【FIXO】 CABOS ajuda com timbre

Autor Mensagem
has4
Veterano
# jun/08
· votar


problema de Osmar
shoyoninja
kkkkkk


edalko, você deve ter ouvido falar no OSMAR? OS MÁ contatos! (Problemas de OSMAR, é muito boa! Serve para outras também kkkkkkkk)

shoyoninja, Parabéns pelo técnico comentário! \º/\o/\0/\O/ Só gostaria mesmo é de entender melhor tudo isso também, e melhorar algumas coisas pora qui rsrsrs! Vai um pontnho + pra vc aí, man!

edalko
Veterano
# jun/08 · Editado por: edalko
· votar


Essa do Osmar é mais velha do que eu...
Aliás, essa foi a primeira providência tomada... Não havia mal contato.


Episódio 3: o teste

Consegui dar uma fugida na hora do almoço e testei um pouco (30 minutos) os cabos.

Olha, com o novo cabo que fiz (cabo Sto Angelo G50 + plugue Australiano) a guitarra soou mais encorpada, com mais punch, os graves saíram bem mais definidos, e o quak quak da strato se manteve.

O Horizon por sinal manteve o quak quak mas ele perde um pouco no punch de graves.

O cabo antigo da Sto Angelo deu uma resposta parecida com o G50 novo.

Contudo, como meus cabos que haviam entre os pedais eram de diversas marcas e bitolas, com plugues diferentes, hoje em que todos eram G50 com plugues australianos talvez por fé, o som esteja melhor.

Na pior das hipóteses estou com cabos agora de qualidade, com plugues de qualidade, e confiáveis. Não tem mais ruído quando mexo nos cabos. E o custo foi baixo, em termos.

Contudo, senti que os pedais estão soando diferente agora. Ou seja, realmente os cabos e plugues estavam influenciando no som.
Alguns pedais estão soando extremamente melhores e outros nem tanto. Mas isso vou testar com mais calma no final de semana.

Para eu fazer esses testes com mais precisão, eu deveria ter mais tempo e um lugar onde pudesse abrir legal o volume do amp e sentir bem a dinâmica de tudo.

Vou ver se consigo fazer isso final de semana. Porém vou ter ensaio na 5a. e posso já na sexta dar um veredito acerca de "mistério".

Nefelibata
Veterano
# jun/08
· votar


edalko

Que bom kra! depois posta pra gente ae o q achar!

tb tou encucado com meus cabos, e um deles tah dando mal contato... ¬¬

has4
Veterano
# jun/08
· votar


com o novo cabo que fiz (cabo Sto Angelo G50 + plugue Australiano) a guitarra soou mais encorpada, com mais punch, graves mais definidos, e o quak quak da strato se manteve

O Horizon por sinal manteve o quak quak mas ele perde um pouco no punch de graves.

Não tem mais ruído quando mexo nos cabos.

realmente os cabos e plugues estavam influenciando no som.
Alguns pedais estão soando extremamente melhores e outros nem tanto


Já está uma maravilha, então! Valeram a correria, e o melhor, suas pesquisas e valerão ainda o repasse delas aqui, para muitos de nós! edalko quando tiver mais tempo e um lugar onde possa abrir legal o volume do amp e sentir bem a dinâmica de tudo, finalmente os detalhes melhorarão, acredito! Boa Sorte e conte-nos o resultado da 4ª etapa!

Johnny Favorite
Veterano
# jun/08
· votar


Nefelibata
Perdão, mas não entendi o q vc quis dizer O.o

Resposta em tópico errado.

Nefelibata
Veterano
# jun/08
· votar


Johnny Favorite

Ahh tah... imgino q foi no tópico que roubaram os equips do kra.

Gasoline
Veterano
# jun/08
· votar


Olha não entendo tanto de cabos, só uso 2 regras para cabos.

1) deu qualquer ruidinho, um minimo de mal contato, aparentou ter qualquer problema, LIXO para ele.

2) sempre compro cabo "de grife". Gosto muito dos Spectraflex (que são pouquissimos citados aqui).

Basicamente, seguindo isso, não tenho tido problemas com cabos, em alguns anos já.

Johnny Favorite
Veterano
# jun/08
· votar


Nefelibata
Ahh tah... imgino q foi no tópico que roubaram os equips do kra.
sim.

Hendrix_ssa
Veterano
# jun/08
· votar


ja que a galera entendi muito de cabos, poderiam criar um tópico "guia definitivo de cabos" com modelos e seus fabrincantes de exemplo! :)

SK8Boy
Veterano
# jun/08
· votar


Hendrix_ssa
Boa idéia, ia me ajudar bastante, pois to nesssa de pesquisar, pesquisar e pesquisar tem um tempo jah

SK8Boy
Veterano
# jun/08
· votar


edalko
Eafinal, como fikou os cabos q vc fez?
No msm nível dos Horizon ou a msm coisa q o St Angelo?

has4
Veterano
# jun/08
· votar


ja que a galera entendi muito de cabos, poderiam criar um tópico "guia definitivo de cabos" com modelos e seus fabrincantes de exemplo! :)
Hendrix_ssa

Hendrix_ssa, na verdade, não entendemos não, estamos no mesmo barco, tods querendo aprender sobre tudo com o fim obtermos um bom timbre, performance, etc., mas olha, a sua idéia é bem interessante mesmo, então, tentemos fazer deste mesmo tópico, o TÓPICO OFICIAL para estas discussões relacionadas a CABOS, e para que seja o local onde postemos outras importantes informações e pesquisas, incluindo modelos, fabrincantes, preços, etc.

O SK8Boy já está apoiando a sua idéia também! Segundo ele, está nessa de pesquisar, pesquisar... quem sabe ele também poderá trazer pra gente algumas matérias ou dados que ele enocntrou em suas própria pesquisas?

Bom, seria legal iniciarmos postando links com fotos, informações, etc. INICIEMOS, pois!

SK8Boy
Veterano
# jun/08
· votar


Hendrix_ssa
has4

Qdo estiver no pc de ksa, virei aki pra falar o q tenho lido, visto e testado a respeito desse assunto, e tbm vou expor algumas dúvidas minhas relativas ao mesmo.

Ah, a idéia do "tópico oficial" é ótima, uma vez q é um assunto interessante e de suma importância no que se refere ao timbre, e ainda ñ existe um tópico mais específico e com mais detalhes sobre isso.
abç

Hendrix_ssa
Veterano
# jun/08
· votar


seria massa tambem se as pessoas falassem de cabos custo-benefício! como guitarras que todo mundo atualmente recomenda a cortx6 etc

pq é complicado dar R$200 em pedaço de metal esticado enrolado num plástico! rss

edalko
Veterano
# jun/08 · Editado por: edalko
· votar


Apoiada a idéia do Tópico oficial!!!

Portanto, acho legal postar minhas impressões sobre alguns:

1) CABO HORIZON
O início de toda minha "revolta" hahaha
Acabamento perfeito. Adquiri a uns 10 anos.
Plugue soldado com revestimento anti quebra.
Excelente resposta de agudos. Graves bons, mas sem muito punch.
Excelente com relação à torção e quebras.
Ruído zero.
texto no cabo: Guitar/instrument cable made in usa
Resistência: 1,4ohm

Foto: http://img136.imageshack.us/img136/4202/dsc08561xr5.jpg

2) CABO SANTO ANGELO
Modelo comum, adquirido a mais de 14 anos
Excelente contra quebra.
Ruído quando mexo nos plugues (talvez a solda esteja com problema)
Som com agudos bons e graves definidos.
Texto no cabo: guitar cable 0,20mm2 OFHC
Resistência 1,5ohm
Foto: http://img353.imageshack.us/img353/3247/dsc08557ky5.jpg

3) HAYONIK
Cabos para interligar pedais (30cm) com revestimento de tecido
Frágil conexão dos plugues
Plugues cachimbo muito parecidos com os Ching-ling que eu já tinha
Não curti muito sua sonoridade.
Resistência: 1,7ohm
Sem texto no cabo
Foto: http://img353.imageshack.us/img353/4594/dsc08556rr2.jpg

4) Hand Made
Plugues diversos, inclusive cachimbo
Cabos Sto Ângelo:
Texto no cabo: mic cable 2x0,30mm2 (22AWG)
Cabo Multi Cabos:
Texto no cabo: Cabo micro esp. 1 x 0,50mm2 - 300v - ind bras
Solução cuxto x benefício regular

ps: como como senti diferença sonora com esses cabos, e havia muita disparidade de modelos e marcas de cabos e plugues, resolvi uniformizar, dispensando-os.

Foto: http://img353.imageshack.us/img353/4594/dsc08556rr2.jpg

5) Hand Made
Plugues Amphenol australianos mod reto e cachimbo
Cabo Santo Ângelo
Texto do cabo: G50 Guitar Cable 0,50mm2
Resistência: 1,2ohm
Cabos com excelente resposta de graves, muito punch, agudos definidos
Ótima opção custo x benefício
Foto: http://img362.imageshack.us/img362/8755/dsc08554ak9.jpg
Meu case: http://img77.imageshack.us/img77/4197/dsc08552om0.jpg

6) Cabo Espiral
Marca não constante
Adquirido no início dos anos 90
Interferência no timbre meio acentuada
Perda de agudos, graves chochos
Ruídos no cabo (talvez 'fraturas' internas)
Ótimo para vc não tropeçar no cabo, mas força demais o plugue da guitarra pelo peso do cabo
Não recomendado
Resistência 4ohm

Foto: http://img408.imageshack.us/img408/8138/dsc08555lx7.jpg

has4
Veterano
# jun/08 · Editado por: has4
· votar


Então a sua atual relação de cabos, os melhores até então, são:

5) Hand Made
Plugues Amphenol australianos mod reto e cachimbo
Cabo Santo Ângelo
Texto do cabo: G50 Guitar Cable 0,50mm2
Resistência: 1,2ohm
Cabos com excelente resposta de graves, muito punch, agudos definidos
Ótima opção custo x benefício
Foto: http://img362.imageshack.us/img362/8755/dsc08554ak9.jpg
Meu case: http://img77.imageshack.us/img77/4197/dsc08552om0.jpg

Bacana mesmo vc ter postado este tópico com os detalhes e fotos!

.
.
.
EDIT (A PARTE):
Olha só apra acrescentar com mais informações, embora o link abaixo seja de um site e matéria em Inglês (o q não deu nem para eu arranhá-lo em sua compreensão total rsrsrs), tem algumas importantes informações sobre CABOS. São duas páginas explanando sobre o tema (A segunda página tem fotos e mais explicações detalhadas). Acho que é legal postar aqui:

http://www.premierguitar.com/Magazine/Issue/2008/May/Guitar_Cable_Roun dup_Part_One.aspx

SK8Boy
Veterano
# jun/08 · Editado por: SK8Boy
· votar


Pessoal, o q vcs acham de pedir ajuda pra algum modera pra começar esse tópicodo zero, de forma mais concisa, organizada, e ainda colocando ele em stick?
Acredito q assim seria mais eficiente e objetivo.
abç

shoyoninja
Veterano
# jun/08
· votar


edalko
Bem legal cara, agora esses cabos que você tinha da Santo Angelo e Hayonic tão bem malhados já hein? Será que cortando as extremidades deles, onde pode haver desgaste físico e trocando esses conectores não faria uma diferença não?

DotCom
Veterano
# jun/08
· votar


has4
sobre os testes... lê os comentários lá
já tá rolando bate boca! hahaha

edalko
Veterano
# jun/08
· votar


SK8Boy
acho que ja tem um material aqui muito bom e util para ser descartado


shoyoninja
pior que nem eram tão desgastados
eram antigos... isso sim...

DotCom
como em qquer lugar hahahah

Levy Fialho
Veterano
# jun/08
· votar


testei os hayonik,

nao senti diferenca no timbre, mas o ruido acabou de vez, mesmo sem as maos nas cordas parece que o amplificador ta desligado.

Tambem acabou o problema de se mecher, nada de barulhos por causa de plugue ruim.. vamos ver por qto tempo agora

markolino
Veterano
# jun/08
· votar


bom

vi alguns posts ae

e a duvida é essa


meu amigo sabe soldar bem..

ele comprou 3 metros de cabo para mim

pagou 2.50 o metro

e 2 plugs 2,50 o plug

entao

ele montando o cabo , com as soldas bem feitas

fica bom mesmo esses Hand-Made ???

edalko
Veterano
# jun/08
· votar


markolino

Cara, olha eu tinha vários cabos que eu que fiz (como vc pode ver no post acima), era feitos com cabos Sto Angelo mic e plugues comuns de 3 conto.

Após trocar todos os cabos por Sto Angelo G50 e plugues Amphenol o som mudou para melhor.

Deste modo, ainda que a feitura do seu cabo fique boa, creio que a qualidade dos materiais e sua contrução (cabo e plugue) influenciem negativamente no seu som.

Pelo menos foi essa minha experiência.

markolino
Veterano
# jun/08 · Editado por: markolino
· votar


edalko
entao, o meu amigo falou que a qualidade do cabo e do plug é ótima.. (fios grossos e todo siliconado)

enfim..

nao sei até que ponto o "otimo" dele compromete o meu som..

eu vou testar

se nao rolar tudo bem, foi só 12 reais..

mas se eu comprar o cabo e os plugs de qualidade (de marca mesmo, dito por voce mesmo)

e montar o cabo.. ae ficaria bom ??

abç

edalko
Veterano
# jun/08
· votar


markolino

Creio que sim.
Na verdade esse tópico é justamente para se chegar a uma conclusão a respeito do quanto o fator CUSTO reflete no BENEFICIO.

Ou seja, se o fato de comprar cabos e plugues inferiores economicamente reflete em interferência negativa no timbre da guitarra.

EU pensava que isso não acontecia, até notar uma grande discrepância na sonoridade da guita plugada direto no amp com um cabo de marca americano e do som após a cadeia de pedais com uso de cabos nacionais e hand made com plugues duvidosos.

Eu acho o seguinte: se vc tem uma guita de qualidade, pedais e amp bons, para que deixar que simples cabos detonem o seu timbre? Se vc quer qualidade, todos os periféricos tem que te-la para manter o nivel de excelencia do timbre.

Se vc toca por tocar, e não tá nem aí se o pedal é abelhudo, se o cabo chia, ou seja, não tem a menor importância a qualidade sonora pelo fato de vc estar simplesmente tocando, então creio que qualquer cabo sirva.

markolino
Veterano
# jun/08
· votar


edalko
bom , entendi por parte..

é assim

eu quero que quando eu ligue a dist sem volume nao quero que fique aquele chiado , tudo essas coisas.

eu me preocupo com o timbre
gosto até do meu..apesar de dist vir só do Prodrive2..

eu nao sou profissional e nao tenho nada profissional

amp (laney lv) guitarra tagima 735 pedais meia boca..

nao é nada muito ruim , e nada muito bom !

claro
se eu tivesse gibson e marshall..
concerteza teria monstercable

eheheheaae

só quero saber se esse cabo hand made vai ficar tipo um Santo angelo e tal..

na verdade eu nao quero nem pensar que estou tocando com coisa vagabunda..

sera que ele fica perto de um santo angelo assim ?

abç

Levy Fialho
Veterano
# jun/08
· votar


nao sei se foi impressao agora

mas o controle de tom da guitarra e a diferencas entre os captadores em si ta muito mais nitida, alem de que agora eu posso usar o da ponte ! a equalizacao do amp nao mudou, nao sei se foi impressao mas o som do cap da ponte ficou muito mais cristalino, a diferenca da posicao das chaves muito mais nitida

markolino
Veterano
# jun/08
· votar


Levy Fialho
que cabo tu tem ?

edalko
Veterano
# jun/08
· votar


Levy Fialho
Realmente, foi isso que percebi na diferença de cabos: graves mais pronunciados, volume de som um pouco maior, melhor definição de agudos e um quak quak de strato mais acentuado.

markolino
Acho que com o equipo que vc tem já dá pra se precoupar em fazer cabos de qualidade.
Veja, eu comprei 6m de cabo Santo Angelo G50, e paguei 5,00 o metro.
E comprei 20 plugues da Amphenol, tendo pago 6,00 cada um.
Gastei 150,00... creio que compensou, pois tenho visto um simples cabo nas lojas por esse valor.

markolino
Veterano
# jun/08
· votar


edalko
ahmm

entao esse cabo ae vale a pena???

mais pra frente começo a comprar cabo em metro da santo angelo e compro esse plug..

é um boa né ?

abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 CABOS ajuda com timbre