【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Ramsay
Veterano
# abr/15
· votar


MR__Bruno

Cara, na boa, esse suporte é feito para as mini-guitarras que são usadas no Guitar Hero ou Rock Band.

Esse suporte é muito pequeno e muito baixo pra ser usado com guitarras reais.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


fconde77
Legal!
Não tinha visto.
Valeu!
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


MR__Bruno
Existem suportes duplos ou triplos para guitarras e baixos reais. Eu tenho um...
Abç

fconde77
Veterano
# abr/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu acho caro... R$18 uma barrinha bruta... e ainda mais caro R$50,00 por um nut confeccionado, que provávelmente vai precisar de retrabalho pra ficar 100% ajustado na guitarra.

Hilcky
Membro Novato
# abr/15 · Editado por: Hilcky
· votar


Quais as características de um captador p-90?
No caso o contexto é o seguinte, pretendo comprar uma Vintage V100, a loja tem 3 em estoque, a primeira opção de cor que quero é a Ice Tea, caso ela seja vendida ficarei entre a gold top com P-90 ou uma Honey Sunburst com Humbuckers (igual a Ice Tea).

A Ice Tea além de ser a que quero esta mais barata, as outras duas tem um acréscimo de 150 reais, e o que achei estranho é que normalmente as gold top são mais caras, o que me instigou a saber mais sobre o P-90...

Edit.: Esqueci a principal dúvida... caso queira trocar futuramente, o "encaixe" da p-90 é compatível com o humbucker (pode ser uma dúvida besta, mas meu conhecimento nessa área é nulo)?

fconde77
Veterano
# abr/15 · Editado por: fconde77
· votar


Hilcky

P-90s : Modelo de captador single-coil, mais antigo. Muito usado em guitarras Gibson, Também chamado de "soap-bar" (barra de sabão) devido ao seu formato. Hoje em dia, é normalmente instalado sem moldura, os primeiros modelos, possuia uma moldura caracteristica com um formato que parecia a orelha de um cachorro estes são os conhecidos "dog-ear" (orelha de cachorro). Sua sonoridade é parecida com a de um single-coil. Possui ruido destes também. Possui uma caracteristica mais vintage (clássica) e som um mais anasalado, normalmente. Usuários famosos : Pete Townshend (The Who), Neil Young (Crazy Horse/carreira solo), Hebert Vianna (captador do braço da Signature dele/Os Paralamas do Sucesso). Foto : http://curtisnovak.com/pickups/P90/P90-1.jpg
Fonte: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/126932/

P.S: Ouça esse álbum do The hoo que v terá uma noção melhor

Hilcky
Membro Novato
# abr/15
· votar


fconde77
Vlw!
Fiquei na dúvida pois sempre vi as gold top mais caras, e me pareceu que os P-90 tem o encaixe menor, terminei de tirar a dúvida no tópico que colocou como fonte, não conseguindo pegar a Ice Tea irei na Honey devido a facilidade maior na troca dos captadores (eu espero), a diferença estética entre elas pra mim é quase irrelevante.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


fconde77
Não reparei no preço.
Hilcky
Eu adoro o som desses captadores...
Abçs

Hilcky
Membro Novato
# abr/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Coloquei pra ver no youtube e apesar do ouvido sem treino deu pra notar a diferença de timbre, nem é tão grande assim me pareceu um humbucker mais agudo, isso no clean, com efeitos torna-se menos perceptível...

Ainda espero conseguir comprar a Ice Tea, além de ser a que mais gostei esta mais barata, já estou nessa dúvida, estava querendo com o P-90, porém não sou muito fan da gold top...

Essa configuração para mim, que como iniciante quer experimentar de tudo seria a ideal:
https://www.youtube.com/watch?v=8y24Xannd6U
Humbucker na ponte e P-90 no braço, o timbre com os dois ligados deve ficar interessante.

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# abr/15
· votar


Bertola, tem como saber se um captador foi parafinado(no caso sem nickel cover), apenal olhando?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


Sr.Saul Hudson
Depende da forma como ele foi construído... Alguns sim, outros não...
Abç

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# abr/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

É um Humbucker zebra!

rafaelluiz
Membro
# abr/15 · Editado por: rafaelluiz
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa noite.
Você sabe me dizer as medidas (largura e raio) do braço da Fly V CLG 46, da Strinberg (braço colado)? Estou com uma emprestada aqui e gostei muito da pegada (escala quase plana, larga, braço fino desde as primeiras casa até o final). Se encontra esse tipo de braço nessas lespas pra canhoto que têm na praça (Golden, Cort, Vintage)?

Desde já agradeço, e parabenizo pelo trabalho no fórum

Hitman
Veterano
# abr/15
· votar


rafaelluiz
Eu apostaria numa LTD

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


Sr.Saul Hudson
Só vendo mesmo.
rafaelluiz
Não sei as medidas não.
Abçs

rafaelluiz
Membro
# abr/15
· votar


undefinedMauricio Luiz Bertola

Obrigado pela resposta! Me atirei numa SX GG1 Custom mesmo. Achei por R$ 700,00 nova na net. Acho que vale, né? (Não precisa comentar o preço, só me dizer se está bem pago ou fiz cagada). Abração e obrigado de novo!

Hitman
Vlw pela resposta man, só que canhoto é foda de achar, e o salário, ó. Hehehe, sou professor mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


rafaelluiz
Tá razoável o preço...
Abç

ogner
Veterano
# abr/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Velho,
To com uma SG G400 e acho deveras o cap do braço fechado demais, aveludado e meio "mud" alem da conta.

Depois de fazer varios ajustes e nada, descobri essa mudança abaixo. Fiz e RESOLVEU emo problema!!! :)))

Ja conhecia?? Soldei o capacitor de .047 na chave de mudança dos captadores conforme a imagem. Muito bacana!!!

http://www.seymourduncan.com/blog/tips-and-tricks/mod-squad-muddy-soun ding-neck-pickup/

ogner
Veterano
# abr/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Hey, existe alguma possibilidade splitar ou diminuir o (K) de um humbs com apenas 2 fios??? Tipo um push pull pra controlar a saida????

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


ogner
Com o pot de volume vc faz isso.... Eh,eh,eh....
Eu conhecia o truque acima, mas apenas o esquema com o pot.
Abç

Hitman
Veterano
# abr/15
· votar


ogner
Hey, existe alguma possibilidade diminuir o (K) de um humbs pra controlar a saida????

Tipo pot de volume?

hohoho, Taquei a lenha e a gasolina, agora so acender!

ogner
Veterano
# abr/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Hitman

Será que é a mesma coisa deixar o pot de volume 50% do ciclo??
Nao é pô....Defasar e ainda assim o pot continuar 100% do ciclo o som fica diferente!! Nâo?? Hehehe.....Ou é exatamente a mesma coisa??? hehe

Ja tive humbs tipo rol rails splitados....E apenas diminuir o volume nao dava o mesmo timbre dele splitado.... Seraaaaaa???? herhehe

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


ogner
Cara, para "splitar" capts HB com apenas dois fios vc tem que mexer nas bobinas... Não é fácil e a possibilidade de dano é mui grande...
https://www.youtube.com/watch?v=wAHn5VpdkHQ
Abç

ogner
Veterano
# abr/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Puts...Num da pra fazer isso... hehe

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


ogner
Foi o que disse....
Abç

SkyHawk
Membro
# abr/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual é a real diferença entre bons mini potenciômetros e potenciômetros full size ?

O que faz um fio de uma solda aparentemente boa se soltar dentro da cavidade de uma strato ? Não tem movimento nem qualquer força de tração que puxe o fio !!! Mistério...... Estava com uma strato com um timbre opaco já fazia muito tempo, tinha até deixado ela meio de lado por isso, hoje me deu vontade de abri-la e.... Opa !!! Um fio solto entre dois pots !!! Foi só soldar e o timbrão voltou !!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


SkyHawk
Qual é a real diferença entre bons mini potenciômetros e potenciômetros full size ?
Nenhuma.
O que faz um fio de uma solda aparentemente boa se soltar dentro da cavidade de uma strato ?
Não sei.
Abç

pOkiz
Veterano
# abr/15 · Editado por: pOkiz
· votar


Bom dia Bertola, eu refiz a elétrica da minha guita mas pluguei no amp e nem sinal de nada em nenhuma posição da chave de captadores, fica mudo e não sei por onde começo verificar, então veio umas dúvidas:

1 - Como eu isolei a elétrica com fita de cobre, se caso alguma ponta de fio ou solda encoste do cobre, não há problemas ou realmente a guitarra não irá funcionar?

2 - Eu usei esse circuito como base, repare que na base do pot de volume ele centraliza todos terras e sai apenas um cabo pra aterrar, porém como são muitos cabos no meu circuito ficou mt bagunça, com uma grande quantidade de solda, achei bem feio, teria alguma outra maneira de fazer isso? Caso eu solde um fio em cada lugar do pot de volume eles passam corrente entre si ou não?

Obrigado Bertola, abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


pOkiz
1) Sim, há.
2) Não tem. É assim mesmo. Refaça as soldas de forma organizada, mas não há problema se vc soldar em 2 lugares da carcaça do pot não.
Abç

SkyHawk
Membro
# abr/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


pOkiz
Tive o mesmo problema quando blindei a Ibanez mas foi só no captador da ponte, resolvi com um isolamento simples do captador. Vc pode blindar e isolar por cima sem perder o efeito da blindagem e não precisa ser nada sofisticado pode ser uma simples fita crepe (uma ou duas camadas) direto sobre o cobre na parte onde pode estar havendo contato.

Quanto à solda do neutro no potenciômetro vc pode ter tantos neutros quanto quiser e pode usar não só a carcaça dos pots com também qualquer ponto aterrado e pode/deve interligar esses pontos criando um aterramento distribuido. O ideal é testar com um multímetro buscando uma uniformidade, mas se não tiver basta soldar um fio entre os terras buscando fechar um triangulo de aterramento. Use o bom senso e pense sempre na limpeza da instalação e na elegância do circuito.

Um erro muito comum de quem blinda é não aterrar a blindagem, cada cavidade revestida com cobre deve ter um contato com o neutro da guitarra !!! Basta um ponto de solda e ligar um fio do cobre para um neutro. Blindagem sem aterramento é praticamente inútil. Na cavidade dos controles o contato dos pots e da chave no escudo (que também deve estar cobreado e com um ponto de contato com o cobre da cavidade) resolve, mas no caso da cavidade dos captadores vc precisa soldar um neutro.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji