【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


daimon blackfire
Sim, serve.
krixzy
Exatamente...
Abçs

felipesan
Veterano
# jul/14 · Editado por: felipesan
· votar


Olá Bertola. Tenho uma dúvida bem simples. Não sei se aqui é o lugar ideal para perguntar mas para não ter que abrir um tópico, enfim ...
Gostaria de saber se tem algum problema eu usar braçadeiras nas guitarras com ponte floyd rose, já que estas pontes são meio "chatinhas" e que poderiam desregular, empenar ou trazer algum dano para a guitarra.
Se no caso for não, posso usar qualquer braçadeira ou preciso de um feito com um material específico?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


felipesan
Cara, sinceramente não entendi a pergunta!
Braçadeiras? Pra que?
Descreva melhor o que vc quer, e que tipo de "braçadeiras" são essas...
Abç

Fabio Naoto
Veterano
# jul/14
· votar


Boa tarde Bertola e Seiji,

Fiquei um tempo parado com a minha guitarra, uns 2 anos, e precisava regular ela, recomenda algum luthier em São Paulo? De preferência no centro de SP e não muito careiro.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


Fabio Naoto
Eu sempre recomendo meu Mestre. O grande Sérgio Buccini.
Abç

felipesan
Veterano
# jul/14
· votar


As braçadeiras que estou dizendo é o capotraste que serve para pressionar as cordas em uma determinado traste.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


felipesan
capotraste
Agora sim....
Não tem problema algum.
Abç

Jhonaton
Membro Novato
# jul/14 · Editado por: Jhonaton
· votar


Sera que da para fazer um corpo de guitarra com Paraju (maçaranduba, bullet wood)?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


Jhonaton
Não, não dá.
Abç

Jhonaton
Membro Novato
# jul/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu! Li que era usado em arcos de violino e fiquei curioso.
Obrigado.

Rabisko
Membro Novato
# ago/14
· votar


Bertola, você tem alguma sugestão para uma boa regulagem da altura dos captadores de uma Strato?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Rabisko
Apenas use o bom senso... O capt da ponte tem que ficar mais próximo das cordas que o do braço (mas nenhum dele "colado" nelas...), e mais próximo das primas que dos bordões.
Abç

Thaygor12
Membro Novato
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, tenho uma guitarra de ponte móvel, quero dar um trato na escala e nos trastes, no entanto, se eu tirar todas cordas a ponte vai se deslocar e vai desregular tudo.

Você sugere algo neste caso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Thaygor12
Não, é isso mesmo que vai acontecer; não há nada há fazer...
Isso é trabalho para seu luthier.
Abç

Vip2
Veterano
# ago/14
· votar


Olá pessoal, estou precisando tirar um duvida simples!

Seguinte: Minha guitarra é uma Strato, e tive que trocar as tarraxas, pois estavam emperrando, o problema é na ultima tarraxa o parafuso acabou quebrando, Se eu arrancar o parafuso vai ficar um pequena buraco na madeira, gostaria de saber se existe alguma massa em que eu possa tampar esse buraquinho e depois parafusar a tarraxa em cima dela para manter a ordem.

É uma tarraxa de um furo.

Obrigado pela atenção!

enquantofreudexplica
Membro Novato
# ago/14
· votar


Vip2
Bom dia amigo. Caso queira utilizar o mesmo furo do parafuso que quebrou e, após conseguir retirá-lo o furo está maior em diâmetro para rosquear um novo, basta colocar cola te madeira (Amarela ou Branca) e preencher com palito de fósforo. Depois de seco, corte os excessos e ponha o novo parafuso. Agora se o motivo for estética, existem massas para a correção de superfícies de madeiras, disponíveis em qualquer loja de tintas. Não fica tão bom, mas quebra o galho. Até.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Vip2
Sugiro não apenas tapar com cola e pelito, mas também lixar e passar cêra de carnaúba por cima.
Abç

MordecaiZ
Membro Novato
# ago/14
· votar


Ola gostaria de saber se a condor rx-30 seria uma boa pra apresentações porque a grana tá pouca e me ofereceram 300 ou talvez 250 dilmas. Vi ela e estavam em boas condições, e eu vou começar a fazer apresentações com a minha banda. Ela é feida de basswood? Eu tenho um Malagoli Intruder aqui e como ela é HSS, trocaria na hora. É porque tô louco pra pegar uma strato. Valeu ai!

vitorrock
Veterano
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá bertola, queria saber se apertar aqueles parafusos dos saddles na ponte (strato), causa algum dano à guitarra. É que eu queria diminuir um pouco a altura das cordas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


MordecaiZ
É uma guitarra de iniciante. Colocar o intruder é uma opção de melhora...
vitorrock
A quais parafusos vc se refere?
Os que prendem a ponte, os que sobem e descem a altura dos carrinhos ou os que os avançam e recuam?
Abçs

vitorrock
Veterano
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Os que sobem e descem a altura dos carrinhos...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


vitorrock
Esses parafusos, não são para "apertar" nada, apenas, como dito acima, para subir e descer a altura dos carrinhos... É nesses que vc tem que mexer...
Abç

Anderson Siqueira
Veterano
# ago/14
· votar


acho que esse tópico é o ideal para minha dúvida:

quero inserir uma chave dpdt no escudo da minha Gibson SG special para "splitar" os humbuckers, só que a placa dela é pronta sabe, com os caps de 300k, não queria modificar a original da Gibson, apenas adicionar 2 chaves no escudo.
Minha dúvida é, com a fiação original da Gibson eu consigo fazer isso? (recebendo o fio dos captadores no escudo com as dpdt e enviando para a placa da gibson o sinal humbucker ou single).

Outra coisa, inversão de fase alteraria o som desses captadores de forma significativa? é interessante adicionar um DPDT para isso? (ja que eu vou furar um escudo genérico de SG, uma chave para mais ou menos não muda nada na estética)

PS.: não vou alterar nada do original Gibson, apenas adicionar um "caminho" que permita tornar o captador single (ou invertido no caso)

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Anderson Siqueira
Com circuito de placa é impossível fazê-lo. Vc terá que alterar TODA aparte elétrica (pots) por uma sem placa (do tipo tradicional). Outra coisa: Os capts de sua guitarra só tem dois fios, tornando quase impossível para alguém não (altamente)especializado fazer essa alteração; ou seja, também vc terá que trocar os capts originais por outros com 4 fios.
Depois disso, existem 2 maneiras de fazer essa ligação: Ou com pots tipo "push-pull" (mais recomendável para uma SG por conta do espaço exíguo da cavidade), ou por chavinhas do tipo DPDT.
Em se tratando de uma Gibson, eu não faria...
Abç

vitorrock
Veterano
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado.
Eu estava pensando em colocar cordas 0.10 em minha strato, para mais peso e por que mizinhas estão estourando com certa facilidade. A regulagem para mudar de 0.9 para 0.10 é muito difícil? Preciso levar em um luthier?
Obrigado,abraço.

SkyHawk
Membro
# ago/14
· votar


Grande Bertola,

O que acha dessa guitarra: Ibanez Rg 370fmz Tgb ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


vitorrock
SEMPRE é salutar levar sua guitarra a um bom luthier....
SkyHawk
Uma boa guitarra...
Abçs

enquantofreudexplica
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: enquantofreudexplica
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Editei pois já encontrei a resposta. Muito Obrigado!

A. Strateiro
Veterano
# ago/14
· votar


Bertola,

Resolvi vender a minha Fender Squier Japonesa fabricada em 1984, mas não tenho muita noção de quanto devo cobrar. Poderia me ajudar?
Qual valor seria justo para colocá-la a venda?
Está com ponte floyd rose Schaller, captação original, tarraxas fender.
Aqui tem fotos dela:
https://www.flickr.com/photos/125882556@N04/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


A. Strateiro
Cara, eu não sei te dizer...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji