Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais I

Autor Mensagem
guitartube
Veterano
# fev/11
· votar


Leonardo Castro

Se bem conheço o Alex, ele vai ficar triste com os comentários dos colegas...
O Alex faz uns vídeos muito bons e bem explicados. Se um dia eu assistir um vídeo do Alex, e ele falar uma besteira da magnitude do que foi dito, eu vou ficar decepcionado com o Alex e não contra quem o critica.

Aliás, de que me adiantou tentar escrever de forma correta e veicular tantas besteiras (por total falta de conhecimento do assunto objeto de discussão) naquelas mais de 150 páginas do fórum anterior sobre X3L e GT-10???...

Embora eu não tenha lido nem 10% do referido tópico. Eu ficaria muito decepcionado se vc dissesse que "dentro de um X3L mora um duende que chaveia os amplificadores miniaturizados para gerar a simulação". Se vc virar motivo de chacota por isso, a única coisa que poderei fazer é tentar te esclarecer do que realmente ocorre (isso pq eu te considero).

Eu não estou criticando a atitude do cara em: gravar vídeos ensinando a mexer com pedaleiras, a timbrar, a escolher captadores,..... Isso é até louvável pois gera aprendizado. A minha crítica é com relação aos meios, nem tanto pela forma incorreta de falar, mas, pela inserção de uma falácia explicada por absurdos e que abala a credibilidade do próprio autor.

Com todo respeito nobre colega, não estamos discutindo, estamos apenas colocando nossas observações.

flw!!!!

kairi
Veterano
# fev/11
· votar


PQP esse Gilney é foda mesmo, o cara consegue ser direto e claro, sem frescura. Ele mostra como a coisa funciona, da exemplos, e ainda te lista as possibilidades. Eu aprendi muito mais com os vídeos dele do que com todo o material liberado pela Line 6 nos últimos 6 meses.

Mas, que papo é esse aí de disse-num-disse aí entre vocês que eu não to sacando? :P

Abraços.

Leonardo Castro
Veterano
# fev/11 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Caro Guitartube,

Ontem, quando escrevi aquelas linhas na página anterior, fiz apenas referência à questão formal do Gilney (o modo peculiar que ele fala nos vídeos), por causa dos "posts" do Kairi e do Practus, tudo no intuito de que, apenas por esse motivo, o autor do vídeo não virasse motivo de chacota ainda maior por aqui. Eu nem sabia que você tinha restrições técnicas com relação ao sujeito (e sinceramente desconheço se você já as externou aqui ou em algum outro tópico).

Minha única questão foi mesmo a forma de falar do Gilney. E, no mesmo momento em que postei aqui, mandei um "e-mail" para o Kairi e para o Practus informando que tinha "desagravado" o Gilney por essas bandas, mas que, nem por isso, deixávamos de ser amigos (rs...).

Abro parêntese: para quem não sabe, eu mando "e-mails" quase que semanais (às vezes, com uma frequência até maior do que essa...) para, em ordem alfabética, o Alex, para o Guitartube, para o Kairi, para o Nightwolf e para o Practus. Fecho parêntese.

Na época em que postava com mais frequência, percebia que, depois de quarenta e oito horas, as mensagens não mais poderiam ser editadas aqui. Acredito que o sistema não tenha mudado. Por isso, postei diretamente no FCC (e não mandei um "e-mail" para o Kairi, pois somente ontem reparei os comentários dele realizados na madrugada do dia 23) e, depois, os do Practus, tudo com o intuito de se evitar o "efeito multiplicador" das críticas com relação à forma de falar do Gilney.

Repito: não estava ciente de que havia outra discussão, como a indicada pelo colega "raphael_cpu", logo depois de minha última intervenção (como, se bobear, deve haver outras por aí).

Só para você ter uma ideia, apenas ontem, eu e o Kairi nos comunicamos umas três ou quatro vezes, discutindo aspectos técnicos da nova linha de Mac Books Pro (com o Kairi me indicando umas novidades que eu não tinha percebido) e eu e o Practus nos falamos, ao menos, pelo mesmo número de vezes, sobre processadores de efeitos e guitarras. Só mesmo, à noite, percebi os comentários deles e, mais uma vez, afirmo: só redigi aquelas linhas na tentativa de não ver multiplicadas as críticas quanto à questão de ordem formal. Aliás, para fazer justiça, lendo novamente a mensagem do Practus (que não foi editada), percebi que ele até gostou do conteúdo do vídeo.

Pois bem, delimitado o objeto do meu "desagravo" (não sei o motivo pelo qual ainda fico "defendendo" pessoas que nem conheço... depois do "Caso Andre", eu já devia ter aprendido minha lição... rs...), esclareço mais um ponto: até hoje, assisti a poucos vídeos do Gilney (alguns sobre a X3L e outros sobre a G2.9tt e sobre a ZOOM 8080). Neles, não consegui perceber equívocos de ordem técnica.

Contudo, como eu já disse inúmeras vezes, não sou parâmetro para coisa alguma em termos de pedaleiras. Posso inclusive ter absorvido informações equivocadas despercebidamente. Aí sim, a meu ver, a história muda totalmente de figura: um vídeo informativo (assim como qualquer outra peça com o mesmo fim), deve, no mínimo, observar a fidelidade das informações repassadas.

Se ele falou besteira de ordem técnica, sem sombra de dúvida, deve sim ser objeto de crítica (construtiva) por parte dos frequentadores do fórum. Eu mesmo, em todas as vezes que começava a falar muita asneira, era logo, de maneira muito polida, interpelado por você (e sempre te serei grato por isso!) e pelos outros colegas mais experientes, com a explicação técnica correta. E quantas e quantas vezes não mudei de opinião no antigo fórum (às vezes, mudava de opinião três vezes na mesma página... putz...).

Aliás, acredito piamente que você seja a pessoa mais esclarecida de todos os tópicos do FCC (e é muito bom termos o privilégio de estarmos na sua companhia, tentando absorver uma pequena parte dos seus vastos conhecimentos, sempre passados de forma simples e objetiva).

É isso.

Mais uma vez, ressalto que, mesmo quanto à questão formal, essa é apenas a minha humilde opinião, sendo certo que saberei respeitar aqueles que pensam de forma contrária. Aliás, eu mesmo seria o primeiro a criticar os erros de português e a pronúncia inglesa equivocada. Contudo, de uns anos para cá, tendo contato com inúmeras "batatadas" (faladas e escritas) oriundas de autoridades do maior escalão, devidamente aprovadas em concursos públicos supostamente dificílimos, decidi mudar a minha visão de mundo para os deslizes dos mais humildes. Apenas quanto a eles, é claro! Autoridade burra tem mais é que ser sacaneada mesmo (ainda mais por deslizes formais)!!!

E, por fim, só peço para que o pessoal do FCC não reveja meus comentários de maneira muito crítica (caso contrário, certamente, irão encontrar uma porção de erros de regência, de concordância e de ortografia): tenho rapidamente que voltar a estudar português, pois venho escrevendo cada vez pior... ainda bem que eu não sou autoridade... rs...

Um grande abraço a todos e desculpem-me por eventual mal-entendido!

Leonardo.

kairi
Veterano
# fev/11
· votar


Leonardo Castro
Cara, você é o inverso do Gilney. haha

Se ele fosse postar, ele diria "Ta tudo certo meu rapaz, deixa os preset pra lá e vamo tocar que é bom!"

Mas olha só isso aqui:

Contudo, como eu já disse inúmeras vezes, não sou parâmetro para coisa alguma

Que frase impactante, você me empresta ela para usar em outro lugar? rsrs

Dando uma olhada em uns vídeos do Gilney, não percebi nenhuma falha de cunho técnico (em relação a explicações ou citações). Será que não estamos interpretando as informações passadas por ele de maneira diferente?

Aliás, acredito piamente que você seja a pessoa mais esclarecida de todos os tópicos do FCC
Negativo, nessa parte aí você é Rei cara! Olha só o tancadilho que você escreveu cara!!! haha

Abraços.

kairi
Veterano
# fev/11
· votar


Acabei de me lembrar, dia desses estava discutindo com alguns amigos sobre a maneira de como nos fazermos entender na internet. A questão era que, textos muito grandes, revisados, detalhados, com gramatica e concordância impecáveis davam a impressão de emoções socialmente negativas nos dizeres, como falsidade, ofensa, deboche, desdem, ironia, arrogância ou até uma mentira.

Por incrível que pareça, um "Pobrema teu irmão" é bem mais direto e aparentemente mais sincero do que um texto inteiro explicando a situação. Não que este seja o caso, é só um exemplo.

Para se aprofundar:
http://www.hardmob.com.br/content/93-A-mentira-pelo-teclado

Abraços. ;)

Leonardo Castro
Veterano
# fev/11 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Acabei de me lembrar, dia desses estava discutindo com alguns amigos sobre a maneira de como nos fazermos entender na internet. A questão era que, textos muito grandes, revisados, detalhados, com gramatica e concordância impecáveis davam a impressão de emoções socialmente negativas nos dizeres, como falsidade, ofensa, deboche, desdem, ironia, arrogância ou até uma mentira.

Por incrível que pareça, um "Pobrema teu irmão" é bem mais direto e aparentemente mais sincero do que um texto inteiro explicando a situação. Não que este seja o caso, é só um exemplo.

kairi
Veterano


-x-

Aí, Guitartube,

Se for dizer mais alguma coisa sobre o assunto, depois dessa, é melhor ser muito breve!!! Ahahahahahahaha....

Kairi é fogo!!!

Um grande abraço,

Leonardo.

rafael_cpu
Veterano
# fev/11 · Editado por: rafael_cpu
· votar


Leonardo Castro

Cara, você disse tudo (e com muita propriedade).
Abração.
T+

kairi
Veterano
# fev/11
· votar


rafael_cpu
Ele falou com propriedades que eu nem sabia que existiam. hahahhah

kairi
Veterano
# fev/11
· votar


Leonardo Castro
Não foi uma indireta não cara haha o Guitartube é gente fina. ;)

guitartube
Veterano
# fev/11
· votar


Leonardo Castro
kairi

Kairi é fogo!!!
Não foi uma indireta não cara haha o Guitartube é gente fina. ;)

Tá blz. Sei que estamos na paz.
A questão foi sobre um grande absurdo que o cara falou em um vídeo linkado em http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/255003/p3

flw!!!!!!

Leonardo Castro
Veterano
# fev/11 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Guitartube,

Realmente, essa barbaridade não tem nada que ver com conhecimento, ou não, do vernáculo ou de línguas estrangeiras...

Se ele não estiver de brincadeira (e, como ele não fez qualquer ressalva quanto a isso e nem aceitou as advertências de várias pessoas que assistiram ao vídeo no You Tube, é bem provável mesmo que não esteja de brincadeira), aquela declaração, a partir de 5m30s, foi de uma infelicidade sem tamanho.

Aí, não há o que fazer: não tentarei, nesse caso específico, defender o indefensável...

Lembrou–me, muito, de um caso jurídico onde um famoso advogado ficou com sérios questionamentos se deveria, ou não, defender um cliente (e resolveu fazer uma consulta ao Ruy Barbosa). Eis o texto:

http://www.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/artigos/rui_barbosa/FCRB_Ru iBarbosa_ODever_do_advogado.pdf

Mas acho que, nesse caso específico, nem Ruy Barbosa, se tivesse um mínimo conhecimento de guitarras elétricas, manteria o conselho dado se fosse eu o consulente...

Esse trecho específico vale sim uma crítica construtiva (embora, eu deva reconhecer, que, em todos os outros vídeos dele a que assisti, sempre extraí muito conteúdo interessante).

Acho que o grande problema é que ele, mesmo com os comentários dos colegas no You Tube, não deu o braço a torcer, deixando de editar o vídeo (seja para dizer que aquela parte era de brincadeira ou para cortá-la mesmo da apresentação) e, pelo que ficou claro, ele ainda deletou alguns comentários que, supostamente, só falavam dessa parte específica da gravação...

Agora, entendi perfeitamente o seu ponto de vista.

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# fev/11 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Mais ou menos por aí... (claro que a postagem é só a título de crítica construtiva... rs...).



E o Guitartube com a mesma cara do apresentador do programa... rs...

Deixando bem claro que a brincadeira acima refere-se, tão somente (agora, sem hífen), àquele trecho específico do vídeo em que ele fala de alimentação, peso, altura e fios de cabelo (e não ao conjunto da obra do Gilney, que, repito, me ajudou bastante em várias situações). Meu Deus, por que motivo o cara foi entrar naquela seara???...

Galera, se ninguém fizer objeção, sugiro voltarmos ao tema principal do tópico!

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# fev/11 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Ângelo,

Apenas mais uma pergunta: usando como base o Mark que você tem, realmente é possível afirmar que o "feeling" da Fractal é mesmo 100% igual ao do amplificador valvulado?

Um grande abraço,

Leonardo.

Angelopes
Veterano
# fev/11
· votar


Apenas mais uma pergunta: usando como base o Mark que você tem, realmente é possível afirmar que o "feeling" da Fractal é mesmo 100% igual ao do amplificador valvulado?

Um grande abraço,

Leonardo.


Não fiz um teste comparativo, colocando os dois lado a lado, mas nas últimas atualizações que fiz no meu preset do mark iv ficou muito fiel ao timbre que eu tiro com o amp real.

alexromachado
Veterano
# fev/11
· votar


Grande galera... saudades...

Bem, sobre o Gilney
Para mim a situação é clara: São claras algumas limitações, assim também como são claras a honestidade e disposição para testar equipos. Basta, ao se assistir, "filtrar" alguns elementos (aliás, esta prática deveria servir para outros vídeos, como o timbre "fodástico" e HD vendido pela L6)...

Leonardo Castro
Veterano
# fev/11
· votar


Não fiz um teste comparativo, colocando os dois lado a lado, mas nas últimas atualizações que fiz no meu preset do mark iv ficou muito fiel ao timbre que eu tiro com o amp real.
Angelopes
Membro Novato


Valeu, Ângelo!

-x-


(aliás, esta prática deveria servir para outros vídeos, como o timbre "fodástico" e HD vendido pela L6)...

alexromachado
Membro


O gato subiu no telhado??? Rs...

Um grande abraço,

Leonardo.

Practus
Veterano
# fev/11 · Editado por: Practus
· votar


Aliás, para fazer justiça, lendo novamente a mensagem do Practus (que não foi editada), percebi que ele até gostou do conteúdo do vídeo.

Sem querer continuar a polêmica, foi exatamente isso! Já assistia os videos do Gilney antes de conhecer os do Alex. E não tenho nada contra a maneira de falar ou gravar vídeos do nosso amigo Gilney... Com certeza ele vai muito além do que eu poderia pensar em ir... toca melhor, e ainda tem tempo para postar vídeos com suas opiniões.

E quanto ao sotaque, só digo que curto de montão. Minha mulher é Pernambucana, e tenho vários amigos Baianos e Pernambucanos. Adoro esse povo!!

(aliás, esta prática deveria servir para outros vídeos, como o timbre "fodástico" e HD vendido pela L6)...
O gato subiu no telhado??? Rs...

Vixe... acho que o gato caiu de cabeça no chão...rssss

Só queria entender o motivo desse descontentamento...

Abraços,

Edit: Edição para acertar algumas falhas de digitação no texto.

Leonardo Castro
Veterano
# fev/11
· votar


Valeu, Practus!

Te mandei uns "e-mails"!

Um grande abraço,

Leonardo.

Practus
Veterano
# fev/11
· votar


Leonardo Castro

Beleza, Leo...

Abraços.

Practus
Veterano
# fev/11
· votar


no meu preset do mark iv ficou muito fiel ao timbre que eu tiro com o amp real.

Mas e o feeling, cara? Realmente muda alguma coisa o fato de tocar com um baita ampli desses ou com um simulador de alta qualidade?

Abraços,

guitartube
Veterano
# fev/11
· votar


Leonardo Castro
Realmente, essa barbaridade não tem nada que ver com conhecimento, ou não, do vernáculo ou de línguas estrangeiras...
Agora, entendi perfeitamente o seu ponto de vista.

Eu não tenho nada contra o cara, nem contra o sotaque dele, muito menos contra os vídeos que ele faz, achei até bem informativos e acho que ele deve continuar a fazê-los. O que houve, foi uma confusão pela coincidência dos tópicos e manifestações em paralelo.

Eu me manifestei lá no tópico linkado, achando engraçado e até zuando o cara. Posteriormente aqui por ocorrer quase simultâneamente e achar que vc estava falando sobre a mesma coisa.

Cada um vai externar uma reação diferente de acordo com a ligação afetiva que tenha com o cara, mas no íntimo, acho que dificilmente alguém vai deixar de achar a teoria descabida e absurda.

Mas vamos deixar isso de lado, pq não acrescenta nada a esse tópico.

flw!!!!!!

Practus
Veterano
# fev/11
· votar


E o Guitartube com a mesma cara do apresentador do programa... rs...

A cara do apresentador foi impagável! Muito bom!!

guitartube
Veterano
# fev/11
· votar


Leonardo Castro

Esse é ainda pior....ahuahuahuahuhauhuahuah



Não tem como não rir..... ahuahuahuahuhauhauha


flw!!!!!!

guitartube
Veterano
# fev/11
· votar


Practus
A cara do apresentador foi impagável! Muito bom!!

Pois é.... O apresentador não fala nada, mas tá abalado. Não vê a hora de terminar o programa e ir pra casa tomar um banho, trocar de clarinete e soprar um violino. ahuahuahuahuahuhauha

flw!!!!!

Angelopes
Veterano
# fev/11
· votar


Mas e o feeling, cara? Realmente muda alguma coisa o fato de tocar com um baita ampli desses ou com um simulador de alta qualidade?

Abraços,


Ainda estou em fase de aprendizado na Axe, mas tocar num mark IV e uma experiencia otima, sentir a pressao vindo dos falantes, demais!! Tenho obtido bons resultados na Axe. Hoje ainda estarei mandando um mini video review da Axe-Fx. Acho que sao duas sensacoes diferentes. Ainda nao liguei a Axe no meu power valvulado Carvin..

Angelopes
Veterano
# fev/11
· votar


Conforme prometido, aqui vai um mini review onde eu mostro o preset do Mark IV. Nao esta na mesma qualidade do Alex Machado, mas vou melhorar nos proximos.



GuitarRockMan
Veterano
# fev/11
· votar


Angelopes

Cara parabéns pelo equipo maravilha, ótimo review continue assim que esta show nos mantenha sempre atualizado de seus progressos valeu!

kairi
Veterano
# fev/11 · Editado por: kairi
· votar


Dei uma olhada no "famoso" vídeo do Gilney Parson. E vou ser sincero, o que ele falou é verdade. Não a parte dos hambúrgueres, claro (acho até que ele falou isso de brincadeira), pois o tempo que demora para o seu corpo digerir, filtrar os componentes, trabalhar os macronutrientes e distribuir em carboidrato, gordura, proteína, e enviar para os reservatórios do corpo, nossa, demora muito tempo.

Depois, no vídeo, ele exagera, viaja na batatinha legal, então, apenas o começo do que ele fala é verdade. O tamanho físico das mãos, influencia sim, a quantidade de força nos seus dedos influencia (há um tópico falando sobre isso), a área de contato dos seus dedos influencia (geralmente negativamente), o "peso" da sua mão na palhetada influencia... Todas essas coisas influenciam, não tanto no timbre quanto na execução, mas isso é algo que pode ser trabalhado com o tempo, é questão de costume.

Essas coisas fazem bem menos diferença do que as pessoas parecem se importar, mas elas fazem diferença. É notável no curso de violão de um amigo meu, a diferença na definição de som entre as pessoas com "mãos menores" e as com "mãos maiores" é imensa! Alguns não conseguem nem segurar as cordas com firmeza, não tem "sustain" e não conseguem dar "bends". Porque? Os dedos do sujeito ficam completamente rasgados (sim, rasgados) quando o sujeito toca por mais de 10 minutos. Isso não acontece, inicialmente, com os alunos de "mão pesada".

Mas como disse, com o tempo é possível resolver isso. Eu mesmo, por exemplo, percebo diferença de timbre se tocar com o dedo indicador ou com o dedo mínimo. Falo sério! Talvez com o tempo, com exercício constante do dedo mínimo, essa diferença suma. É a questão da "Pegada".

;)

kairi
Veterano
# fev/11 · Editado por: kairi
· votar


Alex

Rapaz, estava dando uma olhada nesse seu vídeo, e reparei uma coisa que me deixou bastante encucado.


http://www.youtube.com/watch?v=xJGVx8sxi5I

Em 8:39, quando você fala da frequência, creio que aquela opção não seja para questões de timbre (como os amps irão soar), mas sim que seja uma opção para fins de estabilidade elétrica. Em alguns países da Europa, se utiliza Corrente Alternada nas instalações elétricas com frequência de 50hz. No Brasil, a ABNT determina que a frequência padrão distribuída pelas concessionárias de energia elétrica seja de 60hz.

Geralmente essa característica é controlada pela fonte da pedaleira (que transforma a corrente AC em DC), sendo que algumas mais modernas tem chaveamento automático entre 50hz e 60hz. Curioso essa característica ser controlada pelo Software da POD HD. A fonte dela não diz nada sobre isso?

Mas claro, posso estar falando besteira, e essa opção ser para "simular amps ligados em diferentes frequências elétricas", o que seria algo fantástico.

EDIT: É em 9:39!!! rsrs

Abraços.

kairi
Veterano
# fev/11
· votar


Angelo, você nunca experimentou ligar o Axe no Return do Mark?

Abraços.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais I