【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


Markrovit
"treble bleeder" é a solução.
Abç

iS_LaSh
Veterano
# jul/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá mestre Bertola!

Gostaria de pedir uma ajuda aqui, um esclarecimento...

Estou montando uma guitarra com um amigo, ele está usando uma peça colada de tamboril preto ... Não conheço essa madeira e nunca vi alguém utilizando, já ouviu falar da utilização dela pra fabricação de instrumentos musicais ?

A madeira tem em torno de 25 anos ...

Estamos construindo uma Strato com 2 HB e ponto Wilkinson

http://imageshack.com/a/img923/2624/fJ8LOs.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


iS_LaSh
Não conheço essa madeira.
Geralmente uso freijó, caixeta ou marupá.
Mas nada impede o uso dessa madeira aí se ela tiver as características necessárias.
Abç

fconde77
Veterano
# jul/17
· votar


iS_LaSh

Não conheço a madeira, mas segue o pouco de informação que encontrei que pode ser útil para quem tiver as informações e saiba responder

http://www.remade.com.br/madeiras-exoticas/240/madeiras-brasileiras-e- exoticas/tamboril

http://www.madsaopaulo.com.br/tamboril/

http://www.remade.com.br/madeiras-exoticas/380/madeiras-brasileiras-e- exoticas/faveira-tamboril

iS_LaSh
Veterano
# jul/17
· votar


fconde77
Eu vi essas infos... a aplicação dessa madeira em instrumentos que não tinha visto ainda ...

Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pela resposta

uma coisa que gostei é o fato de ja estar "seca" e ter o visual que eu quero ... além de ser bem leve, já tive problemas com guitarras pesadas e muito tempo em pé tocando!

mesmo assim agradeço a resposta de vocês foristas!

diogosabh
Membro Novato
# jul/17
· votar


Bom dia Bertola
Há anos não entro no cifraclub e me lembro desse ser meu tópico favorito por me interessar muito por luthieria. Ha alguns meses voltei às guitarras, as quais tinha deixado por falta de tempo e desleixo, o que nunca deveria ter feito e não consegui reaver minha conta por não possuir mais a conta de email cadastrado.
Mas, enfim deixando de lado a introdução e partindo para o que interessa.
Caiu no meu colo um corpo de uma guitarra les paul (estranhamente com ponte fixa estilo hardtail, vi poucas assim e estranhei, mas como caiu no colo a gente nao reclama, ne?ela tb tem apenas um tone e um volume). tenho interesse em reforma-la, ja que o custo seria minimo para mim ja que o serviço na madeira eu mesmo faria e os caps tenho um par da ESP encostado aqui. AI levaria no luthier para a regulagem geral.
Minhas duvidas sao duas: primeiramente, ele esta sem Nut. Pelo que vi no mercado livre, os preços de um nut de osso e de um rollernut (provavelmente chines) se assemelham. qual dos dois vc considera mais apropriado? e em segundo lugar, sou tecnico em eletronica e nao teria muitos problemas em fazer a eletrica dela.porem estou achando peças avulsas em bh muito caras... acha que um kit desse pronto compensa ou a qualidade deve deixar a desejar? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-870044069-kit-circuito-guitarra -les-paul-_JM

Pelo escudo do braço, que é parafusado, é uma Cort, mas nunca saberemos ne? Alias, provavelmente apenas o escudo é cort,rs.Mas isso tambem na importa muito, ja que para mim, no total, ela sairá por uns 350 reais, o que nao paga nem uma tonante,kkk. desculpe por me alongar muito e desde ja agradeço sua ajuda

diogosabh
Membro Novato
# jul/17
· votar


tentei enviar desde a manhã,por isso saiu bom dia,kkk. boa noite

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


diogosabh
Cara, o ideal seria você postar fotos da guitarra.
Compre uma pestana de osso mesmo.
Esse circuito é razoável.
Abç

fconde77
Veterano
# jul/17
· votar


diogosabh
Pelo que vi no mercado livre, os preços de um nut de osso e de um rollernut (provavelmente chines) se assemelham. qual dos dois vc considera mais apropriado?
Sem saber a qualidade desse roller Nut Chines optaria pelo de osso... Mas confiável e por não ter partes móveis tem um contato maior com o corpo(braço). Pelo fato dessa guitarra ter ponte fixa e o roller nut não teria muita função.
P.S.: Já que vai levar a guitarra para o luthier regular entrega o serviço do nut pra ele.

Acha que um kit desse pronto compensa ou a qualidade deve deixar a desejar?
O que pode deixar a desejar é a durabilidade... Como técnico em eletrônica já deve saber, mas acho interessante medir os potenciômetros pra saber se não estão muito fora do valor (500k).
Mas pelo preço vale a pena a aposta. Se mais pra frente alguma parte estragar vá trocando conforme a necessidade.

diogosabh
Membro Novato
# jul/17
· votar


fconde77, sim sim... mas como a entrega é por correios eu nao terei com o medir. por isso perguntei da qualidade... pois talvez algum dos senhores ja teve a oportunidade de ter um semelhante nas maos. agradeço sua ajuda e do Bertola. assim que puder postarei fotos sim. me estranhou essa ponte hardtail. e me estranhou ainda mais pois hoje removi a ponte e pude verificar que um dos furos do parafuso me parece bem torto. creio que terei surpress ao lixar. veremos.

diogosabh
Membro Novato
# jul/17
· votar


Alias, furo torto o bastante para sequer entrar o parafuso. a ponte estava com um a menos. a pintura é bem amadora. esse fim de semana vou remove-la e ai veremos se vale algum centavo investido

fconde77
Veterano
# jul/17
· votar


diogosabh

A questão é o controle de qualidade... Já comprei itens da china que funcionam até hj e o valor estava dentro do aceitável do especificado nos pots, por outro lado queimei muito a cabeça quando montava pedais até descobrir que os problemas ou o pot ou a chave etc...

Resumindo é uma questão de sorte...Mas como disse pelo valor vale o risco.

P.S.: Posta uma foto desse projeto

leoavilaleo
Membro Novato
# jul/17
· votar


http://shop.fender.com/en/intl/squier-electric-guitars/stratocaster/af finity-series-stratocaster/0310603503.html

Pessoal, squier affinity é realmente feita de Alder?

fconde77
Veterano
# jul/17
· votar


leoavilaleo
Se for essa do site sim, tá la nas especificações.. as antigas já não é possível afirmar.

Recomendo a leitura sobre essa madeira.
http://guitarra99.blogspot.com.br/2011/12/sx-de-alder-alder-qual-dos-2 3-tipos.html

diogosabh
Membro Novato
# jul/17
· votar


Fconde99 pode deixar. Postarei varias fotos ainda. Mas antes preciso começar.kkk. tenho pouco tempo disponivel entao o projeto promete ser um pouco lento. Ate agora o que fiz foi tirar a ponte e as tarraxas que estavam em petiçãode miséria. A ponte incrivelmente estáem bom estado. Provavelmente precisarei apenas trocar um carrinho. Talvez as molas.

diogosabh
Membro Novato
# jul/17
· votar


Ops, errei o seu nick. Fconde77.desculpe.rs

diogosabh
Membro Novato
# jul/17
· votar


Quanto ao circuito, odeio coisa pronta. Nem miojo eu como.kkkk. mas acho q vai ser a saida. Bh é a cidade dos preços absurdos e os fretes de sao paulo e rj estao muito altos. Isso se tiver o produto nas lojas daqui. É incrivel uma cidade com dois milhoes de habitantes que tem lojas de instrumebtos musicais onde so se tem uma palheta de uma espessura... Ou que eles tem aprnas um ultimo potenciômetro pra vrnder e este é usado. Complicado.

Markrovit
Veterano
# jul/17
· votar


Qual é a chave que se usa para regular os pivots da ponte tremulo fat 10 de uma ibanez?

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


Markrovit
Já tive uma guita com essa ponte. Usava uma chave allen, se não estou enganado é tipo uns 4mm mais ou menos.

fconde77
Veterano
# jul/17
· votar


Markrovit

Se não me engano a medida da chave usada nos pivôs dessa ponte são 3mm, já para ajustar os carrinhos a chave é de 1,5mm.

Se o interesse na medida for para comprar uma chave, recomendo que compre logo o jogo de chaves Allen.

Markrovit
Veterano
# jul/17 · Editado por: Markrovit
· votar


fconde77
acabaramosnicks

Pois é eu tentei com um jogo de chave allen que eu tenho aqui e não entrou, agora eu não sei se é pq não tenho a de 3mm ou se a chave é diferente por que o socket parece ser de allen mesmo só que ele tem um furo pequeno no meio

fconde77
Veterano
# jul/17 · Editado por: fconde77
· votar


Markrovit

seria isso aqui
http://www.tudoparamecanico.com.br/imagem/index/2271842/G/2128pr_1.jpg

Essa chave é a TORX

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


Essa é a chave torx mesmo, mas lembro que minha ibanez era tudo allen... ou eles mudaram o padrão, ou talvez suas chaves não entram pq a medida é em polegada ao invés de milímetro. Tem que ver direito isso aí.

Markrovit
Veterano
# jul/17
· votar


fconde77
Acho que não porque o furo é no socket então acho que seria uma chave allen com um prolongamento pra entrar no furo.

acabaramosnicks
Você usava aquela chave allen normal mesmo?

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


Em uma pesquisa rápida no google achei um manual (link) com imagens e tudo dizendo que é allen 3mm

Se não tá entrando, não sei como te ajudar... leve a guitarra numa loja de ferramentas e parafusos e vai testando todas as chaves até encontrar uma que sirva. Como eu disse, pode ser que o parafuso da sua seja em polegadas ao invés de mm, sei lá né.

Markrovit
Veterano
# jul/17
· votar


acabaramosnicks
Sim eu vi isso já, mas o meu jogo de allen não deu. Vou tentar com outro. Valeu.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


Markrovit
Eu tenho dezenas de chavens allen aqui em casa e sempre uso as que cabem. Simplesmente experimento.
Abç

vintage_man
Membro Novato
# jul/17
· votar


Bertola (e demais), por favor, estou precisando de uma ajuda.

Tenho uma fender com aquele sistema s1 switch (que dá um boost no ganho e usa bateria 9v.

A questão é que a bateria (de marca boa - Duracell) não dura mais que 1 semana...
E eu nem toco muito... Em torno de 1 hora por dia.

É normal isso? O que pode ser ?

Grato

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


vintage_man
Eu nunca trabalhei com esse sistema, portanto, não posso opinar.
Abç

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


vintage_man
Experimente deixar a guita sem bateria quando não estiver tocando. Se resolver o problema, coloca uma chavinha de liga/desliga. Se não resolver, é pq seu circuito consome muito, daí acho que não tem muito o que fazer

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji