【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
fconde77
Veterano
# jun/17
· votar


RockWoods

- Uma guitarra de uma série mediana a boa;
- Hardware de qualidade;
- Captadores razoáveis (2º linha)

O que deve atentar:

- É uma guitarra com mais de 10 anos de uso então
- Verificar as condições desse hardware (por melhor que seja a "Gotoh", existe o desgaste normal de uso).

A +- 2 anos comprei uma Ibanez S770 nova, na loja por R$ 2.500,00... Baseado no que paguei, acho que essa esta muito cara.

Acho que já escrevi isso em outro comentário, mas vou repetir:
"Se essa for sua primeira guitarra eu não optaria por modelos com ponte do tipo Floyd Rose..."

fconde77
Veterano
# jun/17 · Editado por: fconde77
· votar


ImaqtFux

alguma sugestão de uma técnica que um luthier ou mesmo eu podemos fazer para remover o brilho?

Lixar a guitarra, mas não é um processo tão simples assim, pq vc vai ter que desmontar toda a guitarra e lixar tudo por igual com lixas d'àgua bem finas (Grano 2000) uma superfície que não é plana e pra completar, tem cavidades por ser semi-acústica, que é claro não pode molhar por dentro ... Se não fizer o lixamento direito, partes podem ficar mais foscas que outras e na busca desse equilíbrio pode estragar a pintura lixando mais o que deve.

Já fiz isso em uma peça plana, sem cavidades e com uso de ferramentas elétricas etc, demorou e não ficou com o resultado que vc deseja pq o brilho vai voltando com o tempo(não como original) simplesmente pelo contato com o corpo e tecidos.

ImaqtFux
Membro Novato
# jun/17
· votar


fconde77

Eu falei com o pessoal da Pauleira, me fizeram um orçamento absurdamente bom, mas eu sou do Pará, e avaliando aqui, me custaria mais ou menos 500 reais para enviar e receber a guitarra, além do valor do serviço, a não ser que eu enviasse pela JadLog por caminhão, que daí sairia 180 reais envio e retorno, mas demoraria pra caramba.

O jeito é virar o maluco da flanela, como eu odeio marca na guitarra.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/17
· votar


ImaqtFux
Esquece isso...
Abç

inExperienced
Veterano
# jun/17
· votar


Bertola, boa noite!
Sobre os carrinhos da ponte tipo Fender.
Estou precisando comprar carrinhos pra minha guitarra.

O vendedor me informou duas medidas, mas ele não sabe bem como medir.
A compra será on-line, onde moro não vende.

Ele informou que os carrinhos que tem são 55,6 mm e 56,3 mm..
Que medidas são estas e como medir na ponte?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/17
· votar


inExperienced
Essa é a medida da largura de cada carrinho. Meça os seus antigos e compre iguais.
Abç

boblau
Veterano
# jun/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

55,6 mm ou 56,3 mm não seria a medida do centro da 1a corda até o centro da 6a corda? Os carrinhos (saddles) tem normalmente 10,8 mm de largura cada um (ou próximo disto). Ou estou errado?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/17
· votar


boblau
Tem razão, medí errado.
Obrigado!
Abç

Master80
Membro Novato
# jun/17
· votar


Eae pessoal tubo bom?

Eu tava olhando uns videos vip do kiko loureiro e vi q ele compro uma guitarra nova. Eu gostei muito mesmo do som da bichinha kkk mas n sei de olho as madeiras dela;

Esse daqui é o video dele mostrando ela:
https://www.youtube.com/watch?v=RakVp_zYK7I

Ja aqui é uma video aula dele sobre bends e vibratos, ele tocou com essa maravilha ai kk:
https://www.youtube.com/watch?v=kxwmMKQIbsg

Eu so tenho ctza de 1 coisa: o top dela é quilted e ACHO (n tenho mta certeza pq n sei de madeira kk) q o corpo é de alder pq ele so usa essa madeira nas guitarras, mas ja o resto n faço ideia.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/17
· votar


Master80
Não entendi qual é a sua dúvida...

KelvinW_
Veterano
# jun/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, teria como me dar uma ajudinha lá??

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/214851/p654

Valeu.

Master80
Membro Novato
# jun/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tipo, eu Gostaria de sabe quais são o tipo da madeira que essa guitarra tem.

Eu mandei o segundo video (https://www.youtube.com/watch?v=kxwmMKQIbsg) pra ter uma referencia sonora de que tipo de madeira é o corpo (se é alder, mogno, ash, etc...) e, o primeiro video (https://www.youtube.com/watch?v=RakVp_zYK7I) pra ter uma noção visual dos tipos de madeiras da guitarra (tipo, o tampo é de quilted pq a madeira tem esse estilão/formato do desenho dela meio parecido com escama de cobra)

Master80
Membro Novato
# jun/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Amigo, desculpa se escrevi um pouco enrolado o texto que vc n tinha entendido, mas eu tava resolvendo algumas coisas aqui, e escrevi esse texto no meio da correria do dia kkk

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/17
· votar


Master80
O tempo é um bôdo (maple), e o corpo é em tília (basswood).
Abç

Master80
Membro Novato
# jun/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
obg, mas so quero sabe mais uma coisa, (to enchendo o saco neh kk) a madeira do braço dela é escuro, diferente das outras guitarras, ele seria do que?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/17
· votar


Master80
tingimento...

Fábio Santiago
Veterano
# jun/17
· votar


Caros Luthier o braço de uma de minhas guitarras está muito sensível a variação climática, não faço turne e so toco em casa, 25 graus choveu, caiu pra 19 já fica trastejando, fez sol chegou a 28 graus ja fica concavo a escala e as cordas ficando altas no meio do braço

outra guitarra minha e baixo nem alteram nessas pequenas variações, mas essa está alterando muito, fora que o braço torceu um pouco, qual a solução pra esse problema?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/17
· votar


Fábio Santiago
Ajuste correto do tensor. Consulte seu luthier.
Abç

Fábio Santiago
Veterano
# jun/17
· votar


Ajuste correto do tensor. Consulte seu luthier.
Abç

Tem certeza? o mesmo luthier regulou todos meus instrumentos e esse é o unico que fica variando conforme o clima

Veiga1994
Membro Novato
# jun/17 · Editado por: Veiga1994
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fala Bertola, tudo bem?
Seguinte, tem um tempo que não trocava as cordas da minha guitarra e, ontem, fui trocar. Quando coloquei as cordas mais finas, foi tranquilo o problema que quando eu coloquei os bordões, eles ficaram extremamente tensionados quando afinados. O braço da guitarra não está empenado nem torcido. É uma lespaul, ou seja, só tem a ponte fixa que poderia estar atrapalhando, mas ela está bem baixa. Minhas duas sugestões são: Tarraxas - que estão um pouco desgastadas, mas antes de trocar as cordas a afinação estava normal - e a maneira que amarrei as cordas na Tarraxa, passei por baixo, depois por cima, depois por baixo e girei.
O que o senhor acha?

Edit.: Agora, um dia depois de ter comprado as cordas e colocado, 2 bordões já estouraram próximo a tarraxa.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/17
· votar


Fábio Santiago
Não há outra explicação cara. A única coisa que pode ser além disso é defeito no braço do instrumento (má construção ou madeira ruim).
Veiga1994
Difícil dizer, pois não faz muito sentido isso...
Abçs

Veiga1994
Membro Novato
# jun/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Será que uma colocação errada da corda causaria isso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/17
· votar


Veiga1994
Pode ser...
Abç

mpais2
Membro Novato
# jun/17 · Editado por: mpais2
· votar


Boa tarde Bertola/Seiji, tudo bem? Perdão se estou atravessando o assunto, mas gostaria de uma ajuda se possível.
Estou dando um upgrade em minha strato como eu sempre fiz com minhas guitarras. Agora mesmo estou trocando as tarraxas originais por tarraxas blindadas Gotoh, porém me deparei com as buchas (ilhós??) e cara pra retirar está complicado. Não sei se foram colados. Pode me dar alguma dica de como retirar? As tarraxas novas tem 10mm de diâmetro portanto não consigo "aproveitar" as buchas. Vlw!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/17
· votar


mpais2
Para retirá-las vc terá que bater com uma chave de fenda na parte de trás da bucha. Atente para o fato de que os furos terão que ser alargados e isso é perigoso, tem que ser feito com cuidado e experiência pois pode rachar a "mão".
Abç

mpais2
Membro Novato
# jun/17 · Editado por: mpais2
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu pela dica. Cheguei a tentar um pouco fazendo desta forma mas fiquei com um pouco de receio pois está bem preso, daí decidi procurar ajuda. Mas beleza, vou seguir desta forma. O furo vou alargar com furadeira de bancada pq aí me dá mais firmeza e entendo ser o mais correto. Você acha que devo de cara utilizar uma broca (madeira) de 10mm ou utilizo uma de 9mm e termino de alargar na lixa? Abs.

NeoRamza
Veterano
# jun/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Poderia me ajudar? Estou querendo trocar o escudo da minha Fender Stratocaster por um com configuração HSS. Qual ou quais outras marcas de escudo, além da própria Fender, tem a qualidade de um escudo Fender original que eu posso comprar pela internet sem ver e sem me arrepender?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/17
· votar


mpais2
9mm.
NeoRamza
Escudo não faz diferença alguma. Talvez apenas nos posicionamentos dos furos, mas mesmo isso é secundário.
Abçs

mpais2
Membro Novato
# jun/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado mesmo. Abs.

NeoRamza
Veterano
# jun/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É possível trocar a ponte vintage de uma stratocaster deluxe MIM por uma ponte de dois pivôs?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji