【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar

Troubadour
Na verdade tanto faz.
Porém, te advirto que instalar ponte tipo Bigsby numa tele já pronta não é nada fácil quanto parece. Há a necessidade de se mudar também a base onde fica preso o capt da ponte. É preciso prática.
https://www.youtube.com/watch?v=bN2MLRbIC5M
Abç

Troubadour
Membro Novato
# ago/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Primeiramente obrigado pela resposta.

Vou comprar a primeira que é mais bonitinha...
Tem alguma diferença das chinesas (bem mais baratas) pras americanas? Eu sou meio cabreiro em comprar hardware da china.

E as considerações do posicionamento da ponte do meu post, é aquilo mesmo?

Ah, não vai ser tele pronta já, o luthier vai fazer ela ainda, to comprando o hardware, e depois nós vamos fazer ela.

Vai ser uma thinline (sem tone chamber onde vai o tremolo) com humbuckers, aí não há a necessidade de comprar o kit adaptador de tele pra B5.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar

Troubadour
Se vai construir do zero fica mais fácil para o seu luthier instalar a Bigsby.
A ponte fica exatamente na mesma distância do 12º traste à pestana, e do 12º traste ao ponto médio dos carrinhos 3 e 4 da ponte.
Abç

Troubadour
Membro Novato
# ago/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Obrigado!

Você tem experiênica com TOM da china? Será que são muito ruins ou não tem diferença/diferença mínima das stewmac ou dos eua?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar

Troubadour
Nunca utilizei...
Abç

Renanemg
Membro Novato
# ago/14
· votar

gente.. tenho uma squier telecaster modified, ela tem 2 captador WIDE RANGER humburcker, e comprei agora um d activator da dimarzio para a ponte, gostaria de saber se posso colocar um deses cap tradicionais de tele no braço ou entao um single desses de strato, se fica bacana

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar

Renanemg
Acho uma modificação muito grande para uma guitarra boa como a sua....
Abç

Thorin o Hobbit
Veterano
# ago/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
To querendo colocar um Killswitch na minha guitarra, mas queria o botão e não a chave seletora, sabe onde posso encontrar esse botão ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar

Thorin o Hobbit

http://www.soldafria.com.br/chave-tecla-kzj-2x2-com-trava-6-terminais- p-4966.html

ztt
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: ztt
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Comprei um corpo de guitarra les paul e to querendo dar um acabamento, ele é em maple flamed, vi uns videos e pesquisei mto sobre pintura, não tenho compressor, então as opçoes que eu teria seriam pintar a spray ou tingir com anilina a base d'agua, tenho algumas dúvidas:
se eu for utilizar o spray quais produtos tenho que adquirir?
qual tipo de tinta em spray e verniz da um brilho bom e é mais adequado?
se eu for pintar com anilina eu passo selador antes ou apenas lixo e ja passo o corante?
qual produto eu posso utilizar pra dar um pouco mais de brilho?

obrigado mestre

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar

ztt
Tingir é uma coisa, e deve ser feito aplicando a anilina à seladora.
Spray com seladora ou verniz é outra coisa....
Aplique a seladora com a anilina em diversas demãos seguidas de lixagem.
Depois de umas 5 ou 6 demãos, lixe com bombril e aplique o vernis PU em spray.
Abç

ztt
Membro Novato
# ago/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola

a anilina eu posso usar aquela a base dagua/alcool mesmo ou tem que ser alguma especial já que vo aplicar com seladora?
onde acho verniz pu em spray? já procurei mas so encontro em lata.
eu posso substituir por um verniz de outro tipo?

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar

ztt
Anilina em pó cara, só tem um tipo. Em lojas de madeira tem.
Siga as dicas abaixo:
http://www.colorgin.com.br/produtos/?colorgin-moveis-e-madeira#cores-d isponiveis
http://www.colorgin.com.br/produtos/?colorgin-seladora-para-madeira-in color#cores-disponiveis
http://www.colorgin.com.br/produtos/?colorgin-uso-geral-premium-verniz -incolor
Abç

ztt
Membro Novato
# ago/14
· votar

Valeu mesmo mestre,vou tentar isso essa semana e qualquer dúvida posto novamente. Abç

SkyHawk
Membro
# ago/14 · Editado por: SkyHawk
· votar

Como faço para ter informações mais precisas sobre uma Tagima antiga ?

Me ofereceram uma guitarra e por alguma experiência que já tenho achei um bom negócio, e independentemente da história dela, eu comprei.

É uma Tagima, corpo em cedro, com braço em pau marfin, toda escalopada, marcação dot em abalone, ponte Floyd Rose e lock nut Gotoh original, captadores Seymour Duncan hotrails na ponte e 2 Malmsteen no meio e braço, e está assinada no headstock pelo Seiji Tagima, e ainda veio com um hardcase em metal handmade praticamente indestrutível. Quem me vendeu é músico e o segundo dono desse instrumento e amigo do primeiro dono que também e músico e eu também conheço. A guitarra é dos primórdios dos anos 2000 e estava precisando de um trato. Só o valor da ponte, dos caps e do case já valem muito mais do que eu paguei por ela.

Bom, me falaram que ela é uma custom shop e foi feita sob encomenda para o primeiro dono, independente de qualquer coisa, levei ao meu luthier para uma mega geral, refiz toda a elétrica e ele atestou para a autenticidade dos caps, a ponte está perfeita, trastes e braço idem. Pedi para ele só limpar e deixar o relic natural da guitarra.

Conclusão uma guitarra espetacular por pouco mais de 1.000,00 já incluido aí a despesa do luthier e cordas novas .010.

Como faço para saber mais dessa guitarra ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar

SkyHawk
Como faço para saber mais dessa guitarra ?
Só perguntando para o próprio Sr. Seiji.
Mas acho que é isso mesmo: Guitarra "Custom".
Abç

JesusChristAndTheHeadbangers
Membro Novato
# set/14
· votar

Caros, buenas!!

Uma dúvida de luthieria mesmo, sobre hardware para Les Paul. Vejam; Decidi comprar uma Les Paul das novas Golden, essa especificamente, mas as ferragens que são cromadas, vou trocar por pretas.

A dúvida, sobre a ponte e o stop bar, porque agora que fiquei sabendo que preciso comprar as duas peças, porque até então pensei que era como comprar um trêmolo, citou ponte completa, vem tudo! Mas aqui não!! Terei que comprar a ponte e o stop bar.. blz..

Então, melhor eu ir num luthier, que pretendo ir aqui em SP/SP, especificamente no Erlon Silva Luthier, e pedir para ele o que quero, ele compra tudo de acordo, e eu pago as peças e o trampo, ou compro a ponte e parte e levo tudo pra ele montar?

Porque estou encanado de comprar tudo errado!

Ou ponte pra Les Paul, em relação a tamanho, é ponte para Les Paul e acabou?

Vocês, como luthiers, recebem esse tipo de solicitação? E acham melhor trabalhar assim?

Obdgo!
Abx!!

HortaRates
Membro
# set/14
· votar

Olá Bertola, beleza?
Uma das opções de acabamento para um corpo de guitarra na madeira "crua" é a aplicação de tinta seladora, correto?
Quão difícil é aplicar a seladora levando em conta que não tenho experiência com isso? O acabamento fica legal?
Recomenda aplicação de verniz PU ou nitro?
Desde já, obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar

Sim, existem diferenças de tamanho que podem inviabilizar a troca.
HortaRates
Em QUALQUER tipo de acabamento a seladora deverá ser aplicada (o nome já diz: ela sela os poros da madeira). Depois de selar vc pode aplicar verniz ou cêra; sendo, essa última mais fácil e rápido.
Abçs

Abixibarraba
Veterano
# set/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Estou com um probleminha na minha fender jazzmaster, a ponte dela é horrível, os "slades" dela tem varias posições para cada corda e ai elas fica saindo de uma para outra,principalmente o bordão, por qual tipo de ponte posso substitui-la, ou posso comprar só os slades, se sim quais serviriam?

Membro Novato
# set/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Huum... Entendi!
Vlw! Vou levar pra quem entende ver o que preciso então..
Vlw!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar

Abixibarraba
Basta aprofundar os sulcos com uma lima fina ou serra de arco...
Abç

Lust
Membro Novato
# set/14
· votar

Estou querendo comprar uma Strinberg telecaster 89T, no caso eu trocaria os capitadores, qual marca e modelo de caps para tele eu ganharia um som mais versátil pois toco em igreja e queria comprar os caps corretos.
vai as especificações da guitarra:
Corpo: Ash
Braço: Maple
Escala: Maple

desde já agradeço !!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar

Lust
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1716-jogo_telecaster_v intage_plus_ponte_braco
Abç

Abixibarraba
Veterano
# set/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Ruim é saber o "sulco" correto.....hauhauahuaha vou mandar para o lthier fazer isso. Vlw Bertola

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar

Abixibarraba
"sulco" correto
É aquele em que a corda passa...
Abç

Lust
Membro Novato
# set/14
· votar

Bertola,
Surgiu uma proposta de troca dessa strinberg 89T, por minha Cort viva gold II, eu quero dar uma melhora, mais qual delas seria melhor e qual conseguiria um timbre mais versátil ?
Penso em trocar porq vejo pessoas colocando até Dimarzio nessa Cort e não tem achado o som que esperava, muitos falam que é por causa da madeira do corpo que é em Hard Maple, isso pode ser relevante ?

overset09
Veterano
# set/14
· votar

Quais seriam os ''problemas'' de uma escala desidratada em um violão acústico?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar

Lust
Cara, quem tem que ser versátil é o músico.
Mantenha sua boa Cort.
overset09
Possibilidade de empenos e rachaduras.
Abçs

RafaelBernatto
Veterano
# set/14
· votar

Qual seria a influência da espessura do braço no timbre de um violão?

Digo isso porque tenho um violão daqueles "estudante" que tinha o braço bem largo. Mas que sempre gostei do som. E depois de um tempo parado resolvi levar ele num Luthier pra ver se teria como deixar ele o mais próximo da normalidade. E deu certo.
Eu não me lembro do timbre dele antigo. Ainda mais porque troquei o rastilho por peças de aço dias antes.
A questão é que fiquei curioso, principalmente depois de ler a respeito da influência dos parafusos no timbre das Les Paul...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji