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      【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

      Autor Mensagem
      Fernando de almeida
      Veterano
      # jan/07 · Editado por: Fernando de almeida


      É isso aí pessoal como prometido ...
      Escrevi um artigo gigantesco sobre efeito, tive várias fontes de pesquisa conforme ... e ficou bem legal ... Eu tentei fazer algo como "Tudo sobre pedais de efeito" e é lógico que tudo é difícil, mas eu fiz algo dentro das possibilidades.

      Coloquei umas definições sobre as discussões:
      - Diferença entre Noise Supressor e Noise Gate -
      - Diferença entre Leslie e Rotary Speaker -
      - Diferença entre Trêmulo e Vibrato -
      - Diferença entre Compressor, Limiter e Sustainer-
      - outros

      Então vamos lá. Ah, FICOU GRANDE ...


      Existe uma variedade gigantesca de efeitos para guitarra que vão desde saturação (ganho) até os de ambiência. Vou descrever o mais detalhado possível o que cada grupo de efeitos é, o que fazem, para que servem, e listar algumas marcas/modelos.

      Com certeza eu não vou lembrar todas as marcas e modelos, então se sentirem falta de algum, por favor, citem para deixarmos o tópico mais completo.

      Para quem quiser ouvir SAMPLES dos pedais indico que entrem nos sites dos fabricantes (vou listar por último), pois a maioria, tanto nacional como importado, tem exemplos de seus pedais gravados. Caso no site do fabricante não ter um sample gravado, indico o site www.musiciansfriend.com que é um site de vendas onde tem samples de quase tudo o que tem no site.

      As separações em grupo que fiz, foi a partir do conceito principal que eu quis passar com cada grupo. Na verdade tem efeitos que se encaixariam em mais de um grupo e os que aconteceram isso eu citei.

      É muito provável que vocês encontrem o mesmo exemplo pedal em dois efeitos diferentes, pois existem pedais com mais de um efeito (sem ser pedaleira). Por exemplo, o Ibanez CF-7, tem chorus e flanger na mesma unidade, então ele vai aparecer na lista de exemplos de chorus e depois na lista de exemplos do flanger.

      No fim vou mostrar uns setups, com os efeitos mais usados no mundo. ---> Farei algo como um set com o overdrive mais usado no mundo ao lado do distortion mais usado no mundo, ao lado do chorus, flanger, delay, reverb, etc.<---

      Fernando de almeida
      Veterano
      # jan/07
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      >>> Grupo dos efeitos de GANHO <<<

      Estão inclusos nesse grupo os OVERDRIVES, DISTORÇÃO, FUZZ e BOOST.
      O conceito dos efeitos de ganho/saturação é nada mais nada menos de volume sobre volume. Nos pedais que possuem esse efeito o sinal que recebem é amplificado até a saturação desse componente que o amplifica, ou seja, o sinal é aumentado tanto que satura.
      Existem milhões de pedais de distortion, overdrive, boost e fuzz, de marcas, modelos, nomes e recursos variados. Não é raro também encontrar unidades que ficam entre dois efeitos, sem muita definição do estilo da sonoridade, mas com timbres muito interessantes. Também não é difícil encontrar equipamentos que tenha dois ou mais efeitos na mesma unidade.
      Outra febre que está rolando quanto aos efeito de saturação são os chamados SIMULAMPS, ou seja, simuladores de amplificadores que dispõe de sonoridades a escolha do usuário imitando os timbres de amplificadores clássicos. Nesse caso situarei os simulamps em distorção mas pode ser incluso em outros grupos.

      OVERDRIVE:
      A intenção desse efeito é produzir a saturação leve e natural de um amplificador valvulado em volumes muito altos (como os primeiros amplificadores não tinham canal de distorção/drive, a saturação era tirada através da saturação natural das válvulas.
      Ainda no Overdrive temos uma ramificação de um efeito chamado CRUNCH, que nada mais é que um Overdrive com muito menos ganho, pode se considerar ainda um Boost com acréscimo de médios. O Crunch só dá “gás” no som acresciddo de um brilho.

      Os botões de regulagens que geralmente compõem essas unidades são:
      Drive ou Gain – controla a quantidade de saturação ou seja o quanto a unidade vai saturar;
      Volume – controla o volume de saída do efeito.
      Tone – controle o timbre do efeito, geralmente o corte e acréscimo de freqüências agudas.

      Exemplos:
      Banzai Cold Fusion Overdrive
      Barber Electronics Direct Drive
      Bixonic Expandora Overdrive / Distortion
      Boss BD-2 Blues Driver Overdrive
      Boss OD-1 Overdrive
      Boss OD-2 Turbo Overdrive
      Boss OD-3 Overdrive
      Boss ODB-3 Bass Overdrive
      Boss OS-2 Overdrive Distortion
      Boss SD-1 Super Overdrive
      Boss SD-2 Dual Overdrive
      Chandler Tube Driver
      Crowther Audio Hotcake Overdrive
      Danelectro Daddy O Overdrive
      DOD 250 Overdrive / Preamp
      DOD FX-50B Overdrive Plus
      Electro-Harmonix Hot Tubes
      Fulltone Fulldrive II Overdrive
      Guyatone OD-2 Overdrive
      Hobbertt Overdrive Faiska
      Ibanez TK-9999US Tube King Overdrive
      Ibanez TS-10 Tube Screamer Overdrive
      Ibanez TS-808 Tube Screamer Overdrive Pro
      Ibanez TS-9 DX Turbo Tube Screamer Overdrive
      Ibanez TS-9 Tube Screamer Overdrive
      Klon Centaur Overdrive
      Landscape Organic Drive e Booster
      Lovetone Brown Source Overdrive
      Marshall Drivemaster Overdrive Distortion
      Marshall Guv'nor Overdrive
      Marshall Shredmaster Overdrive / Distortion
      Matchless Hotbox Preamp Overdrive Distortion
      Mesa/Boogie V-Twin Preamp Overdrive Distortion
      MXR Distortion Plus
      Onerr Carbon-X
      Onerr Tungsten
      Oner Overdrive
      Prescription Electronics RxOverdriver Overdrive
      ProCo Rat II Overdrive/Distortion
      ProCo Turbo Rat Distortion/Overdrive
      ProCo Vintage Rat Distortion/Overdrive
      Roger Mayer Voodoo-1
      Stamps Amplification Drive-O-Matic Overdrive
      Tech 21 Bass Driver / Direct Box
      Tech 21 SansAmp Classic
      Tube Works 901 Real Tube Overdrive
      Visual Sound Jekyll & Hyde Ultimate Overdrive
      Vox 810 Valve Tone Overdrive
      Way Huge Red Llama Overdrive
      Zoom 510 Dual Power Driver Overdrive / Distortion

      DISTORTION:
      É uma saturação mais dura e pesada, e em relação ao overdrive tem os harmônicos mais acentuados. O sinal fica mais “sujo” tornando-se ideal para estilos mais “pesados” de Rock.
      Uns dos mais recentes campeões de vendas são os Simulamps que simulam os timbres de amplis clássicos, e no nosso caso aqui, simula as distorções de amplis clássicos.

      Os botões de regulagens que geralmente compõem essas unidades são:
      Distortion – controla a quantidade de distorção;
      Volume – controla o volume de saída do efeito.
      Tone ou Equalização – controla as quantidades de graves e agudos. Esse controle nessas unidades vão desde um botão (Boss DS-1) até quatro botões (Boss MT-2) controalndo graves, agudos, médios e região de médios.

      Exemplos:
      Bixonic Expandora Overdrive / Distortion
      Boss DF-2 Super Distortion & Feedbacker
      Boss DS-1 Distortion
      Boss DS-2 Turbo Distortion
      Boss HM-2 Heavy Metal Distortion
      Boss MT-2 Metal Zone Distortion
      Boss OS-2 Overdrive Distortion
      Danelectro DD-1 Fab Tone Distortion
      DOD FX-56 American Metal
      DOD FX13 Gonkulator Ring Modulator
      Electro-Harmonix Big Muff Pi Distortion Russian
      Electro-Harmonix Big Muff Pi Distortion USA
      Electro-Harmonix Hot Tubes
      Ibanez SD-9 Sonic Distortion
      Ibanez SM-7 Smash Box Distortion
      Landscape Brutall Distortion
      Marshall Drivemaster Overdrive Distortion
      Marshall Shredmaster Overdrive / Distortion
      Matchless Hotbox Preamp Overdrive Distortion
      Maxon Distortion and Sustainer
      Mesa/Boogie V-Twin Preamp Overdrive Distortion
      Morley PDW-II Distortion / Wah / Volume
      MXR Distortion II
      MXR Distortion Plus
      Onerr Distortion
      Onerr Super Distortion
      Onerr Tungsten TO-3
      Prescription Electronics RxOverdriver Overdrive
      ProCo Rat II Overdrive/Distortion
      ProCo Turbo Rat Distortion/Overdrive
      ProCo Vintage Rat Distortion/Overdrive
      Roger Mayer Voodoo-1
      TC Electronic Booster / Line Driver / Distortion
      Tech 21 SansAmp Classic
      Tech 21 SansAmp GT-2 (e todos os seus clones)
      Tech 21 SansAmp TriAC (esse deveria ter um clone)
      Tech 21 SansAmp TriOD
      Tokai TDS-2 Distortion
      Tube Works 901 Real Tube Overdrive
      Visual Sound Jekyll & Hyde Ultimate Overdrive
      Vox 830 Distortion Booster
      WaveBox Argos
      Yamaha DI-10MII Distortion
      Zoom 510 Dual Power Driver Overdrive / Distortion

      FUZZ:
      As primeiras unidades de saturação foram os Fuzz, que apareceram na década de 60 e foram muito populares. O mais clássico e popular Fuzz desta época foi o “Fuzz Face”, famoso por ter sido usado pelo mestre Jimi Hendrix. O Fuzz tem um timbre muito particular que realça os harmônicos ímpares, evidenciando muito a onda quadrada. Provavelmente seja esse o motivo de ser difícil audição, alguns acordes.

      Os botões de regulagens que geralmente compõem essas unidades são:
      Fuzz – controla a quantidade de saturação;
      Volume – controla o volume de saída do efeito.
      Tone – controla o corte e acréscimo de freqüências agudas.

      Exemplos:
      Bertola Mini Fuzz
      Boss FZ-2 Fuzz / Boost
      Colorsound Tone Bender Fuzz
      Dallas Arbiter Fuzz Face
      DOD FX-25 Classic Fuzz
      Dunlop Fuzz Face Reissue
      Dunlop JH3S Jimi Hendrix Octave Fuzz
      Effector 13 Super Tri-Fuzz
      Electro-Harmonix Fuzz Wah
      Fender Blender Fuzz Octave
      Fender Fuzz Wah
      Frantone Peach Fuzz
      Fulltone Soul Bender
      Fulltone Ultimate Octave Fuzz/Octave
      Home-Made Fuzz
      Ibanez FZ-5 Sixties Fuzz
      Marshall Supa Fuzz
      MXR Blue Box
      Paul Hammond Fuzz
      Prescription Electronics Experience Fuzz Octave Swell Pedal
      ProCo Turbo Rat Distortion/Overdrive
      Roger Mayer Mongoose Fuzz
      Roger Mayer Octavia Fuzz/Octave
      Roger Mayer Octavio Fuzz/Octave Prototype
      Roger Mayer Rocket Fuzz
      Roger Mayer Voodoo Axe Fuzz
      Roger Mayer Voodoo Bass Fuzz
      Roger Mayer Voodoo-1
      SIB! Buttface Fuzz
      UniVox Super Fuzz
      VooDoo Lab Boss Tone Fuzz
      Vox Tone Bender Vintage
      Zoom 510 Dual Power Driver Overdrive / Distortion
      Zvex Fuzz Factory

      BOOST / PRÉ AMP:
      Nada mais é do que um efeito que aumenta o volume do sinal que recebe, mas sem chegar a saturar/distorcer. É um aumentador de volume.
      Bom se lembrarmos que a saturação é volume sobre volume, o boost é então um ótimo saturador de outros efeitos de ganho, ou seja se colocarmos mais volume da entrada de um pedal de distorção/overdrive/fuzz, o resultado final é mais saturação na saída de uma dessas unidades. A gora se pegarmos uma unidade de distorção/overdrive/fuzz, e ligarmos na saída deles o boost, teremos nada mais nada menos do que o volume do efeito aumentado.
      Raciocinando, todos pedais de ganho, se zerarmos a distorção/drive dos pedais de distorção/overdrive/fuzz, teremos também um booster, com a vantagem de usarmos a equalização/tone desses pedais para ajustarmos o timbre.
      Devido algumas particularidades que trataremos mais pra frente o COMPRESSOR e o EQUALIZADOR também podem atuar como booster.

      O botão de regulagem que geralmente compõe essas unidades é:
      Volume – controla o volume do sinal que recebe.

      Exemplos:
      Banzai Cold Fusion Overdrive
      Barber Electronics Direct Drive
      Boss FZ-2 Fuzz / Boost
      DOD 250 Overdrive / Preamp
      DOD FX-10 Bifet Preamp
      Hobbert Baby Booster
      Klon Centaur Overdrive
      Lee Jackson Custom preamp
      Marshall DRP-1 Preamp / Direct Box
      Matchless Hotbox Preamp Overdrive Distortion
      Mesa/Boogie V-Twin Preamp Overdrive Distortion
      MXR Micro-Amp Preamp
      Prescription Electronics RxOverdriver Overdrive
      Roger Mayer Voodoo-1
      TC Electronic Booster / Line Driver / Distortion
      Yamaha AG Stomp Acoustic Preamp / Mic Modeler / FX
      Zvex Super Duper 2-in-1
      Zvex Super Hard-On Preamp / Boost
      Dallas Arbiter Rangemaster
      Dan Armstrong Red Ranger
      Glen Fryer Treble Booster Brian May Model

      Fernando de almeida
      Veterano
      # jan/07 · Editado por: Fernando de almeida
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      >>> Grupo dos efeitos de MODULAÇÃO <<<

      Estão inclusos no grupos efeitos como CHORUS, FLANGER, SIMULADORES DE LESLIE, PHASER, VIBRATO/TREMULO, RING MODULATOR, etc.
      Se formos contar de verdade esse grupo pode ficar gigante se começarmos a contar efeitos vindos da combinação de outros de modulação já existente.

      Indico para aprendizagem sobre modulação, os artigos do nosso amigo de FCC, o OldMonkey/Macaco veio, “como montar um chorus e flanger”, lá além da montagem ele explica de forma magistral esses efeitos, funcionamento, etc.

      A categoria de modulação trabalha dentro do principio de dobra de sinal, alteração na freqüência, alteração da afinação, alteração da amplitude, alteração na fase do sinal.

      PS. Se levar o conceito ao pé da letra os efeitos de PITCH podem ser inclusos em modulação, mas nesse tópico vou colocar em grupo separado.
      Descreverei os principais.

      CHORUS:
      Para entendermos como funciona um chorus, vamos imaginar a seguinte situação: se dois guitarristas tocam o mesmo acode/nota ao mesmo tempo várias vezes, os dois sons gerados por eles vão ter um certo atraso gerado pela diferença execução existente entre um guitarrista e outro, os dois sons estarão sutilmente desafinados, visto que cada guitarrista tem sua “pegada”, e também os sons estarão diferentes devido aos equipamentos serem diferentes (mesmo se for da mesma marca e modelo, nenhum equipamento é igual a outro, nem que essa diferença seja sutil, mas existe). O chorus faz exatamente isso, só que eletronicamente. O atraso gerado geralmente é algo em torno de 20ms e 30ms e esse atraso é somado à onda original, gerado pela guitarra.
      Este atraso é levemente desafinado pela variação de velocidade da onda. Imagine dois toca fitas tocando junto só que um deles têm uma leva variação de velocidade, isso gerará uma desafinação e quando os dois forem somados haverá um Chorus.
      A variação de velocidade da onda é gerada pelo LFO (Low Frequency Oscilator) – oscilador de baixas freqüências. Variando sua velocidade, o LFO faz mudanças em freqüências muito baixas, fazendo uma leva desafinação no sinal que é dobrado.

      Os botões de regulagens que geralmente compõem essas unidades são:
      Depth – controla a profundidade da onda dobrada, acentuando ou atenuando a desafinação.
      Rate / Speed – Controle de velocidade da oscilação, o distanciamento da afinação (pitch) original.
      Outros – os chorus modernos possuem outros recursos como Volume do efeito, Tone para dar mais um brilho no efeito e até um botão (no caso do Ibanez CF-7) chamado 10ms que atrasa mais 10ms do sinal já atrasado. Mas o que comando realmente o chorus é o Depth e o Rate, qualquer outro botão é recurso adicional.

      Exemplos:
      Boss CE-1 Chorus Ensemble
      Boss CE-2 Chorus
      Boss CE-3 Chorus
      Boss CE-5 Chorus Ensemble
      Boss CEB-3 Bass Chorus
      Boss CH-1 Super Chorus
      Boss DC-2 Dimension C
      Boss DC-3 Digital Dimension
      Boss PS-3 Pitch Shifter Delay
      Danelectro Cool Cat Chorus
      Digitech XMC Multi Chorus
      DOD FX-65 Stereo Chorus
      Dunlop Rotovibe
      Dunlop UniVibe
      Electro-Harmonix Clone Theory Chorus/Vibrato
      Electro-Harmonix Memory Man Deluxe Delay
      Electro-Harmonix Small Clone Analog Chorus
      Electro-Harmonix Stereo PolyChorus
      Fulltone ChoralFlange
      Fulltone Deja 'Vibe
      Ibanez BC-9 Bi-Mode Chorus
      Ibanez BCL Bi-Mode Chorus
      Ibanez CF-7 Chorus/Flanger
      Ibanez DML-20 Modulation Delay III
      Ibanez PDM1 Programmable Modulation Delay
      Ibanez SC-9 Stereo Chorus
      LandScape Angel Chorus
      Line 6 MM-4 Modulation Modeler
      Maxon CS-9 Pro STEREO CHORUS PRO
      MXR Micro Chorus
      MXR Stereo Chorus
      Roger Mayer Voodoo Vibe
      Sweet Sound Ultra-Vibe Chorus/Vibrato
      TC Electronic TCF Chorus/Flanger
      Tokai TCH-1 Chorus
      Yamaha AG Stomp Acoustic Preamp / Mic Modeler / FX
      Yamaha CH-10MII Chorus

      FLANGER:
      Esse efeito é semelhante ao phase e foi usado pela primeira vez em uma gravação pelo inovador guitarrista Les Paul.
      Inicialmente o principio de funcionamento é igual do chorus (dobra + atraso + desafinação + sinal original), mas quando esse chorus foi soar, pegaram essa saída e jogaram novamente na entrada, ou seja, pegaram o sinal que ia sair de um chorus e realimentaram ele, jogando esse sinal na entrada novamente. Então o sinal é tratado como chorus e volta para um segundo tratamento causando um efeito de “redemoinho” ou de “avião a jato”.
      Na verdade esse efeito acontece devido a realimentação do sinal que provoca o cancelamento de algumas freqüências criando a sensação de decaimento e aumento em alguma delas.
      O flanger permite então vários ajustes, desde um chorus comum (é só deixar o botão Res ou Resonance ou Feedback no zero e ajustar o Depth e o Rate) passando por sons metálicos com ambiências reflexivas a dimensões pequenas (algo como um cano d’agua) até o som de aviões a jato.

      Os botões de regulagens que geralmente compõem essas unidades são:
      Depth – controla a profundidade da onda dobrada, acentuando ou atenuando a desafinação.
      Rate / Speed – Controle de velocidade da oscilação, o distanciamento da afinação (pitch) original.
      Res / Resonance / Feedback / Regen – esse é o responsável pela quantidade de sinal que realimentará o efeito, quanto mais realimentação, mais presente será o efeito flanger.
      Outros – os flangers modernos possuem outros recursos como Volume do efeito, Tone para dar mais um brilho no efeito e até um botão (no caso do Ibanez CF-7) chamado 10ms que atrasa mais 10ms do sinal já atrasado. Mas o que comando realmente o flanger é o Depth, o Feedback e o Rate, qualquer outro botão é recurso adicional.

      Exemplos:
      ADA Flanger
      Boss BF-2 Flanger
      Boss DC-2 Dimension C
      Digitech XTF Turbo Flange Stereo Flanger
      DOD 101 Flanger
      DOD FX-75C Stereo Flanger
      DOD FX747 Supersonic Stereo Flanger
      Electro-Harmonix Electric Mistress Flanger
      Electro-Harmonix Stereo PolyChorus
      Fulltone ChoralFlange
      Ibanez CF-7 Chorus/Flanger
      Ibanez DFL Flanger
      Ibanez DML-20 Modulation Delay III
      Ibanez FL-9 Flanger
      Ibanez PDM1 Programmable Modulation Delay
      Line 6 MM-4 Modulation Modeler
      Musictronics/Mutron Flanger
      MXR Micro Flanger
      MXR Stereo Flanger
      Pearl Flanger
      Ross Flanger
      TC Electronic TCF Chorus/Flanger
      Tychobrahe Pedal Flanger
      Vox Flanger

      PHASER:
      Esse é o efeito em que Eddie Van Halen arrebentou, confira o trabalho “Atomic Punk” desse mestre da guitarra.
      O phase era produzido originalmente gravando e reproduzindo o mesmo sinal em dois gravadores; as variações de pitch e velocidade provocam um efeito (wooshing). Largamente utilizado nos anos 60 pelas bandas psicodélicas, o phaser continua a ser um efeito popular. Esta unidade data de meados dos anos 70.
      O interessante resultado sonoro caracterizado neste efeito é obtido da seguinte forma: soma-se à onda original uma onda de mesma freqüência e amplitude, mas com uma variação temporal e linear de fase, o que resulta em uma série de interferências construtivas e destrutivas. O único parâmetro desse tipo de efeito é a freqüência com que varia a fase da onda somada à original.
      O efeito de phase emprega atrasos muito curtos na faixa de 1 a 10 ms. Quando o sinal original é atrasado em relação ao sinal repetido ocorre um efeito conhecido por comb filter no qual as frequências cujos períodos estão diretamente relacionados ao tempo de atraso são atenuadas e reforçadas devido ao cancelamento de fase. Efeitos de phase utilizam um determinado número de filtros para gerar o efeito comb. Usando um modulador (LFO) para mover esse filtro dentro de uma determinada região do espectro causa um cancelamento de fases variável dependente das frequências usadas.
      A diferença entre phase e flanger é que neste último a atenuação e o reforço das frequências ocorrem em intervalos regulares enquanto que no phase isso depende da disposição dos filtros. Além disso, no phase o espaçamento, a largura e a intensidade (depth) podem ser variáveis. Em geral, flange tem um efeito no campo das alturas mais pronunciado que o phase.

      Os botões de regulagens que geralmente compõem essas unidades são:
      Rate / Speed - Determina a velocidade com o que o modulador irá varrer ciclicamente a faixa de espectro determinada.
      Range - determina essa faixa do espectro a ser varrida pelo modulador.
      Outros - filtros, feedback loop.

      Exemplos:
      ADA Final Phase
      Big Briar Mooger Fooger MF-103 Phaser
      Boss PH-1 Phaser
      Boss PH-1r Phaser
      Boss PH-2 Super Phaser
      Boss PH-3 Phaser Shifter
      DOD FX20C Stereo Phaser
      Electro-Harmonix Bad Stone Phaser
      Electro-Harmonix Small Stone Phaser Russian
      Electro-Harmonix Small Stone Phaser USA
      Fulltone Deja 'Vibe
      Guyatone PS-3 Phase Shifter
      Ibanez PDM1 Programmable Modulation Delay
      Ibanez PH-7 Phaser
      Ibanez PT-707 Phasetone II Phaser
      Ibanez PT-9 Phaser
      Ibanez PT-909 Phase Tone Phaser
      Line 6 MM-4 Modulation Modeler
      Maestro Phase Shifter
      Motorphasor Phaser
      Musictronics/Mutron Bi-Phase Phaser
      Musictronics/Mutron Phaser II
      MXR Phase 100 Phaser
      MXR Phase 45 Phaser
      MXR Phase 90 Phaser
      Pearl Phaser
      Ross Phaser
      TC Electronic XII Progammable Phaser
      Tokai TPH-1 Phaser
      UniVox Micro-Fazer Phaser
      Yamaha PH-10MII Phaser

      SIMULADORES LESLIE / ROTARY SPEAKER:
      Efeito obtido originalmente com uma caixa acústica girando, o que produz alterações de fase interessantes, principalmente em timbres de órgão e cordas. Esse efeito foi primeiramente gerado pela caixa Leslie, que era muito usada com os antigos órgãos Hammond. Para guitarra esse efeito é algo próximo de um chorus.
      Qual a diferença entre caixa Leslie e Rotary Speaker??? Simples. A Leslie é um objeto que possui “falantes” acoplados a um motor. Rotary Speaker é o efeito que gerado pela Leslie, quando os falantes estão girando.

      Exemplos:
      DOD FX22 VibroThang
      Dunlop UniVibe
      Fulltone Deja 'Vibe
      Hughes and Kettner Tube Rotosphere
      UniVox Uni-Vibe
      UniVox UniVibe
      VooDoo Lab Micro Vibe

      VIBRATO / TRÊMULO:
      O conceito de vibrato e trêmulo se confundem, na verdade é até caso de muitas discussões. É certo que realmente esses dois itens se confundem, principalmente porque até fabricantes de pedais fazem pedais chamados Trêmulo e pedais chamados Vibrato, mas eu não vou discutir com ninguém mas vou postar aqui minhas conclusões mediante as pesquisas que fiz.
      Então, qual é a diferença entre vibrato e trêmulo??? O conceito de vibrato é múltiplas variações de tom, você treme a mão esquerda, como se estivesse fazendo vários bends menores na mesma nota ou treme a sua ponte fazendo o mesmo efeito. Trêmulo é a técnica usada para obter o efeito de Vibrato. Isso mesmo a técnica que consiste em tremer a corda com a mão ou com a alavanca, gerando um Vibrato é exatamente o Trêmulo. Resumindo Trêmulo é a técnica, a execução que tem por resultado o efeito vibrato.
      Nos pedais isso não passa de variação da freqüência do sinal. A esse sinal que sofre a variação de freqüência não é adicionado o sinal original como acontece no chorus, flanger, por exemplo.
      Existem também versões que apontam que Vibrato é variação de tom (como expliquei acima) e Trêmulo é uma variação periódica de amplitude (como variar periodicamente o botão de volume num aparelho de som).
      Fica a critério de cada um escolher em qual versão acreditar. Ambas as explicações têm nexo...

      Exemplos:
      Boss PN-2 Tremolo Pan
      Boss PS-5 Super Shifter
      Boss TR-2 Tremolo
      Boss VB-2 Vibrato
      Colorsound Tremolo
      Diaz Tremodillo Tremolo
      DOD FX22 VibroThang
      Dunlop Rotovibe
      Dunlop UniVibe
      Dunlop TS-1 Tremolo Stereo Pan
      Dunlop TVP-1 Tremolo Volume
      Electro-Harmonix Clone Theory Chorus/Vibrato
      Electro-Harmonix Memory Man Deluxe Delay
      Electro-Harmonix Wiggler Tremolo / Vibrato
      Fulltone Deja 'Vibe
      Guyatone VT-3 Vintage Tremolo
      Hughes and Kettner Tube Rotosphere
      Line 6 MM-4 Modulation Modeler
      Prescription Electronics Throb Tremolo
      Rocktron Surf Tremolo/Compressor
      Roger Mayer Voodoo Vibe
      Sweet Sound Ultra-Vibe Chorus/Vibrato
      VooDoo Lab Micro Vibe
      VooDoo Lab Tremolo
      Zvex Seek Wah / Tremolo / Filter

      OUTROS MODULADORES:
      Como eu disse anteriormente se for para descrever todos os efeitos moduladores, isso precisaria de um trabalho muito grande, pois alem dos três (chorus, flanger e phaser) descritos existem outros que são combinação ou variação um dos outros. Enfim onde houver uma variação ou de fase, ou de freqüência e até mesmo de amplitude e que essa variação ou essas variações seja combinada com o sinal original poderá ser um modulação. Depois, ainda, desse resultado obtido, se usa-lo para realimentar o circuito haverá mais opções de efeitos todos oriundos de uma modulação ou modulações sejam elas quais forem.

      Exemplos:
      Big Briar Mooger Fooger MF-102 Ring Modulator
      DOD FX13 Gonkulator Ring Modulator
      Fender Blender Fuzz Octave
      Maestro Ring Modulator

      Fernando de almeida
      Veterano
      # jan/07
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      >>> Grupo dos efeitos de AMBIÊNCIA <<<

      São os Delays e Reverbs. São os efeitos mais caros do mercado.
      Estão disponíveis nas versões digital e analógico com variados recursos.
      Os aspectos sonicamente reconhecíveis de um ambiente na reprodução podem são resumidos como "ambiência" e correspondem principalmente à reverberação e eco presentes.

      DELAY:
      Delay em inglês é atraso. Nos pedais esse atraso é gerado eletronicamente ou digitalmente para dar o efeito de ambiência conhecido como eco.
      Eco é um fenômeno acústico de reflexão do som. Se uma pessoa grita do alto de uma montanha, p som ira na direção de um obstáculo que refletirá o som na direção da pessoa, de volta. No caso da guitarra, inicialmente os delays foram feitos a partir de uma máquina com fita magnética (tipo k7) que gravam e devolve o som gravado com dois cabeçotes, um de gravação e outro de reprodução. O tempo de delay era regulado através da velocidade com que essa fita girava no aparelho.
      Depois disso veio o delay analógico eletrônico e em meados da década de 80 veio os delay eletrônicos digitais – a vantagem desses eletrônicos é a maior capacidade de armazenamento de dados gerando delay de mais de 1 segundo.
      Geralmente gerado pelo armazenamento do sinal de áudio em um buffer eletrônico por certo período de tempo para depois ser reenviado para a saída de áudio. O efeito mais simples é conseguido pela soma do sinal original com o sinal atrasado.
      Alguns guitarristas não gostam do som digital e preferem as unidades analógicas e alguns chegam pagar um dinheirão para ter uma máquina de delay de fitas magnéticas como, por exemplo, os “Echoflex”. Na verdade quem gosta do delay de fita é quem curte a onda vintage, pois ocorre uma deterioração na fita magnética e essa deterioração “passa” ao som atrasado, com certas mudanças no timbre (freqüência e leves desafinações), de forma proporcionalmente acentuada conforma as repetições do delay, o que dá ao som da guitarra uma “vibe”, um “calor”, um “sabor” vintage. Entre vários guitarristas pode indicar uns adeptos como Brian Setzer, Eric Johnson, Uli John Roth, etc.
      Devido ao avanço da tecnologia, muitos processadores trabalham com conversão A/D (analógico-digital) de 24 bits, proporcionando a algumas unidades a capacidade de emular com fidelidade a deterioração dos atrasos dos delay de fita.
      Outro recurso que acrescentou ao efeito foi o chamado “Tap Tempo”, onde o tempo de delay é ajustado através de uma chave onde se aciona pressionando a chave no intervalo de tempo desejado.
      Delays múltiplos podem ser gerados pela reinserção repetida do sinal atrasado. Multitap delays são gerados a partir de um único e longo delay que é repetido em intervalos diferentes, gerando múltiplas repetições. Ping-pong delays são obtidos pelo direcionamento alternado de cada repetição para os canais esquerdo e direito da saída de áudio.

      Os botões de regulagens que geralmente compõem essas unidades são:
      Delay Level – Volume do som atrasado, volume do efeito delay;
      Delay Time – Controla o tempo entre uma repetição e outra do delay;
      Feedback – Controla o número de repetições que o delay terá;
      Outros – Unidades com recursos adicionais podem ter os controles: Tap Tempo, ping-pong, reverse, hold (repetições infinitas), multi delay, etc...

      Exemplos:
      - Analógicos:
      Big Briar MF-104 Mooger Fooger Analog Delay
      Boss DM-1 Analog Delay Machine
      Boss DM-2 Analog Delay
      Boss DM-3 Analog Delay
      DOD 680 Analog Delay
      DOD FX-90 Analog Delay
      Electro-Harmonix Memory Man Deluxe Delay
      Ibanez AD-9 Analog Delay
      Maxon AD900 Analog Delay
      MXR Analog Delay
      Way Huge Aqua-Puss Analog Delay

      - Digitais:
      Akai E1 Headrush Delay Echo Looper
      Boss DD-2 Digital Delay
      Boss DD-3 Digital Delay
      Boss DD-5 Digital Delay
      Boss DD-6 Digital Delay
      Boss DSD-2 Sampler Delay
      Boss PS-2 Pitch Shifter / Delay
      Boss PS-3 Pitch Shifter Delay
      Boss RV-2 Reverb
      Boss RV-3 Reverb Delay
      Carl Martin Delayla
      Carl Martin DeLayla XL
      Carl Martin Red Repeat Guitar
      Danelectro DE-1 Dan-Echo
      Danelectro DJ-3 BLT Slap Echo
      Danelectro Reel Echo Tape Simulator
      DigiTech DigiDelay
      Digitech PDS-8000 Echo Plus Delay Sampler
      Digitech XDD Digidelay Delay
      DOD DFX-9 Digital Delay
      DOD DFX-94 Digital Delay / Sampler
      Electro-Harmonix 16 Second Delay
      Guyatone MD-3 Micro Digital Delay Pedal
      Hughes & Kettner Replex Tube-Driven Tape Delay Simulator
      Ibanez DE-7 Delay Echo
      Ibanez DL-10 Digital Delay
      Ibanez DML-20 Modulation Delay III
      Ibanez PDM1 Programmable Modulation Delay
      Korg 301DL Dynamic Echo
      Landscape EDY
      Line 6 ToneCore Echo Park
      Line 6 DL-4 Delay Modeler
      Marshall Echohead
      SIB! Mr Echo
      Tokai TDL-1 Digital Delay
      WaveBox Triton

      - Reverse:
      Boss DD-5 Digital Delay
      Danelectro Wasabi Forward-Reverse Delay
      Digitech XDD Digidelay Delay
      Electro-Harmonix 16 Second Delay

      REVERB:
      Efeito irmão do delay, a diferença está que ao invés de se ter uma única reflexão “indo e voltando” da origem sonora ao obstáculo, agora o reverb apresenta várias reflexões com vários tempos de atrasos diferentes, pois temos que imaginar vários obstáculos, uma mais perto outro mais longe e a reflexão do obstáculo mais próximo é mais rápido do que o que está mais longe..
      Numa sala de concerto, o som que espectador ouve contém tanto o som original produzido pela fonte (voz, instrumento acústico, sistema de sonorização, etc) quanto às milhares de reflexões desse som original, que bate no chão, paredes e teto, até chegar aos ouvidos, com um pequeno atraso. Essas reflexões são como milhares de ecos do sinal direto que, devido à sua grande quantidade, não são perecebidas exatamente como ecos, mas sim como “reverberação”.
      Baseados na reflexividade de um ambiente podemos distinguir os materiais de que ele é composto. Em salas grandes com paredes elevadas de tijolo a reverberação geralmente é muito pesada e precisa de algum tempo até cessar. Já uma sala pequena, com muitos objetos dentro, possui uma reverberação muito pequena, em geral nem percebida como tal. Entretanto, essa pequena reverberação de fato existe, e por essa a razão é que os projetistas de processadores de efeitos incluirem vários tipos básicos de reverberações, dando a eles nomes de tipos diferentes de “salas”. É muito natural, por exemplo, que uma programação de reverb chamada “Catedral” produza uma reverberação longa e muito densa, enquanto uma programação chamada de “Room” represente a acústica de uma sala muito menor.
      As primeiras unidades foram os reverbs de mola e de placa.
      Um reverb de placa é composto de uma placa fina de aço ou outro metal resistente coberto com liga de ouro, que é posto a vibrar pelo sinal a ser processado (reverberado). Em outro ponto da placa o sinal é captado por um transdutor e então adicionado ao sinal original.
      O reverb de mola usa o mesmo principio, mas o som reverberado possui uma qualidade inferior ao do sistema com placa. Sinais com muita dinâmica, como bateria, sofrem uma compressão alta quando reproduzidos num reverb de mola.
      Hoje os processadores de efeito conseguem emular qualquer tamanho de sala com superfícies distintas.
      Resumindo, o tipos de reverbs são Plate (sala pequena com superfícies muito reflexivas), Room (sala de porte médio – tem a intenção de soar um ambiente caseiro comum), Hall (sala de grande porte, ambientes amplos – som de Catedral), Chamber Hall (câmaras de concerto) e finalmente o usados por guitarristas, o Spring (reverb de mola dos amplis de guitarra).

      Os botões de regulagens que geralmente compõem essas unidades são:
      Reverb type – seleciona o tipo de sala a ser escolhida;
      Decay / Time – controle de duração do reverb até não ter nenhuma reflexão soando;
      Mix – controla a mistura do som reverberado com o som original;
      Diffusion – controle de densidade das reflexões;
      Pré-Delay – controle de tempo para que o som comece a reverberar

      Exemplos:
      Boss RV-2 Reverb
      Boss RV-3 Reverb Delay
      Boss RV-5 Reverb
      Danelectro Corned Beef Reverb
      Danelectro Spring King Spring Reverb
      DigiTech DigiVerb Digital Reverb Pedal
      Digitech TSR24 True Stereo Reverb
      Electro-Harmonix Holy Grail
      Guyatone MR-2 Micro Reverb
      Onerr DG-1 Digital Reverb
      Marshall Reflector Digital Reverb
      Rocktron Cyborg Digital Reverb Pedal

      Fernando de almeida
      Veterano
      # jan/07 · Editado por: Fernando de almeida
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      >>> Grupo dos efeitos de TONALIDADE <<<

      A esse grupo de efeitos pertence todos efeitos que atuam alterando a equalização (grave, médio, agudo) do som.
      São pertencentes desse grupo então Acoustic Simulator, Auto wah, WahWah, Envelop Filters, Equalizers, Filters, Pickup Simulator e qualquer outro que altere o timbre do som original utilizando apenas a alteração na equalização.

      EQUALIZER:
      É encontrado em diversos tipos de consoles como pedal, rack, em amplificadores, pedais de Drive/Distortion/Fuzz e outros efeitos possuem nem que seja um único botão que ofereça acréscimo ou corte de freqüências, para guitarra, geralmente, agudos e médios (que é onde está o segredo do timbre para a guitarra).
      Esses outros efeitos, provando que aquele controle pertence ao grupo dos efeitos de tonalidade, esse botão chamasse Tone.
      Os pedais exclusivamente de equalização são encontrados em dois tipos principais, o Paramétrico e o Gráfico.
      Como paramétrico (menos usado como equalizer e é encontrado nos pedais de distorção mais pesada como o Boss MT-2 e Marshall Jackhamer) permite ajustar as freqüências grave, aguda, média e região dessa média.
      Como gráfico (largamente usado por guitarristas), permite ajustar individualmente o ganho (ou redução) em faixas (bandas) separadas do espectro do sinal (normalmente 7 ou 10 bandas no caso de guitarra). O ajuste de cada banda é feito por meio de um controle deslizante, de forma que as posições desses controles permitem uma visualização imediata de como o equipamento está atuando sobre o sinal.

      Exemplos:
      Behringer Beq-700 Equalizer
      Boss GE-7 Equalizer
      Boss PQ-4 Parametric Equalizer
      DOD FX-40B Equalizer
      Line 6 FM-4 Filter Modeler
      Maxon GE601 Graphic Equalizer
      MXR 10 Band Equalizer
      MXR KFK-1 Kerry King Ten Band Equalizer

      WAH-WAH:
      Este efeito foi popularizado por muitos guitarristas de música pop, rock e blues, que usam pedais de wah-wah. O mestre Hendrix foi um dos guitarristas que fizeram a guitarra chorar usando esse efeito.
      Basicamente, é um filtro passa-banda que varre o espectro e atenua as freqüências baixas e altas durante a varredura. O efeito obtido é semelhante ao próprio nome “wah-wah”. Na verdade é preciso “ter a manha” para que o efeito fique legal.
      Alguns Wah-Wah digitais simulam várias vogais “faladas” quando esse pedal é acionado.
      A maioria dos wah-wahs funcionam com potenciômetro e uma chave liga/desliga que é acionada por pressão, localizada logo abaixo do pedal de controle contínuo. Mas existem pedais que são acionados automaticamente quando se encosta o pé no pedal, não usam potenciômetro e sim uma célula foto-elétrica, o que evita ruídos comuns em potenciômetros. Como tudo existe suas desvantagens e vantagem nesse sistema automático, não é possível usar um recurso que vários guitarristas usam que é o de usar o wah como “mid-boost” (o pedal fica na posição central – esse recurso é muito usado pelo guitarrista Santana).
      Assim como todos efeitos as características timbristicas serão variadas de modelo para modelo e de marca para marca.

      Exemplos:
      Boss FT-2 Dynamic Filter
      Boss PW-10 V-Wah Pedal
      Budda Bud-Wah
      Behringer HellBabe Wah
      Colorsound Wah Wah
      Danelectro Trip L Wah Pedal
      DigiTech EX-7 Expression Factory
      Digitech XP-100 Whammy Wah
      DOD FX-17 Wah Volume
      Dunlop 535Q Wah Pedal
      Dunlop 95Q Wah Pedal
      Dunlop Jimi Hendrix Wah Pedal
      Dunlop Original CryBaby Wah Pedal
      Dunlop Zakk Wilde Wah Pedal
      Dunlop 535QC Chrome Crybaby Wah Pedal
      Dunlop Crybaby Classic Fasel Inductor Wah Pedal
      Dunlop DB-01 Dimebag Crybaby From Hell
      Dunlop GCB-80 High Gain Volume Pedal
      Electro-Harmonix Fuzz Wah
      Fender Fuzz Wah
      Fulltone Clyde Wah
      Geoffrey Teese RMC1 Wah
      Ibanez WD7 Weeping Demon Wah Pedal
      Ibanez WH-10 Wah
      Line 6 FM-4 Filter Modeler
      Morley Bad Horsie 2 Contour Wah
      Morley Bad Horsie Wah
      Morley PBA-2 Bass Wah
      Morley PDW-II Distortion / Wah / Volume
      Onerr Cry baby CB-1
      Onerr Fat Boy1
      Onerr Fat Boy2
      Rocktron Black Cat Moan Wah Pedal
      Roger Mayer 9090A Wah Mod Upgrade
      Roger Mayer Vision Wah
      Roland Mister Multi-Mode Wah
      Shelter EWP-1 wah
      Snarling Dogs Blues Bawls Wah Pedal
      Thomas Organ Cry Baby Wah
      Tychobrahe ParaPedal Wah
      Vox 847 Wah
      Vox King Wah
      Vox V846 Wah
      Vox V847UJ Union Jack Wah
      Vox V848 Clyde McCoy Wah Wah Pedal
      Zvex Wah Probe


      AUTO WAH / DYNAMIC WAH / FILTERS / ENVELOP FILTERS:
      Os efeitos acima citados são semelhantes.
      No ''wah'' controlado com o pé, a variação que se dá ao pisar no pedal faz com que a onda sonora tenha certa região de freqüências acentuada: pisando-se até o fim do pedal, são ouvidas as freqüências mais agudas; voltando-se à posição inicial, ouvem-se as mais graves. No auto-wah, essa variação é feita de forma automática, de maneira que há sempre uma oscilação entre freqüências mais agudas e mais graves. É importante ressaltar que a onda padrão adotada é discretizada (formada apenas por 10 freqüências). Numa analogia semelhante à utilizada no efeito do tremolo, o auto-wah se assemelha a uma variação periódica no botão tone de um aparelho de som. Assim como o tremolo, ele possui dois parâmetros: um que determina a variação máxima da amplitude para as freqüências ressaltadas, e outro que define o quão rápido ocorrerá essa variação.
      No caso do Dynamic o Wah é determinado pela dinâmica (mais ou menos força) com que o instrumento é tocado. Assim que as cordas são tocadas com mais força ouve-se o efeito wah.

      Exemplos:
      Big Briar Mooger Fooger MF-101 Low-Pass Filter
      Boss AW-2 Auto-Wah
      Boss AW-3 Dynamic Wah
      Boss FT-2 Dynamic Filter
      Boss SP-1 Spectrum
      Boss SYB-3 Bass Synthesizer
      Boss TW-1 T-Wah
      Danelectro DJ24 French Fries Auto Wah Pedal
      Digitech XP-100 Whammy Wah
      DOD 440 Envelope Filter
      DOD FX-25 Envelope Filter
      DOD FX-25B Envelope Filter
      Dunlop Q-Zone
      Electro-Harmonix Q-Tron Envelope Filter
      Electro-Harmonix Q-Tron Envelope Filter Mini
      Electro-Harmonix Q-Tron Envelope Filter Plus
      Guyatone FB-X Funky Box
      Guyatone WR-2 Wah Rocker Envelope Filter
      Ibanez AF-9 Auto Filter
      Ibanez LF-7 Lo-Fi Filter
      Line 6 FM-4 Filter Modeler
      Menatone Mail Bomb Envelope Filter
      Musictronics/Mutron III Envelope Filter
      Musictronics/Mutron Micro-V Envelope Filter
      MXR Envelope Filter
      Zvex Seek Wah / Tremolo / Filter
      Zvex Wah Probe

      SIMULATORS:
      Os simuladores que se utilizam da equalização para atingir um timbre são vários. Os mais conhecidos são Pickup Simulator (single/humb. e humb/single), Acoustic Simulator (ainda não conheci um que transforma o som da guitarra em de violão), Speaker/Cabinet Simulator (1x10”, 2x10”, 4x10”, 1x12”, 2x12”, 4x12”, 1x15”), Simulamps (inicialmente vamos desconsiderar os sons distorcidos – embora também tenha a ver – e vamos considerar a simulação dos sons limpos), Mic. Simulator (simula diferentes posições do microfone à frente da caixa escolhida), etc.
      Pra quem gosta de timbre, encomendar esses simuladores é uma boa pedida pois são verdadeiros imitadores de timbres.
      Ah, mais uma coisa importante, simuladores, seja qual for, não faz milagre ...

      Exemplos:
      Boss AC-2 Acoustic Simulator
      Boss AC-3 Acoustic Simulator
      Koch Loadbox II Power Attenuator/Speaker Simulator
      Rockman Acoustic Pedal
      Sansamp GT-2 Amp. Simulator / Cabinet Simulator / Mic. Simulator
      Yamaha DG-Stomp Amp Modeling / Multi-FX Unit
      Zoom 510 Dual Power Driver Overdrive / Distortion
      Zoom GFX-8 Amp Modeling / Multi-FX Unit

      Fernando de almeida
      Veterano
      # jan/07
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      >>> Grupo dos efeitos de PITCH – altera afinação <<<

      Como disse anteriormente, se levarmos ao pé da letra, os efeitos que compõe o Pitch deveriam ser inclusos em modulação, pois neles há uma variação de freqüência.
      Permite alterar a freqüência do sinal original. É muito usado para mudar o tom (“pitch”) da nota original. Na voz os Pitchs são usados para criar vozes de monstros, patos, etc.
      Os dois mais famosos pedais de Pitch são o Whammy da Digitech e o Pitch Shifter da Boss.
      Esse grupo pode até ser dividido em grupos menores que são os Hamonizer, Octaves e Pitch Shifters. Há pedais que se encaixam em duas ou até três modalidades.

      Exemplos:
      - Harmonizer:
      Boss HR-2 Harmonist
      Boss PS-5 Super Shifter
      Digitech WH-1 Whammy Original
      Digitech WH-1 Whammy Reissue
      Digitech Whammy IV

      - Octaves:
      Arion MOC-1 Octave
      Boss HR-2 Harmonist
      Boss OC-2 Octave
      Boss PS-2 Pitch Shifter / Delay
      Boss PS-3 Pitch Shifter Delay
      Boss PS-5 Super Shifter
      Digitech WH-1 Whammy Original
      Digitech WH-1 Whammy Reissue
      Digitech Whammy IV
      Digitech XP-100 Whammy Wah
      Dunlop JH3S Jimi Hendrix Octave Fuzz
      Electro-Harmonix Octave Multiplexer
      Electro-Harmonix Octave Multiplexer Deluxe
      Fender Blender Fuzz Octave
      Fulltone Ultimate Octave Fuzz/Octave
      Musictronics/Mutron Octave Divider
      MXR Blue Box
      Pearl OC-07 Octave
      Prescription Electronics Experience Fuzz Octave Swell Pedal
      Roger Mayer Octavia Fuzz/Octave
      Roger Mayer Octavio Fuzz/Octave Prototype
      Yamaha OC-10 Octaver

      - Pitch Shifter:
      Boss HR-2 Harmonist
      Boss PS-2 Pitch Shifter / Delay
      Boss PS-3 Pitch Shifter Delay
      Boss PS-5 Super Shifter
      Digitech WH-1 Whammy Original
      Digitech WH-1 Whammy Reissue
      Digitech Whammy IV
      Pearl OC-07 Octave

      Fernando de almeida
      Veterano
      # jan/07 · Editado por: Fernando de almeida
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      >>> Grupo dos efeitos DINÂMICOS <<<

      Resumidamente esse grupo é composto dos efeitos que controlam a amplitude (volume) do sinal.
      Nesse grupo estão inclusos os efeitos Compressor, Limiter e outros efeitos menos usuais como Slow Gear. Como se trata de dinâmica o Pedal de Volume poderia se encaixar nesse grupo, mas como eu vou explicá-lo comparando com o pedal de Expressão resolvi encaixa-lo em outros.

      COMPRESSOR / LIMITER / SUSTAINER:
      O Compressor foi criado para controlar os picos de sinais e sinais baixos dando a ambos a mesma amplitude (volume) em gravações profissionais. Os sinais elevados são reduzidos e os baixos são elevados, gerando um som com menos variação de dinâmica, mais constante e com mais sustain.
      Pode também ser usado como Boost de pré ou de pós em Distorções e Drives, saturando mais o efeito no caso de pré ou aumentando o volume no caso de pós.
      Na mesma onda do compressor, o Limiter atenua os picos de freqüência e antecipa a sobrecarga do som. Faz uma parte daquilo que o Compressor faz, porém atua somente nos picos do sinal, alterando o ganho de entrada para manter um nível fixo.
      Já o Sustainer, comparado ao Limiter, faz a outra parte do trabalho de um Compressor, ou seja, amplifica o sinal fraco gerando maior sustentação.

      Os botões de regulagens que geralmente compõem essas unidades são:
      Level – controla o volume do sinal processado;
      Tone – corta ou adiciona freqüências agudas e médias-agudas;
      Attack – controla o tempo de ação da compressão.

      Exemplos:
      Anatone Time Stopper
      Barber Tone Press Compressor
      Boss CS-1 Compression Sustainer
      Boss CS-2 Compression Sustainer
      Boss CS-3 Compression Sustainer
      Dalenectro Surf & Turf
      Digitech Main Squeeze
      DOD FX-15 Swell
      Electro-Harmonix Black Finger Tube Compressor
      Guyatone ST2 Compressor / Sustainer
      Ibanez CP-5 Compressor
      Keeley Compressor
      Line 6 FM-4 Filter Modeler
      Line6 Constrictor Compressor
      MXR Limiter
      MXR Dyna-Comp Compressor
      Onerr Titanium Compressor
      Prescription Electronics Experience Fuzz Octave Swell Pedal
      Retrospec The Squeeze Box Compressor
      Rocktron Surf Tremolo/Compressor
      Rocktron Big Crush
      Ross Compressor
      Way Huge Saffron Squeeze Compressor



      >>> OUTROS EFEITOS <<<

      Resumindo, para falarmos de efeitos, levaria muito tempo, pois o assunto é muito vasto, principalmente se tratarmos desde como usa-los até entrar em detalhes mais profundos como o circuito como atua cada componente eletrônico do circuito, etc.
      Bom, fiz uma divisão em grupos onde encaixei alguns efeitos, mas nem todos se encaixaram nesses grupos, então eu os colocarei nesse grupo chamado outros e isso não quer dizer que esses efeitos tenham sua importância depreciada, mas ao contrário são muito importantes e vou tentar descrever seu funcionamento.

      NOISE GATE / NOISE SUPRESSOR:
      A qualidade do seu som é diretamente proporcional à qualidade dos equipamentos que você está usando o que estão inclusos os captadores, cabos, pedais, fonte dos pedais, amplificador e até a tensão das tomadas.
      Dependendo do efeito, por exemplo efeitos de ganho e compressores, que você estiver usando, um “hum” ou qualquer tipo de perturbação sonora (ruído) poderá ser ouvido prejudicando a qualidade da sua gravação ou apresentação ao vivo.
      Se o som principal for relativamente mais alto do que esse ruído poderá ser mascarado e praticamente não será notado. Porém nem sempre isso acontece... Aí entra a necessidade de se adquirir um pedal Noise.
      Mas qual Noise??? O Noise Gate ou o Noise Supressor???
      Bom não estou aqui pra te falar o que adquirir mas vou explica cada um deles e você decida o que vai adquirir!!!
      Os Noise Gates atenuam o sinal quando sua amplitude cai. O noise gate é regulado pra liberar a passagem de som somente a partir de certos decibéis, ou seja, se você para de tocar e não diminui o volume da guitarra, ele corta o som, dando um "mute". Mas na hora que você tocar, ele vai liberar a passagem de todo o som, inclusive os ruídos. No encadeamento ele é colocado em linha com os outros pedais. Em algumas aplicações esse método não é muito útil, uma vez que a transição “liga/desliga” é drástica, e soa muito pouco natural.
      O Noise Supressor atua como um filtro e com isso, ele elimina somente os ruídos que esses pedais criam, deixando somente o sinal da guitarra passar. Deve-se tomar cuidado, pois dependendo da regulagem ele pode cortar as pontas dos agudos, e causar perda de harmônicos. No encadeamento, o Noise Supressor não é ligado em linha como o Noise Gate, ele tem o SEND e RETURN e assim ligado ele estará continuamente filtrando o sinal evitando eventuais ruídos.
      No fim desse tópico vou exemplificar alguns setups e suas ligações onde em um deles terá um Noise Supressor ligado para melhor entendimento dessa ligação.

      Exemplos:
      Ebtech 2 Channel Hum Eliminator
      Rocktron Hush Pedal
      Boss NS-2 Noise Suppressor / Loop / Power Supply
      DOD FX-30B Noise Gate / Loop
      MXR Noise Gate / Line Driver

      PEDAL DE VOLUME / PEDAL DE EXPRESSÃO:
      Pra começar, não são os mesmos, não fazem a mesma coisa, um não pode fazer a função do outro (a menos que você tenha uma unidade que faça ambas funções como o Ernie Ball Stereo 25k Volume / Expression Pedal).
      Embora esses pedais sejam de fácil entendimento e de fácil aplicação, tem gente que faz uma confusão gigantesca com esses pedais.
      O Pedal de Volume atua como abaixador de volume e o volume máximo que você consegue atingir com ele é volume normal de como se esse pedal estivesse desligado. Mas isso é útil? Sim! Na hora de um solo alguns guitarristas usam um Boost ligado depois das distorções, o que é legal, mas e se ele quisesse abaixar o volume desse mesmo som? Abaixaria na guitarra? Na guitarra não pode porque ele vai perder a saturação nos pedais de ganho (vão distorcer menos) e isso não pode acontecer. É exatamente aí que entra o Pedal de Volume.
      No encadeamento o Pedal de volume deverá ser ligado sempre depois dos pedais de ganho/saturação (Distorção/Drive/Fuzz), pois se for ligado antes, como comentei acima o pedal de ganho perderá saturação. Ligado depois, o volume será controlado sem perder a saturação.
      PS. Existem hoje alguns pedais de volume High Gain que aumentam o volume além da amplitude original.
      O Pedal de Expressão é uma unidade que sozinha ela não faz absolutamente nada! O pedal de expressão precisa e um outro pedal para poder ter uma função. Por exemplo, o Line6 POD XT (não a Live) não tem nenhum pedal e todos os comandos são manuais. No caso de uma performance ao vivo, a POD XT tem uma entrada para um pedal de expressão e nesse pedal de expressão você pode regular, para controlar com ele, o ganho/saturação da distorção, o volume de saída do som, o wah-wah (é você pode regular o pedal de expressão para virar um wah-wah) e enfim, todo e qualquer parâmetro que a POD XT permitir controlar pode ser controlado pelo pedal de expressão.
      Em pedaleiras, todas que tenham um foot de controle contínuo, esse foot é um pedal de expressão. Numa Digitech RP-300A, o pedal de expressão pode controlar praticamente todos os parâmetros dos efeitos de Modulação (resumidamente Rate, Depth e Regen), dos efeitos de Ganho (nesse caso o principal é o parâmetro Gain que controla a quantidade de distorção) além de Wah-wah, Whammy, Volume, etc, isso tudo em tempo real.

      Exemplos:
      Boss FV-500H Mono Volume Pedal
      Boss FV-500L Stereo Volume Pedal
      Boss FV-50H Stereo Volume Pedal
      Boss FV-50L Stereo Volume Pedal
      DOD FX-17 Wah Volume
      Dunlop High Gain Volume Pedal
      Dunlop TVP-1 Tremolo Volume
      Ernie Ball 6165 Stereo Volume/Pan Pedal
      Ernie Ball 6166 Mono Volume Pedal
      Ernie Ball Stereo 25k Volume / Expression Pedal
      Goodrich Model 120 Volume Pedal
      Goodrich Model 120 Volume Pedal
      Line 6 EX-1 Expression Pedal
      Morley Little Alligator Volume Pedal
      Morley PDW-II Distortion / Wah / Volume
      Morley PVO Volume Pedal
      Onerr MV500
      Roland FV-300H Volume Pedal
      ShoBud Volume

      SYNTH (SINTETIZADOR):
      Essas unidades simplesmente emulam sons de outros instrumentos. Por exemplo, num Roland GR-20 pode-se “tirar” um som de violino, ou piano, ou trompete e até efeitos como vento, mar, percussão, enfim como se fosse um teclado.
      Em unidades mais simples de sintetizador o efeito que se tem é somente um som eletrônico desses usados em músicas techno. Em outros se tem só uns efeitos mais doidos que eu classifico como indefinido e que são usados somente em aplicações muito específicas.

      Exemplos:
      Boss SYB-3 Bass Synthesizer
      Digitech XP-300 Space Station
      Electro-Harmonix Guitar Micro Synthesizer
      Line 6 FM-4 Filter Modeler
      Roland GR-1 Guitar Synth
      Roland GR-30 Guitar Synth
      Roland GR-700 Guitar Synth
      Roland VG-8 Guitar Synth / Amp Modeler / Multi-FX


      SAMPLER / LOOPER:
      São pedais que gravam por um determinado um frase que está sendo tocada e depois ficam reproduzindo-as indefinidamente. Essas unidades em muitos casos são acompanhadas do efeito Delay.

      Exemplos:
      Akai E1 Headrush Delay Echo Looper
      Boomerang Phrase Sampler / Looper
      Boss DSD-2 Sampler Delay
      Digitech PDS-8000 Echo Plus Delay Sampler
      Digitech XDD Digidelay Delay
      DOD DFX-94 Digital Delay / Sampler
      Electro-Harmonix 16 Second Delay


      SWITCHES (CHAVES):
      Esse não é um pedal de efeito e sim um pedal que atua junto com outros pedais de efeitos (e amplis) ligando e desligando os efeitos. Resumidamente os Switches não passam de liga/desliga. Algumas unidades além de liga/desliga podem ser usadas para direcionar para onde o sinal vai, que é o caso dos A/B Box e A/B/Y Box. Ou ainda numa mesma unidade pode ter mais de um liga/desliga que é o caso do Looper que tem um on/off (liga/desliga) para cada loop da unidade.

      Exemplos:
      - A/B:
      Boss LS-2 Line Selector / Loop / Power Supply
      DOD 270 A/B Box
      DOD FX-30B Noise Gate / Loop
      Morley A/B/Y Switch Box
      Whirlwind A/B Selector

      - A/B/Y
      Morley A/B/Y Switch Box
      Whirlwind A/B Selector

      - Looper:
      Boss LS-2 Line Selector / Loop / Power Supply
      Boss NS-2 Noise Suppressor / Loop / Power Supply
      Boss PSM-5 Power Supply / Loop
      DOD FX-30B Noise Gate / Loop
      Loooper Custom Looper

      - On/Off:
      Boss FS-5L Latching Footswitch
      Vox VFS2 Footswitch
      E todos os de amplificadores


      AFINADORES:
      Bom essa é fácil, com esse equipamento você afina cada corda do seu instrumento de acordo com a freqüência que cada corda gera. O afinador só indica em qual freqüência está (e logicamente irá mostrar qual nota é referente a essa freqüência). Como em qualquer modalidade de equipamentos sempre existem alguns modelos com alguns recursos a mais e com os afinadores não seria diferente. Algumas unidades afinam a guitarra sozinha, outro afinadores mandam uma luz sobre a corda tocada e “detecta” qual corda é e em qual freqüência está, etc.
      Os modelos mais usados são os afinadores de mão e os em formato de pedal.

      Exemplos:
      Arion HU-8500 / 8550 Stage Tuner
      Boss TU-12 Chromatic Tuner
      Boss TU-12H Chromatic Tuner
      Boss TU-2 Chromatic Tuner / Power Supply
      Korg DT-1 Digital Tuner
      Korg DT-10 Digital Pedal Tuner


      CONTROLLERS:
      São unidades que, assim como o Pedal de Expressão, não possuem nenhum efeito, esses somente controlam efeitos originados em outras unidades de efeito.

      Exemplos:
      ADA MPC Midi Foot Controller
      Big Briar EP-1 Expression Pedal
      Boss FC-50 Midi Foot Controller
      Custom Audio Electronics RS-10 Midi Foot Controller
      Digital Music Corp GCX Ground Control
      Digitech Whammy IV
      Dunlop Uni-Vibe / Wah Controller Pedal
      Gibson EFC-7 Echoplex Digital Pro Foot Controller
      Korg Midi Footswitch Controller
      Lexicon MPX R1 Midi Foot Controller
      Line 6 FB-4 Foot Controller
      Line 6 FBV Foot Controller
      Mesa/Boogie Abacus Midi Foot Controller
      Oberheim Echoplex Digital Pro Foot Controller
      Pete Cornish Controller Pedalboard
      Pete Cornish Custom Foot Controller
      Rockman Midi Foot Controller
      Rocktron All Access Midi Foot Controller
      Rocktron Midimate Foot Controller
      Roland EV-5 Expression Pedal
      Roland FC-100 Midi Foot Controller
      Roland FC-100 MKII Midi Foot Controller


      DIRECT BOX:
      Em muitas situações pode ser necessário conectar a guitarra ou o baixo diretamente ao mixer, em vez de microfonar o som do amplificador. O problema é que ao se conectar uma guitarra ou baixo diretamente à entrada de um mixer o som não fica bom, pois os captadores comuns geralmente produzem um sinal de nível baixo e possuem alta impedância de saída, incompatíveis com as entradas dos mixers, que geralmente possuem impedância relativamente baixa e esperam sinais de nível mais alto.
      A incompatibilidade de níveis tende a produzir ruído, pois o pré-amplificador do mixer tem que compensar aumentando o ganho. Já a incompatibilidade de impedâncias, além de também afetar o nível, pode produzir alterar a resposta de freqüências. Por exemplo, ao se conectar uma guitarra diretamente à uma entrada com impedância muito baixa pode não afetar muito o nível, mas causa uma perda na resposta de freqüências altas, deteriorando o som original.
      O Direct Box é o cara que resolve essa incompatibilidade.

      Exemplos:
      Behringer GI100 Ultra-G DI Box
      Behringer GDi21 Simulamp / Direct Box
      Behringer ULTRA-DI DI400P Passive Direct Box
      Behringer ULTRA-DI DI100 Direct Box
      ART ARTcessories Zdirect Professional Passive Direct Box
      Radial J48 MK2 48V Phantom Power Active Direct Box
      Whirlwind Director Deluxe Direct Box
      Pro Co DB-1 Direct Box
      Nady DB-1 Direct Box
      Boss DI-1 Direct Box
      MXR M-80 Bass Direct Box with Distortion


      OUTROS:
      Bom com certeza eu não citei todos os efeitos aqui, mas acredito que citei os principais. Só para deixar registrado, existe também o Talk Box, efeito em que a boca do guitarrista é usada como um tipo de “caixa de ressonância”. O som sai de um mini-amplificador que passa por uma mangueira que fica próxima a um microfone e ao aproximar a boca dessa mangueira o que o guitarrista disser o ou formato que ele fizer com a boca, dará uma característica no som.

      Fernando de almeida
      Veterano
      # jan/07 · Editado por: Fernando de almeida
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      >>> Grupo das MULTI-EFEITOS <<<

      Bom como o próprio nome diz, equipamento que gera vários efeitos.
      Sobre os efeitos, as regulagens de cada um são basicamente as mesmas dos efeitos acima citados e em alguns casos os efeitos tem alguma regulagem de um recurso adicional.
      A maior discussão sobre pedaleiras hoje, é a qualidade dos sons e timbres, fidelidades nas simulações, latência zero (latência = A latência é o tempo necessário para localizar os efeitos e esse começar a atuar. Esse tempo gera um atraso que entre uma mudança de patche e outros fica um “mute” no ar) e outros parâmetros.
      Na verdade a pedaleira, hoje, é a salvação pra muitos músicos que não tem grana pra comprar vários pedais. Até mesmo as pedaleiras mais caras como a Boss GT-8, POD XT Live, Digitech GNX300, Zoom G9.2tt, se pegar cada efeito de uma delas e for comprar tudo em pedais separados, fica muito mais caro.
      Bom e como escolher uma pedaleira legal? Bom tecnicamente falando, a conversão A/D/A (analógico/digital/analógico) tem que ser acima de 20 bits (indico as de no mínimo 24 bits). O que têm essa taxa de conversão muito provavelmente tem um processador legal e certamente os efeitos e timbres dela serão no mínimo razoável.
      Não vou me aprofundar muito em pedaleiras, pois o objetivo é falar de efeitos e como eu disse a parte de regulagens são praticamente as mesmas para efeitos como descrito acima exceto algum recurso adicional.
      PS: Acima citei somente as pedaleiras digitais, mas existem também as pedaleiras analógicas que são nada mais do que vários efeitos analógicos fixados numa caixa única.

      Exemplos:
      Boss GT-5
      Boss GT-6
      Boss GT-8
      Boss GT-6B
      Boss ME-30
      Boss ME-33
      Boss ME-6B Bass
      Digitech RP-1
      Digitech RP-10
      Digitech RP-12
      Digitech RP-21
      Digitech RP-50
      Digitech RP-80
      Digitech RP-100
      Digitech RP-200
      Digitech RP-200A
      Digitech RP-300
      Digitech RP-300A
      Digitech GNX3000
      Ibanez PUE-5
      Landscape Triexf Guitar (analógico)
      Landscape Triexf Overtone (analógico)
      Landscape Triexf Bass(analógico)
      Line6 Floor POD
      Line6 POD 2.0
      Line6 POD XT
      Line6 POD XT Live
      Roland GT-6 Guitar Processor
      Roland VG-8 Guitar Synth / Amp Modeler
      Yamaha DG-Stomp Amp Modeling
      Zoom 505II Multi-FX
      Zoom G2
      Zoom G9.2tt
      Zoom GFX-8 Amp Modeling

      Fernando de almeida
      Veterano
      # jan/07 · Editado por: Fernando de almeida
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      SETUPS COM OS EFEITOS MAIS USADOS NO MUNDO

      Fiz uma pesquisa e levantei quais são os efeitos (marca e modelo) mais usados por guitarristas no mundo todo. Pesquisei vários músicos de bandas famosas (todas internacionais) que têm certo prestígio no mercado.
      Então exemplificarei em dois setups onde no primeiro estão os efeito mais usados (cada um em sua categoria) e no segundo os segundos mais usados.

      Usei uma seqüência que eu gosto muito e indico essa seqüência para quem perguntar sobre encadeamento dos efeitos. Algumas vezes eu só inverto a posição do Compressor com o Pitch. Vejam:

      Afinador -->Wah -->Compressor -->Pitch -->Boost -->Overdrive -->Distortion -->Fuzz -->Equalizador -->Chorus -->Flanger -->Phase -->Volume -->Delay -->Reverb

      Primeiros colocados:
      Boss TU-2 Afinador -->Dunlop Original Cry Baby Wah --> Boss CS-3 Compressor --> Digitech Whammy 1 --> MXR MicroAmp Boost --> Ibanez TS-9 TubeScreamer --> Eletro-Harmonix Big Muff --> Dunlop Fuzz Face -->Boss GE-7 Equalizer -->Boss CH-1 Chorus -->Boss BF-2 Flanger -->MXR Phase 90 -->Ernie Ball 6166 mono Volume -->Boss DD-3 Delay -->Boss RV-3 Reverb.

      Segundos colocados:
      Boss TU-2H Afinador -->Vox 847 Wah -->MXR Dyna-Comp Compressor -->Boss OC-2 Oitavador -->Zvex Super Hard-On Boost -->Boss SD-1 SuperOverdrive -->Boss DS-1 empatado com ProCo Rat II Distortion -->Boss FZ-2 Fuzz -->MXR 10 Band Equalizer -->Dunlop Rotovibe empatado com Dunlop Univibe -->ElectroHarmonix Electric Mistress Flanger -->Boss PH-2 Super Phaser -->Boss FV-50H Stereo Volume -->Line6 DL-4 Delay -->Boss RV-2 empatado com ElectroHarmonix Holy Grail Reverb.


      É isso aí pessoal. Caso vocês tenham alguma dúvida me mandem aí, sobre algum efeito, ligação (me fale seu setup e eu passo as opções de ligação) etc.

      Fontes de consulta para esse tópico:
      http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca
      Vários workshops assistidos no IGT com o especialista em setup Silas Fernandes e apresentações de empresas fabricantes de efeitos.
      http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-474420020 00200008
      http://www.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/audio/efeitos/effx.html#Phas e
      http://www.mvhp.com.br/pedais.htm
      http://www.music-center.com.br
      http://www.music-center.com.br/proc_aud02.htm
      http://www.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/index.html
      http://www.guitarx.com.br/index.asp?url=library_html/destaque/021204_h tml/vz021204_evolucao.htm
      http://www.sonora.iar.unicamp.br/bancosonoro/valente/pdfs/daniel.PDF
      www.musiciansfriends.com



      Sites dos principais fabricantes nacionais e importados (retirados do tópico do nosso amigo paulão jazz e do meu sobre sites de fabricantes). Aproveitem eles para ouvir samples do efeito que você estiver procurando (a maioria deles têm sample). Os fabricantes que não tiverem samples, você pode procurar em www.musiciansfriends.com que os pedais lá vendidos possuem samples.

      Nacionais
      http://www.56inc.com
      http://www.andyeffect.com/index1.htm
      http://www.beggiato.com.br/beggiato2.htm
      http://blueaim.com.br/
      http://www.danamp.com.br/
      http://www.dynaboxx.com.br/
      http://www.efxpedais.com/
      http://www.empowerlabs.com.br/
      http://www.empowerlabs.com.br/
      http://www.guitartech.com.br/
      http://www.hobbertt.com.br/porthom.htm
      http://www.hurricane.effects.pop.com.br/index.htm
      http://www.landscapeaudio.com.br/produtos2.asp?cat_id=4
      http://www.mgmusic.net/default.asp
      http://www.onner.com.br
      http://www.tmiranda.com/principal.htm
      http://www.silvaohandmade.com/
      http://www.vibeguitars.com.br/
      http://www.wavebox.com.br/
      http://www.esiaudiosystem.com/
      http://plan9pedalscombr.t5.com.br/
      http://www.atelieraudio.com/
      http://br.geocities.com/lppedais
      http://www.pedrone.com.br

      Importados:
      http://www.akaipro.com/
      www.alesis.com/
      www.ampeg.com/
      www.aphex.com/
      www.bbesound.com/
      www.behringer.com/
      www.bixonic.com/
      www.bossus.com/
      www.budda.com/
      www.carlmartin.com/
      www.coffincase.com/
      www.coreoneproduct.com/
      www.coreoneproduct.com/
      www.damagecontrolusa.com/
      www.danelectro.com/
      www.analogman.com/diazfx.htm
      http://digitalmusic.weblogsinc.com/
      www.digitech.com/
      www.stevesmusiccenter.com/DNAAnalogic.html
      www.dod.com/
      www.jimdunlop.com/
      www.ebtechaudio.com/
      www.edirol.com/
      www.ehx.com/
      www.gguitars.com/emma.html
      www.ernieball.com/
      www.fender.com/
      www.fishman.com/
      www.foxxpedals.com/
      www.furmansound.com/
      www.fulltone.com/
      www.gatorcases.com/
      www.george-dennis.cz/
      www.gibson.com/
      www.gig-fx.com/
      www.godlyke.com/
      www.guyatone.com/
      www.hiwatt.com/
      www.hughes-and-kettner.com/
      www.ibanez.com/
      www.jacquesstompboxes.com
      www.robertkeeley.com/
      www.korg.com/
      www.krankamps.com/
      www.line6.com/
      www.m-audio.com/
      www.maestroeffect.com/
      www.marshallamps.com/
      www.maxonfx.com/
      www.moogmusic.com/
      www.morleypedals.com/
      www.silvermachine.de/
      www.nady.com/
      www.pedalpad.com/
      www.pedaltrain.com/
      www.petersontuners.com/
      www.pignose.com/
      www.pigtronix.com/
      www.planetwaves.com/
      www.procosound.com/
      www.rocktron.com/
      www.rogerlinndesign.com/
      www.roland.com/
      http://www.rolls.com/
      www.sabine.com/
      www.seymourduncan.com/
      www.skbcases.com/
      www.snarlingdogs.com/
      www.soldano.com/
      www.pedalsnake.com/
      www.t-rex-engineering.com/
      www.taylorguitars.com/
      www.tcelectronic.com/
      www.tech21nyc.com/
      www.thdelectronics.com/
      www.toneworks.com/
      www.vhtamp.com/
      www.visualsound.net/
      www.voodoolab.com/
      www.voxamps.co.uk/
      www.yamaha.com/

      Fernando de almeida
      Veterano
      # jan/07
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      O meu próximo projeto agora é um projeto social para guitarristas do fórum que, devido condições, não têm como adquirir efeitos.

      Mais detalhes nesse tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/152776/

      Bog
      Veterano
      # jan/07
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      Fernando de almeida

      Meu... estou espantado. Sério. Não li tudo. Provavelmente jamais terei coragem de ler. Notei alguns errinhos de português, mas isso nem de longe tira o teu mérito. Ficou foda mesmo! Parabéns pelo esforço.

      Fernando de almeida
      Veterano
      # jan/07
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      Bog
      Vlaew cara, tenho que me desculpar com o pessoal do FCC pois prometi esse tópico a muito tempo e só postei agora ... é que eu trabalho das 5:00 às 17:30 vou pra faculdade das 18:00 às 23:00 chego em casa 00:15 e o tempo que eu pego pra fazer o esquema é na hora do almoço, ou dez minutinhos à noite, de domingo um pouco (tenho que dar uma assistência pra namorada tb), sabado não pois trabalho das 8:00 às 17:00 e toco guitarra a noite ... Bom tarde mas está aí.

      Abraços.

      Rifferman
      Veterano
      # jan/07
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      Fernando de almeida
      tem um monte aqui (q nem eu) q sabe isso mas num tem coragem de faze um mega topic q nem vc.
      ja vi varios parecidos, mas nenhum tão completinho assim, mto bom msm. parabéns!

      Stick nesse topico aew!

      BaNdAiD
      Veterano
      # jan/07 · Editado por: BaNdAiD
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      Fernando de almeida

      Bog
      Não li tudo

      Eu li tudo! e digo uma coisa, ficou muito legal!!! acredito que esse assunto agora está bem esclarecido!! Tem bastante informação ai!!

      Parabens cara!!! Muito bom!

      Agora quem não usar a busca...

      STICK!!

      Fernando de almeida
      Veterano
      # jan/07
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      BaNdAiD
      Será que vai rolar um Stick?

      Penta_Blues
      Moderador
      # jan/07 · Editado por: Penta_Blues
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      Bom dia!!!

      Fernando de almeida
      Excelente, meu camarada!!!
      Como promessa é dívida, vc paga e com juros, pois ficou melhor do que eu imaginava.
      Claro que o assunto é mesmo imenso e não se acaba com este tópico ou com os dos nossos camaradas BaNdAiD e Rachmaninoff, mas que ambos se tornaram fonte de consulta obrigatória pra quem pretende entender um pouco de efeitos, isso não há dúvida!
      De agora em diante as respostas para tópicos criados abordando dúvidas sobre efeitos será: Já leu os tópicos do Fernando de almeida, do BaNdAiD ou do Rachmaninoff?...rs
      Parabéns mesmo!!!
      Valeu!!!

      Jeff Loomis
      Veterano
      # jan/07
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      Fernando de almeida

      cara , será q vc pode explicar melhor o q o noise supressor faz?

      ele tem o send return mas tem a entrada e saida normal tbm...

      eu devo usar ele dessa forma?:

      guitarra->noise supressor->dist->amp.

      se sim , qual das entradas eu terei q usar???

      explique melhor esse lance de send return e o modo de usar..

      Fernando de almeida
      Veterano
      # jan/07
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      Jeff Loomis
      Cara o noise supressor tem o input, output e tem o send e return para ligar outros pedais em loop.
      Bom, quais pedasi devem ser colocados no loop??? Fácil, os pedasi que geram ou amplificam qualquer tipo de ruído e são eles distorções, overdrives, fuzz, boost, compressor, etc.

      A ligação fica assim:
      Guitarra --> noise supressor --> chorus --> flanger --> phase --> delay --> reverb --> ampli

      E no LOOP do Noise Supressor:
      send do noise supressor --> wah --> compressor --> overdrive --> distorção --> equalizador --> return do noise supressor

      Não sei quais são todos os efeitos que vc tem mas é só seguir o esquema acima e os efeito que vc não tiver é só pular e ir pro próximo pedal.

      Falow

      Fernando de almeida
      Veterano
      # jan/07 · Editado por: Fernando de almeida
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      Penta_Blues
      Obrigado cara, é legal receber elogios de um cara bem considerado no fórum.

      Brow, vc viu os setups com os efeitos mais usados por guitarristas no mundo??? O que achou????

      Jeff Loomis
      Veterano
      # jan/07
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      Fernando de almeida

      Valeu mesmo cara , eu só tinha duvida no noise supressor mesmo.

      mas tirando mais uma dúvida , os pedais q estiverem no loop vao vir logo após a guitarra e dai os q estiverem na saida normal ficariam depois?por exemplo:

      guitarra->wha->dist->chorus->delay->ampli né???


      porra , tenho q comprar um noise supressor pra mim , sabe quantos ta custando um da boss ou a imitação da behringer???

      nao sei se tem outra marca fazendo clone...

      Jeff Loomis
      Veterano
      # jan/07
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      por exemplo , o noise supressor tira os ruidos da guitarra , manda pro send , pega o return , tira os ruidos de novo e manda pro out?

      ou ele pega o in , manda pro send , pega o return , tira os ruidos e manda pro out?

      Fernando de almeida
      Veterano
      # jan/07 · Editado por: Fernando de almeida
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      Jeff Loomis
      guitarra->wha->dist->chorus->delay->ampli né???

      Cara ocultando o noise a ordem de ligação que fica é essa mesmo.
      Imagine essa ordem de ligação que vc postou, agora imagine que do wah até o último pedal de distorção eu coloque um equipamento de filtragem de ruidos ... esse é o supressor.

      Colocando tudo em linha reta fica:
      guitarra -> in noise -> send noise -> wha -> dist -> return noise -> chorus -> delay -> ampli (entre o send noise e o return noise o ruído é filtrado)

      Jeff Loomis
      Veterano
      # jan/07
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      Fernando de almeida

      valeu , grande ajuda!!!

      Penta_Blues
      Moderador
      # jan/07
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      Bom dia!!!

      Fernando de almeida
      Brow, vc viu os setups com os efeitos mais usados por guitarristas no mundo??? O que achou????
      Eu ainda não tinha chegado nesta parte...rs
      Cara, taí um aspecto que eu não imaginaria colocar numa matéria a respeito de pedais. Com ela vc não só exemplificou uma cadeia de sinal como também informou a sequencia mais indicada (já que é a mais usada) e de quebra sugeriu os melhores pedais. Três coelhos com uma só cajadada...rs
      Olha, assim como todo o restante do tópico tá de muito bom conteúdo. Digno de se ler com calma e atenção.
      Eu gostaria de sugerir, caso vc queira, um pequeno texto que li numa revista que fala sobre os efeitos mais comuns para cada gênero musical.
      Valeu!!!

      PS: Me lembrei que esta sua matéria foi cruelmente sabotada e vc teve que começar do zero...rs

      STICK JÁ!!!

      Fernando de almeida
      Veterano
      # jan/07
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      Penta_Blues
      Eu gostaria de sugerir, caso vc queira, um pequeno texto que li numa revista que fala sobre os efeitos mais comuns para cada gênero musical.
      Manda aí ...

      PS: Me lembrei que esta sua matéria foi cruelmente sabotada e vc teve que começar do zero...rs
      Meu sobrinho ... acabei tendo que dar um game pra ele pra parar de jogar no meu computador ...

      Vamos ver se vai rolar Sitck.
      Falow

      I.Nosferatu
      Veterano
      # jan/07
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      Fernando de Almeida
      Show de bola! Mandou bem... belo guia!
      Ainda não li completamente, fiz só uma leitura dinamica, mas da pra perceber seu empenho... Muitas horas de pesquisa?
      De qualquer forma depois volto por aqui e leio com mais calma!

      Fernando de almeida
      Veterano
      # jan/07
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      I.Nosferatu
      Muitas horas de pesquisa?
      Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuitas horas!!!!

      No Word usando folha tamanho A4, fonte Times New Roman Tamanho 12, com espaçamento entre linha simples, foram 28 páginas.

      I.Nosferatu
      Veterano
      # jan/07
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      Fernando de Almeida

      He he he... tava inspirado hein!

      Fernando de almeida
      Veterano
      # jan/07
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      I.Nosferatu
      He he he... tava inspirado hein!
      Na verdade eu tinha prometido pro pessoal aqui do FCC um esquema desse e devido pouco tempo que tenho demorei a fazer mas enfim saiu ... estou agora com um projeto social para ajudar o pessoal do FCC que não tenham condições de adquirir efeitos ( esse http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/152776/ ) ... vamos ver se vai dar certo.

      marrone
      Veterano
      # jan/07 · Editado por: marrone
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      putz ein kra!! fui um dos primeiros a ler isso daqui hehe assim como tds os outros que ja postaram aqui hehe

      meu, esse foi o melhor tópico que eu ja vi no que diz respeito as definições de cada efeito. meu, vc fez uma pesquisa muito grande pra isso eim! com toda certeza esse tópico será sempre lembrado, principalmente pelos iniciantes em set-up de pedais, pedaleiras e efeitos variados! não vejo a hr de começar a criar meu timbre hehe!

      merece stick e urgente

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