A pior fase de todos os tempos no fórum de guitarra

Autor Mensagem
TendTudo
Membro Novato
# jul/18
· votar


Porque não inventar um fórum de ajuda com metadados suficiente para que não se criem tópicos novos.
Aonde seria apenas um oráculo ao off topic.
É que...
Tudo bem...existe corrupção no coração do ser humano...sei lá...uma mea culpa para o momento de monetizar o fórum, sei lá...
Chama o Leão Lobo...

HortaRates
Membro
# jul/18 · Editado por: HortaRates
· votar


Essa discussão de fechar tópicos que não obedecem às regras é importante. Eu não quero que se torne um lugar onde todos os dias criem diversos tópicos assim:

Post fora das regras

Eu prefiro que este fórum seja um lugar menos movimentado do que um lugar floodado. Mas isso sou eu. Seria importante ouvir a opinião dos usuários.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/18
· votar


Hoje consegui fazer login, quase 2 meses depois. E por conta disto acabei participando de alguns grupos no facebug e gostei, certamente o forum perdeu gente desta mesma forma.

Filippo14
Veterano
# jul/18
· votar


Moderadores

Estava pensando aqui, sei que dá mais trabalho, mas será que em casos como este não seja melhor fechar, mas enviar uma resposta antes com aquela mensagem padrão das regras e tudo mais. Parece tosco, mas para pessoas novos membros pode ser bem explicativo e tirar um pouco o ar "arrogante" ou pelo menos "distante". Sei que deve ser bem mais chato para vocês, mas acredito que poderia preservar mais membros. Assim como esses, acredito que eu e muitos outros erramos no começo, até pegar o jeito e tal. Eu mesmo criei no inicio 3 tópicos para falar de uma guitarra só por "imaturidade".

Abração

Rochaff
Membro Novato
# jul/18
· votar


Concordo com o Filippo14. Uma mensagem padrão do tipo "leia as regras antes de postar", "clique aqui para ver as regras", seria elegante e teria um ar de "você esta sendo bem recebido". Acho q até já vi esse tipo de post em tópicos mais antigos, talvez fosse uma prática anteriormente mas que foi se cansando.
Obvio q é idiota ter q enfiar as regras no cara bem no tópico que ele abriu, sendo q essas mesmas regras foram colocadas pra ele no momento que ele concordou fazer o cadastro e supostamente leu elas...mas pelo menos daria uma explicação pra pessoa

HortaRates
Membro
# jul/18
· votar


Rochaff
Filippo14
A pessoa recebe essa informação. Só que é inbox, não como resposta no tópico. O tópico não é fechado sem justificativa nenhuma.
Pelo menos foi o que um dos moderas falou umas páginas aí pra trás, e quando eu um tópico fechado também foi assim.

felipe bento pereira
Membro Novato
# jul/18
· votar


estava dando uma lida no tópico fixo sobre qual guitarra comprar e vi que não tem como a pessoa ler e sair com duvidas!!...
Você quase que sai um especialista dali hahahah, e logo abaixo desse tópico aqui mais um foi fechado com a mesma pergunta de sempre!!...
É por isso que deve existir moderadores sim!!!

LeandroP
Moderador
# jul/18
· votar


Luiz_RibeiroSP

Sim, e lamentamos este inconveniente.

Levamos o seu assunto adiante, incluindo outros usuários com problema igual ao seu. A administração do fórum está ciente e já nos notificou que estão trabalhando em cima disso.

Continue utilizando este perfil, e quando o problema de login for solucionado, o avisaremos. ;)

Filippo14
Veterano
# jul/18
· votar


Rochaff
HortaRates

Então, mas outro ponto ruim que eu acho nesse fórum (são poucos para mim) é a interação pessoal entre membros. Os avisos de mensagens são bem ruins, se fosse um chat, que poderia ser privado ou público (como as mensagens já são) já daria um belo avanço.

Demoro para perceber que recebi mensagem, acho pouco visual. Ainda acho que seria mais efetivo se fosse via postagem no tópico mesmo, até para ser mais educativo com outros membros novos

MMI
Veterano
# jul/18
· votar


Curioso que se discuta melhorias e investimentos no FCC na semana que se noticia: "Facebook tem maior perda diária em valor de mercado da história dos EUA".

Infelizmente, este formato, neste assunto, na nossa língua, no nosso país, faz pouquíssimo sentido. Acho que o Studio Sol deixa aqui, dá pouco trabalho, nenhum retorno financeiro, apenas gera uns views então vai ficando porque não demanda muito esforço. Melhorias e atualizações precisaria de horas de trabalho, soluções de problemas, investimentos, algo que não farão ao que tudo indica. Nestes muitos anos de FCC muito já foi discutido, alguns assuntos chegam a exaustivamente explicados, quase que sem margens para novas abordagens. Mas tem que escavar, numa ferramenta que é difícil... Acho que o FCC está aqui largado, destinado ao fim.

Existem novas ferramentas, sites mais ágeis, o foco dos músicos está nas redes sociais mais frequentadas. o que gera uma bola de neve, menos gente, menos conteúdo gerado, menos interesse, menos views... Aqueles grandes caras, sejam eles músicos, produtores, experientes, fabricantes, cada vez tem menos interesse aqui - e tinha gente de altíssimo nível. Eram estes caras que me traziam aqui, conteúdo de primeiríssima linha. A minha sensação, olhando muito pela minha visão mesmo, é que que se liberam os tópicos repetidos, especialmente os "compro guitarra X ou Y", mais desanima, menos conteúdo bom é gerado, menos interesse gera, mais esvazia isto.

A questão é movimentar? Vamos fazer conteúdo. Tópicos repetidos? Ok, vamos fazer tópicos repetidos então... Eu sei que muita gente aqui sabe tocar e tem umas gravações. Cada um pode postar uma música e conversar a respeito - serve para o ALF, Luiz_RibeiroSP, Filippo14, makumbator,
LeandroP, Buja, boblau, Bahia... Pelo menos a gente ouviria música boa, com muito prazer. Duvido que o LeandroP, num dia de dedo nervoso, vai fechar meia dúzia de tópicos "Postando meu som" num dia só, com ele mesmo na lista. kkkkkkkkkkkk (brincadeira, tá? ;-) )

Filippo14
Veterano
# jul/18
· votar


MMI

Concordo, de fato, pensar em soluções (mesmo eu tenho postado possíveis mudanças aqui) não faz sentido, pq nao interessa fazer. Pra quem disse que aqui rende dinheiro pq tem propaganda, provavelmente eles fecham pacotes de marketing para todo o grupo "Cifraclub", mas não deve ser algo pago e feito especificamente para esse fórum.

De fato, pelo movimento quase corriqueiro de alguns poucos membros, fica claro que esse fórum acabará por se reduzir e acabar em algum momento.

Buja
Veterano
# jul/18
· votar


De fato, pelo movimento quase corriqueiro de alguns poucos membros, fica claro que esse fórum acabará por se reduzir e acabar em algum momento.


É o que eu acho.

Eu realmente acho que seria de grande valia criar um forum novo, baseado em Xenforo (que é o sistema da maiorias dos grandes foruns novos por ai), e tentar manter a coisa viva ainda...

Porem, coisas importantissimas impedem..

1 - Teriamos que tentar comprar a base de dados da Studio Sol, isso se ela quisesse vender (coisa que acho dificil por que esse acervo aqui é historico).

2 - Teriamos que refazer o as indexacoes dos motores de busca da google com o novo dominio (porque nao usariamos sub-dominio forum.cifraclub ne) Isso demora um bocado e nao depende dos developers, e sim dos robots do google.

3 - Teriamos que conseguir alguma renda que pague o servidor. Eu pago miseros 109 conto por mes em um servidor, com 100 gb de armazenamento.
Daria pra esse forum com folga do jeito que ele é hoje (links externos, e tal)
Porem, nao daria pra hospedar midia nele....no maximo daria pra ser como é em todo lugar...player do youtube, player do soundcloud, links de fotos externas, e so.

Dito isso, seria mais facil conseguir permissao para studio sol para ser um developer responsavel por atualizar e manter o forum...sem ganhar nada por isso.

Voce, dono da empresa que possui um forum ativo, referencia no Brasil, com uma base de dados de 305.606 tópicos e 7.893.138 posts, operando desde 2000 e inicio do seculo, daria permissao a meia duzia de developers apaixonados mexer nos seus servidores e nos dados?
Duvido.

Isso ta pra morrer mesmo....

Mas ja pensei milhoes de vezes em, quando essa coisa começar a afundar de verdade, lançar o Titanic filho do zero e ver até onde vai, sei la...

Apesar de que essa tematica de forum já está mesmo ultrapassada, so agrada a minoria tiozoes, mesmo com recursos, responsividade e 3D.

Filippo14
Veterano
# jul/18
· votar


Buja

Voce acha que eles de fato não aceitariam uma modernização de graça? Se não houvesse custos adicionais, não vejo por que não aceitar.

Nem sei se precisaria comprar a base de dados, que valor de fato isso possui? Há valor para nós, mas nao sei se possui valor monetário.

LeandroP
Moderador
# jul/18
· votar


MMI
num dia de dedo nervoso, vai fechar meia dúzia de tópicos "Postando meu som"

Embora os títulos seja parecidos, senão, idênticos, eu jamais fecharia um tópico desta natureza. É como aqueles tópicos "avaliem a minha voz", que poderiam ser fechados conforme as regras, mas analisamos sob outro aspecto. Daí a função de um moderador. Do contrário, um algorítimo qualquer poderia nos substituir. Até nisso o fórum é meio que, analógico rs

Buja
Veterano
# jul/18
· votar


Filippo14
Voce acha que eles de fato não aceitariam uma modernização de graça? Se não houvesse custos adicionais, não vejo por que não aceitar.

Eu sou de BH, mesma cidade da sede da empresa, e trabalho bem proximo.
Eu poderia fazer mais uma tentativa. Quem sabe...

Nem sei se precisaria comprar a base de dados, que valor de fato isso possui? Há valor para nós, mas nao sei se possui valor monetário.

Possui muito. A empresa detem uma informacao, e ela terá que abrir mao dela. O ideal seria que nós tivessemos a base em mãos, e nao que nós trabalhassemos de graça para a empresa continuar sendo dona de tudo, entende...

Imagina quantas empresas do ramo até musical mesmo, nao gostaria de ter um forum de musica brasileiro nas maos, funcionando, para fazer data mining nos dados, e assim, 'despretenciosamente' ter uma ideia dos interesses e rumos dos musicos e aspirantes brasileiros...Vixe.

Isso aqui nao é pouca bosta nao. Duvido que o Sr Sam saberia o que isso viraria. Virou um grande Ford 1932 de placa preta. Raro, porem, nao serve ao seu dono nem pra ir na esquina comprar pao. Mas se for vender, vale uma fortuna.

Filippo14
Veterano
# jul/18
· votar


Buja

Bom, eu não acho que vale grandes coisas, mas de qualquer forma, ai sei la se vc toparia tentar fazer um acerto com a dona do fórum, cabe a voce hahaha

Abração

Buja
Veterano
# jul/18
· votar


Filippo14
Penso nisso...na verdade ja fui la duas vezes...porem, nao para trabalhar de graça...fui tentar vaga de developer, e expressei meu desejo e capacidade tecnica para ficar por conta do FCC.

"Acho" que o Sam nao quis porque fugia dos interesses da empresa, e tambem por causa da pretensao salarial que pedi.

Mas, para fazer de graça, nao sei ... tem que ver ne.

Sei que botar um xenforo pra funcionar, na versao full, exige um certo investimento que sozinho nao da pra fazer. Esquema de vaquinha, tambem, nao sei, talvez nao role, ja que FCC sempre foi de graça.

Mas talvez nem seja necessario....

porque, nao sei como é a base de dados desse sistema miniBB, porem, sei que ele possui muito mais recursos que foram desativados para o FCC, como emojis, fontes coloridas, etc (bem estilo orkut de ser)
Uma coisa que esse mesmo sistema do FCC (miniBB) tem, é responsividade (capacidade de abrir bem num celular/tablet)
Isso é um senhor recurso pra nós, muito reclamado, e o melhor....nao mudaria quase nada no layout do FCC que a anos, agrada a gente tiozoes.

Esse tipo de mudanca daria pra fazer, de graça, com a aprovacao da empresa, e nao seria nenhum esforço tao bruto quando botar um xenforo pra rodar, ou criar um app ois/android (que exigem atualizacoes periodicas tambem)

Filippo14
Veterano
# jul/18
· votar


Buja

Sendo bem sincero, não entendi quase nada ai hahaha, papo levemente tecnico já me ferrou, mas de repente, se desse a um custo baixo ou quase 0 transformar esse forum em mobile friendly, po, ja seria um beeelo avanço, pelo menos para esticar o tempo de vida desse forum por mais alguns (bons) anos

Buja
Veterano
# jul/18
· votar


Filippo14

Vou enviar mensagem para o gerente da studio sol, que na epoca foi um entrevistador, pra ver se ha possiblidade de ser colaborador, talvez, quem sabe, podendo gerar uma nova versao desse miniBB para mobile friendly hehe

Buja
Veterano
# jul/18
· votar


Bom, enviei o email. Vamos ver que resposta teremos rs...

MMI
Veterano
# jul/18
· votar


LeandroP

Exatamente, tenho certeza. kkkkkk

MauricioBahia
Moderador
# jul/18 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Então, por favor, alguém podeira me indicar um fórum de música (no Brasil) que valha a pena eu me cadastrar e frequentar?

Seria até uma boa dica pra aqueles que não gostam do FCC e estão aqui.

Alternativas! Obrigado.

Ramsay
Veterano
# jul/18 · Editado por: Ramsay
· votar


Apesar de não gostar de ver tópicos sendo fechados a toda hora, antes que possamos responder, eu concordo em quase tudo que o MMI postou.
O que faz esse fórum funcionar é a simplicidade do formato, simples, direto e quase sem anúncios.
Até 2010, grande parte de vcs devem ter conhecido existia um fórum chamado "Fórum Pcs" e na época ele tinha uma interface simples e sem anúncios e o fórum fervilhava com milhares de usuários postando e a velocidade era tanta que parecia até um chat.
Então, em 2009 (se não me engano) eles (os donos) prometeram grandes novidades no formato e criaram um novo site recheado de banners, anúncios e com pouco espaço para o fórum em si, ou seja, para os usuáríos postarem as suas dúvidas.
E o site simples anteriormente fervilhado por milhares de usuários se tornou uma arvore de natal, só que num ambiente vazio sem quase ninguém para observar.
Então em 2010 o Fórum Pcs fechou as portas.

Eu torço e espero que isso não aconteça com o Cifra Club pq como ele não tem nenhum.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/18
· votar


LeandroP
Meu problema resolveu hoje, finamente, mas quase desisti.
Por que o login do fórum é diferente do cifraclub? até agora não entendi.
Como a empresa não consegue puxar meus dados pelo cifraclub e com eles verificar se sou usuário do fórum? tive que mandar fotos do meu RG e uma foto minha segurando o documento! PQP @#¨$%*()@, nessa hora quase mandei uma resposta mal educada e abandonando de vez.
De uma hora para outra o login no cifraclub não logava o forum, mas não posso logar o forum sem esta logado no cifraclub! ...enfim, ta uma zona.
Entendo que outras plataformas digitais, mais a crise na musica contribuiu para não renovar os usuários, mas que o estúdio sol tem sua responsabilidade também, e abandonar o espaço é jogar a pá de cal. pena, pois é o único produto que me interesso aqui.

LeandroP
Moderador
# jul/18
· votar


Eu lamento, Luiz_RibeiroSP. E não consigo encontrar uma explicação lógica pro que aconteceu. Não sei se isso lhe serve de consolo, mas eu também passei pelos mesmos perrengues que você. Agradeço a sua paciência.

MauricioBahia
Moderador
# jul/18 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Luiz_RibeiroSP

Fiquem sem poder acessar por alguns dias. Entrei em contato pelo suporte e está ok agora.

A diferença é que antes eu acessava o fórum pelo CCID, que fica na parte superior direita da tela. Email, senha e PRONTO!

Agora eu tenho que acessar pelos campos no fórum, ali no lado esquerdo acima, abaixo do logo do FCC, com "Nome ou Apelido" e "senha". Ai eu apareço logado também no CCID... Tive que pedir uma senha no ali pq eu não tinha nem noção de senha ali! hehe

Caso alguém esteja querendo a senha e não sabe onde fica praacessar um pedido de nova senha http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=sendpass Mas esse link vale pra essa trocar a senha relativa ao campo "Nome e Apelido". Será enviada uma senha pro e-mail cadastrado.

Abs!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/18
· votar


MauricioBahia
comigo o problema foi um pouco maior....
Meu email cadastrado no fórum era diferente do cifraclub, e pra piorar o email cadastrado eu tinha desativado porque não usava mais a conta. Mas não entendi por que o cifraclub não conseguia associar minha conta no forum com meu cadastro no cifraclub. Pelo menos agora posso reenviar minha senha caso eu precise.

thiagoooo
Membro Novato
# jul/18
· votar


Apesar de não gostar de ver tópicos sendo fechados a toda hora, antes que possamos responder, eu concordo em quase tudo que o MMI postou.
O que faz esse fórum funcionar é a simplicidade do formato, simples, direto e quase sem anúncios.
Até 2010, grande parte de vcs devem ter conhecido existia um fórum chamado "Fórum Pcs" e na época ele tinha uma interface simples e sem anúncios e o fórum fervilhava com milhares de usuários postando e a velocidade era tanta que parecia até um chat.
Então, em 2009 (se não me engano) eles (os donos) prometeram grandes novidades no formato e criaram um novo site recheado de banners, anúncios e com pouco espaço para o fórum em si, ou seja, para os usuáríos postarem as suas dúvidas.
E o site simples anteriormente fervilhado por milhares de usuários se tornou uma arvore de natal, só que num ambiente vazio sem quase ninguém para observar.
Então em 2010 o Fórum Pcs fechou as portas.


Forum Pcs parou no tempo e abriu espaço para a concorrência.

O forum clube do hardware se atualizou e continua muito movimentado.

JJJ
Veterano
# jul/18 · Editado por: JJJ
· votar


thiagoooo
Forum Pcs parou no tempo e abriu espaço para a concorrência.
O forum clube do hardware se atualizou e continua muito movimentado.


Pois é... mudança ruim, resultado ruim; mudança boa, resultado bom...

Particularmente, não acho que deva se mudar uma porrada de coisas, tudo ao mesmo tempo. Muda uma coisinha aqui, um detalhe ali. Nada de caro, nada de complicado.

boblau
Veterano
# jul/18
· votar


JJJ
Particularmente, não acho que deva se mudar uma porrada de coisas, tudo ao mesmo tempo. Muda uma coisinha aqui, um detalhe ali. Nada de caro, nada de complicado.

Boa! Concordo plenamente!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A pior fase de todos os tempos no fórum de guitarra