【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Jabijirous
Guitarra com braço colado e com o mesmo torcido, só vale à pena ser "trabalhada" por um luthier para acertar, se for um instrumento de qualidade...
Abç

Jabijirous
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Exatamente, por isso deixei de lado!

Jabijirous
Veterano
# jul/15 · Editado por: Jabijirous
· votar


mensagem repetida!

GabriaTz
Membro Novato
# jul/15
· votar


Galera como já disse coloquei um braço novo na minha Ibanez gio só que esse braço novo e feito para nut lock estou usando nut graphtec normal lixei literalmente metade do nut e mesmo assim está meio alto , o Luther da loja me recomendou não colocar nut lock pq n vale a pena como a guitarra não tem Floyd rose (a ponte dela e meio que um tremolo flutuante) e verdade que perde sustain o nut lock ? Estou pensando em comprar um nut lock só tenho medo de perder sustain ...

Megadave
Veterano
# jul/15
· votar


Olá Bertola, venho pedir um conselho, adquiri a preço de banana uma fender southern cross, mas o braço foi tão lixado que uma parte da marcação superior da escala foi exposto....normalmente isso acontece quando o luthier lixa demais na hora de escalopar ae chega na marcação.
Eae? outro braço ou só uma escala em cima do braço danificado?
Abraço!

fconde77
Veterano
# jul/15
· votar


Megadave

è comum o pessoal errar a mão na hora de escalopar. Tem como remover a escalar e colocar outra, e trabalhoso mas um luthier resolve...

fconde77
Veterano
# jul/15
· votar


GabriaTz

Apesar de perder um pouco do sustain vale a pena instalar o locknut do que deixar na gambiarra.
Outra opção é ser se as medidas são compatíveis para instalar um roller nut como esse.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-672010675-roller-nut-cromado-43 mm-_JM

Assim vc não precisa travar as cordas em uma ponte tremulo que não tem microafinação

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Megadave
Essa é uma das razões porque é preciso muita atenção ao se comprar guitarras usadas...
Consulte seu luthier para a confecção de uma nova escala, mas atente para o custo disso. Caso seja muito alto, compre um braço novo.
Abç

duardo-aki
Membro Novato
# jul/15
· votar


Ola bertola, blz ? é, me fala ai a tua opinião sobre as SX SST62 atuais ? vale apena investir, ou ja passou o tempo e tem otras melhores no mesmo ''nivel'' de qualidade ?

e mais... sst 62 ou 57 ?

FanhaniGUITAR
Membro Novato
# jul/15
· votar


SkyHawk
Então a ponte, foi o luthier meu que comentou que seria um possível upgrade futuro, ai achei essa ponte e resolvi tirar dúvidas, se fico com a ponte que vem nela ou essa da Wilkinson.

FanhaniGUITAR
Membro Novato
# jul/15
· votar


Bertola

Gostaria de saber como faço para remover o verniz que vem no braço da SX 62, vi alguns lugares dizendo que da para remover com bombril, pois esta incomodando um pouco.

fconde77
Veterano
# jul/15
· votar


FanhaniGUITAR

Na escala ou na parte de traz do braço... se for na parte de traz pq o verniz da a sensação de estar grudando a mão, pode passar bombril na parte de traz do braço... Mas na verdade vc não retira o verniz por completo, só até tirar o brilho e ficar por fosco por igual.
P.S.: Recomendo a delimitar a área com fita crepe pra ficar um trabalho bem acabado.

Abadia
Veterano
# jul/15 · Editado por: Abadia
· votar


Olá Bertola,
Como vai?
Vi no mercado livre que as LP's SX tem o corpo e o braço de mogno e a escala de rosewood, e as Gibson tambem tem as mesmas madeiras, o que difere o madeiramento de cada guitarra? Se eu comprar uma SX les paul, e colocar tarrachas, caps, ponte que as gibson tem, vou ficar com uma les paul igual as Gibson? Qual a diferença de rosewood e ebano?

Abraço
Obrigado desde já
Abadia

fconde77
Veterano
# jul/15
· votar


Abadia
rosewood(ebano)
Rosewood e o jacarandá, nesse caso provavelmente um jacarandá indiano

o que difere o madeiramento de cada guitarra?
Qualidade da construção e madeira.

Se eu comprar uma SX les paul, e colocar tarrachas, caps, ponte que as gibson tem, vou ficar com uma les paul igual as Gibson?
Não... Da mesma maneira que um homem que se veste e se comporta como mulher não será uma mulher...

GabriaTz
Membro Novato
# jul/15
· votar


fconde77
esses rollers nut dão problemas ? dizem que costumam dar é verdade ?

fconde77
Veterano
# jul/15
· votar


GabriaTz

Nunca ouvi relatos de problemas com roller nut, tampouco tive guitarras com roller por tempo suficiente pra afirmar.

E melhor esperar o Bertola pra dar um parecer final. Aproveita e explica pra ele o lance todo (substituição do braço por um com lock nut, a gambiarra que vc fez e alternativa que propus) pra ver o que ele acha.

Eu não sou luthier, mecho apenas nas minhas guitarras e violões e só poderia dizer se isso vai ou não dar certo com certeza se estivesse com a guitarra em mãos. Já o Bertola, pela experiência que tem, talvez possa te dizer de cara se isso dará certo ou não e se é a melhor alternativa.

Odulep
Veterano
# jul/15
· votar


fconde77

Boa tarde!

Desculpe a pergunta tosca, mas Abadia me deixou uma dúvida que eu acho boa... Por que uma guitarra que possui uma madeira com as mesmas características que as madeiras da Gibson e as peças originais da Gibson não chega ao timbre dela?
Não era pra chegar a um som próximo ou parecido?

GuitarHome
Veterano
# jul/15 · Editado por: GuitarHome
· votar


Odulep
As madeiras apenas possuem os mesmos nomes, não possuem as mesmas qualidades, apropriações, tratamento e seleção que possuem as madeiras da Gibson. Não é porque é mogno que serve para se fazer uma guitarra, a madeira tem que ser tratada para isso, e as madeiras da Gibson, principalmente das "Custom", são madeiras totalmente tratadas, cuidadas para isso. A maior diferença você vai sentir quando pegar uma na mão para tocar e comparar, e não ouvindo videos ou gravações na internet cm um fone de ouvido, mesmo que de qualidade. Fora isso duas guitarras do mesmo modelo da Gibson podem soar diferentes e terem algumas pequenas diferenças entre si. E geralmente essas guitarras mais baratas utilizam o Mogno asiático (nato), não que seja ruim, mas não é a mesma "peça" utilizada nas Gibsons, principalmente a "Custom".

Claro isso é só um "pequeno" detalhe, existem milhões de coisas além disso que diferem uma da outra, pra começar pelo controle de qualidade, e outros zilhões de fatores.

Abraço

Odulep
Veterano
# jul/15
· votar


GuitarHome

Valeu, cara!

Foi o que eu imagine, mas eu não sabia que o tratamento da madeira influencia tanto na diferença de timbre que um mogno da Gibson oferece para um outro mogno qualquer.

Obrigado!

fconde77
Veterano
# jul/15
· votar


Odulep
Qualidade da construção e madeira.
Exemplificando melhor:
- A madeiras das SX são de mogno asiático(nato) já as Gibson usam mogno hondurenho.
- As medeiras são selecionadas já das SX duvido,
- A Gibsom vai usar uma emenda ou no máximo 2 (3 ou 2 peças) p´ra formar o corpo de madeiras selecionadas, já a SX vc pode encontrar retalhos de madeira pra completar a peça do corpo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


duardo-aki
Sim, são legais ainda...
FanhaniGUITAR
Passe bombril ou lixa 400.
GabriaTz
Tudo, em qualquer coisa, pode dar problemas. Para isso é preciso cuidado, capricho e manutenção. Mas eu nunca ví um "roller-nut" de qualidade dar "problemas"...
Odulep
Madeira é apenas 1 componente do instrumento, e, a qualidade do corte, da secagem, das colagens é o que, nesse caso influi. Ademais, a qualidade da manufatura, do acabamento e do controle de qualidade e do restante das peças (incluindo os capts e parte elétrica).
fconde77
A Gibson tem usado o mogno das Ilhas Fiji em algumas séries.
GuitarHome
Mogno canadense,
Desconheço essa madeira...
Abçs

GuitarHome
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Opa nem sei porque escrevi "canadense", corrigi lá.

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


GuitarHome
Kkkkk...
Acontece...
Abç

GabriaTz
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: GabriaTz
· votar


Mauricio Luiz Bertola

teria algum roller nut para recomendar que nao custe caro ?
a maioria esta na faixa de 30~40R$ no ML uns dizem que e condor,spirit,etc mas pra min parece tudo o mesmo .

duardo-aki
Membro Novato
# jul/15
· votar


Ola bertola. o que vc me indica para um ''upgrade conciente'' na sst 62 ?
qual é a melhor combinação hss da malagoli ?

fconde77
Veterano
# jul/15 · Editado por: fconde77
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Você conhece a Squier Showmaster, tem alguma informação sobre a guitarra (madeiras por exemplo) ou alguma opinião sobre esse modelo?
Pra ser mais específico esse é o modelo de 24 casas, H-S e ponte Floyd Rose com um ideograma japonês.
https://farm1.staticflickr.com/262/19284600183_fdfdb58520_b.jpg
https://farm1.staticflickr.com/382/19718891109_735cee1e05_b.jpg

GabriaTz
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: GabriaTz
· votar


fconde77
E essa ? : https://lh4.googleusercontent.com/proxy/JlAP4sy7BTr5nBeKIujhfNh2jeCijU grgW-fNbG83FI0dyLT8HoWpP8WIN4Rrh8WB1NupsSCw941OldS16Fg-OLCd2B9RQo0ptYs r_v6XDv4jFeY7QNs7hlsGhLM3D6Jo55hE1X8mLQ-1NjkG5Ejg82CsIsZBx2uWoM=w443-h 332-nc

Meu primo tem uma dessas e uma squier showmaster superstrato Jason Ellis a dele e muito boa , pegada show ,ponte não desafinar ele me disse que é alder , ela vem com cap seymor design baseado no invader , curto muito essa guitarra , e ela e edição limitada .

fconde77
Veterano
# jul/15 · Editado por: fconde77
· votar


GabriaTz

Vlw, só nome completo desse modelo me deu todas as informações necessárias.
--------------------------------------------------------------------------------------
Squier Showmaster - Jason Ellis Signature

- Corpo Alder
- Braço Maple
- 24 trastes
- Escala Rosewood (Jacarandá)
- Duncan Designed Detonator Performer - HB-108 (Baseado no SH-8 Invader
- Single coil no Braço
- Projeto ideograma por Jason Ellis
---------------------------------------------------------------------- ----------------

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Pessoal,Bom dia.

1) A distância entre a corda e o braço do violão deve ser a mesma em todas as casas do violão, não é isso ?
Ex: "Na primeira casa", a distância da mizona para o braço do meu violão é de milímetro. Já a distância dessa mesma mizona para o braço do violão lá para a 12ª casa, por exemplo, é bem maior. Cabe até um dedo midinho entre a corda e o braço.

Tenho que regular o tensor, não é isso ? Parece que o violão está um pouco encurvado em forma de "U", então devo girar o tensor para a direção da nota "mizinha", não é ? Estou vendo uns vídeos no YouTube para não fazer nada de errado. Pois contratar um Luthier é hipótese descartada onde eu moro.

O que este desajuste de tensor está ocasionando é que na base de todas as cordas próximas ao cavalete as cordas estão meio que "trincadas" (*), mais ou menos em 0,5 cm. Acho que isso aconteceu, pois o braço está torto e forçando as cordas.

(*) Nas cordas de aço (como no meu violão) parece que elas são formadas por pequenos anéis sobrepostos. Nessa região que chamei de "trincada" parece que a corda "tentou arrrebentar", ficando um pouco desfiada como acontece quando exageramos na tarraxa, desde que não chegue ao ponto de arrebentar, até trincar a corda na região próxima do cavalete.


2) A chave Allen é de vários tipos ou eu posso chegar numa loja de instrumentos musicais e pedir uma chave Allen para ajustar meu tensor ?

Megadave
Veterano
# jul/15
· votar


fconde77 E Bertola, valeu pelas dicas, o braço é de marfim, no caso eu poderia colocar escala só de marfim ou rosewood?, ou outras? pois pesquisei aqui mas só descobri que marfim seria uma opção mais barata que comprar maple.
Abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji