【FIXO】 CABOS ajuda com timbre

Autor Mensagem
edalko
Veterano
# jun/08 · Editado por: edalko


Pessoal, alguns já devem estar se saco cheio de minhas andanças por um timbre sempre melhor.
Já comrpei e troquei "n" pedais, sempre relatando aqui minhas experiências.

Contudo, recebi a nova GP desse mês e traz uma matéria ótima sobre pedais/pedaleiras, com técnicas do Pete Cornnish para se descobrir e eliminar ruídos.

Bom... hj como a família me deu um tempinho, resolvi colocar em prática, pretendendo testar pedal por pedal para ver se havia algum que roubava sinal (volume) ou influenciava no timbre.

Pluguei um cabo Horizon (made in USA) no amp (um Randall SS) e no pedal (PW10) e um cabo espiralado antigo pra cacete (que sempre uso, sem marca) na guita.

Toquei e pá... o som de sempre.
Daí peguei a ponta do cabo Horizon e pluguei direto guita-amp.
PQP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Que som tesão pra cacete (desculpe, mas foi empolgação!!)
A Fender Strato soou como um legítima fender strato: agudos proeminentes, e um som com brilho, com muita vida.
O caps do braço soou magnífico. Diria que soou muito parecido com o timbre de Clapton e Robert Cray (era o so que eu estava procurando a muito tempo).

Pensei: FDP de um pedal da Boss. Tava ferrando com meu timbre!
Mas por desencargo, pluguei o cabo espiralado direto na guita-amp.
Po... voltou a ter aquela sonoridade de sempre... timbre com médios acentuados, um som meio "oco"... sem vida...

Pensei: cacete!! e não é que os cabos influenciam mesmo????

Daí peguei um Santo ângelo que me acompanha a muito tempo e pluguei só ele. Mesma merda de som que o espiralado...

Po... daí comecei a testar meus cabos que interligam os pedais (a maioria feitos por mim com cabo Santo Ângelo e plugues cachimbo)
E o som foi igual ao espiralado e Santo Ângelo...
Todos eles destoam do cabo Horizon...

COntudo o Horizon tem uma sonoridade mais brilhante e viva.
mas todos os outros soaram semelhantes, inclusive os cabos de interligação de pedais marca Hayonic.

Sempre imaginei que a qualidade do cabo refletisse na sua durabilidade e ausência de ruídos.
Mas hj (depois de longos anos) descobri na real que eles ferram, mas ferram muito com o timbre.

Agora minha dúvida:
1) o Horizon é que me tá dando o timbre certo, e os demais é que estão influenciando negativamente no som?
(som com agudos definidos, mais brilho, som bem estalado de strato)

2) o Horizon é que está me ferrando com o som e os demais estão corretos??
(som com mais médios, cru, sem manter muito o som quak-quak de strato)

Se o Horizon está me dando o som certo, todos os demais cabos, eu disse TODOS, inclusive os que interligam os pedais, estão incorretos, talvez devido ao fato de usar cabo Santo ângelo.

Que cabo devo comprar então para fazer os cabos para pedais??

Para ligar os pedais no amp e a guitarra nos pedais, qual modelo e marca bons para eu comprar???

To pirando aqui.........

Na verdade, se só o cabo Horizon está me dando o som correto, eu não estou observando a sonoridade correta de nenhum pedal que possuo.... puta merd*

ps: para os desavisados, já olhei todos os tópicos sobre o tema, e nenhum responde especificamente meu caso

rsf
Veterano
# jun/08
· votar


edalko

Que cabo devo comprar então para fazer os cabos para pedais??


Não diria "é esse que vc deve comprar", mas diria.. dá uma olhada no cabo george l's...vc compra no tamanho que vc precisa e os monta...eu uso e os acho muito bons....

Henrique S.
Veterano
# jun/08 · Editado por: Henrique S.
· votar


George L's é muito bom pela praticidade, embora eu ache aquele papo "sem solda é melhor" uma bobagem sem fim...

tem os Monster Cable que são de excelente qualidade tambem

e o melhor de todos (mas não vem em "kit" igual os George L) são os Belden que são os melhores cabos de audio do mercado...(não só de audio)

has4
Veterano
# jun/08
· votar


Sugiro que, antes de sair 'comprando', leve toda a sua parafernália para um local onde haja bons cabos (de marca e qualidade), daí, faça um teste 'in loco', daí, tirará melhores conclusões, sem desperdiçar uma grana às escuras.

OUTRA: Não conheço HORIZON, mas tente testar com cabos desta mesma marca, incluindo, é óbvio, os conectores (plugs).

Diante do que vc mesmo postou, estamos certos de que, CABOS AJUDAM COM O TIMBRE, SIM! e ferram mesmo se não são bons! Enfim, vale a penas mesmo pagar caro por um bom cabo.

Não saberia ajudá-lo objetivamente, mas são interessantes a sua pesquisa e os resultados de suas experiências... basta alguém mais conhecedor para ser mais técnico e objetivo ao responder às suas (nossas) dúvidas.

rsf
Veterano
# jun/08 · Editado por: rsf
· votar


Henrique S.

nem falo do lance da solda (até pq desconheço o papo "sem solda é melhor"), mas me refiro à qualidade do cabo em si, que é ótima, pq, entre outras coisas, preserva o timbre... o que parece ser a preocupação do edalko... sem falar que vc pode fazer cabos do tamanho que vc quiser, otimizando o espaço do pedalboard, na medida que vc terá mais flexibilidade para dispor os pedais,,,

Henrique S.
Veterano
# jun/08
· votar


rsf

sim eu sei, tambem acho que o trunfo dos GL é a praticidade pela ausencia de solda..

mas é que o que eu ja li "ahhh segundo o site do George L a solda mata o timbre e blablabla"

claro né!? se ele não usa solda, vai meter o pau em quem usa não concorda!? ahuehae

mesmo assim, belden é superior a esses cabos todos hehehe

edalko
Veterano
# jun/08
· votar


segundo informações de Bod Bradshaw e Pete Cornish eles abominam cabos SEM solda.
Para eles, se vc quer cabos confiáveis e sem ruído, tem que TER SOLDA.

Agora, George L e Monster Cable são excelentes, mas caros.
Ahhh e o Horizon é uma marca de renome no meio dos customizadores internacionais aí citados.

Qual a opção de cabos bons aqui para comprar por METRO (minha pedaleira é personalizada, e como citara acima, preciso de cabos de interligação dos epdais com medidas específicas).

Ou posso comprar um cabo normal e cortá-lo...

O importante é achar um ótimo cabo pra isso.

Minhas dúvidas citadas acima ainda permanecem.

Vou tentar com umigo que trabalha numa loja conseguir alguns exemplares de cabos e fazer o confronto com a sonoridade obtida com o Horizon e com os meus demais cabos.

Tá sendo de grande ajuda o esforço da galera aí...

Brigadão.

Outras informações serão bem-vindas

Henrique S.
Veterano
# jun/08 · Editado por: Henrique S.
· votar


edalko

aqui em terras brazilis eu não sei, mas a melhor com certeza é a Belden! (embora nao seja tao conhecida)

http://www.garrettaudio.com/beldenwire.html

DotCom
Veterano
# jun/08
· votar


edalko
Por curiosidade, quanto tempo tem esse seu santo ângelo?

Se puder, teste um cabo com o mínimo de qualidade (pode ser um santo angelo msm), mas novo...
Pra ver se o problema pode ter sido cabo velho.

markolino
Veterano
# jun/08
· votar


ué esses gerge l' nao tem solda ?

que isso ?

has4
Veterano
# jun/08 · Editado por: has4
· votar


Vocês já viram ou ouviram falar em um aparelho testador de cabos? Eu vi um numa loja, certa vez, mas só sei que é um aparelho que testa se os cabos estão bons, não sei se o mesmo dá algum outro parâmetro, ou se é apenas para informar que um determinado cabo ou conectores estão com defeitos.

Na verdade, o básico, qualquer multímetro o faz; gostaria de saber é se há algum aparelho que realmente traga alguma informação sobre alguma medida de capacidade. É óbvio, rsrsrs também não precisa ser um com um botão que ligado dissesse pra gente: "bicho, o seu problema é esse cabinho azulzinho aí! Troque ele q o timbre vai ficar muito maneiro!" rsrsrsrs

Alguns exemplos:

EUREKA (Foi extamente este que vi numa loja): http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=29
OBS.: Este, para quem lida com muitos cabos, ter um é realmente uma salvação mesmo! Imagina o quanto é difícil descobrir um defeito dentre várias dezenas de cabos, hein?!?


http://www.musical-express.com.br/planetwaves/novidades/ultimas.asp?id =581

edalko
Veterano
# jun/08
· votar


DotCom

Cara, meus Sto Ângelo devem ter mais de 10 anos
Mas não sei o que isso pode influenciar no modo em que o cabo transmite o sinal.
Geralemnte, pelo tempo, o cabo tende a partir ou apresentar ruídos, justamente pelo fato de o metal interno sofrer algum dano, mas não é meu caso, que em 99% das vezes uso os cabos em casa, exporadicamente.

O engraçadop é que a diferença se mostrou MUITO evidente no amp transistorizado, e pouco perceptível no amp valvulado.
Mas houve diferença na sonoridade sim.

markolino

Os cabos George'L não possuem solda, é um sistema exclusivo de encaixe

has4
Se o testador informasse algo sobre caopacitância ou resistência do cabo seria excelente.

Aliás, como faço para medir isso com um multiteste??
Tenho um em casa mas essa parada eu não sei como fazer...
Seria ótimo se conseguisse distinguir o que há de diferente (com o multímetro) entre o cabo Horizon e os demais cabos...

Se houve diferença perceptível com o multiteste, eu posso levar ele na hora de comrpar outros cabos até achar algum com resultado semelhante ao Horizon.

has4
Veterano
# jun/08 · Editado por: has4
· votar


edalko
Não sei tal informação, mas comece a pesquisar por aqui:
http://www.multitestes.hpg.com.br/

Aqui, alguns caras discutem sobre multímetros, é interessante, ao menos para sacarmos o que comentam sobre:
http://forum.clubedohardware.com.br/archive/qual-multimetro-comprar/18 7013

*EDIT: Por curiosidade eu vou colher algumas informações com um amigo que lida com eletrônica, daí, talvez obtenha alguma informação, mas não sei se o multímetro ou mesmo aqueles testadores apresentam algumas informações através da qual possamos interpretar e diferenciar um cabo/conector do outro.

Aqui mesmo, no FCC, alguns caras discutem alguns assuntos similares:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/187409/

edalko
Veterano
# jun/08 · Editado por: edalko
· votar


has4

Dei uma pesquisada e segundo consta, devemos colocar o multiteste em 200 ohm (símbolo ômega) e testar as extremidades dos cabos, cujo resultado deve ser zero.

Pior que liguei para um amigo meu de loja, que tem cabos Sto Angelo e Planet Waves, mas me disse que eles vêm lacrados, de modo que não pode me emprestar para eu testar antes de comprar... droga!

Antes, vou testar meus cabos com o mutimetro e ver se há alguma diferença neles.
Vou pesquisar aqui e ver se encontro cabos em metro pra vender e se o cara da loja testa ele spra mim com o multimetro.
Depois, vi no site da Sto Angelo que eles têm cabos de diferentes bitolas. E na linhaprêmio usam cabos G50 (0,5mm2) e G100 (1mm2). Talvez o tamanho da bitola (cu-ru-zes!) influencie na melhor passagem do sinal...

Senão, vou levar meu multiteste no bolso e testar varios cabos nas lojas... (vou parecer o Prof Pardal hahaha).

Manual para utilizar multímetro (multiteste):
http://www.minipa.com.br/download/manuais/mt-320/et-2402-1100.pdf

has4
Veterano
# jun/08
· votar


edalko
Assim que testar os cabos que possui aí, em comparação àquele HORIZON, diga-nos sobre os resultados, bem como sobre todos os resultados que encontrar em seus testes. Saliento que, deverá observar não só a marca, mas o modelo, para que os testes tenham fidelidade. Boa Sorte! Vamos acompanhando.

DotCom
Veterano
# jun/08
· votar


Todos os cabos que montei, a resistência dava em torno de 1,2 a 2,5 ohms. (os cabos tinham cerca de 3m, cabos e conectores santo angelo)
O problema teoricamente não é a resistência, já que a resistência de entrada dos amplis e de pedais é superior a 100kohms.

A capacitância deve ter um papel mais importante nisso aí, porém nunca testei para ver se tem diferença.

edalko
Sei que pode parecer que um cabo de 10 anos esteja a mesma coisa de um novo, mas por algum motivo a malha pode ter rompido um pouco em alguns lugares, "sabotando" a blindagem que ela proporciona, ou até mesmo a oxidação perto das pontas pode ocasionar uma perda de sinal/timbre.
Não estou dizendo que isso aconteceu, até porque não sei como está o seu cabo, mas são problemas que podem ocorrer.

Henrique S.
Veterano
# jun/08
· votar


perae, mas também não é assim né!

para haver um filtro passa baixa (que elimina agudos) é necessario que exista um resistor ligado em serie com um capacitor e este deve estar aterrado.

de certa forma isso acontece no cabo pois o mesmo é aterrado, mesmo assim é bobagem se preocupar com isso (capacitancia) afinal para definirmos as frequencias que são cortadas se utiliza a formula de F= 1/2pixRxC

as frequencias acima do numero obtido serao as frequencias atenuadas...

preocupem-se com cabos de boa construção antes de pensarem em capacitancia e resistencia, se querem cabos a prova de ruido, usem cabos para radio-frequencia heheheh

edalko
Veterano
# jun/08 · Editado por: edalko
· votar


Seguinte:

Hj na hora do almoço fiz um tour pelas lojas de eletrônica da city.
Afirmação unânime: cabo têm que ser de boa qualidade (bidu!), e os plugues tbém.

Havia esquecido dos plugues.
Tá certo que uso plugues cachimbo e a maioria ching-ling de média qualidade.
COmo daí o lance ficou mais complicado ainda, poderia comprar um cabo de qualidade mas ter os plugues fodendo tudo, fui numa outra loja (unanimemente indicada), que trabalha com audio profissional.

Lá os caras me mostraram 3 plugues: Sto Angelo, Neutronix (acho que era esse nome) e o Amphenol (autraliano).

Optei pelo australiano, que os caras indicaram como sendo melhor que os nacionais.
Site do cabo: http://www.amphenol.com.au/Amphenol_Phone_Plugs_Mseries.html


Achei lá, ainda, o cabo da Santo Angelo G50, que é grosso e bem mais construído que os demais da Sto Angelo que encontrei.

Gasto total de 140,00. Dei um tiro no escuro, mas o cabo tem toda a qualidade recomendada e os plugues também.
Chegando em casa vou fazer todos os cabos e ver qual a real.

ps: um amigo meu mediu a resistência de um Hayonic de 1m e deu 5ohm enquanto um sto angelo de 5m deu 2ohm.

has4
Veterano
# jun/08 · Editado por: has4
· votar


edalko
Ahhh danado.... que bacana que tem a revista GP de Junho, né? Só agora vem falar, né? rsrsrs

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/188497/
(hummmmm que MARAVILHA!!!! kkkkkkk)


Agora sim, definitivamente, vc já tem mais certeza que CABO faz uma grande diferença, né? rsrsrsrs Veja na página 62 da sua revista Guita Player de Junho, lá no meio do texto os caras dizem: "CABOS DEGRADAM SINAL" (e por aí vão mais além - pô, uma puta duma matéria, hein?). Nossa, leia lá o que diz PETE CORNISH (projetista de efeitos e pedaleiras... para David Guilmour e outros), veja lá nas páginas 58 e 59 da mesma revista, o que ele diz sobre CABOS. Cara, que REVISTA boa... esta matéria então...!

Neutronix não, é NEUTRIK (a gente gosta de complicar mais ainda, né? lol)= http://www.neutrik.com/fl/en/neutrik_productline.aspx
CARO BACARAI rsrsrs


resistência de um Hayonic de 1m e deu 5ohm enquanto um sto angelo de 5m deu 2ohm
edalko
Oiaaaaa aí! rsrsrs

edalko
R$ 140,00 é?
LÁ, os caras falam em cabo de 5 metros = acima de U$ 100,00 (Cem dólares), brother! Alguns encaram até mais que isso!

edalko
Veterano
# jun/08 · Editado por: edalko
· votar


has4

Pois é... graças a essa matéria que me dei conta do quanto estava perdendo em matéria de timbre... sacanagem...

Fiquei das 20:00 às 21:00 (Lost time!) e das 22:00 às 23:00 fazendo os cabos...
COmo a bitola do G50 é bem maior que o cabo que eu usava, os conectores não ficaram muito flexíveis.
Pior que agora não posso testar os cabos.. shit

Bos, mas dei uma medida nos cabos aqui e a maioria acusou 1,5ohm de resistência... creio que dentro do padrão... incluindo o Horizon.
Só o espiralado que deu 4ohms e o Sto Angelo que deu uns 3ohm, mas ele tem uns 4 metros.

Agora fiz fim um de 3 metros com cabo G50 da Sto Angelo, e ficou massa bagarai.

Esses plugues que compei são excelentes... ótimo acabamento.
Vamos ver se no final valeu a pena... Espero que sim

shoyoninja
Veterano
# jun/08
· votar


Alguma coisa muito errada aí.

Essa diferença toda de timbre é um pouco estranha. Você tem como postar uns samples? Gostaria de ouvir isso!

Cabos tem algumas características básicas que são usadas no cálculo de transmissão de sinais elétricos, como resistência, indutância e capacitância.

A resistência é muito importante para TRANSFERÊNCIA DE POTÊNCIA, pois nesse caso há tanto corrente quanto voltagem altas no cabo. Em conexão de sinais, há transferência apenas da voltagem, a corrente é mínima. Em um sistema com impedâncias de entrada e saída na ordem de 100Kohms, 2ohms, 4 ohms ou 50 ohms são despresíveis.

A indutância também só vem ao caso em transferência de potência. No caso de cabos de guitarra, é despresível. Isso porque o que gera campo magnético em um condutor é o movimento de cargas, em outras palavras, a corrente elétrica.

A capacitância sim, em um circuito com ALTA impedância, como é o caso da guitarra tem influência, e muita.

Geralmente a impedância de saída de uma guitarra é da ordem de 10K. Vamos supor então 20K por conta de diferenças e margem de cálculo.

A capacitância de um cabo de áudio gira em torno de 100 pf/m, vamos usar 150 pf/m por margem de segurança.

Então a conta é a seguinte:
Fc = 1 / 2piRC
Fc = 1 /2pi x 20K x 150p x 5 (cálculo para um cabo de 5 metros)
Fc = 10,5 KHz

Olha só, está dentro da faixa audível! Dentro da faixa audível mas bem fora da curva de resposta do alto-falante do amplificador. Portanto é despresível sua ação. NESSE caso.

Agora veja bem, apesar de ter forçado um pouco os cálculos e mesmo assim o resultado estar fora da faixa de reprodução de um amplificador normal de guitarra, é muito claro que qualquer falha física no cabo pode comprometer muito o sinal. Sem contar o seu tamanho.

Imagine que a resistência do cabo suba para 10K por um mal contato (pode subir até muito além disso). Não apenas haverá uma perda de volume proporcional por conta do divisor de tensão, haverá também uma mudança GRANDE na frequência de corte.

Cabos "vintage", tipo enroladinhos de telefone, tem uma capacitância maior também, suficiente para influir na faixa de reprodução.

A capacitância maior, implica não só numa baixa frequência crítica como traz também a frequência de ressonância do circuito RC para dentro da faixa de reprodução do amplificador. O que pode gerar um "boost" em médios/agudos involuntário.

Um meio fácil de se eliminar tudo isso é usando captadores ativos ^^. Baixa impedância de saída joga as frequências de corte para a ordem dos 100Khz.

Agora eu continuo a insistir, usar cabos desenvolvidos para transmissão de RF e microondas não influi em absolutamente nada, o cabo não faz milagres nem pelo seu ouvido e nem pelo alto-falante/amplificador. Um cabo bem construído e de tamanho sensato é perfeitamente capaz de conectar fontes de alta-impedância na faixa de frequências de uma guitarra.

Ah sim, mais uma coisa estranha, você disse que ligando o cabo "bom" no seu set de pedais e do seu set para o ampli também deteriora o som não é? Os pedais tem uma impedância de saída muito mais baixa do que um captador e portanto a frequência de corte é ainda mais alta, deveria ocorrer o oposto.

Nefelibata
Veterano
# jun/08 · Editado por: Nefelibata
· votar


shoyoninja

Eu naum tenho nada a ver com o tópico mas adorei a aula!

XD

Johnny Favorite
Veterano
# jun/08
· votar


edalko
Bicho, não fala uma coisa dessas que dá vontade de virar justiceiro

Nefelibata
Veterano
# jun/08
· votar


Johnny Favorite

Perdão, mas não entendi o q vc quis dizer O.o

edalko
Veterano
# jun/08 · Editado por: edalko
· votar


Nefelibata
Perdão, mas não entendi o q vc quis dizer O.o
(2)

Testei com o multiteste os cabos prontos e deram algo em torno de 1,2 a 1,5ohm.

edalko
Veterano
# jun/08
· votar


shoyoninja

Eu tbém achei isso muito esqueisito porque achava que cabos apenas influenciavam em ruído.

Com o multiteste não consegui descobrir a diferença absurda de som entre o Horizon e os demais.

Suspeito que seja qualidade de plugue mesmo.

Samples ficam difíceis de serem gravados porque geralmente gravo em linha, e daí precisaria de outro cabo, e não tenho microfone apto a fazer a gravação, o que pode influenciar na percepção do som.

Vamos ver, se eu conseguir com um microfone podre demosntrar a diferença eu posto aqui.

Abraços e valeu a aula (mas desculpe a sinceridade, não entendi lhufas)

Sharper
Veterano
# jun/08
· votar


edalko
Tenta arrumar um multimetro emprestado que meça capacitância. Posta o resultado ai pra gente.

shoyoninja
Veterano
# jun/08
· votar


edalko
O multiteste só vai medir a resistência DC do cabo, e, se for bom, a capacitância.

Cara eu acho muito estranho tmb.

Diferença é claro que pode haver, mas deveria ser mínima, detectável com um equipamento de precisão. Isso tendo os cabos uma boa qualidade, óbvio.

Deve haver algum problema de Osmar muito bem escondido aí no meio, talvez até no próprio jack do amplificador. Sei lá.

Hehe boa sorte aí com seu mistério. Se você concluir que é diferença do condutor mesmo, e tiver como passar as características do cabo seria bem legal. No próprio cabo deve ter tudo escrito (deveria).

Abraços!

Levy Fialho
Veterano
# jun/08
· votar


hoje comprei cabos Hayonik prata, bem carinhos

vou ensaiar amanha e posto depois

Henrique S.
Veterano
# jun/08
· votar


shoyoninja

finalmente, alguem que pensa na mesma linha que eu! hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 CABOS ajuda com timbre