【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Maycão
Veterano
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, as marcações da escala da minha guitarra na 3ª, 7ª, e 15ª casa saíram da madeira da escala. Parecendo que a escala encolheu ou a marcação dilatou (foi só uma analogia, claro). O que pode ser?

WilliamJunior
Membro
# ago/14
· votar


Olá Mauricio Luiz Bertola, estou com o projeto de fazer uma guitarra em luthier, para ser mais especifico uma strato, as madeiras que ele tem para fazer corpo é marupá e cedro, qual das duas você indica?

Qual ds duas me dará um som mais próximo a uma strato original?

vitorrock
Veterano
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá bertola, eu estava pensando em comprar uma Kramer Pacer com floyd rose e tal.
Kramer
Como vou comprar lá fora o preço da Kramer está bem em conta... Queria saber se por ela ter floyd rose sem back box, posso afiná-la por exemplo em meio tom abaixo, dar bends em uníssono sem aquela frescurada da floyd com back box. E também achei poucas guitarras com essa característica, floyd sem back box e no mínimo 22 trastes. Será que vale à pena comprar uma guitarra com a floyd já, ou instalar depois em uma guitarra sem? É que sinto muita a falta de uma alavanca para tocar Van Halen e tal. Valeu, Abraço!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Maycão
O que pode ser?
Dilatação.... Nunca ví isso acontecer...
WilliamJunior
Eu gosto mais do marupá para stratos.
vitorrock
floyd rose sem back box,
Aleluia!
posso afiná-la por exemplo em meio tom abaixo, dar bends em uníssono sem aquela frescurada da floyd com back box.
Afinar pode, ficar "abaixando a afinação" o tempo todo,não.
Abçs

léo2013
Membro Novato
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Staner, sem sombra de dúvida...
Abç

vlw

vitorrock
Veterano
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu! Mas então dai não é preciso nenhuma regulagem para mudar a afinação certo? pois andei pesquisando, nas que tem back box tem uma série de regulagens lá. Abraço!

Maycão
Veterano
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Chegando da facul tento tirar uma foto.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


vitorrock
Não se for meio tom...
Abç

WilliamJunior
Membro
# ago/14
· votar


Eu gosto mais do marupá para stratos.
Obrigado amigo

vitorrock
Veterano
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ah sim valeu, agora um pouco mais baixo tipo D ou no máximo Drop C dai precisa regular?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


vitorrock
Sim. Pois haverá uma diferença na entonação de certas cordas.
Abç

vitorrock
Veterano
# ago/14 · Editado por: vitorrock
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado pela ajuda!!! Abraço!!!

WilliamJunior
Membro
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá amigo, estou aqui outra vez para tirar dúvidas, qual das pontes é melhor, tarraxa ou gotoh?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


WilliamJunior
Olá amigo, estou aqui outra vez para tirar dúvidas, qual das pontes é melhor, tarraxa ou gotoh?
Sua pergunta não faz sentido...
Abç

ogner
Veterano
# ago/14
· votar


qual das pontes é melhor, tarraxa ou gotoh?

Urrr maluco pira, mano!!!!

WilliamJunior
Membro
# ago/14
· votar


Pow kkkkkkkkkkk

viajei.

A dúvida é : Qual ponte e tarraxa é melhor(para ser usada na strato de luthier)? Gotoh ou Fender

WilliamJunior
Membro
# ago/14
· votar


qual das pontes é melhor, tarraxa ou gotoh?

Urrr maluco pira, mano!!!!

Quase morro de rir kkkkkkkkk

Maycão
Veterano
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tinha falado da marcação da minha guitarra, que tava saindo da escala. Segue a foto para você dar una olhada.


http://imageshack.com/a/img745/8498/SF7Dre.jpg

Se você aproximar a imagem vai poder ver melhor ela fora da escala.

Teria algum jeito de resolver isso e abaixar ela? Pois quando toco o dedo e a corda ficam no relevo.

Vlw

SkyHawk
Membro
# ago/14
· votar


undefinedMaycão
Isso não é dilatação isso é contração a madeira encolheu e a marcação foi expulsa da cavidade. Única solução possível é luthier.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


WilliamJunior
Ambas são mui boas...
Maycão
Cara, vc terá que lixar isso aí...
SkyHawk
Isso aí...
Abçs

Maycão
Veterano
# ago/14
· votar


SkyHawk

Huum, valeu, cara. Achei que a madeira não podia contrair-se. Luthier não vai rolar porque mudei pra Tocantins há pouco tempo e não conheço nenhum por aqui.

Vou tentar lixar como o Bertola sugeriu.

Mauricio Luiz Bertola

Vou tentar aqui.

PS: Só agora vi o tamanho da foto O.o. Foi mals hehe

WilliamJunior
Membro
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
VLw irmão, abraço

SkyHawk
Membro
# ago/14
· votar


Maycão
Onde vc morava antes ? Tocantins é muito seco, a madeira encolhe por perda de humidade. Eu moro em Brasilia que também é super seco, nas mudanças de estação de seca para chuva todas minhas guitarras precisam de ajustes significativos em suas regulagens. Essa sua mudança de cidade pode ter sido a causa do problema com a escala.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


SkyHawk
Exatamente...
Abç

Maycão
Veterano
# ago/14
· votar


SkyHawk

Morava no interior de Goiás, aqui é realmente muito mais quente e seco que lá. Essa pode e deve ser a causa mesmo. O braço já havia empenado desde que cheguei.

Agora é arrumar uma maneira de lixar isso. Será que poderia ser com lima, lixa, sei lá... alguma dica?

Valewws

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Maycão
Use lixa grossa e fina, progressivamente. Para o acabamento, use bombril e depois de tudo limpe toda a escala (e os trastes com o bombril) e passe óleo-de-peroba.
Abç

Maycão
Veterano
# ago/14
· votar


Opaa, muito obrigado, valeu pela ajuda Mauricio Luiz Bertola e
SkyHawk

MordecaiZ
Membro Novato
# ago/14
· votar


Ola Bertola, tenho uma dúvida a respeito da Tagima T635. Percebi que algumas vem com uma modificação na madeira na parte de trás da guitarra que por sinal achei horrível, é uma espécie de cavidade perto do braço. Queria saber se são as novas ou as antigas que vem assim ou é um outro modelo específico. Valeu!

Com a modificação:
http://img.class.posot.com.br/pt_br/2014/05/26/Guitarra-tagima-hand-ma de-Brasil-20140526022911.jpg

Sem a modificação(normal):
http://4.bp.blogspot.com/-6ihtsYPzLUM/UdmXblPgVlI/AAAAAAAAD_k/-_Yt4VK5 5wc/s1600/Tagima02.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


MordecaiZ
Esse são os modelos novos.
Prefiro os antigos...
Abç

Troubadour
Membro Novato
# ago/14
· votar


Já devem ter perguntado em algum canto, mas lá vai:

To querendo montar um tremolo bigsby b5 com ponte tune-o-matic (roller saddles) em uma teleca.


A minha dúvida é na instalação da ponte, quero saber se estou certo:

A ponte deve ser instalada com a ponta dos rastilho no fim da escala (25,5") na extremidade da corda mais aguda, e angulada 3" na corda mais grave.
Além disso ela deve ter um rebaixe para dentro do corpo, para acertar a angulação das cordas e não precisar angular o braço da guitarra.


É isso mesmo que tenho que fazer pra funcionar a tune-o-matic na tele?


To querendo instalar essa ponte na guita: http://www.ebay.com/itm/High-Quality-Chunky-Tune-O-Matic-Roller-Saddle -Guitar-Bridge-MTB604-/121002484506?var=420099218460&_trksid=p2056016. l4276


Só não sei também qual é a melhor, essa aí ou essa: http://www.ebay.com/itm/High-Quality-Tune-O-Matic-Roller-Saddle-Guitar -Bridge-Chrome-or-Gold-B015-/120905250803?var=420076451263&_trksid=p20 56016.l4276


Agradeço desde já galera!"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji