【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


GabriaTz
O preço é esse mesmo.
duardo-aki
Esses capts aqui:
Braço e meio:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1095-captador_custom_a lnico_blues_ponte_meio_ou_braco
Ponte:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1914-little_55
fconde77
Já regulei uma dessas aí.
Achei correta. Troquei as molas da ponte (5 molas) e ficou bem estável.
Tecfrente
Seu violão está totalmente desregulado e não é só regulagem de tensor que terá que ser feita... Procure um bom luthier ou as consequencias podem ser desagradáveis...
Abçs

fconde77
Veterano
# jul/15
· votar


Mandei um e-mail para a Squier Brasil e acabo de receber a resposta com as informações técnicas da guitarra:

Squier Showmaster (HS) Jason Ellis Signature (132 3000)

- Corpo Basswood
- Braço Maple, shape "C"
- 24 trastes
- Escala Rosewood (Jacarandá)
- Duncan Designed Detonator Performer - HB-108 (Baseado no SH-8 Invader)
- Single coil no Braço
- Ponte Floyd Rose (licenciada)
- Chave seletora 3 posições
- Controles Master Volume / Master Tone
- Projeto ideograma por Jason Ellis
- Guitarra fabricada em 2002


Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual a variação de preço de mercado que o luthier pode me cobrar de acordo com as características que passei ? Em média quanto ?

marcelosz
Membro Novato
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola, tudo joia?
Vi na net uns mods de baixo estilo J-Bass, onde é trocado o pot de Tone por um push pull, de modo a fazer ligação em série dos captadores. Troquei os captadores do meu SX por DiMarzio Ultra Jazz (DP149), depois fui ver que dá pra fazer isso. Dizem dar uma opção de sonoridade com mais "punch" (tipo P-Bass).
Diagrama: http://dimarzio.com/sites/default/files/diagrams/pj_2v_1pptdualsndbrid ge.pdf
Será que fica legal?

GabriaTz
Membro Novato
# jul/15
· votar


fconde77
A então não e alder certo ?

GuitarHome
Veterano
# jul/15 · Editado por: GuitarHome
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola, beleza?

Eu estou precisando de uma sugestão sua. Possuo uma guitarra com Floyd (flutuante) e vou tocar com um pessoal que toca um som mais pesado. Precisarei afinar a guitarra em "Drop C", mas também gostaria de usar a afinação padrão de vez em quando. Enfim, quanto a regulagem da ponte eu que sempre regulei, e nunca tive problemas com isso, alias na ultima ida pro Luthier a minha guitarra voltou com outra regulagem na ponte que eu não gostei e voltei para minha regulagem padrão de anos (posição das molas etc).

A dúvida é a seguinte, existe alguma forma de eu não ficar precisando regular a ponte toda hora que for descer a guitarra pra "Drop C" e for tocar com a banda? Porque se não seria um saco ter que ficar regulando a ponte da guitarra toda hora. Pensei em algo que pudesse travar a ponte enquanto deixo a guitarra em "Drop C", e quando usasse a afinação padrão apenas destravava ela. Sei que o ideal seriam duas guitarras uma para cada fim, mas infelizmente torrei tudo que podia torrar esses tempos e estou meio duro pra isso. Qual sua sugestão?

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Tecfrente
Não se comentam preços aqui.
É anti-ético.
marcelosz
Sim. Conheço essa variação e proporciona mais sonoridades.
GabriaTz
Não, é tília (basswood).
GuitarHome
existe alguma forma de eu não ficar precisando regular a ponte toda hora que for descer a guitarra pra "Drop C" e for tocar com a banda?
Existe uma ponte tipo FR, usada pelo Van Halen que "dropa" o bordão.
Eu nunca ví vendendo no Brasil.
Acho que vc terá que usar duas guitarras. Uma para a afinação "baixa" e outra para a padrão.
Abçs

James7h
Membro Novato
# jul/15
· votar


Opa , alguém poderia me dizer se a cort viva II é uma boa opção por 600 reais ? ou é melhor uma Ibanez RG350 DX (Porém , fabricada na indonésia e precisando trocar o lock nut e comprar uma alavanca ) por 800 ? ambas usadas e a cort um pouquinho mal cuidada .
Aproveitando o comentário , uma questão rápida : encontrei uma Squier Standard strato e um Fender Mustang 2 v2 mais as parafernalhas (capa , cabo etc..) com uns 5 meses de uso por 2000 ( o que torraria totalmente o meu orçamento ) e como eu não toco em banda , apenas com amigos e na escola , seria um gasto muito alto com equipamento ?
Desde já , obrigado .

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


James7h
Acho que a opção dessa Squier mais o amp mais interessante...
Abç

James7h
Membro Novato
# jul/15
· votar


Bertola
Mas fora ela , entre a ibanez e a cort ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


James7h
Ambas tem qualidades semelhantes...
Abç

GabriaTz
Membro Novato
# jul/15
· votar


Lixei demais meu nut agora está muito baixo e trastejando queria saber se posso calçar o nut com algo para deixa lo mais alto , o que seria ideal para calça lo ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


GabriaTz
Cara, para se fazer certos serviços é preciso experiência, além de aprendizado...
Você terá que utilizar folha de madeira e cola...
Abç

GabriaTz
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: GabriaTz
· votar


Mauricio Luiz Bertola

e que eu sou curioso e cansei de gastar grana com luthier , quando eu era moleque gastava de 200R$ varias vezes ao ano para fazer a regulagem (inclusive acho que ja gastei de regulagem o que eu paguei na guitarra ou mais) e hoje em dia penso "nossa como eu jogava dinheiro fora" nao e desmerecendo o trabalho de ninguem , é que o que eles faziam na guitarra a maioria eu podia fazer em casa , conversando com esse luthier que eu levava outro dia ele me disse que aprendeu tudo fuçando etc , hoje em dia fico o horas em sites e blogs de luthiers e de guitarra (Regulagem,construção , madeira,sonoridade etc) , na vdd queria fazer um curso , mas por enquanto tento me virar para aprender na pratica e teoria(internet). sei la eu amo guitarra cara , tento deixar ela sempre melhor na medida do possível.

até minha irma fala que eu to ficando louco só penso em guitarra .
gostava da epoca que eu tocava na minha strato de MDF e era feliz...

fconde77
Veterano
# jul/15
· votar


GabriaTz
A então não e alder certo ?
Pelas informações que tive da Squier Brasil não... Mas isso é referente a minha, pra ter certeza das madeiras utilizadas na guitarra e melhor enviar um e-mail com o número de série.
É muito comum em guitarras de segunda linha, como é o caso das Squier, não seguirem um padrão, dependendo do ano ou até mesmo do lote, essa especificação pode mudar.

FanhaniGUITAR
Membro Novato
# jul/15
· votar


fconde77 e Bertola
Muito obrigado pela dica, vou fazer.
Abraços

luciano6strings
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: luciano6strings
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Gostaria de saber se é normal quando se usa a alavanca e abaixa todas as cordas na ponte flutuante a mizinha não afrouxar tanto quanto as outras cordas. Percebi isso na minha guitarra, mas ainda não tive tempo de levar ao luthier.
Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


luciano6strings
Não entendi bem...
Quando vc pressiona a alavanca, as cordas "afrouxam". Mas, obviamente, devido às diferentes tensões delas, algumas vão afrouxar menos...
Abç

Abadia
Veterano
# jul/15
· votar


Olá Bertola,
Se eu pegar uma peça de mogno brasileiro, cortada na forma de um paralelepipedo, como posso tratar para que fique melhor para ser feita uma guitarra (corpo e braço)?
Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Abadia
Não entendi cara...
Para se fazer um corpo de guitarra vc precisa de uma peça de madeira maciça com 4,5cm de espessura, 50cm de comprimento e 35/40 de largura. Para um braço, 4 cm de espessura, 80 cm de comprimento e 15 cm de largura.
Abç

luciano6strings
Membro Novato
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Era exatamente essa minha dúvida! Estou começando agora a ter contato com ponte flutuante e bateu essa dúvida. Como a ponte não é de qualidade tão boa fiquei em dúvida se era normal. Obrigado por esclarecer mais essa dúvida! Grande abraço.

Abadia
Veterano
# jul/15
· votar


Então, as madeiras da Gibson, são tratadas, por isso são consideradas madeiras melhores que as das outras marcas como por exemplo a SX,
Como posso, por exemplo tendo um mogno brasileiro em mãos, tratar ele, sei la passando produtos, para que ele fique numa qualidade melhor para que seja feito uma guitarra.

Abraço

GRRS
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola,

Conhece o amplificador Staner AS 170 B?

É uma boa pedida até 700 reais?

Abs

papaismurf
Membro Novato
# jul/15
· votar


Alô Bertola, meu caro se puder me tirar algumas dúvidas sobre Fender eu agradeço bastante, tô na Holanda , volto em 1 semana . !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Abadia
Apenas deixe secar em local apropriado. A madeira deve ser analisada por luthier competente para saber se há grande quantidade de sílica nela, pois a presença desse elemento é prejudicial para a sonoridade e aumenta o peso diminuindo a ressonância.
GRRS
Cara, essa série da Staner não é fabricada a uns 30 anos!
Teste o equipamento, pois, embora Staner seja sinônimo de robustez, um equipo tão antigo assim, precisa ser testado.
papaismurf
Cara, não sou um "expert" em Fender (aliás, não sou em quase nada...), mas, no que puder ajudar, eu ajudo...
Abçs

LucasGuitar9712
Veterano
# jul/15
· votar


Bertola, o que diz sobre braços de guitarras da All Parts?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


LucasGuitar9712
Muito bons, mas caros...
Abç

eric bluesman
Veterano
# jul/15 · Editado por: eric bluesman
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola uma pergunta basica , mas estou pensando no que fazer pra melhorar isso , tenho uma stratocaster fender blindada com tinta condutiva , ja me disseram para trocar a blindagem para fita de cobre que resolveria mais os problemas dos singles, ela tem um trio de texas special , nas posicoes de captador separados dao chiado com drive , uma telecaster que adquiri tem blindagem feita com fita aluminio , da o mesmo problema , os cabos sao da tecnofort , percebi tb que no meu apartamento por conta da rede da um chiado mais chato tipico de singles , será que consigo segurar mais ou nao tem muito o que fazer?

LucasGuitar9712
Veterano
# jul/15
· votar


Bertola, mas esses braços tem uma qualidade parecida com os da Fender?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


eric bluesman
Não tem muito o que fazer não...
Aliás, acho isso secundário. Até porque, no contêxto de um show, ninguém escuta isso...
LucasGuitar9712
Depende de que linha Fender vc está falando.
Eles não são melhores que os da linha AmStd atuais não...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji