【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


adautomarttau
Achar isso é MUITO difícil. Faça o que o fconde77 sugeriu.
Ismah
Não. não existe de inox que eu saiba...
BruMarcondes
O que seria bloquear a ponte, amigo?
Esculpir e colocar (sob pressão) um bloco de madeira por trás da ponte, bloqueando-a.
fabinhoaspp
Cara, se vc é iniciante, uma SX SST57 vai te servir MUITO BEM.
A Schecter é excelente, uma guitarra profissional, e o preço que vc iria pagar por ela, invista em aulas.
Abçs

fabinhoaspp
Membro Novato
# abr/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola...a shecter que eu citei foi essa
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-633769952-guitarra-schecter-ome n-6-branco-09877-_JM , mesmo preço que a sx sst57, mas to na duvida!!!

fabinhoaspp
Membro Novato
# abr/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola...a shecter que eu citei foi essa
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-633769952-guitarra-schecter-ome n-6-branco-09877-_JM , mesmo preço que a sx sst57, mas to na duvida!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


fabinhoaspp
Essa Schecter está muito barata...

Poison Lord
Veterano
# abr/15
· votar


schacter da china com ctz....

Pessoal alguem sabe o que se deu do seiji?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


Poison Lord
schacter da china com ctz....
Pode ser falsificação mesmo...
Abç

Snakepit
Veterano
# abr/15 · Editado por: Snakepit
· votar


Ae galera!

To com uma duvida sobre as molas das stratos.

A quantidade de molas e a tensao delas é diretamente relacionada ao calibre das cordas ou nao?

Ou seja, se nao estiver relacionado, posso colocar 5 molas pra deixar a alavanca mais firme com cordas .010?

A propria Fender tem 2 tipos distintos de molas sendo vendidas. A moderna, preta, e a as vintages. Dizem que as pretas sao bem fracas, e as vintages super tensas. Aí surgiu a duvida, pois achava que 5 molas era pra calibres .011 ou .012.

Já vi gente até dizendo também que isso influencia no som, aí achei meio suspeito hahaha.

Ps: a ideia é manter a ponte flexivel, porem mais dura, e não deixar ela fixa e desativada.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


Snakepit
A ponte das startocasters foi projetada para se utilizar 5 molas. Ponto final.
Sim, influencia pois ao aumentar a massa, aumenta-se a sustentação e melhora-se o timbre. Essa diferença é sutil, pois a parte importante mesmo é o bloco.
a ideia é manter a ponte flexivel, porem mais dura, e não deixar ela fixa e desativada.
O nome disso é REGULAGEM.
Abç

musicrock
Veterano
# abr/15
· votar


obrigado, fconde77 e
Mauricio Luiz Bertola.
Agora clariou mais a mente rs.
abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


musicrock
Nem me lembro mais do que se trata...
Abç

Snakepit
Veterano
# abr/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Nao entendi.

Então é questao de regulagem deixar a ponte mais dura, independente do numero de molas?

E o calibre das cordas influencia no numero de molas, ou da pra botar 5 mesmo com .010?

SkyHawk
Membro
# abr/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Snakepit
Dá para usar 5 molas com qualquer calibre de cordas. .009, .010, .011.

A tensão na corda não muda, pois se mudasse alteraria o pitch ou seja a afinação. O que muda é o contra-esforço da garra que prende as molas. Para manter o ponto neutro com mais molas vc tem que soltar os parafusos que prendem a garra equilibrando o sistema.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


Snakepit
Então é questao de regulagem deixar a ponte mais dura, independente do numero de molas?
Óbvio.
E o calibre das cordas influencia no numero de molas, ou da pra botar 5 mesmo com .010?
5 molas é o ideal para qualquer espessura de cordas.
Abç

EuFemismo
Membro Novato
# abr/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Em qual parte eu soldo o terra no jack? No anel do meio ou o de cima?

Estou com um desse.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


EuFemismo
No do meio.
Abç

EuFemismo
Membro Novato
# abr/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu deixei a guitarra 5 dias sem cordas, quando eu coloquei cordas novas algumas casas estão trastejando tão forte que não sai nem o som da nota. O que pode ter acontecido? antes ela estava ótima.

Eu já aumentei os carrinhos e mesmo em uma altura desproporcional ao das outras cordas continua trastejando.

Isso acontece na corda G Solta, casa 15, e corda B na casa 17.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


EuFemismo
A guitarra precisará de um ajuste de tensor...
Dependendo de onde foi guardada, até mesmo de rebatimento de trastes (e isso indicaría um braço de má qualidade...).
Abç

adautomarttau
Membro Novato
# abr/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom dia.
Estou montando uma guitarra com corpo em marupa,essa madeira pode pegar cupim? preciso passar algo nela para proteger? Em qual etapa da pintura?
obrigado.

Edson Caetano
Veterano
# abr/15
· votar


adautomarttau
Vai pintar com o que? Se for PU desencana cupim nenhum no mundo vai conseguir passar esta barreira kkk

pOkiz
Veterano
# abr/15 · Editado por: pOkiz
· votar


Olá Bertola, seguinte:

Vou refazer a parte elétrica da minha strato mes que vem, vai ficar com a configuração: Mini Humb - Single - Single.

1 - O cap é um Malagoli Little HH777 e o Érico falou que ele foi feito pensando em manter os 250k dos pots, porém to em dúvida se deixo os tone com 250K e adiciono um 500K no volume pra dar uma leve subida nos agudos, ou se mantenho 250K em todos...

2 - Estou pensando em colocar um capacitor poliester de .047uf no tone do braço/meio pra não ficar tão brilhante e no tone da ponte um de poliester de .027uf pois o humbucker no geral tem menos agudo, posso fazer isso ou esse capacitor no tone da ponte nem preciso colocar?

3 - Irei também fazer um circuito Duncan Treble Bleed, na qual vou ligar no pot de volume um capacitor .001uf 63v de poliester em paralelo com um resistor 130K 1/4 watt, lembrando que é um mini humbucker na ponte. Funcionaria legal?

Obrigado pela atenção.

adautomarttau
Membro Novato
# abr/15
· votar


Edson Caetano
Provavelmente vou usar PU , obrigado pela resposta!

léo2013
Membro Novato
# abr/15 · Editado por: léo2013
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pelo que vc me falou, TODOS nessa sua banda estão com equipos inadequados.....

pior q é vdd,mas agnt tá se virando como pode .qual outro vc me sugere? vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


adautomarttau
Depois de selada e "acabada", não "pega" cupim.
pOkiz
1) 250K
2) mantenha os capacitores
3) Sim.
léo2013
Cara, subir no palco com amps inadequados ou multi-usos (exceto se for para ligar a voz em um de grande potência), é desrespeito ao público (a à vcs mesmos).
Arrume amps de 40 à 65WRMS com falante de 12pol para as guitarras e um de 150/200WRMS e falante de 15pol. para o baixo. Se vira!
Abçs

Nefelibata
Veterano
# abr/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ismah

Fiz uma reforma e upgrade numa guita esses dias e o luthier botou um nut de Inox. Ele disse que realmente é raro, mas funciona bem.

Postei neste tópico. Ali tem uma foto do head e e dá pra ver o nut.

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


Nefelibata
Interessante...
Onde vc comprou isso?
Abç

Nefelibata
Veterano
# abr/15 · Editado por: Nefelibata
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Interessante...
Onde vc comprou isso?


Foi o próprio luthier que instalou que forneceu. Ele disse que não se acha isso pra vender no Brasil. No entanto, por ser apenas uma peça de aço (que não deve ter nada de mais), nada impede que se mande usinar/cortar peças do tamanho necessário e depois fazer os slots (que no caso do meu tenho a impressão que foram feitos à mão).

Ele não era exatamente assim. Os slots das cordas estavam "fundos" demais, sobrando bastante material pra cima, quadradão e feio (deu pra entender? ehehe). Daí tirei as cordas e limei até aquela altura (sem modificar a fundura dos slots, apenas o entorno), arredondei as bordas pra não enroscar na mão, ficando com cara de nut mesmo.

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


Nefelibata
De fato, nunca ví isso para vender, nem mesmo no E-Bay...
Abç

SkyHawk
Membro
# abr/15
· votar


Nefelibata
Nut de aço é novidade mesmo, achei bem interessante mas deve ser bem difícil de trabalhar. Traste de inox já é uma canseira... Imagina o nut.

fconde77
Veterano
# abr/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
SkyHawk

tem um anuncio no ML que vende barra de latão e aço inox.... e o vendedor faz o nut tambem
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-637397435-barrabloco-lato-ou-in ox-p-nutcapotrastepestana-luthier-_JM

MR__Bruno
Veterano
# abr/15 · Editado por: MR__Bruno
· votar


Boa noite bertola, você acha que esse suporte para guitarra, daria para por 2 guitarras "reais" ? (falo isso, pois esse suporte é para guitarra, do jogo guitar hero) ele parece ser resistente, o material usado é metal. E ele lembra muito um suporte de guitarra comum, ate o mesmo o apoio para o braço. você acha que daria certo ? ou poderia danificar de alguma forma o instrumento, como o braço, etc ? segue o link do anúncio http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-643640834-suporte-guitarra-incl uindo-a-guitarra-guitar-hero-rock-band-_JM obrigado, abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji