【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/17
· votar


NeoRamza
Possivel é, mas não é recomendável.
Abç

Zenir
Membro Novato
# jul/17
· votar


Boa noite Bertola. Estou procurando um amp para tocar mpb com a minha strato. Sou músico de quarto, rsrsrs, mas encaro alguns churrascos com colegas(cajon+baixo). Como já vi indicativas suas de que guitarra em amps para baixo é uma boa, queria saber se esse para baixo seria uma boa opção. Queria um som de transistorizado cheio, definido e limpo, não me interesso por nenhuma saturação.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721856052-cubo-caixa-contra-bai xo-bass-amplifier-tb100-thunderbass-_JM?source=gps

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


Zenir
Cara, eu não conheço essa amp. Ele seria interessante se NÃO cortasse o falante interno ao ligar uma caixa extra. Sugiro esses:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-713622521-cubo-stagg-baixo-ba-6 0-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-855497546-cubo-amplificador-de- contra-baixo-nca-vt-60-w-rms-_JM

Zenir
Membro Novato
# jul/17
· votar


Bertola, aproveitando mais um pouco da sua experiência...

Eu tenho um AC4TV mini, com falante de 6,5. Comprei já no intuito de usa-lo como head. Li nuns foruns gringos que, apesar da saída dele ser 16 ohms, pode ligá-lo a uma caixa de 8ohms sem nenhum problema, desde que não use o atenuador que vem nele na posição de 1 ou 1/10 watts. Pelo que entendi, tem a ver com a potência do seu transformador e como seu circuito trabalha quando se liga uma caixa. Você acha que isso é possível?

Forum: https://translate.google.com.br/translate?sl=en&tl=pt&js=y&prev=_t&hl= pt-BR&ie=UTF-8&u=http%3A%2F%2Fwww.tdpri.com%2Fthreads%2Fcool-informati on-about-the-vox-ac4tv-series.230846%2F&edit-text=&act=url

fconde77
Veterano
# jul/17
· votar


Zenir

A princípio, nada! O amplificador continua funcionando, normalmente.
Mas o amplificador funciona, em baixos volumes. O problema é quando aumenta o volume.

Vamos imaginar um aparelho cujas especificações sejam de 500Watts em 4 Ohms. Se colocarmos sobre ele uma carga de 2 Ohms, ele tentará fornecer algo próximo a 800 ou 1.000 Watts. Só que o aparelho não é feito para isso, e esquentará demais. O fusível queimará por causa do excesso de corrente (se acontecer só isso, agradeça a Deus), e pode chegar até mesmo a queimar transistores e outros componentes eletrônicos.

Também acontecerão distorções no som. Por operar além dos limites, a distorção harmônica gerada pelos próprios componentes poderá causar danos aos falantes, queimando-os.

Claro que existem projetos e projetos, fabricantes e fabricantes. Se o aparelho for corretamente projetado, seu circuito de proteção irá desligá-lo ou limitar a potência de saída, protegendo-o. Caso contrário… Então é melhor não arriscar.

NUNCA use falantes com impedâncias menores que os valores mínimos suportados pelo amplificador.

Fonte: https://www.somaovivo.org/artigos/amplificadores-caixas-acusticas-e-um a-tal-de-impedancia-parte-2/[i][/i]

GusArantes
Membro Novato
# jul/17
· votar


E ai, pessoal. Beleza ?
Tenho uma Shelter sst e quero dar uma melhoradinha nela até encomendar a minha futura guitarra.
Sofro muito com desafinação e falta de definição no som, então pensei em trocar as tarraxasa e colocar um set da Malagoli nela.
Minhas dúvidas são. Seria necessário também trocar a ponte ? Já que ela tem um daqueles blocos leves de zinco e saddles duvidosos..
Quanto às tarraxas, teria alguma marca com o valor de até 200 reais ?
Lembrando que não vou vender o instrumento no futuro. É meu xodó. haha
Obrigado pela atenção. No aguardo.

fconde77
Veterano
# jul/17
· votar


GusArantes

antes de recomendar qualquer tipo de troca, ai vão algumas perguntas:

1º - A sua esta ou foi regulada recentemente por um luthier;
2º - Vc se certificou de ter colocado as cordas corretamente(sem excesso nas tarraxas por exemplo)
3º - Seu nut esta ok, não esta desgastado (com os sulcos fundos e estritos) e esta devidamente lubrificado?
4º - As cordas que usa são de boa qualidade, já não estariam na hora de substituir?

Um upgrade e sempre bem vindo é até prazeroso, no entanto leve em consideração que deve ser feito levando em conta o Custo x benefício... Valeria a pena gastar em tarraxas, ponte e captação na sua guitarra sendo que esta prestes a comprar outra e sendo essa seu xodó que no fim vai acabar encostada?!?!?!?

Recomendo que:

1º - Trave a ponte... O bloco fino não interfere na afinação e sem no sustain e ataque das notas, o ponto fraco dessa ponte é a base que é de um material fino... Travando vc tem mais sustain e estabilidade na afinação.

2º - Tarraxas um jogo da Wilkinson ou mesmo Condor dão conta, mas só pensaria na troca depois de travar a ponte.

3º - A captação original realmente é fraca... foi umas das 1º coisas que troquei na minha. Os captadores Malagoli são realmente muito bons, veja o que mais agrada para o seu estilo e não esqueça de colocar na balança o custo(compra, regulagem e Instalação).

Lembrando que não vou vender o instrumento no futuro. É meu xodó.
Com tempo isso passa, tudo passa. Hj meu Xodó esta a venda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


GusArantes
Se vc usa alavanca com essa ponte de bloco fino, dificilmente poderás obter estabilidade de afinação. Se não usa, recomendo (como o fconde77) disse, bloqueá-la.
Tarraxa só desafina se estiver quebrada ou for muito vagabunda. Você tem é que colocar as cordas de forma correta e fazer os procedimentos de estabilização da afinação antes de tocar.
Abç

GusArantes
Membro Novato
# jul/17
· votar


GusArantes

antes de recomendar qualquer tipo de troca, ai vão algumas perguntas:

1º - A sua esta ou foi regulada recentemente por um luthier;
2º - Vc se certificou de ter colocado as cordas corretamente(sem excesso nas tarraxas por exemplo)
3º - Seu nut esta ok, não esta desgastado (com os sulcos fundos e estritos) e esta devidamente lubrificado?
4º - As cordas que usa são de boa qualidade, já não estariam na hora de substituir?

Um upgrade e sempre bem vindo é até prazeroso, no entanto leve em consideração que deve ser feito levando em conta o Custo x benefício... Valeria a pena gastar em tarraxas, ponte e captação na sua guitarra sendo que esta prestes a comprar outra e sendo essa seu xodó que no fim vai acabar encostada?!?!?!?

Recomendo que:

1º - Trave a ponte... O bloco fino não interfere na afinação e sem no sustain e ataque das notas, o ponto fraco dessa ponte é a base que é de um material fino... Travando vc tem mais sustain e estabilidade na afinação.

2º - Tarraxas um jogo da Wilkinson ou mesmo Condor dão conta, mas só pensaria na troca depois de travar a ponte.

3º - A captação original realmente é fraca... foi umas das 1º coisas que troquei na minha. Os captadores Malagoli são realmente muito bons, veja o que mais agrada para o seu estilo e não esqueça de colocar na balança o custo(compra, regulagem e Instalação).

Lembrando que não vou vender o instrumento no futuro. É meu xodó.
Com tempo isso passa, tudo passa. Hj meu Xodó esta a venda.


GusArantes
Se vc usa alavanca com essa ponte de bloco fino, dificilmente poderás obter estabilidade de afinação. Se não usa, recomendo (como o fconde77) disse, bloqueá-la.
Tarraxa só desafina se estiver quebrada ou for muito vagabunda. Você tem é que colocar as cordas de forma correta e fazer os procedimentos de estabilização da afinação antes de tocar.
Abç


fconde e Bertola, desde já agradeço a atenção e tempo dedicado.
Bom, a guitarra foi regulada quando comprei, e sempre faço a manutenção (óleo e grafite) quando troco as cordas. Só as cordas que estão um pouco altas, por causa da altura dos carrinhos.
Não havia pensado em travar a ponte ainda, vou providenciar. Alguma sugestão ?
Sobre as tarraxas e captadores, não colocarei agora. Ontem apareceu a oportunidade de comprar aquela FST62 (Shelter strato antes do processo da Fender). E pela pequena pesquisa que fiz, ela vai me atender por mais tempo (uns 2 anos de estudo) até que procure um luthier para fabricar a definitiva.

Deixo aqui outra questão então. Algum detalhe para atentar na compra da FST ? Ela seria uma guitarra para fazer upgrades mesmo. Caso realmente compre, também não pretendo vender.
Muito obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


GusArantes
Para travar coloca-se um bloco de madeira atrás da base da ponte (por trás), sob pressão.
Sobre a FST, preste atenção ao estado dos trastes, à rigidez das tarraxas e ao estado do braço (empenos, tensor, etc).
Abç

fconde77
Veterano
# jul/17
· votar


GusArantes

Só as cordas que estão um pouco altas, por causa da altura dos carrinhos.
Isso corrige numa visita a um luthier

Não havia pensado em travar a ponte ainda, vou providenciar. Alguma sugestão
A ponte é travada com bloco de madeira esculpido...Não é um serviço complicado desde que se tenha conhecimento e ferramentas se errar a peça e forçar pode até quebrar o bloco... Resumindo leva a um luthier.

até que procure um luthier para fabricar a definitiva.
Prepare o bolso e tenha paciência, raramente os prazos são cumpridos.

Algum detalhe para atentar na compra da FST
- As FST estão inflacionadas pela mítica criada em cima delas, então cuidado para não pagar muito por isso.
- Essas FST são guitarras que hj devem ter uma média de 10 anos, então atente para os desgastes dos trastes, parafusos e ferragens enferrujados e elétrica com ruído.
- Verifique se o braço não esta curvado ou torcido e também se a bala do tensor esta integra ou espanada.

O resto é aquela inspeção natural na compra de qualquer instrumento... Teste, teste bastante, se gostar, disfarce aquele sorriso bobo, faça aquela cara de poker e negocie o valor.

GusArantes
Membro Novato
# jul/17
· votar


Consegui algumas fotos mais detalhadas. A guitarra tem um lascado gigante na pintura, mas creio que não tenha afetado a madeira. Fora a olhada pelas fotos, só resta olhar o instrumento pessoalmente.
Muito obrigado, Bertola e fconde. Me ajudaram muito!

shelter fotos - imgur

Buja
Veterano
# jul/17
· votar


Poderiam mudar o nome deste topico para Perguntas Ao Bertola. Eu nao vi nenhuma postagem do Fábio Seiji. So nos topicos anteiores e faz muiiiiiiito tempo.

thiago stteffen
Veterano
# jul/17
· votar


Bertola, bom dia.

O sr. acha os captadores malagoli superiores aos presentes na vintage afd paradise? São wilkinson.

Se fosse trocar, gostaria de algo na pegada dos seymour duncan do slash.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


GusArantes
Essa guitarra aí não é a tradicional Shelter/SX FST62 "copia barata" das Fenders, mas sim um modelo posterior, cujo design inclusive é ligeiramente diferente.
Buja
O Fábio Seiji não participa mais desse tópico fixo à muito. Eventualmente o fconde77 participa.
thiago stteffen
Depende de que séria dos Sound/Malagolis você está falando.
Esse negócio de "pegada do Slash" é besteira.
Abçs

thiago stteffen
Veterano
# jul/17
· votar


Depende de que séria dos Sound/Malagolis você está falando.
Esse negócio de "pegada do Slash" é besteira.
Abçs


56 custom e H777

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


thiago stteffen
São bons captadores. O H777 é um pouco mais "agressivo".
Abç

GusArantes
Membro Novato
# jul/17 · Editado por: GusArantes
· votar


Essa guitarra aí não é a tradicional Shelter/SX FST62 "copia barata" das Fenders, mas sim um modelo posterior, cujo design inclusive é ligeiramente diferente.

Sim, vi que não era quando pedi a foto da nota fiscal.
Ainda compensaria a compra pensando nas madeiras, Bertola ? Ou é mais inteligente colocar o dinheiro (400 reais) em upgrades na minha atual guitarra, que é da série mais recente dessas Shelters ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


GusArantes
é mais inteligente colocar o dinheiro (400 reais) em upgrades na minha atual guitarra...

NeoRamza
Veterano
# jul/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pela ajuda. Mas já que não é bom trocar a ponte da strato, será que dá pra por os sadles da ponte de 2 pivôs na ponte vintage? As medidas batem?

thiago stteffen
Veterano
# jul/17
· votar


São bons captadores. O H777 é um pouco mais "agressivo".
Abç



Melhores que o de serie da afd paradise? Pergunto pois teoricamente não é um captador genérico, por ser wilkinson.

abrs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


NeoRamza
Boa pergunta! Só experimentando mesmo...
thiago stteffen
Sim, são.
Abçs

barataguitar
Membro
# jul/17
· votar


Bertola,

Poderia me indicar uma ponte Floyd Rose bom custo beneficio?

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


barataguitar
Floyd Rose original, Schaller ou Gotoh.
Fora essas, esqueça.
http://www.ebay.com/itm/Original-Floyd-Rose-Tremolo-w-R3-Locking-Nut-I n-Black-Nickel-/162439923129?epid=1942301053&hash=item25d22c85b9:g:TC0 AAOSw4YdY0YBT

LeandroP
Moderador
# jul/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O filete de madeira do braço que tampa o canal do tensor foi mal colado. É possível retirar este filete e colar novamente? Já fez algum trabalho deste tipo?
Estou com uma strato com este problema e não sei se vale a pena corrigir. O braço está perfeito, com apenas este detalhe. Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


LeandroP
Seria legal se você postasse uma foto do problema...
Abç

NeoRamza
Veterano
# jul/17
· votar


barataguitar
Pontes Edge da Ibanez made in Japan também são boa. Mas custam o dobro da Floyd original.

Markrovit
Veterano
# jul/17 · Editado por: Markrovit
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Por que quando eu abaixo o volume da guitarra eu to perdendo timbre e brilho? Ja toquei em algumas que quando abaixava ela dava uma limpada no som mas o timbre se mantinha. Isso é problema do potenciômetro ou de algum outro componente?

Você ainda está em Niterói? Pode passar seu email?

fconde77
Veterano
# jul/17
· votar


Markrovit

Acho que a resposta pode estar aqui
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/215157/

Markrovit
Veterano
# jul/17
· votar


fconde77
Po show valeu mesmo !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji