpe pelo meu último comentário neste tópico, até parece que vocês não sabem tudo que eu disse.

MauricioBahia
Moderador
# dez/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Marthin87

:) O que me chama a atenção é que muitos pedais, dependendo da equalização (isso inclui volume), soam parecidos e dependendo do amp então, nem se fala, pois cada amp tem seu próprio "tone stack" ou sonoridade o que acaba mudando o cenário.

O resultado, no meu entender, é que muitos acabam soando parecidos, como já disse. Muita gente acha que o pedal "x" é "o tal", mas eu ainda não consegui sentir tal discrepância. Eu tenho dúzias de pedais de distorção/overdrive e sinceramente não ouço uma mudança radical pra eu dizer "Pô, esse é 'O" pedal".

Enfim, prefiro focar na construção (principal) e na variedade de equalizações**. Muitas mods famosas são baseadas apenas nisso e hoje em dia todo mundo já sabe o que fazer. Então, ao invés de pedais com 1 knob de equalização, colocam 3 knobs e 1 switch pra clipagem simétrica ou assimétrica. Mataram a charada!

Pra "fechar o caixão", eu, não vejo qualquer novidade, porém o mais do mesmo em termos de timbre e até dinâmica. Acho que tem muita mística nesse contexto. :D

Valeu!

** isso às vezes atrapalha pois acabamos tendo que nos preocupar com isso!!

Del-Rei
Veterano
# dez/12 · Editado por: Del-Rei
· votar


MauricioBahia
Acho que tem muita mística nesse contexto

E marketing também...... Afinal, ninguém vai dizer que construiu um pedal que faz o mesmo que todos os outros. E, inventam, teoricamente, timbres fabulosos de amps clássicos.
Aí que nós, consumistas, perdemos as nossas moedas suadas, haha.

Um aceno de longe!!!

Marthin87
Veterano
# dez/12 · Editado por: Marthin87
· votar


Tudo culpa da atual situação econômica do país..hehehe! Não estamos acostumados com poder compra. Escolha de timbres? Fetiche? O consumismo não tinha o crédito que é disponibilizado em todo mercado. Fica fácil de se endividar com meia dúzia de pedais, e quem esta com o cartão de crédito estourado não vai falar que pedal é tudo farinha do mesmo saco.
Corro risco de cortarem meus dedos com este comentário...hehehe!

JJJ
Veterano
# nov/17
· votar


Marthin87
Tudo culpa da atual situação econômica do país..hehehe! Não estamos acostumados com poder compra.

Calma, cara... vim do futuro pra te dizer que você vai voltar a ter uma drástica redução no seu poder de compra...

***

MARCANDO! (depois de anos, maluco???)

Mas é isso... Desenterrei mesmo! Esse tópico - que me passou meio despercebido na época - é MUITO interessante. Leitura de satisfação garantida para quem gosta dessas caixinhas mágicas!

Me animei até pra fazer uns testes aqui entre pedais (para onde meus interesses se voltaram, já que estou proibido de colocar mais uma guitarra aqui dentro...).

Se tiver algum resultado interessante nessas comparações de drives, posto aqui.

Beto Guitar Player
Veterano
# nov/17
· votar


JJJ

Já que vc desenterrou e nem está cheirando mais à decomposição, kkkkkkkk

Então, queria comentar que tenho um pedal distortion da boss e um overdrive também da boss (o laranjinha e o amarelo)
Percebi que eles têm uma diferença absurda de timbre.

Apesar do distortion ter mais ruído, sempre considerei como a melhor distorção entre os dois. Quando comprei o overdrive, na verdade eu queria um efeito com uma distorção leve, tipo um crunch mesmo, mas percebi que ele tem mais sustain e até os harmônicos artificiais são mais fáceis de fazer...
Era pra ser assim mesmo?

Turbo distortion
Overdrive

JJJ
Veterano
# nov/17
· votar


Beto Guitar Player
Era pra ser assim mesmo?

Pô, mas um é distorção e o outro é overdrive... são "espécies" diferentes... é pra ser assim mesmo...

A ideia do tópico é comparar overdrive com overdrive, fuzz com fuzz, etc...

Beto Guitar Player
Veterano
# nov/17
· votar


JJJ

Ops, foi mal, falha minha... kkkkkkk
Achei que a comparação era entre distortion e overdrive e quanto a similaridade entre os dois em específico.

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


JJJ
Me animei até pra fazer uns testes aqui entre pedais (para onde meus interesses se voltaram, já que estou proibido de colocar mais uma guitarra aqui dentro...).

Uma guitarra talvez não... Mas que tal um scope?
O osciloscópio básico, iria te dar muito material, e muita tese teria um veredito final...

JJJ
Veterano
# nov/17
· votar


Ismah

Acho que colocar a saída num analisador de espectro atual (software mesmo) é mais preciso que os velhos osciloscópios (pelo menos os que eu conheci na faculdade, oito mil anos atrás).

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17
· votar


Algumas coisas sobre pedais que eu aprendi nos ultimos anos tocando:

- Há pedais bons e pedais ruins. É possível comprar um bom pedal sem gastar uma fortuna, é possível comprar um pedal ruim gastando uma fortuna, mas difícilmente conseguirá comprar um bom pedal gastando bem pouco. Na verdade isso se aplica a quase tudo na vida.

- Com um pedal ruim, se não for muito muito muito ruim, dá pra se virar muito bem tocando ao vivo; pra gravar, o pedal tem que ser no mínimo mediano.

- Em muitos casos um pedal pode ser dispensável, ele não é necessário. Também é verdade que a gente pode se sentir feliz comprando algo que quer mas que não precisa. Estupidez mesmo é tentar se enganar inventando motivos pra "precisar" de algo que não precisa, ou pior, usar a ausência de algo dispensável pra deixar de fazer algo.

- Há muitos pedais parecidos e muitos pedais diferentes. Muitas vezes diferenças muito sutis pode ter um impacto psicológico em quem está tocando tão significativo que justifica o investimento (placebo). No final das contas, tem outras coisas que têm maior impacto no timbre final como amp, falante, guitarra, cabos e principalmente a pessoa que toca. Tendo isso em mente, da próxima vez que vc ver um pedal, gostar dele, mas achar caro demais, dá uma pesquisada porque provavelmente deve ter um pedal muito parecido pela metade do preço.

- Pedal Behringer é de plástico mas não quebra de pisar em cima.
- Se vc precisa de um efeito específico e tá sem dinheiro compre um Behringer enquanto não tiver condições de comprar algo melhor. É barato e funciona.

Ismah
Veterano
# nov/17 · Editado por: Ismah
· votar


JJJ

Depois que inventaram o micro processador, FFT virou média... Eu namoro um a anos, e empurro com a barriga a ideia de comprá-lo...

Outro fato é que o que tu quer ver, até um scope feito de tubo de TV é capaz de mostrar... Só não gera a f(x)... rs

SkyHawk
Membro
# nov/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


Pedal de overdrive é um treco interessante, já vi gente comprando e vendendo dezenas para no final reconhecer que o primeiro era o mais bacana. Eu tenho 3, um Boss SD-1, um MG The Drive e um Fulltone OCD, não vendo não troco e não empresto nenhum deles...rssss

Mas como ninguém é de ferro...uso dezenas de outros via simuladores (Bias Fx, Bias Pedal, ToneStack e Amplitube 4) e por incrível que pareça são todos muito bons. Já fiz vários testes entre o SD-1 e o OCD real e simulado, com um pouco de paciência consegue algo praticamente igual.

Entre as simulações o Wampler Pinnacle do ToneStack a Dupla BB Pré-Amp + OCD do Bias Fx/Bias Pedal e o Moller da T-Rex do Amplitube 4 são fodas !!! Tão bons quanto qualquer pedal bacana.

Para falar a verdade, meu melhor overdrive é a dupla BB Pré-Amp + OCD simulados no Bias Fx/Pedal, rodo no iPad um patch só com esses pedais no Bias FX e tenho um pedal de loop true bypass no board que aciona o IPad.

Se são todos iguais...... Depende.... Se não souber usar, sim ficam parecidos, mas se souber tirar o melhor de cada um a resposta é não.

JJJ
Veterano
# nov/17
· votar


Ismah
FFT virou média...

Tem plugin que dá pra escolher se você quer média ou "real time", né?

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17
· votar


JJJ
inlcusive tem plugin que dá pra estabelecer em que periodo de tempo a média é calculada

JJJ
Veterano
# nov/17
· votar


acabaramosnicks

Pois é... acho que não precisamos mais de osciloscópio...

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17
· votar


JJJ
Tem quem precise, tem quem não precise. Pra quem quer ver uma ondinha entrando e saindo do pedal só por curiosidade, um plugin free ou pirata tá ótimo. Pra quem trabalha com eletrônica ou quer pesquisar mais a fundo, o osciloscópio pode ser uma necessidade. Eu diria que hoje em dia, este tipo de ferramenta poderia ser considerado um gadget; como o termo não é precisamente conceituado, a interpretação fica a seu critério, joguei a batata quente pra quem quiser pega-la uehauehauehau

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedais Overdrive e Distortion: até quando soam realmente diferentes?