【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


SkyHawk
Blindagem sem aterramento é praticamente inútil.
Exato.
Abç

pOkiz
Veterano
# abr/15 · Editado por: pOkiz
· votar


Hahahahaha, muito obrigado pelo esclarecimento, está ficando muito complicado já pra um aventureiro sem ferramentas adequadas como eu. Vou mandar num luthier, o problema é eu achar um bom aqui em Jundiaí, que é cheio de "pseudo-luthiers" rs.

Só para aproveitar a leva, reparei que o terra da minha guita é tipo um parafuso enfiado fundo na madeira e emendado em um tipo de lata onde é preso os fios de aterramento, isso é eficaz?

Obrigado!

SkyHawk
Membro
# abr/15
· votar


pOkiz
Essa "lata" seria por acaso a garra das molas ????

pOkiz
Veterano
# abr/15
· votar


SkyHawk nãaaao Sky, nem atravessa o corpo não, é um parafuso fincado na própria cavidade dos pots, e esse parafuso soldado a uma espécie de aço/lata também na própria cavidade dos pots

SkyHawk
Membro
# abr/15
· votar


pOkiz
Deve ser o terra sim. Eu tenho uma squier que o aterramento é um parafuso pequeno ligado a um fio neutro, preso na madeira em contato com o fundo de tinta condutiva.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


SkyHawk
pOkiz
De qualquer forma tem que haver um fio soldado na carcaça de um dos pots (todos os terras tem que estar interligados) e a presilha das molas para que o circuito "feche" com as cordas.
Abçs

João Pedro Strabelli
Veterano
# abr/15
· votar


Já que o papo é fiação, alguém aí conhece algum esquema elétrico para guitarra que com o volume no máximo tire o controle de tonalidade da jogada?

Explico, gosto de regular os amps para solo com o volume e o tom no máximo. É que é mais fácil puxar o controle de volume no máximo de uma vez no momento da empolgação. Daí, se ele também tirasse o tom, eu eliminaria um movimento. Já tentei um monte de coisas, como um mini-switch extra, um pot com aquele clique e não gostei ou doo resultado ou da estética ou de ambos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


João Pedro Strabelli
esquema elétrico para guitarra que com o volume no máximo tire o controle de tonalidade da jogada?
Se tiver o pot de tone, não dá...
Use para o pot de tonr um potenciômetro CTS "No Load", que dá "by pass" quando no máximo.
Abç

MR__Bruno
Veterano
# abr/15
· votar


wild les paul Mauricio Luiz Bertola Bertola, obrigado pela resposta, tenho uma shelter les paul a quase 5 anos e encontrei essa "wild les Paul" nunca ouvi falar. por foto, me parece muito linda, a pintura e acabamento. você conhecesse essa marca, ou essa guitarra ? se sim, poderia me dizer se vale a pena o preço ? ou se ela tem um custo benefício bacana etc, muito obrigado, abç

HBR Guitar
Veterano
# abr/15
· votar


Olá Bertola!

Tenho uma guitarra Cort X6 que ficou guardada por muito tempo. Essa semana resolvi abrir o case pra dar uma olhada na guitarra e percebi que os potenciômetros estão muito pesados para girar e o push pull não levanta, inclusive o knob sai. Pesquisei os preços dos potenciômetros Alpha no mercado livre e custam R$ 20,00. Vi também potenciômetros Santo Angelo por R$ 5,00. Agora a dúvida: Os Alpha são tão superiores aos Santo Angelo a ponto de justificar tamanha diferença nos preços? Já li que os Alpha são muito bons, mas até agora não tinha visto potenciômetros Santo Angelo. Será que vale a pena comprar os mais baratos ou os Alpha são definitivos? Muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


MR__Bruno
nunca ouvi falar
HBR Guitar
Potenciômetros não tem muita diferença uns dos outros não...
Abçs

VDias
Membro Novato
# abr/15
· votar


Boa noite gente. Tenho 650,00 e quero investir num ampli.. Qual é o melhor ampli nesse valor ou pouco mais do que isso?

Tenho uma Washburn X24, curto JohnMayer, Nile Rodgers, Paramore, Coldplay.. Essa é minha onda.

kiki
Moderador
# abr/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
salve mestre!

conhece o violão giannini turuna?
se puder, dá um parecer lá no meu tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/321806/

fconde77
Veterano
# abr/15 · Editado por: fconde77
· votar


VDias

E qual o uso q vc dará ao amplificador?
- Tocar em casa
- Ensaio
- Pequenas apresentações
- Shows

A pergunta e pra poder ter uma ideia de quantos watts serão necessários.

P.S.: De todos os artistas que vc citou a maioria usa amplificadores valvulados da Fender(Twin, Twin Reverb, Hot Rod De Ville etc) então se acho se vc quer tirar um som parecido com o deles vc deve buscar procurar um amplificador (Solid Stade ou Valvulado) que tenha um bom Clean.

VDias
Membro Novato
# abr/15 · Editado por: VDias
· votar


fconde77

Atualmente eu só estudo em casa, mas queria um ampli pra ensaiar e talvez fazer pequenas apresentações. Mas que sejá o melhor ampli possivel até 800,00 no MÁXIMO!

fconde77
Veterano
# abr/15
· votar


VDias

queria um ampli pra ensaiar
Use o do estúdio, e melhor e mais prático do que levar amplificador pra cima e pra baixo.

e talvez fazer pequenas apresentações
Dependendo do baterista um de 50W (SS) seria suficiente

Já tive um Fender Champion 110 (30w) transistorizado e o clean dele era maravilhoso... nem de longe se compara aos Frontman de 25w que encontramos hj.

Hj tenho um valvulado Handmade de 2w pra tocar em casa e um cabeçote Egnater Rebel 30 + Caixa 1x12 pra tocar fora, mas o peso e o volume e tanto que estou até pensando em vender pq quase não uso mais....Tem sido muito mais fácil alugar o amplificador na casa, assim vc liga seu setup toca, toca, toca, acabou vai embora só com a guitarra e pedal.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


VDias
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-634576479-amplificador-cubo-bor ne-vorax-12100-100w-rms-1x12-falante-_JM

Quadrado
Veterano
# abr/15
· votar


MR__Bruno

Cara essa Wild é guitarra feita para a eletrolegal, veja no site do vendedor mesmo eletrolegal.com.br pelo site você consegue mais barato.

Não sei se é boa (tb tenho curiosidade), se comprar volta aqui pra dizer como é.

A loja é de confiança, acabei de comprar uma fender strato com floyd e veio perfeita pela transportadora.

AzrhaellJPA
Membro Novato
# abr/15
· votar


Pessoal, possuo uma IBANEZ S470 com cordas 0,09. Estou pensando em mudar para 0,10 para tentar ganhar mais "pega" ou "definição" no som, sera que vou ter problemas com a PONTE da guitarra? A ponte é aquela EDGE zero algo assim.

Isso tudo no luthier é claro.

fconde77
Veterano
# abr/15
· votar


AzrhaellJPA

Problema nenhum tenho uma e uso 0.10

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


AzrhaellJPA
Basta regular. Nada mais.
Abç

AzrhaellJPA
Membro Novato
# abr/15
· votar


Mas é verdade oq o pessoal fale, em que ganharei em timbre? Pois acho que de inicio devo perder velocidade e pegada pelo aumento da tensão ne? Sera que compensa mudar?

E obrigado pela ajuda

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


AzrhaellJPA
ganharei em timbre?
Sim.
perder velocidade e pegada
Tocar não é dirigir carro de corrida, e acho que vc não me parece ser uma menina pequena com mãosinhas delicadas.... Portanto, esqueça esses mitos, leve a seu luthier, desfrute os benefícios e vá tocar...
Abç

BruMarcondes
Veterano
# abr/15
· votar


Galera, voltei ;D

Minha Cruiser ST50 já começou a levar um trato, vocês podem ver no tópico aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/321823/

E eu to precisando de uma ajuda, então, as mesmas perguntas que fiz lá, farei aqui:

1. Fica legal/É viável/Dá pra pintar as tarraxas e demais ferragens da guitarra com tinta metálica tipo cobre? Não vai ficar descascando e soltado no dedo depois? Quais os procedimentos para o melhor resultado, se este existir?

2. Alguém já comprou peças e acessórios de Instrumentos Musicais no AliExpress? Vi uma ponte floyd rose preta, completinha por 56 reais e me pareceu um produto bacana, fiquei bem interessado, mas não sei se a qualidade compensa.

3. Pra poder aplicar a seladora, eu preciso lixar até que numeração? Comecei com a 80, e comprei lixas até a 220, não achei 400, é de fato necessário ir até a 400, ou o resultado com a 220 é satisfatório?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


BruMarcondes
Já respondi.
Seladora vc aplica depois de retirada a pintura e lixa várias vezes (e reaplica), com lixa 220, e depois aplica o acabamento definitivo (verniz ou cêra) e procede o polimento final.
Abç

fconde77
Veterano
# abr/15 · Editado por: fconde77
· votar


BruMarcondes

Dá pra pintar as tarraxas e demais ferragens da guitarra com tinta metálica tipo cobre? Não vai ficar descascando e soltado no dedo depois? Quais os procedimentos para o melhor resultado, se este existir?
Furada. e melhor levar a um local específico para cromagem ou comprar outro, afinal cromagem é caro.

Alguém já comprou peças e acessórios de Instrumentos Musicais no AliExpress? Vi uma ponte floyd rose preta, completinha por 56 reais e me pareceu um produto bacana, fiquei bem interessado, mas não sei se a qualidade compensa.
Cilada... ponte Floyd Rose não tem como fugir. Ou vc compra de marcas com qualidade comprovada, Gotoh por exemplo, ou terá problemas constantes com estabilidade da afinação.

Pra poder aplicar a seladora, eu preciso lixar até que numeração? Comecei com a 80, e comprei lixas até a 220, não achei 400, é de fato necessário ir até a 400, ou o resultado com a 220 é satisfatório?
Tem que ir até 400 no mínimo, alias o ideal e passar a 320 entre 200 e 400.

BruMarcondes
Veterano
# abr/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Já respondi.
Seladora vc aplica depois de retirada a pintura e lixa várias vezes (e reaplica), com lixa 220, e depois aplica o acabamento definitivo (verniz ou cêra) e procede o polimento final.
Abç


Eu vi e respondi lá. Então, eu tirei a pintura na lixa 80, ai, parece que tem uma resina na madeira, eu deixei, porque uns pontos em que essa resina não está, o acabamento é feio (pontos machucadinhos desde quando ainda tinha pintura. Eu devo lixar até a 400, aplicar a seladora, lixar até a 400 de novo? E depois envernizar?

PS: Valeu pela ajuda.


fconde77

Furada. e melhor levar a um local específico para cromagem ou comprar outro, afinal cromagem é caro.
Cromar fica caro, mas poxa, fiquei muito decepcionado com o lance do cobre, já que era a coisa mais legal do projeto todo, na parte estética.


Cilada... ponte Floyd Rose não tem como fugir. Ou vc compra de marcas com qualidade comprovada, Gotoh por exemplo, ou terá problemas constantes com estabilidade da afinação.

Uma Floyd Rose da Gotoh é mais caro que a ST50 inteira huahuahua Entendi agora o porque não vale a pena, a estabilidade da afinação, isso é ruim a beça.

Tem que ir até 400 no mínimo, alias o ideal e passar a 320 entre 200 e 400.
Obrigado pela informação sobre a 320, aliás, obrigado por todas as informações.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


BruMarcondes
fiquei muito decepcionado com o lance do cobre, já que era a coisa mais legal do projeto todo, na parte estética.
Essa foi uma idéia equivocada da sua parte...

Aplique uma mão de seladora e tape esses "buracos" com massa de madeira.
Abç

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, estou tentando entender dois esquemáticos, e a diferença deles.

HSS auto-split

"Normal"

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


Ismah
Numa das posições vc liga apenas uma fase do "stack" no 1º esquema.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji