【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
leandro123
Membro Novato
# out/16 · Editado por: leandro123
· votar


Amigos, se não for incomodo, gostaria de algumas informações sobre modelos que estou olhando para compra. (Todos na mesma faixa de preço)

Favor esqueçam a parte estética (Aqueles que voces acham mais bonito), Minha duvida é além de saber qual é o mais recomendado, mas sim se possível a experiência de cada um que tenha, ou ja tocou nos seguintes modelos e marcas abaixo.

Se puderem detalhar, sonoridade (grave e agudo) tocabilidade e acabamento, não toco plugado então a parte elétrica é irrelevante, novamente, não busco o mais bonito, e sim um som mais encorpado (P/ ROCK), em minha cidade não tenho loja de musica, então fica difícil eu efetuar o teste, desde ja agradeço a compreensão e cooperação, grato..

Todos os links abaixo são dos próprios fabricantes

Seizi Pro Aço (Acústico) - http://www.seiziguitars.com.br/violao-seizi-pro-aco/

Seizi Tenesse (Acústico) - http://www.seiziguitars.com.br/violao-seizi-tennessee/

Tagima California - http://www.tagima.com.br/produtos/violao/CALIFORNIA.php

Di Giorgio F104 - http://www.lojadigiorgio.com.br/f104/p

Michael Galaxy VM925 - http://michael.com.br/site/instrumento/21/violao-eletrico-michael-gala xy-folk-vm925dt-st-cordas-de-aco-natural-satin

Existe também dois modelos que me interessaram bastante, porém a faixa de preço esta um pouco acima do que tenho agora, mas sendo o caso posso esperar um pouco e investir para frente.

Rozini RX315 ATCT - http://www.rozini.com.br/default.asp?area=02&cat=6&Produto=169

Epiphone PR4-E - http://www.epiphone.com/Products/Packs/PR-4E-Acoustic-Electric-Pack.as px


Caso achem interessante, opiniões de modelos na mesma faixa de preço que eu tenha colocado acima, seria e muito ajuda.

Grato a todos.

pedronh
Membro Novato
# out/16
· votar


luishscosta
Conheço o trabalho das empresas e possuo modelos delas. Já tive um crafter desses art graphic, um rose plus, e são excelentes. Sou um amante dos violões da crafter, pois a empresa se preocupa muito com o som (algo importante em um instrumento hehehe). A Walden também é incrível, embora pouco conhecida no Brasil (mal representada...) e o som dos violões é muito bom. A Cort visivelmente se preocupa muito com a construção, basta olhar dentro da caixa de ressonância que você notará o cuitado com que as travessas foram coladas, sem sobras de cola ou erros de corte...
Sendo assim, qualquer um desses vai lhe servir muito bem. Te aconselho a ver alguns vídeos no Youtube pra escutar o som deles.
Agora, eu particularmente, dentre os citados, compraria o Walden por possuir tampo e fundo em madeira.

llory
Veterano
# out/16
· votar


Tenho um Violão Crafter DLXE / 4000 SK. Maravilhoso! Ele veio da loja com cordas de aço Rouxinol que se quebraram. Sou contralto, gosto de música sertaneja. Que corda é a melhor , a pesada ou a mais leve? Dedilho, e de vez em quando, uso palheta, tocando por distração ou para alguns amigos .
Preciso comprar cordas novas urgente!!

Grata a todos.

pedronh
Membro Novato
# out/16
· votar


llory
As originais, como em quase todo violão bom, são D'Addario EXP 16 Light.
Eu utilizava esse encordoamento em todos meus violões, mas não acho que tenha um bom custo benefício. Te aconselho a comprar elixir 012-053 e levar em um luthier pra dar uma regulada geral, pois acredito que não exista 012 da Rouxinol...
Ah, parabéns pela compra o/

VioleiroOusado
Membro Novato
# out/16
· votar


Olá pessoal, tudo beleza ? Sou novo aqui.

Estou interessado em comprar um violão novo. Meu atual é um DiGirgio 18 estudante.

Em princípio, queria comprar um apenas para substituir esse meu violão, ou seja, nads muito superior ou na faixa de preço muito mais acima. Mas depois de muito pensar decidi comprar um violão bom, na faixa de preço de 1500-1700, que fosse "pra vida toda".

Só uso violão como lazer, não sou músico. Só tive violão de nylon a vida toda e hj quero mudar, quero um de aço.

Estou namorando com a ideia de comprar um Yamaha apx 500, que está nessa faixa de preço citada. O que acham dele ? É uma boa pedida ? Ele me parece ideal pois além de ser muito bonito, tem um corpo pequeno, sei lá, parece ser muito confortável de tocar, e em todos os reviews no youtube, inclusive de gringos, vejo todos exaltarem muito essa qualidade dele, que é muito confortável e "gostoso" de tocar.

Confesso que tô meio vidrado nessw violão, dificilmente vou mudar de escolha, mas nunca se sabe. Minha insegurança é mais quanto ao som do mesmo. Se alguém aqui já tocou nele, por favor, me conte sua experiência.

Ontem mesmo estive numa loja aqui em Salvador e vi um Violão Takamine, se não me engano modelo g10. Tá nessa faixa de preço (acho que sairia uns 1600 à vista). Não sei se esse é um modelo da linha mais barata, pode estad caro, não sei.

Outra que coisa que me preocupa é quanto a falsificação de instrumentos musicais. Seria muito frustrante você juntar uma graninha boa pra realizar essa tão desejada aquisição e vir a descobrir que o produto não é original. Gostaria, portanto, que vcs me indicassem sites de lojas confiáveis que vendem a um preço bom.

Pesquisando pela internet o preço de um Yamaha apx500 iii, dois sites me chamaram a atenção pelo preço cobrado, são eles os sites ovelhanegra e o girafa. São confiáveis ? Os produtos são originais ?

Desculpem o texto, mas costumo postar muito para esclarecer todas as dúvidas de vez.

Grande abraço!

pedronh
Membro Novato
# out/16
· votar


VioleiroOusado
De preferência por um violão que tenha tampo maciço.
Dentre os dois citados por você o Yamaha é muito melhor, mas de uma olhada nesses:

http://www.musitechinstrumentos.com.br/Produto_4981,339/Cordas/Violao/ Mini-Jumbo/Violao-Crafter-Castaway-AOS-C-Bag-SB.html

http://www.musitechinstrumentos.com.br/Produto_3020,339/Cordas/Violao/ Mini-Jumbo/Violao-Cort-L-100-F-NS.html

http://www.musitechinstrumentos.com.br/Produto_8223,302/Cordas/Violao/ Artistas-Signature/Violao-Ibanez-JSA-5-BK-Joe-Satriani-Signature.html

http://www.musitechinstrumentos.com.br/Produto_6323,104/Cordas/Violao/ Folk/Violao-Cort-MR-600-F-NS.html

http://www.musitechinstrumentos.com.br/Produto_6982,105/Cordas/Violao/ Jumbo/Violao-Cort-CJ-1-F-LVBS.html

http://www.musitechinstrumentos.com.br/Produto_10768,333/Cordas/Violao /Cutway/Violao-Cort-SFX-5-Natural.html

http://www.musitechinstrumentos.com.br/Produto_9429,104/Cordas/Violao/ Folk/Violao-Cort-AD-840-CF-OP-C-CASE.html

http://www.musitechinstrumentos.com.br/Produto_7823,104/Cordas/Violao/ Folk/Violao-Cort-MR-100-F-BKS.html

http://www.musitechinstrumentos.com.br/Produto_8105,104/Cordas/Violao/ Folk/Violao-Cort-MR-E-NS.html
http://www.musitechinstrumentos.com.br/Produto_8171,104/Cordas/Violao/ Folk/Violao-Cort-SFX-E-LVBS.html

llory
Veterano
# out/16
· votar


Olá Pedronh... obrigada pelo esclarecimento.
Pode me dar um palpite se compro a corda aço Elixir 012-053 , a pesada, a média, ou a leve? Se uso bastante os dedos, a melhor seria a leve, né? A média feriria muito os dedos? É que ultimamente não está dando pra usá-lo plugado, só quando vou a Diadema, que existe um local próprio para a barulheira. Estava lendo sobre o revestimento que tem as cordas elixir. Qual seria os efeitos não tão bons usando as de no. 9, 10, 11.. 12 por exemplo?
Deixo o violão afinado o tempo todo mesmo tocando só 2 vezes por semana,
ou vai prejudicá-lo mesmo sendo o violão todo sólido?
Meu irmão afina o violão dele pela internet. O meu tem sempre que ser afinado 1/2 tom acima com o mesmo afinador pra ficar igual ao dele, o que é isso? kkkk
Vocês aqui me ajudem com tantas dúvidas....
Contralto pode usar qualquer tipo de corda, não tem nada a ver, né gente?
Muito grata

VioleiroOusado
Membro Novato
# out/16
· votar


pedronh

Nossa, muitas opções aí, deve ter dado trabalho copiar e colar link por link, valeu msm.

Olhando assim por imagens, é meio dificil escolher, já que eu confesso que não entendo muito de especificações.

Esses todos citados por vc teriam tampo maciço e o Yamaha apx 500 não, é isso ?

Como falei, o que me chamou a atenção no Yamaha, além da beleza, é o corpo dele relativamente pequeno, parece muito prático de tocar.

Os primeiros postados vc passa dos 1700. É além do que estou determinado a pagar, sairia mto caro com frete.

Quero comprar na faixa de 1500 a 1600 à vista. Sim, esse yamaha que me chamou atenção é mais caro que isso na maioria das lojas, mas tem duas lojas (girafa e ovelha negra) que estao num preço melhor. Vcs conhecem essas lojas girafas e ovelha negra ?

Outra opção seria esse Cort SFX E. É bonito e tb me parece ter um corpo agradavel. Penso que um corpo muoto grande e grosso, no estilo Folk, talvez não seja o indicado pra mim. Geralmente são grandes e é nesse ponto que o Yamaha apx500 se sobressai.

Vou demorar um pouco pra comprar um, tenho muito tempo pra decidir, mas confesso que estou pendendo mais pro Yamaha msm, mas Cort parece uma boa opção tb.

E será que esse violões Ibanez são bons ? Sei que é uma boa marca de guitarra, mas não parece ser bem procurado pra violao, pelo menos não ouço falar muito.

Por fim, me esclareçam uma duvida... Existe essa de violões fabricados na indonesia e ma china ? Há risco de pegar violões falsificados ou não deveria me preocupad mto com isso ?

Abraços!

pedronh
Membro Novato
# out/16 · Editado por: pedronh
· votar


llory
Pode me dar um palpite se compro a corda aço Elixir 012-053 , a pesada, a média, ou a leve?
O calibre 012 053 é leve, por isso cuidado ao comprar pois as cordas 012 normalmente são 012 054. A tocabilidade é similar ao 011 052, porém o som é melhor, em todos os aspectos.
A média feriria muito os dedos?
Só até acostumar, mas isso faz parte.
Estava lendo sobre o revestimento que tem as cordas elixir.
Ele é muito bom, pois você não economiza somente pelo tempo sem ter que trocar o encordoamento, mas também por não ter o risco de danificar os trastes os sujar a escala, como ocorre quando um encordoamento de baixa qualidade fica muito tempo no instrumento.
Qual seria os efeitos não tão bons usando as de no. 9, 10, 11.. 12 por exemplo?
Diferença sonora. Um encordoamento 09, por exemplo, vai lhe dar menos ressonância que um 011 e, com isso, menos som. (Não me refiro somente a intensidade, mas também a altura, pois deixa o grave e o agudo menos definido.)
Deixo o violão afinado o tempo todo mesmo tocando só 2 vezes por semana, ou vai prejudicá-lo mesmo sendo o violão todo sólido?
Pode ser um violão de 30.000,00 ou um de 100 reais, ele deve estar sempre afinado (e com a mesma afinação). Soltar as cordas, como alguns fazem, acaba com o braço do instrumento e torna a afinação imprecisa.Meu irmão afina o violão dele pela internet. O meu tem sempre que ser afinado 1/2 tom acima com o mesmo afinador pra ficar igual ao dele, o que é isso?
O.o Não sei se entendi hehehe. Se você afinou meio tom acima ele não está igual... Esquece o violão do teu irmão, usa o afinador do teu violão ou baixa um app de afinador (todos vem padrão com o A em 440hz).
Contralto pode usar qualquer tipo de corda, não tem nada a ver, né gente?
Yep.

pedronh
Membro Novato
# out/16
· votar


VioleiroOusado
Nossa, muitas opções aí, deve ter dado trabalho copiar e colar link por link, valeu msm.
Músicos devem se ajudar.
já que eu confesso que não entendo muito de especificações.
Uma dica simples: Sempre procure por tampo maciço e cor natural.
Esses todos citados por vc teriam tampo maciço e o Yamaha apx 500 não, é isso ?
Sim.
Como falei, o que me chamou a atenção no Yamaha, além da beleza, é o corpo dele relativamente pequeno, parece muito prático de tocar.
Sim, entendo, mas qualquer mini jumbo ou grand auditorium será igualmente confortável.
Outra opção seria esse Cort SFX E. É bonito e tb me parece ter um corpo agradavel.
Com certeza é um bom instrumento.
E será que esse violões Ibanez são bons ? Sei que é uma boa marca de guitarra, mas não parece ser bem procurado pra violao
Infelizmente nosso mercado é limitado. Os violões da Ibanez são bons, porém o preço normalmente não condiz com a qualidade. Existem muitas empresas boas pouco conhecidas no Brasil por não terem representantes, como Alvarez, ou por serem mal representadas como a walden e, possivelmente, a ibanez (no tocante aos violões, claro.)
Por fim, me esclareçam uma duvida... Existe essa de violões fabricados na indonesia e ma china ? Há risco de pegar violões falsificados ou não deveria me preocupad mto com isso ?
Existem muitos falsificados, mas 99% é Gibson, Martin e Taylor. E dificilmente você comprará, em uma loja, um violão de procedência duvidosa.

Agora, quanto ao apx 500.
Ele é um violão bom, mas a prioridade da Yamaha na série apx foi o som quando plugado. Acusticamente ele não é muito bom, porém conta com um sistema de captação da Yamaha que é simplesmente sensacional. Veja bem, poucas empresas conseguem captar tão bem o som do violão e captadores com a qualidade dos da Yamaha são encontrados em violões que valem 10 vezes mais. Ainda sim, considero o som acústico do violão muito importante e indicaria um apx pra um guitarrista que quer ter um violão em seu setup para quando vai fazer um som diferente em um show...
De uma olhada no Cpx que tem a caixa de ressonância um pouco maior, pois considero um violão com melhor custo benefício.

pedronh
Membro Novato
# out/16 · Editado por: pedronh
· votar


VioleiroOusado

mas tem duas lojas (girafa e ovelha negra) que estao num preço melhor. Vcs conhecem essas lojas girafas e ovelha negra ?
A ovelha negra não, mas acredito ser confiável.
Quanto a girafa eu tenho certeza, você vai ver produtos dela nas americanas e walmart.
Olha isso:
http://www.americanas.com.br/produto/8213613/yamaha-cpx500iii-nt-viola o?loja=9055134000184&opn=YSMESP&WT.srch=1&epar=&epar=bp_pl_00_go_im_to das_geral_gmv&gclid=COWyrd-G688CFQSBkQod1JYI5w
https://m.walmart.com.br/item/2616467/sk?utm_source=google-pla&adtype= pla&utm_medium=ppc&utm_term=2616467&utm_campaign=instrumentos+2616467
Ambos vendidos e entregues pela Girafa.
Melhor comprar direto com eles:
http://www.girafa.com.br/cordas/Yamaha/viol-o-eletro-stico-yamaha-cpx5 00iii-com-6-cordas.htm?gclid=CL7GoPqH688CFQYEkQodMTYBtg
Se não fosse confiável esse marketplace não estaria mais rolando. Ainda sim, de uma pesquisada no reclame aqui.

VioleiroOusado
Membro Novato
# out/16
· votar


pedronh

Muito obrigado msm por toda ajuda. Tava olhando no youtube esse Cort L 100 F, o som dele é lindo msm desplugado. Pelo menos desplugado, parece melhor msm que o Yamaha, pena que o preço não tá la num preço muito bacana, pelo menos no link postado. Rs

Conforme você me recomendou, vou dar uma pesquisada em alguns violões do tipo mini jumbo nessa faixa de preço que procuro.

Mas só uma dúvida, pq vc recomenda comprar um que seja na cor natural ? A tintura de alguma forma influencia na qualidade sonora ?

É interessante vc ter falado isso pois, curiosamente, procurando o preço do Yamaha apx500, notei que a verão de cor natural era um pouco mais caro que na cor black, por exemplo.

Olhando unicamente pela beleza/visual, eu particularmente gosto de alguns desses que fogem do padrão (cor natural), e o Yamah na versao black tava num preço mais viável, entende...

Mas acho que só vou acabar comprando no início do proximo ano. Uma pena que onde eu moro (Salvador), eu não encontro muitas lojas físicas onde se tem várias opções de bons violões que eu possa testar pessoalmente. Se alguém que é de Sslvador puder me indicar boas lonas físicas, ficaria muito agradecido.

No mais das vezes, muito obrigado e a pesquisa continua.

Abração!

pedronh
Membro Novato
# out/16
· votar


VioleiroOusado
Mas só uma dúvida, pq vc recomenda comprar um que seja na cor natural ? A tintura de alguma forma influencia na qualidade sonora ?
A pintura influencia muito na qualidade sonora, mas não apenas isso. Quando está natural vc consegue ver a madeira, por isso eles deixam os melhores na cor natural e aqueles que tem algum defeito na madeira eles pintam.

JPguizzeline
Membro Novato
# out/16
· votar


Iae galera blz?
Sou novo aqui no forum tmb e dei de cara com uma duvida do amigo acima que pode me ajudar.

Enfim, estou querendo comprar um violão novo, gastar aí no máximo uns 1500-1600.
Eu tinha um Hofma Hma260 mas fui roubado, até gostava bastante do violão.
Ja que vou comprar um novo quero comprar uma coisa melhor "pro resto da vida" digamos...
Todos me dizem de Takamine e etc... Mas tem uma infinidade de modelos e marcas que batem de frente quanto a esse preço. Confesso que to bem sem ideia doq fazer e gostaria de ajuda.
OBS: - Só toco em casa e com os amigos (nao uso profissionalmente)
- Estou procurando um modelo Folk com ou sem cutway, ou também algo diferente que me chame atenção, com uns traços diferentes.

Alguns modelos que vi por ai e queria opniões sobre:
-Michael vm925
-Samick GA 100 SCE
-Epiphone Pro 1 Ultra (um pouco acima do preço que quero pagar).

Enfim, quem puder me ajuda eu ficarei muito feliz.
To bem perdido mesmo em como investir meu dinheiro com um custo x beneficio legal.

Obrigado desde já!

VioleiroOusado
Membro Novato
# out/16
· votar


pedronh

Caramba, jamais saberia algo assim sem que vc me dissesse. E muito surpreso com essa informação aí de que esses fabricantes tb usam pintura pra mascarar um pouco algum defeito.

Confesso que tava doido por um apx500 e pintado ainda por cima, provavelmente seria na cor preta a minha escolhida.

Você tem balançado minha cabeça agora (rs). Tava vendo aqui um video gringo sobre a serie apx da Yamaha, e realmente, eles disseram aquilo que vc disse, é uma série totalmente voltada pra ser usado como elétrico mesmo, puglado.

Pensando nisso, acredito agora aue não é mesmo a melhor escolha pra mim, já que não tocarei plugado em 95% do tempo.

O que achas então desses Cort mini jumbo ? Esse L100 f tem um belo som pelo que já ouvi, mas o preço ainda tá um pouco salgado.

Agora entre esses Cort tem esse SFX E. No site oficial diz que é "SOLID SPRUCE TOP", e o preço dele tá bacana, mais viável que os demais. Além de tudo, gosto do formato dessa serie SFX, parece ter um tamanho bom tb.

http://www.cortguitars.com/en/product/product_view.asp?qCate=00002&qSe ries=0&qProdTag=&qPack=&qNew=&qKey=all&qWord=&idx=159

Recomendaria esse ?

pedronh
Membro Novato
# out/16
· votar


VioleiroOusado
Plugado ele não deve ter a mesma qualidade do apx, mas isso não significa que seja ruim. O som acústico deve ser bom e a cort faz bons violões, muito bem acabados. Eu compraria ele, bom custo benefício.

pedronh
Membro Novato
# out/16
· votar


JPguizzeline
Pode comprar o Samick sem medo. Embora a marca não tenha muita notoriedade no mercado nacional ela é uma das maiores fabricantes de instrumento do mundo e já fabricou para epiphone e washburn, entre outras empresas. O epiphone também é bom, mas o valor dele normalmente não compensa. O Michael já é um violão de outra faixa de preço...

JPguizzeline
Membro Novato
# out/16 · Editado por: JPguizzeline
· votar


pedronh

Opa vc pode me ajudar? Gostei da conversa com o amigo ai VioleiroOusado

Entre um: - Cort Mini Jumbo (que ele citou acima)
-Michael vm925
- Algum modelo Takamine entre 1000-1400$?

Dentre esses ou algum na faixa de 700-1500$ qual teria um custo x beneficio melhor, visando que nao toco profissionalmente e na maoiria das vezes nao plugado, entao gosto de um som mais "alto" digamos sabe...
Valeu!

pedronh
Membro Novato
# out/16
· votar


JPguizzeline
nao toco profissionalmente e na maoiria das vezes nao plugado, entao gosto de um som mais "alto" digamos sabe...

Um som "alto" é um som agudo, acredito que se refira a intensidade. Uma dica, algo que interfere na intensidade sonora do violão é o tipo de estrutura interna. Observe que nas especificações de alguns violões consta o seguinte: "scalloped bracing". Isso significa que as travessas (estrutura interna do violão) foram reduzidas. Isso faz com que o tampo vibre mais e... (muita coisa pra escrever hehehe), mas o importante é saber que você consegue uma maior intensidade sonora.
"Então pq td violão n é feito assim?"
Isso exige demasiado cuidado, pois enfraquece muito o instrumento. Observe os violões prewar. Eles tinha as travessas reduzidas, desgastes nas extremidades ou no meio do tampo, desgastes nas laterais... e os que sobreviveram ao tempo apresentam um som incrível, porém grande parte, infelizmente, não aguentou.
Outra coisa que influencia muito é o tipo de acabamento, evite camadas grossas de verniz ou tinta, pois isso simplesmente diminui significativamente a ressonância, embora também garanta maior durabilidade ao instrumento.

O cort citado é uma ótima opção, o Michael é um violão mais simples, de outra faixa de preço. Isso não significa que seja ruim, mas tente comprar um que tenha tampo maciço. Quanto a Taka, bom, vejo que as pessoas tem um grande fascínio pela marca e ela de fato é boa, mas dificilmente você encontrará um Takamine com bom custo benefício e nessa faixa de preço somente algo com tampo laminado. O samick e o epiphone que você tinha visto tbm são bons. Gosta da Crafter? Os violões são ótimos e acredito que com 1500 vc encontre um ga6 ou um de7, usados, que se adequariam às suas necessidades.

...Z...
Membro Novato
# out/16 · Editado por: ...Z...
· votar


Entao... quero começar a estudar violao classico, toco guitarra ha alguns anos e gostaria de comprar um violao e prestar vestibular...

Surgiu a oportunidade de conseguir barato um violao signature do Ulisses Rocha ( que tem a escala elevada ), gostaria de saber se um desses quebra o galho para o estudo mais serio de violão clássico ou nao perco tempo com ele??
tava olhando no mercado livre alguns del vecchio antigos em torno de 1500... nao achei mt sobre eles na internet...
alguem com experiência no assunto pra me dar uma luz??

posso gastar até uns R$ 2000,00 R$ 2500,00 em luthier se for o caso...

PS: acesso as ultimas casas eh algo que gostaria muito de ter no meu violao... a maioria dos violoes que jah toquei me decepcionaram muito nesse quesito.

leandro123
Membro Novato
# out/16 · Editado por: leandro123
· votar


Qual é melhor para laterais e fundo em Ash ou Bubinga?
Tampo em spruce maciço.

pedronh
Membro Novato
# out/16
· votar


leandro123
Qual é melhor para laterais e fundo em Ash ou Bubinga?Tampo em spruce maciço.
Violão de cordas de aço?
É difícil falar, pois tudo depende da construção.
Bom, de uma forma geral o ash tem, normalmente, médios e agudos definidos, embora o médio seja um pouco abafado e o som é consideravelmente brilhante podendo, também, ser estalado. Isso tornaria o violão legal para um blues ou country. Já a bubinga (acredito que alguns chamem de jacarandá africano), tem um som mais equilibrado com bons graves e agudos. Ambas são madeiras tradicionais na luthieria.

leandro123
Membro Novato
# out/16
· votar


Qual é melhor para laterais e fundo em Ash ou Bubinga?Tampo em spruce maciço.
Violão de cordas de aço?
É difícil falar, pois tudo depende da construção.
Bom, de uma forma geral o ash tem, normalmente, médios e agudos definidos, embora o médio seja um pouco abafado e o som é consideravelmente brilhante podendo, também, ser estalado. Isso tornaria o violão legal para um blues ou country. Já a bubinga (acredito que alguns chamem de jacarandá africano), tem um som mais equilibrado com bons graves e agudos. Ambas são madeiras tradicionais na luthieria.

Grato amigo, o violão é corda de aço, 2 modelos da mesma marca, são praticamente idênticos (semi jumbo), acredito que a construção também seja igual, pois visualmente não muda nada, exceto as madeiras das laterais entre ash e bubinga, como eu só toco rock, gostei mais da descrição do Bubinga, gosto muito do som que leve mais grave e agudo, com menos médio.
Vai ser o meu primeiro violão de tampo maciço, tenho um Yamaha f310 que é o meu xodó, mas como ja tem mais de meia década, quero dar um upgrade.

Vlw mesmo.

pedronh
Membro Novato
# out/16
· votar


...Z...
Entao... quero começar a estudar violao classico, toco guitarra ha alguns anos e gostaria de comprar um violao e prestar vestibular...
Como você ainda não possui muito conhecimento na área o melhor seria comprar um violão feito em série. Durante seu estudo você ira se desenvolver muito e notar coisas que talvez hoje passem despercebidas. Pra comprar um violão de luthier você deverá se conhecer como músico e saber o que procura, pense bem, agora você já saberia se prefere tampo em Cedar ou Spruce? E qual o estilo de construção, qual luthier?
Porém, infelizmente entrará para um meio onde quase todos terão violões feitos por um luthier e considerarão o deles melhor que o seu (isso não significa que serão).
Surgiu a oportunidade de conseguir barato um violao signature do Ulisses Rocha ( que tem a escala elevada )
Já vi muitas pessoas elogiando o violão e, embora não conheça, deve ser bom. Quanto a escala elevada, ela facilita o acesso às últimas casas, entretanto a redução feita nas laterais lhe custará um pouco do som e se o serviço (do luthier) não for bom o violão fica com problema de afinação.
tava olhando no mercado livre alguns del vecchio antigos em torno de 1500... nao achei mt sobre eles na internet...
Justamente por não encontrar muitas informações não compre. É importante saber o que está comprando.

De uma olhada também em violões usados, se não se importar. A Giannini e a Di Giorgio tinham violões muito bons antigamente. Recentemente vi um rozini rx216, com som surpreendente e a Takamine tinha um violão em sua série mais simples, o eg128, com tampo maciço e que seguia os padrões clássicos de construção. O citado por você também deve ser uma boa opção para começar. Ah, se comprar um violão feito em série, cuide o acabamento.

WesleySSilva13
Membro Novato
# out/16
· votar


Bom dia,

Tenho um violão estudante e quero trocar. Estou em busca de um violão folk elétrico... meu objetivo com violão é tocar em rodas de amigos e talvez alguma apresentação no futuro ou igreja. Tenho disponibilidade para gastar uns 600 reais

Pode me ajudar na escolha? Por enquanto estou pesquisando os seguintes modelos:

Giannini GF1R
Memphis md 18
Vogga Vck371
Michael Electra Folk Vm919dtc Bks
Hofma HMF 250

Desde já agradeço

sergio drake
Membro Novato
# out/16
· votar


Tenho este Hofma HMF250 eh um ´´otimo violão ..excelente custo - benefíçio....

pedronh
Membro Novato
# out/16
· votar


WesleySSilva13
O Giannini na cor natural ou o hofma.
Outrossim, de uma olhada nos tópicos anteriores (a partir do 228, acredito), pois recentemente esses violão motivaram dúvidas de outros membros e tiveram suas suas características debatidas.

JPguizzeline
Membro Novato
# nov/16
· votar


Muito obrigado pelas respostas predronh , ajudaram bastante.

Mas ainda continuo com dúvidas... Aconteceu umas coisas e não vou poder mais gastar 1.500 em um violão.
Até umas 1.100 eu consigo dar.
Agora to bem em dúvida doq fazer em relação custo benefício, quero um violão da aço com cutway (jumbo, folk, ou esses designs que fogem do padrão que acho bem massa) porque gosto bastante de solar...
Achei um Crafter Lite folk, madeira Koreana, usado mas tá beeem conservado, por 1.100$
Fora isso o mais perto de dinheiro é aquele Samick, mas nao achei nenhum som com ele no youtube...
Qual modelo vc compraria se tivesse até mil reais ?

leandro123
Membro Novato
# nov/16
· votar


Condor D-20 Todo sólido

Corpo : Rosewood (Sólido) com tampo Spruce (Sólido) Braço : Mahogany Escala : Rosewood
Ponte : Rosewood

Vale apena?

Amago
Membro Novato
# nov/16
· votar


leandro123
Acho que vale. O violão e interiro solido!?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda