【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Gabriel_mac
Acho melhor vc investir em algo de mais qualidade...
Abç

GabriaTz
Membro Novato
# jul/15
· votar


Tava vendo os nut lock tem de 41 a 43 mm no ml , se eu comprar errado do que está aqui o pode acontecer ?
Não sei qual o mm do meu mas acho uma coisa meia ruim na minha guitarra e que as vezes a mizinha sai pra fora do braço se eu por um nut menor será q resolve ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


GabriaTz
Meça e compre o certo.
Abç

arcade
Veterano
# jul/15
· votar


Ola pessoal.

Tenho duas guitarras, uma music man jp6 e outra olp john petrucci, são muito parecida, porém a olp é uma guitarra de segunda linha. Apesar de serem identicas, o braço dela, eu sinto diferencas, nao sei explicar e outras coisa, minha mão fica grudando na parte de traz do braço. O que posso fazer? Medir trastes?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


arcade
Não.
Isso é problema de acabamento. Alguns acabamentos dão essa sensação.
Sugiro que vc leve sua guitarra à um luthier profissional para que ele avalie os 2 braços de suas guitarras e faça as melhorias e adequações necessárias.
Abç

Kallau
Veterano
# jul/15
· votar


Bom dia galera.

Tenho uma Shelter LP Nashville a uns 3 anos, e pela primeira vez mandei regular.
Como é a primeira vez, gostaria que me respondessem se estou exigindo demais de uma guitarra de 600 reais ou o Luthier tem dois braços esquerdo (sem preconceito aos canhotos):
O que ele fez foi a retífica dos trastes, hidratação e limpeza da escala, ajuste de tensor, ponte e oitavas e checkup da parte elétrica.

O que vi de problema é:
Mesmo com o ajuste do tensor e da ponte, as cordas ainda estão muito altas, coisa de 3,5mm na 12ª casa (pressionando primeira e última casa). É o limite entre trastejar pra minha guitarra ou poderia ter sido melhor regulado?

Percebo que nas casas 15, 16 e 17, os trastes parecem estar ásperos. Quando realizo um bend com as 3 primeiras cordas, sinto a rispidez da corda no traste, que chega a fazer um som específico. Faltou um polimento nesses trastes?

Além disso, ele deixou de corrigir um problema que tinha no knob de volume do captador da ponte, onde nada muda nas posições de 1 ao 10, mas desliga o captador no 0. Isso foi uma cagada que fiz, mas esperava que ele resolvesse (acho que só inverti os fios).

Enfim, o que acham? Posso esperar uma melhor regulagem da minha Les Paul de entrada ou esse é o máximo que vou conseguir?

Planejo levá-lo à outro Luthier para ter um parâmetro de comparação.

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Kallau
Tenho uma Shelter LP Nashville a uns 3 anos, e pela primeira vez mandei regular.
Erro nº 1...
coisa de 3,5mm na 12ª casa
De fato está alto...
poderia ter sido melhor regulado?
Certamente...
Faltou um polimento nesses trastes?
Sim...
Planejo levá-lo à outro Luthier para ter um parâmetro de comparação.
É o que vc tem que fazer. Levar à um luthier profissional.
Já regulei e fiz "up-grades" em várias dessas guitarras, e elas podem ficar bem legais (mas não espere milagres pois isso não existe) e com boa sonoridade.
Abç

Kallau
Veterano
# jul/15
· votar


Obrigado pela resposta Maurício Luiz Bertola.

Cuidarei melhor dela.
Sei que ela pode ficar melhor, mas pelo menos por enquanto estou preocupado com a tocabilidade, que me ajudará nos estudos, uma vez que toco apenas por hobby.

Após a regulagem com outro Luthier conto como ficou.

Abraço!

Gabriel_mac
Veterano
# jul/15 · Editado por: Gabriel_mac
· votar


Mauricio Bertola

E a Tagima Vulcan é legal para o fim que desejo explicado abaixo?

" tem um madeiramento e acabamento ao menos razoavelmente bom? (Não ligo com os caps, tarraxas e
ponte pois ao passar do tempo adiciono cada um em qualidade top de linha).
O que desejo mesmo é uma guitarra que tenha uma madeira legal, acabamento bom e barato com floyd rose!"


Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Gabriel_mac
acabamento bom e barato com floyd rose!"
Essas são questões mutuamente excludentes...
Abç

luciano6strings
Membro Novato
# jul/15
· votar


Sobre a Tagima Vulcan, tenho uma e comprei há um mês. Ainda não levei ao luthier por falta de tempo. Vi muitos comentários negativos sobre ela, mas gostei da pegada da guitarra. Ela só está com as cordas um pouco altas. Sobre a ponte, eu mesmo regulei e ela não desafinou, pelo menos comigo. Gostaria de saber se é normal a ponte flutuante estar mais alta nos bordões, como os rastilhos de violão, pois somente nivelei a ponte, não regulando oitavas ainda, prefiro levar a o luthier.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


luciano6strings
Gostaria de saber se é normal a ponte flutuante estar mais alta nos bordões
Isso é "normal" em TODAS as guitarras e baixos.
Abç

luciano6strings
Membro Novato
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pelas informações!!!

Gabriel_mac
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Bertola

Qual tempo de vida útil de um captador top de linha?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Gabriel_mac
Qual tempo de vida útil de um captador top de linha?
Isso não existe.
Capts de AlNiCo duram muitas décadas, com uma perda de poder magnético que na verdade contribui com o timbre.
Com os cerâmicos isso não acontece.
Como dizem os paulistas, "desencana" disso.
Abç

sobrevivente
Veterano
# jul/15 · Editado por: sobrevivente
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá! Você já viu de perto as pontes floyd da graphtech? Quais são suas considerações acerca dessa ponte?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


sobrevivente
Não conheço, portanto, não posso opinar.
Porém, essa marca produz equipos de qualidade...
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# jul/15 · Editado por: João Pedro Strabelli
· votar


Tem como diferenciar se o ímã é AlNiCo ou cerâmico? Tenho dois sobrando por aqui, um single e um humbucker (este, no tamanho para o braço). Já tinha largado para lá, mas descobri que a Malagoli vende ímãs e deu vontade de dar uma recauchutada neles.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


João Pedro Strabelli
Cerâmico:
https://www.google.com.br/search?q=captador+single-coil&espv=2&biw=160 0&bih=809&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=FyifVZL-BcL4-AH7iYugBQ&ved=0CAc Q_AUoAg#imgrc=ykRtoN5Fwa65DM%3A
Alnico:
https://www.google.com.br/search?q=captador+single-coil&espv=2&biw=160 0&bih=809&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=FyifVZL-BcL4-AH7iYugBQ&ved=0CAc Q_AUoAg#imgrc=DVUwKQG9RY94TM%3A
Abç

GabriaTz
Membro Novato
# jul/15
· votar


Pra que serve aquelas molinhas que fica entre o parafuso da ponte tuneonatic ? Posso usar sem ? Vi um monte de foto de Les Paul e nenhuma tinha essas molinhas , acho q fica mais bonito sem , elas tem alguma utilidade ? Pq tem fotos de Les Paul com 3 carrinhos para e frente e os outros invertidos?

Stori2
Veterano
# jul/15
· votar


*Pergunta meio besta*
Eu estava pesquisando um pouco sobre os equipamentos de guitarristas de bandas profissionais, e reparei que nenhum deles usam pedais de distorção.
Todos usam distorção do cabeçote, ou de algum aparelho que simula distorções de amplificadores famosos, como os mesa boogies e tal.
Eu gostaria de saber o porque disso, e também, porque em maioria dos sites de marcas de pedais, como a MXR, por exemplo, eles citam vários artistas que usam tais pedais, sendo que não usam.

Gabriel_mac
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Bertola

Qual distancia ideal entre os captadores e as cordas?

Obs: uso captadores Seymour Duncan Alnico 2 Pro

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


GabriaTz
Pra que serve aquelas molinhas que fica entre o parafuso da ponte tuneonatic ?
Para segurar o rastilho.
Vi um monte de foto de Les Paul e nenhuma tinha essas molinhas
Para isso a ponte tem que ter sido construída para isso.
elas tem alguma utilidade ?
Toda utilidade. Não as retire.
Pq tem fotos de Les Paul com 3 carrinhos para e frente e os outros invertidos?
Isso é um erro. Ou todos ficam pra frente, ou para trás.
Ponto-Final.
Gabriel_mac
Nem perto demais, nem longe demais. Use o bom-senso e os ouvidos.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Stori2
e reparei que nenhum deles usam pedais de distorção.
Reparou errado ou insuficientemente... Muitos usam...
Isso pouco importa. O que importa é o som e a música que se faz com (ou sem) eles...
porque em maioria dos sites de marcas de pedais, como a MXR, por exemplo, eles citam vários artistas que usam tais pedais, sendo que não usam.
O nome disso é merchandising...
Abç

GabriaTz
Membro Novato
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
e disso que eu falo : http://www.hourneaux.com/img/dsc05431_2.jpg
http://www.guitarcentermusic.com.br/imagem/index/1860951/G/ponte.jpg
e um erro mesmo ? ou sera que que invertem para dar uma regulagem das oitvas mais precisa ou sei la...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


GabriaTz
Não, não é. É assim mesmo que tem que ficar. 3 carrinhos para um lado, e 3 pro outro.
Eu é que me equivoquei, pensando que vc estivesse se referindo aos parafusos de ajuste dos carrinhos...
Abç

demian e eduardo
Membro Novato
# jul/15
· votar


Fala Mauricio Luiz Bertola blz? qual melhor marca de potenciômetro de volume para guitarra. (2 humbucker)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


demian e eduardo
CTS "No Load"
Abç

marcelosz
Membro Novato
# jul/15
· votar


Pessoal,
Alguém teve experiência com Malagoli Hellbucker como cap da ponte de uma Les Paul? Tô pensando em aproveitar essa promoção do Dia do Rock e pegar um.

overset09
Veterano
# jul/15
· votar


Bertola e amigos

Opiniões sobre o amplificador Meteoro Super RX100 para baixo.
É aceitável ou trata-se de uma verdadeira bosta?
Obrigado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji