【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Thiago Prado
Cara, as SX são melhores, mas o design é diferente...
Ab

Thiago Prado
Membro Novato
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Legal, vou ver se consigo comprar uma Sx de um colega por R$ 900, senão pegarei uma dessas Jay Turser Jt-220, achei uma por R$ 800 com o frete!

Obrigadão, abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Thiago Prado
Sempre é bom, na medida do possível, ajudar...
Abç

GabriaTz
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: GabriaTz
· votar


bom acho que vou colocar um braço novo na minha ibanez gio (o antigo esta torcido e empenado) o cara da loja me mostrou alguns braços de ibanez que ele tinha la alguns meios torcidos tbm escolhi os mais perfeitos possíveis um tinha nut normal e outro com encaixe para nut lock mas o cara falou que me dava um nut roller(generico provavelmente) de brinde pra por no lugar , qual seria a melhor opção ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


GabriaTz
Na verdade, tanto faz...
Agora, os braços para "roller-nut" tem que ter uma marcação "zero" (posicionamento do marco inicial da pestana), um pouco diferente.
Abç

GabriaTz
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: GabriaTz
· votar


alguem ja envelopou guitarra com aqueles adesivos que usam em carros carros (fosco,carbono etc) ? fica legal ? o que me diz sobre isso Mauricio Luiz Bertola ?

fconde77
Veterano
# jul/15 · Editado por: fconde77
· votar


GabriaTz

Nunca envelopei, mas comprei uma Ibanez S270 assim, só que com tema da signature do Steve Vai, inclusive com adesivos florais na escala e adesivos rosa nos captadores.

Como não gosto e já estava desbotado e com algumas pontas soltando retirei tudo, o adesivo até que saiu fácil, mas a cola que fica e que é uma desgraça, demorei uns 3 dias pra retirar toda a cola que fica, só consegui tirar aplicando WD-40 pra dissolver um pouco e depois raspando com um cartão de plástico (mais flexível que um de crédito pra não arranhar a pintura). E juntando toda cola que saiu deu quase o tamanho de uma bola de Golf.
O braço não seu tanto trabalho pra tirar o adesivo e a cola, mas ficou manchado e perdi um bom tempo também pra igualar a madeira. Tive que raspar a camada superior da madeira com uma lamina de estilete, passar bombril em tudo, depois álcool isopropílico e finalizar com 3x hidratações na escala seguidas em 10 dias.

Resumindo: Não faça isso!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


GabriaTz
Má idéia...

GabriaTz
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: GabriaTz
· votar


fconde77
vish deixa pra la entao é que o braço que coloquei na minha ibanez vermelha tem o headstock azul ai comprei esse adesivo pra por no headstock pra nao ficar mais a guitarra do homen aranha kkkk (vou usar so no headstock mesmo entao)
---------------------
A uma coisa que percebi quando tava montando a ibanez (peguei o braço novo ^^) os escudo ta meio levantado ou torto sei la isso pode influenciar em alguma coisa ? (achei bem vagabundo esse escudo dela 1 camada só =/ )

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


fconde77
Eu canso de falar pra essa molecada que "modinhas" e invenções por motivos errados ou meramente estéticos não leva à nada... Aliás leva: A prejuízos...
Abç

fconde77
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pior que não é só a molecada, tem muito barbado "desavisado" fazendo isso também.

GabriaTz
O escudo não influencia nada se vc não prejudicar a regulagem de altura dos captadores. O fato de ter 1,2,3 ou 10 camadas, não influencia em nada na resistência, tem que ter apenas uma espessura mínima pra não empenar.... Muitas das vezes empena pq esquecem a guitarra pegando um bronze num sol de verão... kkk

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


fconde77
Pódiscrê!
Abç

FanhaniGUITAR
Membro Novato
# jul/15
· votar


Bertola

Boa Tarde, tenho uma SX SST62, estive vendo a possibilidade de trocar a ponte dela. Gostaria de saber na sua opinião qual sobre essas duas pontes abaixo, qual seria melhor, mais estável.

Ponte Wilkinson Strato Vintage

Ponte Condor Strato com Roller Saddles

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


FanhaniGUITAR
A Wilkinson é superior...
Abç

Thiago Prado
Membro Novato
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Estou pensando em mudar as ferragens da minha sx custom, pois estão totalmente desbotadas. Qual marca de ferragens para ponte e os metais que seguram a correia, com bordado dourado de qualidade e que não desbotem facilmente?

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Thiago Prado
dourado de qualidade e que não desbotem facilmente?
Nenhuma.
Ferragens douradas, mesmo as das Gibsons ou PRS, desbotam.
Como dizem os paulistas: "desencana disso"...
Abç

SkyHawk
Membro
# jul/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


FanhaniGUITAR
Acho estranho esse negócio de mexer na ponte da SX SST 57/62, tenho uma 62 e não vejo nada de errado com a ponte.

É estável, sólida, não oxida, flutua bem, não desregula, os saddles são bons, o bloco é fino... mas até aí não justifica trocar a ponte. Uso a alavanca normalmente e a única modificação que fiz foi um par de roller string tree, a afinação é muito estável.

Caro Bertola, o qual é a questão sobre essa ponte ???

andre.wylde
Veterano
# jul/15
· votar


Boa tarde pessoal,
Estou com um projeto novo, de “levantar” uma Squier antiga que era do meu irmão mais velho. Já comprei a ponte e os abaixadores de cordas, mas estou em dúvida com relação as tarraxas. Mas, não sei qual modelo da Gotoh ou Wilkinson comprar. Eu tirei 4 fotos das tarraxas. Se for necessário tirar alguma medida, tenho um paquímetro em mãos:

https://dl-web.dropbox.com/get/Public/Squier_tarraxas/IMG_20150717_154 414409.jpg?_subject_uid=18657959&w=AAD0cBJzCKkmRMLeyKbgkkU50-1-WCKmB0x v4coN7ZChHg

https://dl-web.dropbox.com/get/Public/Squier_tarraxas/IMG_20150717_154 452110.jpg?_subject_uid=18657959&w=AADZf_Cyn_bTGQHakhoSyg7WjhDbaLPrdCU Lt10xdQNh_g

https://dl-web.dropbox.com/get/Public/Squier_tarraxas/IMG_20150717_154 539444.jpg?_subject_uid=18657959&w=AAB7CAl8f33muasAVTHy8tr_x05EMjE0zlh bIj2zU1hHew

https://dl-web.dropbox.com/get/Public/Squier_tarraxas/IMG_20150717_154 546532_HDR.jpg?_subject_uid=18657959&w=AABdW7dffQRa977BMKSIIY6feYnqAYi 4T5P6Fwm5WliIqA

fconde77
Veterano
# jul/15
· votar


FanhaniGUITAR
Antes verifique se as furações batem, ma minha SX coloquei uma Wilkinson WVP6 com um bloco Manara

Thiago Prado
Como o Bertola falou, todas vão desbotar... o que vc pode fazer e mandar dourar em uma loja de cromagens.

SkyHawk
Não sei se o padrão se mantem entre uma e outra leva, mas a minha a ponte não era isso tudo, mesmo com 5 molas... mas posso te falar que a Wilkinson WVP6 que instalei foi um dos melhores updates que fiz no quesito estabilidade.

fconde77
Veterano
# jul/15
· votar


andre.wylde

Os arquivos não abrem... eu iria de Wilkinom pela relação custoxbenefício.
Sendo 6 em linha só existem 2 medidas.
- As vintage
http://www.calangomusic.com/imgcache/1000x679_fotos_3455_4d2cb28788867 68a0b1db337f39e66ce.jpg

- As modernas
http://mlb-s1-p.mlstatic.com/jogo-de-tarraxa-tarracha-cromada-6-em-lin ha-para-guitarra-18139-MLB20150787483_082014-F.jpg

A unica medida que muda de uma pra outra e o tamanho do furo no head.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


SkyHawk
O bloco. Se trocar por um de latão ou aço, melhora MUITO!
andre.wylde
Veja quais dos dois tipos que o fconde77 postou acima e que tem na sua e compre novas.
Abçs

andre.wylde
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fconde77

Pessoal, muito obrigado pela ajuda! Segue outo link para o dropbox, onde eu coloquei as fotos dentro de uma pasta. Acho que agora da para acessar:

Fotos no DropBox

As tarraxas atuais são vintage, em linha. Quero substituí-las por tarraxas modernas/blindadas. Alguma indicação de onde comprar? Eu achei somente em uma loja, da Gotoh:

Tarraxas Gotoh

Na foto são 6 em linha, com 2 furos diagonais. As que vi da Gotoh/Wilkison tem apenas um furo. Mesmo assim seria compatível?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


andre.wylde
Cara, não abriu de novo...
As tarraxas atuais são vintage, em linha. Quero substituí-las por tarraxas modernas/blindadas
Não pode ser feito sem uma adaptação. Compre essas:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-676472334-tarraxa-tarracha-goto h-sd91-guitarra-strato-niq-6-linha-_JM
Abç

GuitarHome
Veterano
# jul/15 · Editado por: GuitarHome
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala Mauricio, beleza?

Hoje fui buscar minha guitarra no Luthier (fiz uma regulagem geral, retifica dos trastes, parte elétrica e tudo mais), e acontece que achei que os trastes da guitarra ficaram muito baixos, não por culpa do Luthier que fez um ótimo trabalho, mas eles já estavam muito desgastados mesmo. Não sei se por culpa dos trastes estarem baixos, mas achei a ação das cordas um pouco altas, distante dos trastes. Tentamos abaixar um pouco, mas ao dar bends, principalmente na mizinha, e nas casas mais agudas da guitarra, a nota morria facilmente, e as vezes mal saia.

Será que uma troca de trastes seria a solução do meu problema? Pensei em pegar trastes jumbo da Dunlop, qual sugestão você me daria? Será que trocando os trastes, por um maior, e principalmente novos, eu resolveria o problema de não conseguir abaixar um pouco mais a ação das cordas, principalmente das primas? Talvez com os trastes maiores, eu não achasse a ação alta, pois as cordas ficariam um pouco mais próxima deles.

Não sei se consegui me expressar bem, mas é que realmente tem sido um problema.

Abraço

Jabijirous
Veterano
# jul/15
· votar


Outro dia me ofereceram uma condor LP custom daquela preta fosca por um preço razoável. No site diz ser mogno com braço (colado) em mogno e escala em jacarandá, acho que é koreana. Meu receio é que essas LP's geralmente são uma bomba no quesito madeira.
Mauricio Luiz Bertola
Tu já mexeu nessa guitarra? Dá pra dar um upgrade ou foge que é bomba?

Abração

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Jabijirous
É uma guitarra bem legal...
Abç

Jabijirous
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A pessoa disse que o braço está empenado. Tá pedindo R$700. Não sei...

SkyHawk
Membro
# jul/15
· votar


Jabijirous
Esse negócio de braço empenado é estranho, por incrível que pareça braço não empena tão fácil assim não. E nós leigos temos muita dificuldade em aferir um braço empenado. Quando era verde, verde, verde eu ouvi muito mala falando que o braço tava empenado..... Pura picaretagem em um nível grosseiro.

Mas se estiver empenado mesmo e for braço colado saí fora, nem de graça !!!!

GabriaTz
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: GabriaTz
· votar


Jabijirous
cara nunca compre guitarra com braço empenado geralmente agente pensa que e coisa que se resolve com o tensor mas sempre e pior.
peguei uma guitarra em troca do meu amp o cara disse que estava empenado depois descobri que estava bem torcido ,peguei achando que tinha conserto , levei em 4 luthiers alguns luthiers falaram que se fizer-se a regulagem completa resolveria mas na verdade é impossível resolver braço torcido até onde eu sei só queriam minha grana , ai fui em um o cara foi bem honesto falou que mesmo com o setup nao resolveria ele me recomendou uma loja (otima por sinal) que vendia braços e praticamente tudo que e acessórios e peças para guitarra , acabei comprando outro braço por 200R$.

Jabijirous
Veterano
# jul/15
· votar


SkyHawk
GabriaTz
Pior que a pessoa não tem ideia da situação. Fui ver a guitarra e o braço não tava empenado, tava torto mesmo (o braço é colado, aí complica)!!! Falei pra ela levar a guitarra para algum luthier pra tentar resolver, pois só maluco iria comprar!

A guitarra não é ruim, mas trocando o captador falaria bem.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji