【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
clguitar
Membro
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mestre Bertola,
quanto tempo, mais ou menos, demora a madeira para secar e ficar boa para fazer uma guitarra?

Comprei de um índio (pois é!!) duas pranchas de madeira "palo sangre" (os gringos chamam de "bloodwood"), que parece ter um bom timbre. O cara tinha as toras da madeira lá na casa dele e cortou as pranchas na hora. Minha ideia é usar essa madeira pra fazer tampo pra alguma guitarra. Pesada demais!

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


clguitar
Depende do local e do armazenamento...
Uns 3 ou 4 meses ou mais.
P.S.: Armazene-a em pé
Abç

gL.
Veterano
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Entendi... pra deixar mais claro eu tirei uma foto aqui:
IMG
Esse braço é envernizado? quanto fica um trabalho de luthier em média pra remover isso? você acha necessário fazer isso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


gL.
Muito gasto pra um resultado meramente estético...
Abç

gL.
Veterano
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Entendi!
Então não traz nenhum prejuízo a madeira?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


gL.
Não.
Abç

rzagra
Membro Novato
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tudo bem? Sou novo por aqui e gostaria de tirar uma dúvida contigo. Tenho há algum tempo uma Schecter Hellraiser e ela acabou caindo esses dias. Em questão de timbre ela continua a mesma, porém uma coisa me deixou "cabreiro". No braço, próximo ao corpo da guitarra surgiram, em ambos os lados, uma espécie de trinca. A impressão que tenho é que na hora ela caiu o braço veio um pouco para trás causando isso...

Sei que é terrível pedir diagnóstico por meio de foto, mas esta é a marca. Você, no seu tempo de experiência já viu algum caso desse? Seria algo com que se preocupar?

Desde já agradeço a atenção e parabéns pelo trabalho!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


rzagra
Difícil dizer, mas me parece que, ao cair, o braço movimentou-se e causou uma trinca no acabamento.
Verifique com uma lupa a profundidade da rachadura e veja se só atinge a pintura ou também há exposição da madeira. Nesse último caso, a coisa é de se preocupar...
Abç

rzagra
Membro Novato
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pelo rápido feedback. A olho nú, marece que a coisa parou no acabamento. Olhando contra o sol, é possível enxergar detalhes da madeira aparentemente ela está intacta. Vou tentar tirar uma boa foto e compartilho aqui.

Mais uma vez, muito obrigado!
Abraços,

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


rzagra
Não há de quer...
Abç

léo2013
Membro Novato
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Estou procurando um amp para baixo e cheguei a esses dois: o Staner Bs 150 e o Meteoro qx 200,qual deles é melhor? grato.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


léo2013
Staner, sem sombra de dúvida...
Abç

vitorrock
Veterano
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola troquei as cordas da minha guitarra à 2 semanas, depois de trocar as cordas eu afinei as oitavas de todas e também ajustei a altura dos carrinhos da ponte que estavam muito altos... Cheguei a tocar umas 6 vezes, e sempre que terminava de tocar eu limpava as cordas. Só que agora pouco que fui limpar a guitarra, as oitavas das cordas si,sol e mizinha estavam um pouco abaixo... É normal as oitavas desafinarem assim? Será que é por causa da qualidade das cordas, ou do próprio instrumento? Obrigado, abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


vitorrock
Não é.
Será que é por causa da qualidade das cordas, ou do próprio instrumento?
Provavelmente.
Regule de novo e use um afinador eletrônico de ponteiro que é mais acurado para esse tipo de coisa.
Abç

Falken
Veterano
# ago/14
· votar


Galera estou pra comprar minha primeira guitarra, eu já toco violão há 3 anos, mais nunca cheguei a pegar sério uma guitarra e tirar um som, por isso venho pedir à ajuda de vocês para escolher o melhor custo benefício, um amigo meu me indicou esse combo aqui da playtech:

http://www.playtech.com.br/Kit-Guitarra-Tagima-TG-530-+-Combo-Onerr-+- Acessorios---Branca-29940.aspx/p

Ta um preço legal já que não quero gastar mais do que 900 reais.

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Falken
Pra começar tá muito bom...
Abç

rafamoraes
Veterano
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola peguei um baixo Strinberg usado baratinho, o CAB 16 que é estilo Precision, mas com o adicional de um captador de Jazz Bazz na ponte. Sou guitarrista, mas peguei ele só pra fazer umas jams, divertir mesmo. Peguei esse pq adoro o visual precision, foi barato e foi uma oportunidade que me apareceu. Esse (sunburst):

http://www.sonotec.com.br/strinberg/detalhe_produto.php?id=153&marca=2 &categoria=3

O problema é que o volume da mizão parece bem mais alto do que das demais cordas. O mizão soa apropriado, com punch, gordo e bastante volume, enquanto as demais soam fracas, abafadas, e literalmente com menos volume.

Depois de muito analisar, vi que o mizão não é do mesmo jogo de cordas das demais, pois ele tem a bolinha preta, enquanto as demais tem bolinha prateada. Visualmente as cordas não parecem muito velhas, parecem ainda usáveis.

A dúvida é, será que essa diferença de volume se deve ao mizão ser de outro jogo de cordas diferente das demais? Seria ele de um jogo de cordas mais grossas, ou de qualidade superior? Dessa forma, uma simples troca de cordas resolveria o problema, ou pode ser que o problema seja os captadores de baixa qualidade, ou outro fator?

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


rafamoraes
Certamente.
A 1ª coisa ao se comprar um instrumento, principalmente usado é levá-lo a um luthier que irá regulá-lo e trocar as cordas...
Não esqueça que o captador tem uma regulagem de altura em relação às cordas, coisa que seu luthier também fará se vc não o fizer...
Abç

rafamoraes
Veterano
# ago/14 · Editado por: rafamoraes
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Exatamente, Bertola. Troquei as cordas, dei uma geral de oitavas, etc. Ficou normal.

A propósito, conhece esse baixo? O que pode dizer sobre ele? Atende minimamente?

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


rafamoraes
Um instrumento "Entry Level"...
Para a que vc se propõe serve bem
Abç

rzagra
Membro Novato
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tudo bem? Eu mais uma vez :). Consegui tirar fotos melhores, você pode dar uma olhadinha?

Foto 1
Foto 2

Abração e muito obrigado mais uma vez!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


rzagra
Não é nada demais.... Apenas rachadura no acabamento em PU.
Abç

rzagra
Membro Novato
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado!!!

sgt.macaco
Membro Novato
# ago/14
· votar


Fala ae galera!

Estive olhando umas guitarras esses dias e reparei que algumas guitarras possuem algumas funções que podem ser acionadas através dos knobs, switches , botões, etc... recursos ativados na própria guitarra, como por exemplo o S-1 Switch nas american deluxe da fender, o active mid boost na fender eric clapton... vi tbm uma guita da line que tem um knob com 12 funções diferentes... Enfim, imagino que deva haver infinitos sistemas difderentes, então eu gostaria de saber aqui oq a galera conhece desses hardwares, quais são interessantes, algum site que venda produtos do tipo separadamente e até tópicos aqui do forum mesmo para me ajudar nas duvidas, pois não achei. Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


sgt.macaco
O único recurso essencial é aquele intrínsseco à peça que fica entre a correia e a guitarra...
No mais, acho útil o sistema S-1, que na verdade é apenas uma chavinha que liga o capt do braço e proporciona 7 posições ao invés de 5.
O resto é bobagem, exceto em situação de estúdio, pois, "ao vivo" não dá pra ficar "pilotando" chavinhas e potenciômetros ao invés de tocar...
Abç

sgt.macaco
Membro Novato
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sim sim... Faz sentido o raciocínio... eu nem to pensando isso pra fazer uma guitarra cheia de firula não... é mais pra conhecer alguns mesmo.
Falando em S-1, na sua opinião, qual guitarra tem um custo benefício maior: a american deluxe ou a standard? Os diferenciais da deluxe fazem valer o preço tanto assim?

João Pedro Strabelli
Veterano
# ago/14 · Editado por: João Pedro Strabelli
· votar


sgt.macaco
Cara, já fiz um montão de testes, desenvolvi algumas fiações que estão por aí, e as mais usáveis foram:

• série/paralelo (http://www.dominocs.com/ToneWorks/images/ashstrat.gif);

• blender (http://pdf.acmeguitarworks.com/Acme-Guitar-Works-Wiring-Diagram-Fende r-Stratocaster-ST-SSS1_201_792.jpg);

e o que mais gostei:

• um transformei o último controle de tom e um volume para o captador do meio e troquei a chave de cinco posições por uma de três (é que a original pifou e só achei a de três na minha cidade).

Mas o que mais aconselho é encontrar um amplificador bom, de preferência valvulado, e aprender a tocar o ampli. Explico: você encontra um monte de sons bons mexendo na equalização e ganho do amp, e nos controles de volume e tonalidade da guitarra. Vale a pena gastar algumas semanas aprendendo isso. Depois, tudo fica mais fácil.

william_1985
Veterano
# ago/14
· votar


Boa noite, há uns anos atrás comprei uma Ibanez GRG270 usada e ela veio com os captadores emg 81/85, mas o captador do meio é o original da guitarra e a diferença de volume é absurda, minha duvida é a seguinte: se eu desativar o captador do meio, quando eu usar a chave na posição 2 ou 4 o humbucker vai trabalhar como single coil? E se sim, para eu ter uma variação maior de timbre é melhor deixar como single ou trocar a chave seletora para usar ponte + braço?

Espero que eu tenho sido claro, obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


sgt.macaco
Os diferenciais da deluxe fazem valer o preço tanto assim?
Não acho que façam. Até porque, as modificações podem ser feitas por qualquer bom luthier.
No mais, é isso que o João Pedro Strabelli falou:
Mas o que mais aconselho é encontrar um amplificador bom, de preferência valvulado, e aprender a tocar o ampli. Explico: você encontra um monte de sons bons mexendo na equalização e ganho do amp, e nos controles de volume e tonalidade da guitarra. Vale a pena gastar algumas semanas aprendendo isso. Depois, tudo fica mais fácil.
william_1985
Não. Aliás, esse capt nem devería estar aí, ou estar ligado....
Abçs

william_1985
Veterano
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vlw, vou a um luthier para desligar o captador e colocar uma chave de 3 posições.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji