【FIXO】 CABOS ajuda com timbre

Autor Mensagem
rafael_cpu
Veterano
# abr/10
· votar


edalko
Ou seja, nunca se sabe se o plugue está ou não com mal contato.

Justamente o meu receio em relação a estes cabos!
T+

rafael_cpu
Veterano
# abr/10 · Editado por: rafael_cpu
· votar


Pesquisei e verifiquei que a Santo Angelo tem cabos para guitarra com 1mm², 1,20mm² e 1,50mm².
Bem como cabos com o miolo revestido de prata.
Agora, se a diferença é perceptível ao ouvido humano... é outra história.
T+

shoyoninja
Veterano
# abr/10
· votar


edalko
Sim. É lei de física: quanto maior a bitola do cabo melhor a passagem
do sinal.


Não é bem assim.

Quanto maior a bitola, mais baixa a resistência, o que acarreta em menor queda de tensão no cabo em função da corrente.

Só que, as impedâncias de saída da guitarra e de entrada do ampli são tão altas que tornam isso irrelevante para a equação (impedância saída alta = corrente baixíssima). E mesmo que fosse relevante, a queda de tensão seria linear em todo o espectro de frequências, portanto o timbre não seria alterado.

O que é sim relevante é a capacitância, justamente pelas altas impedâncias (corrente baixíssima), mesmo uma capacitância muito baixa pode atuar como um filtro nas frequências audíveis.

Por exemplo, cabos comuns podem ter capacitância variando entre 4,6 e 0,6 nF. Supondo que o cap tenha impedância de saída de 20K, o cabo vai formar um filtro lowpass em conjunto com a impedância de saída do cap.

Em 4,6nF a frequência de corte é +/- 1700 Hz(inaceitável), em 0,6nF é 14KHz(muito além do que um amplificador de guitarra reproduz, portanto excelente).

Alie isso ao fato de que a impedância de saída de um cap de guitarra é não linear e o monstro está criado.

edalko
Veterano
# abr/10
· votar


shoyoninja

Nada como uma resposta técnica! Valeu!

quanto maior a bitola do cabo melhor a passagem
do sinal.

Quanto maior a bitola, mais baixa a resistência, o que acarreta em menor queda de tensão no cabo em função da corrente

Então eu não estava de todo errado... haha

has4
Veterano
# abr/10
· votar


Repito a pergunta:

Onde encontramos este de 1mm? Alguém sabe? Indique um link aí!

Please

shoyoninja
Veterano
# abr/10
· votar


edalko
Errado não!

Mas é que existe essa idéia de que o sinal de guitarra é algo que flui de uma ponta a outra do cabo, e que quanto maior a bitola mais fácil ele passa. Como se fosse uma mangueira.

As cargas não fluem em um sinal AC, elas permanecem mais ou menos no mesmo local, e são as próprias cargas dos átomos de cobre que se movimentam, a guitarra não injeta cargas novas.

E mais, a quantidade de cargas movimentadas no caso da guitarra é MUITO baixa. Você não precisa de tanto cobre, um pouquinho que seja já é suficiente.

Contudo, como a quantidade de cargas é muito pequena, o sinal se torna muito sensível à capacitância.

Muito mais importante do que a bitola do cabo é a qualidade do resto do material de que é feito, principalmente o material que isola o núcleo da malha.

Há até uma consideração a se fazer: se a bitola é maior, a área da superfície lateral é maior, o que aumenta a área que forma o capacitor com a malha. Apenas aumentar a bitola é um tiro no pé.

rafael_cpu
Veterano
# abr/10
· votar


shoyoninja

E aí, amigo, Shoyoninja! Blz?

E se aplicarmos tudo isso na questão prática, ou seja, no momento da escolha do cabo. O que devemos levar em conta? Conte suas experiências, conselhos, indicações (marcas, tipos etc.)?

Abraço.

has4
Onde encontramos este de 1mm? Alguém sabe? Indique um link aí!


Has4, uma simples pesquisa no Google já seria suficiente. Mas dê uma olhada nesta loja: Musical Grellmann. Ela tem as três bitolas que mencionei:

1,50mm²
http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-8595-cabo_santo_ angelo_nmpp_premium_series_610m_p10_p10__new_metal

1,20mm²
http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-8551-cabo_santo_ angelo_scjp_premium_series_610m_p10_p10__jazz

1,00mm²
http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-7629-cabo_santo_ angelo_scpp_premium_series_457m_p10_p10__rock

Abraço.
T+

Keith Young
Veterano
# abr/10
· votar


acho que calibres altos... ficam bom para contra baixo... se vcs notarem... a maioria dos cabos profissa são de bitolas 20AWG que dão mais ou menos os 0,50mm2... tenho ate um cabo de 1,00mm2 da sto. angelo... mas nao tem mta diferença... recentimente comprei 10 metros de cabo mogami, modelo 2524, usado em estudios grigos e até por alguns guitarristas famosos... comprei plugs amphenol e tipo... melhorou e mto a qualidade... uma coisa q notei... se tu tem cabo marca x modelo y tem q ser todo teu set da guitarra ao pedal esse mesmo cabo... nao sei se isso realmente tem algum verdade... so sei q funciona melhor pra mim... se voces notarem tbm... aquele cabos da vox, aquele em espiral, sao fininhos... e pra mim foi o melhor cabo montado que comprei... o que nao dá é esses mto finos q nem os q vem com instrumentos...

has4
Veterano
# abr/10
· votar


rafael_cpu Até tentei, mas não soube procurá-lo. Obrigado.

shoyoninja
Veterano
# abr/10 · Editado por: shoyoninja
· votar


rafael_cpu
Geralmente eu monto os cabos que uso, se fosse para aconselhar algum montado, eu iria de tecniforte. O Christhian aqui do fórum usa e recentemente um amigo me deixou brincar com 3 deles, o maior cabo que testei mediu uma capacitância de 580pF. Bem baixo pelo tamanho que era (acho que tinha uns 4 metros).

A construção é animal, para conseguir uma falha mecânica (mal contato, cabo partido, etc) o cara tem que ser muito troll.

E mais uma coisa: A Santo Ângelo anuncia um cabo desses que deveria ser top de linha, com um projeto bem feito e tudo mais e escrevem que o cabo dá "maior velocidade à transmissão do sinal"...

Sem contar o "melhor vazão" do anúncio que eu sinceramente espero que seja por conta da Grellman.

Ou é enganoso ou simplesmente não sabem nada sobre o produto que vendem. Não vejo porque confiar se o fabricante usa uma bobagem dessas para vender.

MauricioBahia
Moderador
# abr/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


shoyoninja

Só ouço falar maravilhas dos Tecniforte. Tô quase comprando um só pra comparar com os meus Ernie Balls da vida... e usar, é óbvio.

Tudo indica serem excelentes.

Li num site que o cabo tem 10 anos de garantia... Será?

Abs

shoyoninja
Veterano
# abr/10
· votar


MauricioBahia
Sei lá cara, é muito bem feito. Eu acho muito difícil alguém conseguir a proeza de destruir um usando normalmente e com um mínimo de cuidado.

Um dos cabos que testei tinha uma ponta em L que dava medo, se vc der uma chicotada em alguém com aquilo mata o peão :P.

Sobre a comparação, os Ernie Ball também são projetados para baixa capacitância, não deveria dar muita diferença de um pra outro. Mas, sem testar/medir, não dá pra saber.

sebastianbach
Veterano
# mai/10
· votar


por favor,alguem poderia me ajudar com a fonte,
ela é +(positivo)dentro e -(negativo)fora
se eu cortar o fio e invertelos,eles vão virar - e +fora?
pois comprei uma fonte errada pro meu microcube.os polos são ao contrario,
vlw.

MauricioBahia
Moderador
# mai/10
· votar


sebastianbach

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/141090/

Basta usar a busca! ;-)

abs

sebastianbach
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
vlw, e desculpa.

guitar-rero
Veterano
# mai/10
· votar


ai alguem pode me dizer se esses cabos tem algum nome?

porque eu to querendo fazer pra ficar do tamanho que eu quiser ai eu se eu falar cabo p/ guitarra o cara deve me dar o cabo já pronto eu queria o fio e o plug mas o plug eu sei é p10 macho

marcio7887
Veterano
# mai/10
· votar


Não se esqueçam que a rede elétrica influencia muito, e no uso de pedais, a bateria também deve ser de boa qualidade.

kaminegron
Veterano
# ago/10
· votar


vale a pena dar uma olhada no site da santo angelo, tem linhas especificas de cabos para estilos especificos de música, pode ser a diferença que muitos musicos precisam

SK8Boy
Veterano
# ago/10
· votar


Como já falaram aí, de fato os cabos George L. sem solda não são confiaveis....é imprescindível soldá-los...vlw

As2P
Veterano
# ago/10
· votar


Mas o cabo não influencia no timbre né, só na redução de ruido...

Jps01
Veterano
# ago/10
· votar


Alguém pode me indicar alguns cabos bons e baratos.

A maioria que vejo são de Bitola 0,20mm.

Presta?

E esses?

http://www.jaguara.com.br/produto.php?proid=13233&CABO+DE+GUITARRA+G50 +P10+/+P10+COM+MUTE+MONO+15FT+4,57M+-+REVESTIMENTO+TEXTIL+SANTO+ANGELO

Son Volt
Veterano
# set/10
· votar


Eu trouxe dos EUA cabos Leader da Whirlwind, que usa a tecnologia deles Accusonic que supostamente une resistência a uma boa malha que permite um nível baixo de capacitância, isso sem cobrar os absurdos que os cabos especiais cobram. Já fizeram vários testes de impedância e capacitância nesses cabos caríssimos e muitos demonstraram performance inferior. A grande questão é que como essas variações alteram o timbre, pesquisadores que usarem o ouvido humano pra dar uma nota a um cabo podem até chegar a preferir um cabo que produz algum tipo de perda que soe agradável. Tem até um guitarrista que usava um cabo ultra-comprido de propósito pra dar uma abafada no seu timbre, e ainda topava usar amps transistorizados de boa, se não me engano era o Buddy Guy. É cheio de lenda no meio musical, os grandes músicos não se deixam afetar por elas.

Eu compraria uma marca confiável visando durabilidade e obviamente que tenha uma boa malha. Optaria por plugues Neutrik e Switchcraft que são os acessíveis de boa qualidade que eu conheço. Santo Ângelo eu tenho e não gosto muito dos plugues deles, não me passam muita confiança, mas talvez a malha deles seja aceitável e do nível do Whirlwind que eu uso, não pesquisei pra afirmar.

Será que os colegas poderiam sugerir cabos já testados que promovam baixa capacitância sem cobrar os olhos da cara? Nada de Mogami e superiores...

Pepe Le P
Veterano
# set/10
· votar


Eu estava procurando um cabo resistente e durável com um plug de boa qualidade. Acabei importando um Custom Planet Waves por vinte e pouco dólares (pedi na strings by mail junto com jogos de corda) e até o momento (tenho ele a menos de um mês) estou satisfeito. A construção do cabo é bem resistente e maleável e o plugue parece excelente ("gold coated"). Não entrei muito nessa pira de timbre porque acho que não dava muita diferença pro meu Amphenol que usava antes.

No cabo está escrito "guarantee for life", hehehe. Se dura isso ou não não sei, mas acho que é um cabo que vale o investimento e não é dos mais caros.

surfsafari
Veterano
# nov/10
· votar


pois bem, como eu ja havia dito sua audiçao e seu guia, por que?como disse john Lord em uma entrevista: a pessoa e a soma de tudo o que ela foi e estudou, isso e mais que suficiente para voce escolher um cabo ou um pedal, sua pegada sua tecnica, eu por exemplo: soldo os cabos santo angelo em plugs e pronto, para mim esta otimo, isso pode mudar mas nao me confunde pois sou musico e luthier desde 1990, e hoje com minha tecnica e pegada, tento tirar o maximo de proveito do meu equipamento: meu equipamento?pode parecer tosco diante de grandes marcas: um cubo staner cute 60 vats modificado e customizado por mim, minha pedaleira? um foot switch do amp, um delay artec modificado um loop direto no amp um afinador boss t 1 80 tudo feito em uma prancha de mdf que se transforma em maleta, ha um pedal de volume que fabriquei de mdf reforçado mas identico ao ernie ball puxado um cabo customizado com plug de trava para o delay modificado tudo fabricado por mim e pronto. tenho o timbre que eu queria a anos, e claro que eu gostaria de ter caixas 4x12 e racks inteligentes e cabos de marca, mas pode ter certeza que aquele timbre do cute eu vou querer mante-lo, apenas em uma proporçao maior so isso, porque meu trabalho com o timbre ja foi analisado, por quem? meus ouvidos, pode ver a historia dos grandes: fizeram isso tudo de forma caseira e depois nao mudaram pois fazia parte de suas (personalidades) e isso so e mudado ou modificado para acrescentar algo, mas sem tirar o timbre que o nomeou certo? procure um tecnico porque dicas vao variar de pessoa para pessoa, isso nao vai determinar seu gosto, pode ajudar mas como disse apenas acrescentar, percebi que voce conhece bem marcas de alto nivel e isso ja basta, se nao pode fazer como eu, tem que testar e fabricar artesanalmente, isso pode levar anos mas vale a pena. meu amp nao tinha loop, fui testando capacitores e resistores ate soar como eu queria, queimei varios transistores de saida mas troquei-os, fiz isso sabendo que tinha a saida original disponivel no mercado, tudo meticulosamente estudado, e um trabalho de louco mas esta ai, espero ter ajudado, obrigado pela atençao.

luizvaz
Veterano
# dez/10
· votar


Eu ainda não abri meus cabos Santo Angelos para ver ser eram soldados, mas com certeza verificarei isso hoje quando chegar em casa após o trabalho. Caso não seja soldado; com certeza absoluta soldarei. Não é aceitável que não tenha solda nos cabos. Quanto ao amigo Surfsafari, parabéns pelo post, se assemelha muito ao que penso e ao que vi (vejo) e ouvi (ouço). Abraços a todos !

rafael_cpu
Veterano
# dez/10
· votar


Adquiri dois cabos Planet Waves com Circuit Breaker de 3m (10fts) com plug P10 em L (apenas um deles em L e com o botão de corte de sinal) e um kit com 3 cabinhos para interligar pedais.

Até então estava utilizando dois cabos Santo Ângelo Ninja (aqueles baratinhos mesmo). Como um deles começou a apresentar falha e mal contato próximo ao P10, resolvi apostar nos Planet Waves. Na verdade os plugs também estavam já oxidados, opacos e ásperos. Enfim, mais que na hora de trocá-los (ambos foram comprados há um ano exatamente - somente um deles apresentou mal contato).

Antes de comprar queria saber qual a bitola do cabo da Planet Waves. Procurei em todos os lugares possíveis, mas não encontrei em lugar algum a informação (ponto negativo para a marca, na minha opinião a informação ao consumidor deve ser plena e neste caso é insuficiente).

Cabo PW 3m Circuit Breaker:
Em relação ao material empregado e ao acabamento: não há dúvidas, é um equipamento de primeira realmente. O acabamento dos plugs é excelente, muito bonito, tem isolamento adequado, encaixes perfeitos etc. Impressiona!

O conjunto (cabo, isolamento, malha etc.) é bem menos flexível que o Ninja da Santo Ângelo e, portanto, assim como qualquer cabo, exige cuidado para não torcê-lo. Talvez a rigidez seja por conta da fita de alumínio que o reveste.

O botão do Circuit Breaker é muito útil. Ele funciona como um interruptor do sinal. O músico pode deixá-lo, acionado mesmo com o plug inserido no instrumento. Só espero que não apresente problemas (é este o meu medo, tanto que nem fazia questão dele).

Timbre: sinceramente eu pensei que não fosse sentir diferença alguma, mas os harmônicos artificiais duram mais tempo e são mais claros e altos, como se as freqüências agudas estivessem sendo filtradas pelo cabo anterior (o Ninja da Santo Ângelo) e agora liberados. O som de um modo geral ganhou mais vida e clareza.
Testei ambos (o Santo Ângelo Ninja e o PW) com e sem os pedais. A diferença é clara e inegável.

Eu não tinha problema de ruído ou chiado e continuo sem eles com o PW.

Kit de 3 cabinhos para inteligar os pedais também da PW: em comparação com os cabinhos da Santo Ângelo que eu já tinha (bitola de 0,50 e plugs banhados) eles perdem, evidentemente, no quesito acabamento e material.
Diferença no timbre eu não senti.

Fica aí registrada a minha experiência na substituição dos cabos.

T+

I.R.
Veterano
# mar/11
· votar


eae blz
logo chega meu amp valvulado, e preciso de bons cabos, porque meus santo angelos já tem mais de 5 anos, e estão só o pó da rabiola,

e estou de olho nos planet waves circuit breaker e nos vox Vcc90 (aquele espiral tipo brian may)

alguem já testou eles?, o vox é banhado em ouro 24K, mas não achei a bitola de nenhuma dessas marcas

segundo melo
Veterano
# abr/11
· votar


qual o melhor material para plugs de cabo para violão e guitarra ? obs toco os dois ?? nikel bronze prata ouro ????

B. Martins
Veterano
# abr/11
· votar


I.R.

Vai de Planet Waves numa boa.
Abração!

douglas_agostinho
Veterano
# abr/11
· votar


I.R.
Opa!

Comprei esses dias os Planet Waves Custom e o Circuit Breaker. Excelentes cabos! paguei R$50,00 no Custom e R$70,00 no Circuit Breaker.

Os dois são banhados a ouro 24K, e muito resistentes, garantia vitalicia hehee. O Circuit Breaker é bem interessante pelo "botaozinho" de mute.

Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 CABOS ajuda com timbre