A pior fase de todos os tempos no fórum de guitarra

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# jul/18
· votar


Paludo756
Zueira, deixa o fórum assim, siga as regras a risca e vamos ver se alguém entra aqui daqui 2 anos.


A gente vem fazendo assim há pelo menos uns 10 anos, e as pessoas continuam participando.

Quem não se adapta ao ambiente do fórum, procure outro lugar aonde tenha tudo mastigado. Simples! Eu tenho certeza que não vai encontrar num outro lugar, que não tenha suas regras estabelecidas e sendo aplicadas.

O lance é que tem gente com preguiça de ler, de pesquisar. Quer o negócio mastigado, tipo comida de astronauta. Pra esses eu não recomendo o fórum e sim um bom tutor, ou quem sabe, se não tiver grana pra bancar um tutor particular, procurar alguma sala de bate-papo que se relacione à música e outros assuntos de interesse da pessoa.

boblau
Veterano
# jul/18
· votar


LeandroP

Quem não se adapta ao ambiente do fórum, procure outro lugar aonde tenha tudo mastigado.

Vc pensa assim mesmo? Sabe do que o mercado vive hoje? De views, likes, acessos, propaganda subliminar, propaganda direta (como neste momento estou vendo da Chevrolet e de Portugal). Vc é moderador de um fórum de discussão que depende de acessos para vender espaço publicitário.

Vc teria coragem de mostrar este teu post para o dono do Cifraclub? Vc teria coragem de dar um print com este teu post escrito moderador e mandar para o responsável na Chevrolet do marketing?

Quem não tem respeito pelo público e pelos clientes, não tem espaço no mercado hoje.

Este tópico foi criado e ainda sobrevive pela boa vontade dos participantes do fórum em dar contribuições para MELHORAR um ambiente que já foi bom e agora piorou. É nítido que piorou, vc precisa pelo menos concordar com isso. E fazemos isso APESAR dos moderadores do fórum. Defender com unhas e dentes um modelo que piorou e regras que irritam novos participantes principalmente, não está, em nada, alinhado com o pensamento atual de marketing.

Olha a tua penúltima reação:

"Mas eu farei o seguinte, passarei a ignorar tudo o que acontece no fórum e vamos ver no que vai dar.

Acabo de fechar um tópico "qual guitarra comprar". Inclusive tópicos desta natureza deixarei aberto. Eu abro mão! Não posso dizer o mesmo sobre os outros moderadores.

Vamos ver ;)"

Tá certo isso? Isso é moderação ou incineração?

Mas, vc é moderador, todo poderoso, aquele que tudo sabe, aquele que tudo vê....

Vou continuar reclamando....

LeandroP
Moderador
# jul/18
· votar


boblau
Vou continuar reclamando....


http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=ajuda

Quem não tem respeito pelo público e pelos clientes, não tem espaço no mercado hoje.


Quem não tem respeito às regras não pode participar.

E me diga aonde eu desrespeitei algum usuário.

Fica a critério de cada um participar ou não participar. Não posso obrigar ninguém a participar.

Mas, vc é moderador, todo poderoso, aquele que tudo sabe, aquele que tudo vê....


Como eu respondo isso pra você de maneira amável e sem faltar com o respeito? Faz favor...

LeandroP
Moderador
# jul/18
· votar


Vc teria coragem de mostrar este teu post para o dono do Cifraclub? Vc teria coragem de dar um print com este teu post escrito moderador e mandar para o responsável na Chevrolet do marketing?

Eu teria!

boblau
Veterano
# jul/18
· votar


LeandroP

Eu teria!

Manda lá então. Passa uma cópia do email para nós aqui. E depois passa a resposta.

LeandroP
Moderador
# jul/18
· votar


boblau

Eu não sou do marketing. E por isso que não gosto de debater o futuro do pretérito.

boblau
Este tópico foi criado e ainda sobrevive pela boa vontade dos participantes do fórum em dar contribuições para MELHORAR um ambiente que já foi bom e agora piorou.

Aguardamos a sua contribuição. A ideia é essa! Por que não elabora algum conteúdo que seja de interesse do pessoal? Você pode fazer isso.

Agora, para as perguntas recorrentes, criamos os tópicos FIXOS, pra ficar na cabeceira da página e facilitar a vida do usuário.

Esse papo de fechar tópicos com assuntos recorrentes, repetidos, foi pleiteado pelos usuários que não aguentavam mais responder as mesmas perguntas, elaborar textos excelentes, com pesquisas, link de apoio, e o cara simplesmente não ler e ignorar completamente o esforço, a contribuição do colega. Isso é falta de respeito e consideração por quem realmente contribui.

Agora, não tem problema algum você publicar algum tutorial, algum material que venha realmente contribuir e não um mero consumismo ou A vesrus B. Reviews são interessantes também. Experiências pessoais com equipamentos, situações, etc.

Tudo isso foi debatido no fórum, de modo que melhorasse a qualidade das publicações e não meramente a quantidade de pessoas cadastradas ou views. O fórum é um esforço do Studio Sol para que tenhamos um espaço pra trocar conhecimento, ensinar, aprender, fazer amizades, e um privilégio, porque não precisa pagar, não tem propagandas que você tem que sair fechando, o layout é leve pro cara que tem internet lenta poder acessar.

Enfim, pra este fórum funcionar por muitos e muitos anos, depende do que nós fazemos dele. Minha função é zelar pelas regras, e sem nenhuma arrogância, não é pra agradar todo mundo (não consigo essa proeza que nem Jesus conseguiu até hoje).

boblau
Veterano
# jul/18
· votar


LeandroP

Eu não sou do marketing. E por isso que não gosto de debater o futuro do pretérito.


Não sou inteligente suficiente para entender a mensagem acima.


Aguardamos a sua contribuição. A ideia é essa! Por que não elabora algum conteúdo que seja de interesse do pessoal? Você pode fazer isso.

Faço isso sempre com respeito às regras e aos participantes e sempre com aquilo que tenho como experiência real pessoal. Não fico colando conteúdo da internet para parecer inteligente. Onde não tenho nada a acrescentar, não meto meu bedelho. Sou muito grato aos participantes do Fórum por dicas e informações que muito melhoraram minha percepção sobre instrumentos, equipamentos e música. Mas isto não significa que eu concorde com as regras e muito menos me deixa cego em ver que o ambiente deteriorou.

Muitas vezes insisto na minha opinião, e aparece algum moderador, do além, mais inteligente que eu, dizendo que minha respostas são ácidas e ríspidas. Moderador está aí para moderar, não para repreender.

Com relação às minhas contribuições sobre o tema deste tópico, use-o: ele está disponível, mas use como vc propaga por aqui, e verá meu conteúdo perdido em 15 páginas infindáveis deste tópico, que ninguém nunca mais vai ler.

Mas cadê o email para o Sam?

felipe bento pereira
Membro Novato
# jul/18
· votar


Uma coisa que está entre linhas aqui que ninguém percebeu é;
"guitarrista/musico com preguiça de ler?" Tem coisa errada ai não?!!
Acho que tópicos relevantes e curiosos são bem vindos né?!

LeandroP
Moderador
# jul/18
· votar


boblau
Moderador está aí para moderar, não para repreender.

É isso aí. Concordo com você. Não quero ser arrogante com ninguém e posso realmente ter passado essa impressão.

Sobre debater o futuro do pretérito é debater sombre o que seria, e se fosse, essas coisas. Quando o moderador fecha um e deixa o outro aberto, a gente recebe reclamação, dizendo que um usuário foi favorecido, que tem panelinha, faz vista grossa, etc. Se ele fecha todos os tópicos que ele vê, e que é contra as regras, ele é um ditador. E se não atuar sobre regra nenhuma, o fórum se transforma em uma página de classificados expirados, pontes pra auto promoção de páginas pessoais, comunidades. Acaba com o fórum. Então eu digo que não é tarefa fácil ser moderador. Tem que gostar muito! Existe um canal pra que o usuário possa reivindicar uma suposta injustiça, denunciar alguma ocorrência, que é a Central de Ajuda. Recebemos denúncias de outros usuários sobre tópicos contra as regras, e atuamos.

Mas cadê o email para o Sam?


Eu não tenho o e-mail dele. Mas você enviar uma mensagem pelo e-mail do Studio Sol e pedir pra encaminhar a mensagem pra ele.

LeandroP
Moderador
# jul/18
· votar


felipe bento pereira
"guitarrista/musico com preguiça de ler?" Tem coisa errada ai não?!!

Não entendi seu ponto.

Acho que tópicos relevantes e curiosos são bem vindos né?!


Sim! Claro que são!

felipe bento pereira
Membro Novato
# jul/18
· votar


Não entendi seu ponto.

Como foi dito em vários contatos aqui o pessoal abre tópicos novos de perguntas que foram respondidas de várias formas a muito tempo!
Ou seja não pesquisa abrem tópicos que são fechados dentro das regras do Fórum! Ou seja não leram as regras!! Mas acontece né?! hahahahah

boblau
Veterano
# jul/18
· votar


LeandroP

Eu não tenho o e-mail dele. Mas você enviar uma mensagem pelo e-mail do Studio Sol e pedir pra encaminhar a mensagem pra ele.


Não fui eu quem disse que teria coragem de mandar o post pra ele, ou alguém que decida por ele. Mas acho que seria importante vc repensar como se relacionar com os usuarios uma vez que os objetivos do Studio Sol são claros. Ampliar a base de usuarios.

Perceba que estamos aqui com respostas para a pergunta de um.moderador que abriu o tópico. Claro que estas respostas não serão aquelas que os moderadores concordam, senão não teria criado o tópico.

Acredito piamente que seja difícil set moderador de um fórum, mas se um moderador abre um tópico como este vc há de acreditar que existe um.problema de forma não de conteúdo no fórum. O conteúdo deste fórum não deixa nada a desejar aos melhores fóruns pelo mundo (onde participo de 3 somente de música fora os outros). O problema é a reação e a resistência à mudanças.

LeandroP
Moderador
# jul/18
· votar


boblau
Mas acho que seria importante vc repensar como se relacionar com os usuarios uma vez que os objetivos do Studio Sol são claros.

;)

Delson
Veterano
# jul/18
· votar


Já tem tempo que o FCC não é financeiramente atrativo, vide a importância que o Studio Sol dá pras demais plataformas, e sempre o FCC fica de fora, então, não creio que aqui seja uma fonte de renda significativa pra empresa.

Se regras existem, que sejam cumpridas (por mais incompreensíveis que sejam)

AGUARDANDO O LACRE DE VOCÊS sobre furar a fila do pão, sinal amarelo, mijar na piscina, etc.

felipe bento pereira
Membro Novato
# jul/18
· votar


AGUARDANDO O LACRE DE VOCÊS sobre furar a fila do pão, sinal amarelo, mijar na piscina, etc.
kkkkkkkkkkkkkk

HortaRates
Membro
# jul/18
· votar


Na minha opinião não há relação entre o fórum estar "morrendo" e as regras serem "rígidas".
O fórum tá morrendo porque este fórum é e sempre foi majoritariamente sobre guitarras, guitarristas e equipamentos de guitarra (e em segundo lugar, mas bem distante ainda, sobre baixo), e hoje em dia ninguém mais toca estes instrumentos. A tendência é piorar.
Atualmente a maioria dos tópicos interessantes do fórum são as mesmas pessoas de sempre debatendo. E o conteúdo produzido é geralmente de qualidade. Eu sou muito mais ser assim do que um fórum com 5 tópicos por dia perguntado "Compro memphis ou giannini?" "Meteoro ou Warm Music?" sendo que já existe uma quantidade de conteúdo absurda sobre esse tema.

Eu participo de fóruns muito mais rígidos que esse. Que se a pessoa desrespeita as regras, além de ser muito zoada, ainda leva um "ban temporário" de alguns dias. E o fórum não está esvaziando.
Aqui o cara chega, comenta "Noça euuu tamem tenho essa guitarra kkk shou!" num tópico de 2003 e acha ruim porque a galera zoa de pá de ouro.
Diariamente tem que cara upa tópico de 10 anos com absolutamente nenhuma informação relevante só porque não tem nada pra fazer.

Forum não é rede social, não é youtube. A informação não é tão mastigada e tem que ter regras. É pra quem curte ler e aprender sobre tudo, não é um "Perguntas e Respostas" apenas.
Já tive que ler dezenas de páginas pra achar alguma informação que eu queria, mas deu pra aprender muito no processo. Se o cara não tá disposto a destrinchar o conteúdo pra achar o que precisa, ele não tem que criar outro tópico sobre um assunto que já existe não, ele tem é que procurar a informação em outro lugar. Forum é um formato de conteúdo que não atende quem está com pressa.

Buja
Veterano
# jul/18 · Editado por: Buja
· votar


Email tambem tem "regras". E nem por isso está morrendo.
Ta vivo e funciona muito bem ainda. Todo dia aprimoramentos, novos softwares, novos detectores de spam, novos apps....

Ninguem envia um email por outro dizendo..."kolé zéh!", apesar de isso ser permitido.
Ele é feito pra ser um formato tradicional, antiquado de comunicação, formal, porem, cumpre muito bem, e sem substitutos, o que se propoe.

Forum é a mesma coisa. Nao é facebook, que é so dar um f5 na pagina e pronto, voce ja perdeu 500 postagens. Ou instagram, que vai rolando, rolando, rolando e ja se perdeu no meio te tanto video inutil e hashtags de gente implorando atencao.

Forum é um formato onde usuarios serios trocam debates serios, conhecimentos serios, e aprendizado serio.
É até um saco quando em 2008, 2009 por ai, eu lembro...voce postava uma coisa, e em menos de 3 minutos seu topico ia pro limbo da pagina 2.
Dai vinha os "desgracentos" dar um up! em coisa inutil, so pra saber que guitarra comprar, porque papai ta indo no shopping daqui a meia hora e o moleque ta indeciso.

Ja vi topico de gente dizendo assim..."gente pf responde...tenho que saber AGORA...."

Ah vá pro quinto dos inferno...pergunta o vendedor isso entao, leva alguem conhecido, pesquisa antes primeiro....sei la....ou então....pergunta na stories do instagram que agleum responde...

Hoje apesar de achar o forum meio paradinho (consequencia da falta de interesse da geração atual), ele é ideal...


Agora concordo com geral no seguinte assunto (claro se nao existissem regras, ou essa regra puder ser reajustada):

Guitarra X ou Y? Ao invez de fechar, manda pro OT.

Porque se o topico fixo ta morto, o OT pelo menos tem gente. E por mais zuada que seja a resposta, seja melhor que as respostas do instagram da vida.
E se o cara quiser outras opiniões, Dr Google ta ai...

renatocaster
Moderador
# jul/18
· votar


HortaRates

Na minha opinião não há relação entre o fórum estar "morrendo" e as regras serem "rígidas".
O fórum tá morrendo porque este fórum é e sempre foi majoritariamente sobre guitarras, guitarristas e equipamentos de guitarra (e em segundo lugar, mas bem distante ainda, sobre baixo), e hoje em dia ninguém mais toca estes instrumentos. A tendência é piorar.


Bingo! Hoje, na minha opinião, essa é a percepção mais plausível para esse esvaziamento. Quando abri este tópico, eu ainda não tinha essa percepção muito clara (ou tinha, mas relutava em aceitar, rsrs).

Eu tbm frequento outros fóruns, e todo mundo sabe que a premissa básica para controlar o fluxo de tópicos e msgs é baseado em regras de utilização (ou políticas de uso, como alguns gostam de chamar). Acredito até mesmo que existem fóruns que nem tem moderador "humano", os eventuais tópicos e msgs considerados fora das regras já são automaticamente excluídos ou fechados com base em palavras-chave.

renatocaster
Moderador
# jul/18
· votar


boblau

Perceba que estamos aqui com respostas para a pergunta de um.moderador que abriu o tópico. Claro que estas respostas não serão aquelas que os moderadores concordam, senão não teria criado o tópico.

Antes de tudo, quem abriu o tópico foi um usuário do fórum. Eu tenho o mesmo direito (e deveres) de criar tópicos sobre qualquer assunto, como qualquer outro usuário, alheio à minha condição de moderador. Desde que esteja dentro das regras, claro, rsrsrs.

E eu não abri o tópico com o intuito exclusivo de me responderem, eu coloquei o tema em aberto para reflexão da comunidade como um todo.E foi o que aconteceu, o tema repercutiu e tivemos diversas visões, abordagens e percepções diferentes. Algumas em comum, outras divergentes. Normal.

mas se um moderador abre um tópico como este vc há de acreditar que existe um.problema de forma não de conteúdo no fórum.

Mas aí vc está associando uma questão de visão geral sobre um determinado tema ao fato de eu ser moderador. Na minha visão isso é um equívoco, mas normal, de boa. Estamos em um ambiente que está suscetível a isso mesmo, múltiplas interpretações. E eu respeito.

Aliás, o que tenho procurado tirar como lição desses anos todos dialogando na internet é de não ser tão reativo, agressivo quando emitem uma opinião ou interpretação contrária a sua.

E para finalizar, como premissa básica da comunicação que é feita entre entre o emissor e o receptor, sempre vai existir aquela máxima: Eu sou responsável por aquilo que falo, e não por aquilo que entenderam.

boblau
Veterano
# jul/18
· votar


HortaRates

Na minha opinião não há relação entre o fórum estar "morrendo" e as regras serem "rígidas".
O fórum tá morrendo porque este fórum é e sempre foi majoritariamente sobre guitarras, guitarristas e equipamentos de guitarra (e em segundo lugar, mas bem distante ainda, sobre baixo), e hoje em dia ninguém mais toca estes instrumentos. A tendência é piorar.


Esquisito, os fóruns de guitarra que eu participo lá fora (o que mais participo é o paralelo da PRS, que acaba falando de tudo o que é guitarra, amplis, pedais, muierada, compra e venda, etc.) só crescem.

Colocar a culpa no mercado de guitarras porque "a guitarra está morrendo" é muito fácil. Mas não é isso o que acontece no mundo. A Gibson está em recuperação porque errou justamente nisto. Ela fez aquisições de outros negócios e a fábrica de guitarras tinha que suportar os prejuízos destas aquisições. Só a divisão Gibson, não dá prejuízo não. É é por isso que ela conseguiu homologar a recuperação.

Não vi ninguém aqui insurgindo contra as regras e pedindo para que não tenha nenhuma regra e nem dizendo que as regras não devem ser seguidas. O que existe aqui é um clamor para que regras sejam revistas, repensadas, que se chegue em um denominador sobre o funcionamento do Fórum.

Mais uma coisa, se o FCC não fosse importante, não teria publicidade aqui né?

makumbator
Moderador
# jul/18
· votar


boblau
Esquisito, os fóruns de guitarra que eu participo lá fora (o que mais participo é o paralelo da PRS, que acaba falando de tudo o que é guitarra, amplis, pedais, muierada, compra e venda, etc.) só crescem.

Pode ser uma questão mais brasileira, já pensou nisso?

boblau
Veterano
# jul/18
· votar


makumbator

Pode ser uma questão mais brasileira, já pensou nisso?

Claro que pode! Analisando o mercado de instrumentos brasileiro, vc viu nas últimas décadas um movimento tão grande de surgimento de novas marcas como ultimamente? Amplis, instrumentos musicais, pedais, etc. competindo pau a pau com qualidade gringa. Algum mercado tem aí, não acha?

Tem até concorrência desleal, briga em rede social, etc. Tudo isso num mercado que está morrendo?

O Luthier que fez minha archtop só aumenta de tamanho, O Ivan da MM só aumenta de tamanho, o Pedrone.... e muito outros.

Aí vem me dizer que o problema é o mercado que não consegue colocar mas que 50 caras num fórum importante historicamente como o FCC?

Acho que não.... Para mim é um problema de formato: velho, feio, sem fotos, sem vídeos, tópicos fechados aleatoriamente (tem tópico aberto, com mesmo conteúdo de tópico fechado), mentalidade antiga.

Tem muita coisa que pode ser feita, mas é muito mais fácil colocar uma desculpa na resposta padrão: o mercado.

makumbator
Moderador
# jul/18 · Editado por: makumbator
· votar


boblau

Não falava de mercado nacional, mas de comportamento das pessoas (brasileiras. nesse caso). Acho que para as pessoas mais jovens (principalmente no Brasil) fórum já era.

Pode colocar uma melancia na cabeça do FCC que ele não vai ter mais popularidade. O mesmo ocorre em outros fóruns de guitarra e baixo (guitar corner, até o contrabaixo br, entre outros). Vai ver esses jovens não acham isso aqui atrativo.

entamoeba
Membro Novato
# jul/18
· votar


O fórum está "morrendo" porque para participar, tem que escrever.

A migração do Facebook para o Instagram dá a pista: a linguagem escrita está morrendo.

Mostrar a própria escrita, para alguns, é mais constrangedor do que a nudez em público. Nem mesmo os eruditos se sentem à vontade com essa maldita língua, o que esperar dos pós-púberes nascidos na era digital?!

Aqui mal dá para postar imagem!

boblau
Veterano
# jul/18
· votar


entamoeba

O fórum está "morrendo" porque para participar, tem que escrever.

A migração do Facebook para o Instagram dá a pista: a linguagem escrita está morrendo.

Mostrar a própria escrita, para alguns, é mais constrangedor do que a nudez em público. Nem mesmo os eruditos se sentem à vontade com essa maldita língua, o que esperar dos pós-púberes nascidos na era digital?!

Aqui mal dá para postar imagem!


Acho que é por aí o problema....

Imagina um cara constrangido destes, ter coragem de escrever alguma coisa e no primeiro post dele receber uma mensagem dizendo: Leia as regras do fórum! Teu tópico está contra as regras!

O cara não volta nunca mais....

O problema das imagens e vídeos também é fundamental - isso precisa ser revisto.

renatocaster
Moderador
# jul/18
· votar


makumbator

Não falava de mercado nacional, mas de comportamento das pessoas (brasileiras. nesse caso).

Não é só no mercado nacional, vide a situação recente da Guitar Center. Os caras falaram que quase não se vê mais entrar nas lojas deles aqueles jovens querendo comprar novos instrumentos. Em 2017, as vendas anuais só de guitarras deles caiu de 1,5 milhão de unidades para menos de 1 milhão.

Então, podemos concluir que existe sim o desinteresse geral dessa nova geração em querer tocar um instrumento musical. Aqui mesmo no fórum a gente até brincava que em época de férias escolares novos usuários criavam dezenas de tópicos novos perguntando qual guitarra comprar. Deve ter pelo menos umas 5 férias escolares que eu não vi mais essa típica movimentação por aqui.

felipe bento pereira
Membro Novato
# jul/18
· votar


Aqui mesmo no fórum a gente até brincava que em época de férias escolares novos usuários criavam dezenas de tópicos novos perguntando qual guitarra comprar. Deve ter pelo menos umas 5 férias escolares que eu não vi mais essa típica movimentação por aqui.

apareceu uns por ai! mas já foram fechados...
uma duvida que não tem a ver com o assunto; tem como a gente excluir comentários?

HortaRates
Membro
# jul/18
· votar


boblau
Na boa, as evidências que o mercado de guitarras está morrendo tão por todo canto. Não é "só" a Gibson. Só não vê quem não quer.

Talvez o formato de fórum esteja ultrapassado e o destino inevitável seja que este aqui morra de vez. Mas que pelo menos tenha uma morte digna e sirva de repositório de informações de qualidade, e não um amontoado de flood e propaganda.

Eu acho que se o fórum fosse importante pra empresa detentora dos direitos, ele já teria sido modernizado e atualizado. Quanto o Cifraclub não gasta com vídeo aulas de altíssima qualidade de tudo que é tipo de música e instrumentos, por exemplo?

Se o timidão aí do seu exemplo ler as regras e procurar se inteirar sobre o funcionamento do fórum antes de postar, que é o que todos deveriam fazer, ele não vai ter o tópico fechado e tomar advertência na primeira tentativa.

boblau
Veterano
# jul/18
· votar


HortaRates
Na boa, as evidências que o mercado de guitarras está morrendo tão por todo canto. Não é "só" a Gibson. Só não vê quem não quer.

Bom, vou me permitir discordar de vc, ok?

Talvez o formato de fórum esteja ultrapassado e o destino inevitável seja que este aqui morra de vez. Mas que pelo menos tenha uma morte digna e sirva de repositório de informações de qualidade, e não um amontoado de flood e propaganda.

Vai morrer sem tentar mudar então? Não concordo.


Eu acho que se o fórum fosse importante pra empresa detentora dos direitos, ele já teria sido modernizado e atualizado. Quanto o Cifraclub não gasta com vídeo aulas de altíssima qualidade de tudo que é tipo de música e instrumentos, por exemplo?

Não sei quanto gasta, mas a nossa contribuição não está nada boa para mudar isso. Pelo nível de anunciantes por aqui, não imagino que isto aqui está jogado às traças não.


Se o timidão aí do seu exemplo ler as regras e procurar se inteirar sobre o funcionamento do fórum antes de postar, que é o que todos deveriam fazer, ele não vai ter o tópico fechado e tomar advertência na primeira tentativa.


Cara, na boa, falando com galera, ninguém vai fazer isso aí. Vai postar no Facebook ou em algum grupo de Whatsapp e algum pangaré vai dar uma resposta qualquer, acaba no "kkk" e vida que segue. As coisas mudam, o mercado não é mais o mesmo e te parafraseando, se me permite, só não vê quem não quer.

Paulo Heineken
Veterano
# jul/18
· votar


ta meio paradinho mesmo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A pior fase de todos os tempos no fórum de guitarra