Efeitos por software x Efeitos por pedais

Autor Mensagem
kairi
Veterano
# jun/09
· votar


DotCom
Bem, se o 7 não melhorar em nada nos plugins, melhora nos jogos hahahah

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
A depender do PC né... Já que ele consome recurso que só...

kairi
Veterano
# jun/09 · Editado por: kairi
· votar


Galera, aqui vai um "e-mail" do amigo Leonardo Castro, que por motivos profissionais está ausente do fórum (E principalmente do tópico GT-10 vs X3 Live). Achei interessante o conteúdo desse post, não somente para continuar a odisséia no tópico de comparação entre as pedaleiras, mas porque seria útil neste também.

"Só para você ter mais uma idéia de em que pé as coisas andam: Já fez os “testes cegos” entre os amplificadores reais e diversos simuladores???

http://emusician.com/web_clips/listening_test/

Eu fiz... Para tentar descobrir quais seriam os amps reais, usei como parâmetro, unicamente, os sons que seriam mais agradáveis e definidos aos meus ouvidos.

Errei todos os seis testes... Faça os testes e, depois, veja as respostas:

http://emusician.com/web_clips/

Em quase 100% dos casos, sem saber que eram eles, os meus ouvidos acharam mais bonitos os sons do Amplitube e do Guitar Rig 3... Apenas uma vez eu achei mais bonito o som do Amp Farm (com algoritmos muito similares ao do POD Farm) e, em nenhuma vez, eu achei mais bonito o som do Eleven, que, segundo os especialistas, é o “software” que melhor reproduz as características dos amps verdadeiros (é bem caro e só roda no “Pro-Tools”)...

Ou seja, achei mais bonitos os sons de programas que qualquer um baixaria “de graça” por aí e poderia utilizar com uma interface bem barata (Jam Lab e aquele cabo da Santo Angelo...). Era o que eu usava antes da X3L...

Minha conclusão: depois desses “testes cegos”, percebi que muito dessa busca incessante por definição é puro preciosismo babaca (até porque, em diversos casos, eu juraria que o único a não ser o som do amp verdadeiro foi o som do amp mesmo...). Claro que nesse rol eu não enquadraria as simulações extremamente “hi-gain” (onde a POD, em relação aos rivais do mesmo segmento: entenda-se, salvo a FRACTAL, é mesmo superior). Também não colocaria no mesmo nível de perfeição as simulações da BOSS, que, na minha humilde opinião, ainda continuam muito fracas.

Só para você ter uma idéia, eu tenho uma Guitar Player onde eles testaram e compararam os pedais da BOSS que simulam amps Fenders clássicos com os próprios amps clássicos. Foi o único teste que li onde a sinceridade quase toda veio à tona: só faltaram mesmo dizer que os pedais da BOSS são uma merda em termos de simulação. Para tentar não acabar com a reputação da empresa, disseram que as simulações deixam a desejar mais eles seriam bem legais para “overdrive”. Porra, usar um pedal de simulação para fazer “overdrive”??? E olha que, nessa mesma revista, a primeira propaganda de capa é dos mesmos pedais da BOSS (que, muito provavelmente, devem utilizar uma tecnologia um pouco superior às simulações da GT-10, pois os pedais individuais da BOSS são melhores do que os mesmos efeitos da GT-10, isso inclusive já constatado pelo próprio Alex [alexromachado, no caso]).

Uma vez, ouvi um áudio, em outro fórum do Cifra Clube específico sobre a FRACTAL, onde um sujeito disse ter encontrado uma gravação com o AC-30 verdadeiro gravado em um canal e a FRACTAL em outro canal. Pedia para distinguir qual era qual. Os sons eram idênticos: não dava para distingui-los. Fiquei de boca aberta. Há alguns vídeos no mesmo sentido no “You Tube”.

No início, fiquei muito impressionado. Depois, comecei a me questionar: por que nos vídeos eles não filmam o amp real e a FRACTAL lado a lado? Eles primeiro tocam o áudio de um suposto amp real e, depois, colocam o som da FRACTAL...

Se eles tinham o amp real, cadê ele na filmagem??? Por que eu tenho que aceitar que esses sons eram mesmo do amp real se eles podiam ter filmado tudo e espantar qualquer dúvida??? Muito estranho.

Da mesma forma, quem me garante que naquele áudio que eu mencionei no outro fórum do Cifra Clube, os dois canais não foram gravados com o AC-30 (ou mesmo só com a FRACTAL) e, daí, nunca poderia mesmo haver mesmo qualquer diferença entre ambos???

Esse negócio de confiar na boa-fé alheia é muito complicado...

Por isso, depois dos “testes cegos”, resolvi confiar nos meus ouvidos. Se o som for bacana, não importa a origem.

Na semana passada, encontrei um vídeo no “You Tube” onde um velho sujeito toca “blues” com a FRACTAL. Naqueles comentários escritos - que a gente lê, embaixo do vídeo - um outro sujeito (amigo dele) pergunta: por que você está usando isso aí se você tem o amp real??? Ele responde (por escrito): estou usando porque é mais conveniente gravar com isso, mas, no palco, é difícil esse negócio (a FRACTAL) fazer eu abandonar o meu Mesa/Boogie... aí, eu pergunto: mas não era idêntico ao amp real, inclusive no "feeling"???

São muitas informações conflitantes (e, é claro, há muito “marketing” nas respostas de vários usuários).

Se você for à página da Line 6 e olhar os “review” da POD XT, vai ver que os grandes especialistas diziam que não havia diferença entre tocar em um Bassman real e o mesmo modelo na POD XT. Aí, vem a FRACTAL (cara para cacete, acho que até para impressionar, com aquele pensamento tacanha: se é caro é bom...), e tudo que eles haviam escrito antes deixa de valer. Talvez, em um futuro próximo, lancem uma pedaleira com processamento em 64 bits e com conversores de 32 (contra o processamento de 32 e os conversores de 24 atuais) e, tudo o que já foi produzido até aqui em termos de simulação (até a FRACTAL...) vire uma merda de uma hora para outra para esses mesmos "especialistas"...

É isso aí.

Acho que atrapalhei mais do que ajudei... rs...

Um grande abraço.


Abraços.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


kairi
http://emusician.com/web_clips/listening_test/
Bacana o teste hein! Já errei o primeiro!
Abs

ps. merece até um tópico!
ps2. pra ouvir a dinâmica, tem que baixar...

ogaitnas
Veterano
# jun/09
· votar


esses são muito legais, bom para acabar ou pelo menos diminuir o monte de mitos que existem no mundo das simulações de amplis/efeitos de guitarra...

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


esses são muito legais, bom para acabar ou pelo menos diminuir o monte de mitos que existem no mundo das simulações de amplis/efeitos de guitarra...
ogaitnas

Caramba acertei só 1 dos 6 testes! Que derrota! heheh

Muito legal o Quiz!
http://emusician.com/web_clips/listening_test/

Quero ver se a galera é "macho" de fazer os testes...

Abs

Hard_Guitar
Veterano
# jun/09
· votar


Concordo com o que foi dito: Efeitos por software são tanto em PCs quanto em pedaleiras.

Tirando a parte do hardware, falando mais do som mesmo:
Falar que analógico e simulador digital são diferentes é fácil.
Agora eu quero ver um cara ouvir duas gravações distintas, uma com analógico e outra com simulador (de qualidade), e saber diferenciar uma da outra.
Respeito os saudosistas, mas a tecnologia hoje é capaz de simular pedais analógicos com "quase" perfeição. Se há imperfeições, praticamente não são perceptíveis aos ouvidos.
E já que a música vai para os ouvidos, e não para medidores de sinal, então...

Konoyaro
Veterano
# jun/09
· votar


cara de fato acho q o notebook vai fali os pedais daki um tempo

eu vejo a vantagem de ser muito mais pratico, melhor pra se trasnportado e mais facil de monta...eu ainda so mais os pedais mas nao posso fala q a tecnologia vai fica pra traz...vc anda de cavalo se vc tem um carro?

esse negocio de q ah som digital nao eh igual de valvula e tal......quanto tempo vc acha q vai fica nisso? vai chega um dia q os digitais vao ter o mesmo som dos valvulados e isso eh uma realidade

essa eh uma evolucao tao obvil q eh quase igual mora numa toca de indio ow mora uma casa de cimento?

podem atira as pedras agora...nao to dizendo q analogico nao faz falta ow diferenca mas um dia com certeza eles nao faram mais falta

to digitando isso na internet nao to escrevendo numa folha na maquina de escreve e vo mando pro correio nao!

SikGuitar
Veterano
# jun/09
· votar


eu uso o guitar rig e gosto realmente dos sons que consigo tirar com um programa, mas levar o portatil para o concerto nao é coisa certa nao!!

Ainda se reinicia no meio do show com as actualizações ou com o ecrã azul.. ah ah a h brincadeira!!!!

Bog
Veterano
# jun/09
· votar


kairi

Cara, só uma coisa, que eu já notei há muito tempo, e ainda defendo...

A maior diferença das (boas) simulações de hoje em dia para os amps praticamente NÃO PODE ser ouvida em uma gravação. Ela aparece muito mais para quem toca do que para quem ouve, porque está não no timbre, e sim na dinâmica e na resposta.

Além disso, existe a questão dos falantes: nenhuma gravação, seja do amp original, seja de uma simulação, soa exatamente igual a um amp ao vivo, com os falantes sacudindo. Para chegar perto, só com um sistema de som que tenha falantes igualmente robustos. Quer dizer, o cara que toca com um Pod da vida usando caixinhas de PC ou monitores com falantes de 5" e reclama que "simulação não presta" talvez não tenha notado que é uma impossibilidade física um falantezinho desses deslocar ar da mesma forma que uma pilha de falantes de 12". Quer dizer, às vezes a culpa nem é da simulação, e sim do jeito como ela está sendo usada...

ogner
Veterano
# jun/09
· votar


Bog

Exato. E ainda digo meio da boca pra fora mas pode ter um certo ponto que numa gravação em linha por exemplo, uma tecnologia de simulação pode ate ser mais fiel que o proprio equipo fisico mesmo...Amp, mic.

Estranho ser mais fiel que o original, não. hehehehe...
Esse "fiel" tb pode se transformar em melhor resultado talvez.

Mas o grande lance no meu ponto de vista é o ao vivo mesmo.

ogaitnas
Veterano
# jun/09
· votar


o teste é muito bom, tem amostras e confunde bastante, nem sempre o som mais agradável é o do amplificador hehehe

eu acertei 3. :)

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner
Bog

Ao vivo é outra parada né, outra sonoridade e provavelmente em ambos os casos tenhamos outra impressão tanto de digitais quanto analógicos.. Agora, numa gravação em linha, a coisa fica pau a pau. Fizeram o Quiz acima?

Abs

ogaitnas
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

Ao vivo muito muito a percepção do som, ambiente influencia, distância das caixas, tem caixa que só pelo tamanho já joga um reverb a mais que muda o som, e por aí vai.. tem muita coisa que influencia...

ogner
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

Fis os 2 do twin e acertei fiz o primeiro do Vox e errei, hehehe]
depois vou fazer todos.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogaitnas
Eu já desisti desse papo de analógico, valvulado, digital... Como disse, são "n" fatores. Então, se o cara souber timbrar, faz um som bom pacas. É uma questão de experimento e experiência!
Agora mesmo tava brincando com o ARGOS e minha Tele. Só o fato de ser tele as possibilidades de timbragem já mudam drasticamente. O volume é linear... enquanto na LP e Strato são logarítimicos... Cara, são mínimos milhares de detalhes! hehe Timbragem do amp, pedais. Só o ARGOS o amp e 1 guitarra, já dá pra ficar 1 mês, todos os dias garimpando e ajustando timbres.
Foda é lembrar depois... E ainda tenho que trabalhar.. heheh Essa é a pior parte, administrar o tempo.

Bom, é isso! Abs!!!

ps. por isso que hoje penso que o menos é mais

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


ogner
Não vale roubar hein! hehehe
Abs

ogaitnas
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

É por aí, eu tb agora tenho uma renca de pedais, duas guitas, mas acabo tocando mais com a strato e um patch que fiz faz um tempão da gt6 ligado no ampli, sem mexer em nada, ligo toco e está bom, de vez em quando só a guita no honeytone e já era hehe

kairi
Veterano
# jun/09 · Editado por: kairi
· votar


MauricioBahia
Bem, comecei a fazer o teste agora. Respondi a Twin 1 e acertei!

Achei muito louco, o primeiro é muito "guitarra de igreja" mas o resto é muito parecido, muito mesmo. Eu só consegui achar o correto, analisando uma coisa: os acordes mais graves. Nos simulados, eles eram "quadrados" e fracos, coisa bem familiar pra mim. O live amp tem som mais 'rendondinho', cada nota soa individualmente, e soa bem.

Vou fazer a segunda, abraços.

Edit: Haha o segundo é muito fácil, chega a ser óbvio. A diferença esta clara até no volume.

Edit 2: Putz, esse do Vox são 7 demos haha, deu uma preguiça. Vou dormir, amanhã eu escuto melhor.

Bog
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
Agora, numa gravação em linha, a coisa fica pau a pau.

Eu sei! Por isso mesmo que eu disse, a diferença para quem toca é sempre maior do que para quem ouve uma gravação. Uma boa simulação, bem regulada, numa gravação, e mais, num mix completo, é praticamente indistinguível de "um valvulado".

Enfim, eu nem vou fazer o teste, porque sei que não vou acertar, hehehe.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu sei! Por isso mesmo que eu disse, a diferença para quem toca é sempre maior do que para quem ouve uma gravação.
Bog
Cara, não faz feio gravar em linha num Amplitube da vida. Essa é minha conclusão final. Além disso simplifica muito a vida da produção pois não precisa microfonar, alugar amps, etc... É que falei, é diferente do tradicional, mas é muuuito bacana!!!

Enfim, eu nem vou fazer o teste, porque sei que não vou acertar, hehehe.
hehehe. Eu acertei só uma do Quiz!

Abs

MMI
Veterano
# jun/09
· votar


Eu achei que nessa simulação, procurando dá para achar sem problemas o som das válvulas. Só tive paciência de fazer 4, mas tem que prestar atenção.
Pode ser que mais para frente a diferença fique menor, mas hoje dá para notar. Não acho ruins as simulações, até é uma opção viável. Fica bem fácil ligar em linha e ter o som programado. Já um valvulado geralmente é grande, pesado, depende do falante, do microfone, do estado das válvulas, da ambiência do local... É bem mais complicado manter um som padronizado.
Por outro lado, as gravações sejam lá como forem feitas, depende dos falantes onde serão ouvidos. De que adianta gravar no melhor estúdio do mundo com os melhores equipamentos e instrumentos se quem vai ouvir (esse teste, por exemplo) vai tocar em alto falantes baratinhos comprados no camelô em troca de uns vale refeição?

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI
De que adianta gravar no melhor estúdio do mundo com os melhores equipamentos e instrumentos se quem vai ouvir (esse teste, por exemplo) vai tocar em alto falantes baratinhos comprados no camelô em troca de uns vale refeição?

Pois é, e pra piorar vc não terá parâmetros de comparação, como no teste e pode ouvir aquele trechinho qts vezes quiser.

Ou seja, podemos estar começando a dar adeus ao "velho" método de gravação...

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Efeitos por software x Efeitos por pedais