【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


lucasvaladao
Esses captadores são razoáveis, mas sua guitarra pode ter coisa melhor...
Abç

lucasvaladao
Membro Novato
# jul/17
· votar


Blz, olha já procurei no fórum e pela internet e até agora não consegui achar ninguém que saiba sobre as madeiras das guitarras Dolphin les Paul, acredito que vc tenha conhecimento se elas são de compensado ou madeira msm. As novas sei que são de mogno mas as mais antigas não encontro nada sobre as madeiras delas, se puder me ajudar eu agradeço, estou querendo uma pra dar uma tunada vc acha que compensa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


lucasvaladao
Isso vai depender de que série é.
As antigas Les Pauls Dolphin eram de cedro.
Abç

lucasvaladao
Membro Novato
# jul/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Acredito que seja de 2000 pra cá, com certeza não é mais antiga que isso

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


lucasvaladao
Então provavelmente é tília (basswood).
Abç

lucasvaladao
Membro Novato
# jul/17
· votar


To precisando muito de uma les paul
Tenho 3 opções

Dolphin já tunada ela ta com caps Wilkinson e tarrachas gotoh, essa é da 2 geração das Dolphin e no caso seria na troca por uma cort x 6 minha

Uma Dolphin por 500 porém teria que tunar ela,

E apareceu uma vintage v100 por 1000. Sei que a vintage e imensamente superior a Dolphin mas tá pesando e o custo benefício, no caso da grana entende.

GusGermann
Membro Novato
# jul/17
· votar


Fala Bertola! Preciso de uma ajudinha com guita 7 cordas..
Acabei de comprar uma e quero baixar dois tons nela. Eu e meu parceiro de banda vamos fazer uma loucura a la Beyond Creation, onde um guitarra usa a 8 e outro a 7, mas em nosso caso eu com a 7 e ele com a 6.

Tu acha que o encordoamento da Ernie Ball 011 - 058 (o unico que encontro a venda e por preço bom) aguentaria o tranco?
Lembrando que a guita que comprei tem escala 27.

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


lucasvaladao
Aí é com você...
Haviam Les Pauls da Michael antigas com braço colado e corpo de tília que eram bem legais.
GusGermann
0.12 ou 0.13....
Abçs

GusGermann
Membro Novato
# jul/17
· votar


GusGermann
0.12 ou 0.13....
Abçs


Mas nao encontro encordoamento para 7 maior que 011, tem alguma marca que faça? Por ser escala 27 baritona, a 011 nao rolaria? Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


GusGermann
Até rola, mas o timbre vai ficar "magro" na minha opinião.
Abç

Jonathasrccps
Membro Novato
# jul/17
· votar


Bom dia tudo bem ?
Entao cara uma duvida bem simples, porem vc q tem experiência pode me ajudar.

Vale mais a pena tunar uma LP da Phonex ou da Strinberg 79 ?? Tipo questao de madeira e tal. Vale a pena ?

E as telecaster da Tagima 55, vale a pena tunar ?
Haha sao guitarras q estao a minha disposição para trocar em uns equip q nao uso mais.

Enfim agradeço a ajuda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


Jonathasrccps
Se não gastar muito, sim.
Abç

KelvinW_
Veterano
# jul/17
· votar


Olá pessoal.. Estou com um probleminha com minha Les paul..

Ela veio do luthier de uma regulagem geral, o qual o pino de prender a correia q fica ali perto do braço estava meio solto. Foi trocado o parafuso e veio bem firme, achei q estava tudo ok. Porém menos de 1 hora tocando com a correia o pino saiu, completamente.

Como eu devo proceder agora para colar isso e para que dure, eu perguntei ao cara q arrumou e ele disse para eu colocar um pedaço de palito de fosforo juntamente com cola dentro, e após secar, rosquear o parafuso.

Porém, creio q tenha sido o q ele fez da ultima vez, nao sei se vai durar novamente. Mas, eu fiz, no momento está lá secando o palito de fosforo dentro do buraco, usei cola para madeira.

Eu estou pensando em depois colocar o parafuso e cola-lo com super bonder, o que me dizem?

Obrigado, abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


KelvinW_
palito de fosforo juntamente com cola dentro
Abç

KelvinW_
Veterano
# jul/17
· votar


Bertola

Então, mas minha dúvida é: o cara já fez isso pq tava zuado e não durou malemá 1 hora com a correia, pq agora seria diferente e aguentaria??

fconde77
Veterano
# jul/17 · Editado por: fconde77
· votar


Jonathasrccps

Quando vc diz "Phonex" são as Phoenix agora conhecidas como PHX?

Por ordem de prioridades eu escolheria:
1º - A que goste mais;
2º - A que me sentir mais confortável;
3º - A que tiver braço colado;
4º - A que tiver maior preço para revenda.

E as telecaster da Tagima 55, vale a pena tunar
Não tenho como opinar pq não conheço essa série TW (Woodstock)

fconde77
Veterano
# jul/17
· votar


KelvinW_

Provavelmente soltou pq:
- Os palitos que fizeram o enxerto ficaram frouxos;
- A cola não tinha secado o suficiente;
- O (os) palitos não foram colocados até o fim do buraco.

Pra garantir use um Haxi, afine com estilete se necessário pra entrar bem justo, coloque cola no buraco da correia e e no Haxi, certifique que o haxi foi até o final do furro(use uma haste bem fina antes para medir a profundidade) e deixe secar bem.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


KelvinW_
Porque tem que ser feito direito...
Abç

Jonathasrccps
Membro Novato
# jul/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Blzz haha vlww.

fconde77

Isso as PHX, essa tem braço colado, porem tanto ela quanto as strinberg lp 79 sao difíceis de vender kkk.
Mas a PHX é braço colado mais confortável de tocar.

harlero rock
Membro Novato
# jul/17
· votar


Bertola bom dia, ha um mês retirei do luthier a guitarra regulada, ação baixa das cordas 010, estava boa. Hoje ja há um afastamento da corda em relação à escala depois do 10° traste, aqui no sul ta frio, ela fica pendurada em suporte na parede.

é normal isso, esse trabalho da madeira em pouco tempo?

desde ja agradeço

fconde77
Veterano
# jul/17
· votar


harlero rock

é normal a madeira "trabalhar" com variações de temperatura.
Não dá muito para especificar o quanto é normal sem ter noção do antes e depois sem estar com a guitarra em mãos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


harlero rock
Sim, é.
Variações de temperatura afetam o instrumento.
Abç

ViniciusHSV7
Membro Novato
# jul/17
· votar


Boas galera.
Deixar eu ver se podem me ajudar. Aconteceu um pequeno acidente com
minha guitarra. A parte elétrica dela está perfeita, o dano foi só
estético:

Ft1: http://prntscr.com/fz8wfj
Ft2: http://prntscr.com/fz8wkh

Minha dúvida é se teria como consertar. E se teria como consertar em
casa, pq não tem lugar aqui onde moro que conserte instrumentos.

Agradeço.

fconde77
Veterano
# jul/17
· votar


ViniciusHSV7

Possível é, mas existem questões que não deixaria esse reparo caseiro caro e de baixa qualidade.

- Os custos dos materiais necessários(lixas de várias gramaturas, massa poliéster automotiva, fundo PU, tinta, massa polir, estopa/algodão), para esse reparo seria alto e o desperdício deles grande;
- O trabalho será maior do que imagina, pois ou você desmonta a guitarra para pintura ou guitarra ou empapela ela inteira.
- Igualar a pintura com um reparo caseiro é improvável;

Reixa do jeito que esta, se incomodar muito pinte com caneta tipo Pilot.

Off Topic: Nada a ver com a dúvida, mas fico impressionado com a espessura do acabamento utilizado nas guitarras atualmente.

KelvinW_
Veterano
# jul/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá, Bertola. Queria saber se vc sabe me dizer se essa guitarra é confiavel, e se após a compra, seria necessário trocar algo dela..

Obrigado.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-813179239-guitarra-strato-capta dor-wilkinson-stm771-eagle-o-f-e-r-t-a-_JM

fconde77
Veterano
# jul/17 · Editado por: fconde77
· votar


KelvinW_

Não sou o Bertola, mas achei muito caro (R$ 1.364,66 ) para uma guitarra Eagle... Mesmo com os itens listados que a difere das demais da marca como:

- Tarraxas Wilkinson que são boas;
- Captadores Wilkinson, são bons mas nada demais;

Quanto ao madeiramento da guitarra (Alder e Maple) não vou opinar pq nunca testei essa guitarra, mas sendo um instrumento Chinês acredito que essas madeiras sejam de lá também e existe uma diferença entre o Alder e o Maple chinês para o americano

A ponte Floyd Rose é genérica, a mesma coisa, não comento sobre pois nunca testei uma guitarra dessa ... Mas minha experiência com pontes FR licenciadas não é das melhores.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


KelvinW_
Preço absurdo!
Abç

kbza
Veterano
# jul/17
· votar


Bertola, tem algum livro/manual que tu recomende sobre luthieria? Sempre é bom saber sobre regulagem do instrumento, cuidados e reparos. Pergunto porque há muita informação que se contradiz na Internet.

Eu pergunto pois tava procurando saber se a retifica de trastes deixa todos na mesma altura, ou se os trastes do início ficam levemente mais altos que os do final (e se for esse o caso, qual a diferença entre eles). Aqui no fórum mesmo vi as duas informações... Fica difícil saber quem realmente está certo.

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


kbza
http://astore.amazon.com/musicfores-20/detail/0961836105

kbza
Veterano
# jul/17
· votar


Bertola, não tem nenhum manual escrito em português? Meu inglês é péssimo... Provavelmente iria ficar mais perdido.

Quanto aos trastes, sabe dizer se todos devem ter a mesma altura, ou se os do final da escala devem ser mais baixos? Nunca encontrei uma informação precisa sobre isso.

Abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji