【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
luishscosta
Membro
# set/16
· votar


pedronh
Natanael Gama


Obrigado galera, estou negociando um Crafter Maho Plus por R$ 2400,00 Caso não dê certo, vou para o Bubinga, que é uma ótima pedida também.

Natanael Gama
Veterano
# set/16
· votar


pedronh

Tudo no violão é importante pra produzir o som Eu sei disso, mas Tampo Maciço e Laminado não existe grande diferença quando novos, o som do Maciço ou Solido só vai se tornar melhor depois de anos de uso pois as madeiras assentam e secam e cada madeira tem seu tempo as mais rapidas são 5 anos e não possuem um timbre tão bom as melhores coisa de 15 a 20 anos. Violões de Tampo Solido é melhor por ser mais reforçado na região do cavalete, um violão com tampo laminado não aguenta encordoamento Tensão Alta por muito tempo sem sofre danos. Por isso violões de luthiers são melhores e antigos por exemplo um DO SOUTO 1970 é muito melhor do que um YAMAHA ATUAL; Tem muita coisa em jogo, por exemplo GOMA LAKA é muito melhor que verniz ou encerado.. Agora dizer que violão com FUNDO MACIÇO é superior é um certo exagero, pode ser melhor mas pouca coisa. Sei que Dreadnought é nosso conhecido Folk , na verdade folk é um estilo musical que se toca preferivelmente com esse violão e acaba gerando um trocadilho com o nome. Existe varios Shapes, mas iniciantes geralmente usam violões de nylon inicialmente para não machucar dedos mas nada impede que se começe com aço . Mas claro que o formato e tamanho do Shape vai influenciar no som

vulgoSIMP
Membro Novato
# set/16
· votar


bom tarde !
pensando em adquirir o meu "primeiro violao", na faixa dos R$500 qual seria minha melhor escolha ?
estou começando a aprender em um tonante da decada de 50/60 mais ou menos, tenho aqui tbm um GIPSY ( ganhei este em um sorteio, nao gostei do som dele ) ja procurei tudo na internet mas nao achei nada a respeito do mesmo,por incrivel que pareça, estou "gostando" do tonante o som dele me agradou, nao sei se é pq esta velho, por causa das cordas de aço, sei la ... so sei que gostei do som, porem, ele esta empenado pra cima, nao muito, mas esta !
andei olhando estes
Vogga Vck370
Memphis MD-18
Giannini GF-1R CEQ
Tagima Kansas
e estou aberto a sujestoes ...
OBS: quero um com corda de aço

Natanael Gama
Veterano
# set/16
· votar


vulgoSIMP

Desses que Vc falou o que se sai melhor é o Tagima Kansas ; agora se Vc interessar em um usado tem o Washburn Lyon que é uma opção excelente. Toma cuidado, Vogga é muito ruim.. Agora se quiser novo, olhe os violões da STRINBERG eles são bons nessa faixa de preço

pedronh
Membro Novato
# set/16
· votar


Natanael Gama
dizer que violão com FUNDO MACIÇO, superior é um certo exagero
Amigo, estude um pouco a construção de violões e você entenderá. Comparei um parlor novo (solid Indian rosewood back/side, solid spruce top, quarter
sawn scalloped bracing, mahogany neck, ebony fingerboard) a um dreadnought novo (laminated Indian rosewood back/sides, laminated spruce top, mahogany neck, rosewood fingerboard) e o pequeno parlor possuía muito mais intensidade, o som mais equalizado (e mais grave nos bordões), sustain insano e um timbre muito mais bonito... O engraçado é que esse parlor é conhecido por não ter um som muito intenso se comparado a outros violões do mesmo nível (all solid).
O fato das madeiras serem "madeiras", possuir scalloped bracing... Torna sim o violão melhor, mesmo antes das madeiras envelhecerem. (ah, parece que poucos sabem, mas normalmente as madeiras já estão envelhecidas nos violão, pois se não estivessem eles rachariam). E, os violões "Top's" possuem scalloped bracing (as vezes até mesmo scalloped prewar bracing), ou seja, não são mais reforçados na região do cavalete. Outrossim, ao contrário do que vc escreveu, laminados são mais resistentes a danos que peças de madeira.
Não me entenda mal, sério Natanael, não estou aqui para ofender ninguém, só quero ajudar... Desculpa se me entendeu errado.

Natanael Gama
Veterano
# set/16
· votar


pedronh

Geralmente não pesquisamos tanto assim, os que pesquisam é que tem uma certa aspiração por ser Luthier, não estou dizendo o contrario de Vc e não estou Te entendendo mal.. Mas logico que não vamos concordar com tudo pois violões é algo bem subjetivo um certo timbre pode não Me agradar mas pode agradar Você isso é algo pessoal.. Sei coisas basicas e que madeiras de violões já são envelhecidas, mas por incrivel que pareca uma simples reforma já muda o som do violão precisando um certo tempo pra que ele volte a ter o mesmo timbre de volta , já vi isso em um Do Souto 1960 que foi um dos primeiros já feitos pelo Silvestre. Mas enfim não discordo de Vc, Te dou os parebéns por se interessar tanto e ter conhecimento. Um Abraço!!

vulgoSIMP
Membro Novato
# set/16
· votar


Natanael Gama

obrigado pela dica, andei pesquisando um pouco sobre a marca que vc me indicou e encontrei as seguintes peças:
AW-51C e AW-53C
o 53 seria melhor pelo fato de ser projetado em spruce ?
estou igual criança as 23h no dia 24/12 kkkkkkk nao vejo a hora de compra-lo

Natanael Gama
Veterano
# set/16
· votar


vulgoSIMP

Não necessariamente, os dois são bons e se equivalem. As diferenças são minimas e escolha o som e modelo que mais Te agradar. Os violões da Strinbergs são bons nessa faixa de preço

Jube
Veterano
# set/16
· votar


vulgoSIMP
Pela diferença minima de preço, vá no que te agradar mais.
Mas para que ele fique verdadeiramente confortável, mande regular.

jebanegra
Membro Novato
# set/16
· votar


Tenho 400 reais pra comprar um violão, não sei nada e só queria um pra me divertir no quarto. Alguém me recomenda um modelo?

Amago
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Amago
· votar


jebanegra
Por 400 pilas acho que vai ser difícil comprar algo que preste.
Da uma olhada neste

rafasz
Veterano
# set/16
· votar


Amigos do fórum, venho solicitar ajuda na compra de um novo violão Folk eletro-acústico na faixa de R$2.000,00 para uso eventual em apresentações. Fiz algumas pesquisas pelo fórum, mas as informações que achei são um pouco antigas e não consegui chegar à uma conclusão para o cenário 2016. Gostaria de ter algumas sugestões antes de ir testá-los, já que provavelmente encontrarei em lojas diferentes e precisarei fazer um plano de deslocamento hehe.

Alguns modelos que pensei:
SIGMA DREADNOUGHT DMC-STE R$2.000
Tanglewood PREMIER TW115 SS CE R$1850
Tanglewood PREMIER TW145 SUPER FOLK SS CE R$1780
Yamaha FGX720 R$2000

Alguém recomenda algum desses modelos ou algum outro? Agradeço desde já pela ajuda

Natanael Gama
Veterano
# set/16
· votar


rafasz

Nessa faixa de preço tem muito violão bom, fica até dificil listar modelos, pois acaba sendo algo pessoal. Mas olhe os violões da

Cort Mr 710 F
Crafter De 7 N
Washburn WD 21 SCE
Takamine ( complicado encontrar modelos com tampo maciço, um usado em otimo estado de conservação é uma boa pedida)
Walden ( também complicado de encontrar nessa faixa de preço mas muito bons os violões)
Rozini Rx320atn Ativo 2b Fishman - 19621 (esse é uma excelente opção)

rafasz
Veterano
# set/16 · Editado por: rafasz
· votar


Natanael Gama

Agradeço pelo retorno. Conferi em algumas lojas aqui e os únicos dos que citou em estoque pra testar foram uns takamines fora do orçamento e um Walden CG600ce por R$1480 à vista. Achei um bom preço, esse modelo é um bom instrumento? Esse modelo específico do Rozini só por encomenda e não poderia testar, mas está R$1900

pedronh
Membro Novato
# set/16
· votar


rafasz
Alguns modelos que pensei:SIGMA DREADNOUGHT DMC-STE R$2.000Tanglewood PREMIER TW115 SS CE R$1850Tanglewood PREMIER TW145 SUPER FOLK SS CE R$1780Yamaha FGX720 R$2000Alguém recomenda algum desses modelos ou algum outro? Agradeço desde já pela ajuda
Aparentemente são violões bem parecidos, sendo que o Yamaha deve ter uma melhor resposta plugado, mas perde no acústico.
Como já dito, alguns bons modelos são o Cort Mr 710 F, o Crafter De 7 N e os Washburn's e Walden's com solid top. Não conheço o cg600, mas tenho um g3030 e acho um ótimo violão. Quanto a Takamine, não vale a pena pelo seu orçamento. Um taka bom (japonês) é muito caro no Brasil e os G series tem um péssimo custo benefício.
Os violões da Yamaha tem um excelente sistema de captação.
E, cuidado com tanglewood, pois tem muita falsificação no Brasil (só queria entender pq chinês ta falsificando chinês hehehe), mas são bons violões.
Considerando o valor que esta disposto a gastar, de uma olhada nos violões dessas marcas: Crafter, Walden, Cort, Washburn, Yamaha e Epiphone. Tenho violões delas e indico.
(Obs: Rozini tem um bom custo benefício.)

gpt
Membro Novato
# set/16
· votar


Olá a todos. Alguém conhece o violão Strinberg An96c? É um bom violão? Estou entre este e um Rozini Rx210. A diferença é que o Strinberg tem numa loja aqui da minha cidade, o Rozini eu teria que comprar via internet.

rafasz
Veterano
# set/16
· votar


pedronh

Valeu pelas dicas! Vi algumas lojas que tem os modelos e amanhã de manhã vou testá-los. Fiquei com uma dúvida sobre esse Rozini Rx320atn, vi ele com preços de R$1400,00-1900 no MercadoLivre. Alguns (os mais caros) possuem essa numeração (19621) e outros não (os mais baratos). Vi as descrições dos violões e têm as mesmas características (escala, tampo, etc), mas nada falam sobre a captação.. só Fishman. Alguém saberia me dizer o que seria essa numeração do final, se é captação ou se não tem diferença? Coincidência ou não os 2 únicos com essa numeração são os mais caros do ML.

Natanael Gama
Veterano
# set/16
· votar


rafasz

o mais caro tem captação dupla, mas os 2 usa fishman. O mais caro usa um modelo melhor

pedronh
Membro Novato
# set/16
· votar


rafasz
Quase certeza que são todos o mesmo. Essa numeração é, muito provavelmente, o serial number ou alguma referência a ele.
Quanto a captação, o 2b que vi em alguns anúncios significa "duas bandas" (bandas de equalização - grave/agudo) e não dupla captação.
Essa diferença de preço é normal no Brasil, por isso é bom pesquisar.

Guilherme02
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Guilherme02
· votar


Bom dia a todos!

Eu estou pensando em comprar um violão novo folk na faixa de R$ 500-700 e gostaria de saber se vocês têm algumas dicas para me passar

Não sei muito sobre os tipos de captação, se pudessem me dar algumas dicas ficaria muito agradecido!

Amago
Membro Novato
# set/16
· votar


Guilherme02
Acho que a dica e a de sempre

Guilherme02
Membro Novato
# set/16
· votar


Obrigado pela dica Amago
Vou verificar o istrumento

Guilherme02
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Guilherme02
· votar


Além desse violão que o Amago citou, achei estes dois também e gostaria de saber a opinião de vcs

Guilherme02
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Guilherme02
· votar


Esse: Michael TAURUS FOLK VM921DTC VS
E esse: Violão Elétrico Folk New MD18 Natural Memphis by TAGIMA

Amago
Membro Novato
# set/16
· votar


Guilherme02

Tinha me esquecido deste aqui
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-692974609-violo-eletrico-vogga- vck370-mf-folk-cutaway-mahogany-flamed-_JM

jardvviolion
Membro Novato
# set/16
· votar


Glr o que me dizem destes dois violões:
http://www.mundomax.com.br/violao-eletroacustico-flat-nylon-nf14-natur al-giannini

OU

http://www.mundomax.com.br/violao-eletroacustico-aco-ge-21-natural-har monics

Um bom preço mas valem a pena ? Qual escolher e por quê ?

pedronh
Membro Novato
# set/16
· votar


jardvviolion
Você quer nylon ou aço?

pedronh
Membro Novato
# set/16
· votar


Guilherme02
Considerando somente as especificações o Michael TAURUS FOLK VM921DTC VS é melhor. Embora todos sejam laminados (tampo, lateral e fundo) ele utiliza madeiras melhores nas lâminas, spruce e mogno.

Puga7
Veterano
# set/16
· votar


Boa Tarde pessoal,
to procurando um violão com cordas de aço pra tocar em casa, sem amplificador nada. Hoje em dia uso um tagima ventura com cordas de nylon, o que me limite um pouco quando quero tocar alguns estilos musicais com um pouco mais de pegada, mais ação. Queria um com som mais grave, encorpado, não estridente, não aberto. E pretendo investir até 2 mil.

Andei dando uma procurada em alguns modelos, e eu estava muito inclinado a pegar um takamine (não me preocupei com modelo), porque eu sempre ouvi falar muito bem da marca e tal e no fim era um sonho comprar um takamine pq uma vez toquei em um e achei muito bom (mas na época eu entendia menos ainda, só fiquei vislumbrado pois era beeem melhor que meu tagima), porém os vídeos do pessoa do cifraclub eles estão fazendo com o EAGLE e tenho gostado do som (principalmente o EMA 663). Só que não sei se eles usam este EAGLE pq realmente gostam ou se rola um patrocínio. Antigamente eles usavam bastante o CRAFTER, que me parecia show tb. Mas como eu disse, eu conheço as marcas mas não modelos, por isso to pedindo essa ajuda.

Como moro no interior é impossível eu encontrar nas lojas todos os modelos dessas marcas TOP, aqui se encontram coisas mais simples e vou acabar tendo que comprar pela internet.

Se fossem me indicar algo nessa faixa de preço... o que me indicariam? Se pudessem me indicar os modelos seria show!

EAGLE
TAKAMINE
WALDEN
WASHBURN
YAMAHA
CRAFTER

Valeu!

Guilherme02
Membro Novato
# set/16
· votar


pedronh
E entre o Hofma Hmf270 e o Michael?
Qual o melhor?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda