【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


CaiqueBTT
Cara, leve sua guitarra a um luthier habilitado...
Abç

CaiqueBTT
Membro Novato
# jul/14 · Editado por: CaiqueBTT
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Beleza , valeu , pensei que eu poderia resolver :) kkk

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


CaiqueBTT
Cara, tanto a ponte, o rastilho, quanto a pestana deverão ser verificadas por alguém experiente. Pode ser uma coisa boba; pode não ser...
Abç

CaiqueBTT
Membro Novato
# jul/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Beleza , vou procurar um luthier aqui em sampa.

T. Forge
Membro Novato
# jul/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, em ralação a potenciômetros e chaves seletoras (Les Paul), a marca realmente faz alguma diferença significativa? Por exemplo: vale a pena investir em uma chave ou pot Gotoh? Ou um desses genéricos vai acabar dando no mesmo?

bioguitarmetal
Veterano
# jul/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola


n tens informação??? ou reconhece algumas partes??? sei que por foto é dificil, mais por sua ampla experiencia....

fconde77
Veterano
# jul/14
· votar


T. Forge

Os pontos principais são:

Durabilidade;
Qualidade*
*sempre verifique com multímetro se o valor o gravado na peça corresponde a medição antes de instalar na guitarra.

daimon blackfire
Membro Novato
# jul/14
· votar


troquei as cordas da minha guitarra, de 09 pra 010, na esperança de que meu probleminha com bends acabasse. É, não deu. Acho até que piorou. Antes eu conseguia tocar um solinho mal feito, agora eu faço um bend de meio tom e a corda de b vai pra a. E pra quem tem receio de trocar, não senti uma diferença considerável na força que tenho que aplicar no bend. E isso de desafinar rola só nas cordas mais finas. O que pode ser? Ponte? Tarrachas? A guitarra que n presta mesmo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


bioguitarmetal
Cara, essa aí é uma das famigeradas "Lixoburn" Lyon, que o cara "tunou". Fuja!
T. Forge
A chave faz diferença na durabilidade. Os pots, na durabilidade e acuidade da medição. A dica do fconde77 sobre medir é bem-vinda.
Abçs

T. Forge
Membro Novato
# jul/14
· votar


fconde77
Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado pelas respostas.

Milli
Veterano
# jul/14
· votar


Oi Mauricio, tudo bem?
Admiro muito seu trabalho. Parabéns!

Adquiri uma Fender Stratocaster e estou com alguns problemas em relação à ponte. Não tenho experiência com tremolo, tenho uma guitarra com Floyd e a outra é o'Matic.

Assim que comprei a guitarra tirei todas as cordas e coloquei novas. Notei que ela estava com um comportamento "Floyd Rose" na hora de afinar. Quando eu apertava a corda E, por exemplo as outras cordas alteravam sua afinação. Tive afinar e reafinar várias vezes para a afinação estabilizar. E notei que esse fato acontecia por que a fonte estava se movendo conforme a tensão das cordas.

Quando terminei a regulagem a ponte não ficou paralela à guitarra. Me recomendaram apertar aqueles 6 parafusos na ponte, em frente aos saddles. Apertei ao máximo, mas quando afino a ponte não fica paralela ao corpo.

Outra observação é que a ponte podia ser alavancada tanto pra frente quanto pra trás, esse comportamento é normal para tremolo?

Como eu resolvo esse problema?
Eu raramente uso a alavanca, e se for usar alavancarei somente para frente. Há alguma forma de estabilizar essa ponte para que quando eu afine uma corda as outras não percam a afinação?
Acredito que a ponte deva ficar toda para trás para que isso aconteça, mas como eu executo isso?

Desde já obrigada!

fconde77
Veterano
# jul/14
· votar


Milli

Me recomendaram apertar aqueles 6 parafusos na ponte, em frente aos saddles. Apertei ao máximo, mas quando afino a ponte não fica paralela ao corpo.
Não é necessário apertar os parafusos como fez... na minha guitarra depois que a cabeça dos parafusos encostam na ponte dou apenas 1/2 volta +-.

Há alguma forma de estabilizar a ponte para que quando eu afine uma corda as outras não percam a afinação?
O ideal e que a ponte fique levemente encostada no corpo, pra isso afine sua guitarra normalmente, se a ponte levantar aperte os parafusos na parte de traz para esticar as molas e compensar.

P.S.1: Use 5 molas.
P.S.2: Leve sua guitarra a um luthier


Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


Milli
A regulagem de uma ponte comum de Strato pode ser de 2 formas: A base da ponte ligeiramente acima da superfície do corpo, mas totalmente paralela à ele. A base da ponte "pousada" sobre o corpo, que é mais comum. Em ambos os casos vc terá que regular a tensão das (5) molas através dos parafusos de fixação ao corpo, tanto das mesmas (na cavidade das molas), quanto da base da ponte (aqueles à frente dela).
Se vc não usa alavanca, ou a usa apenas parcimoniosamente e para frente (o que é o mais adequado), use a base da ponte "pousada" sobre o corpo.
Abç

Ramsay
Veterano
# jul/14
· votar


Milli

Vc não precisa usar 5 molas, basta abrir o compartimento onde tem as molas e com uma chave philips apertar os dois parafusos que prendem as molas na madeira até que a ponte fique paralela ao corpo, simples assim...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


Ramsay
Eu sempre recomendo o uso de 5 molas, pois isso aumenta a massa do sistema e a estabilidade da ponte. Ademais, foi para esse nº que elas foram projetadas, e isso permite uma regulagem com mais "folga".
Abç

enquantofreudexplica
Membro Novato
# jul/14
· votar


Ramsay
Na questão das molas, Ramsay, eu estou com vc. Já passou muita strato na minha mão e não senti diferença alguma com 03 ou 05 molas, desde que a ponte (bloco) e as molas sejam de qualidade. O amigo acima tem uma Fender e, meramente, necessita de regulagem. O aperto da sede das molas do trêmulo já será suficiente para o ajuste da ponte. Como diria vc... simples assim... Abraço.

Flavio Jr.
Veterano
# jul/14
· votar


Tenho uma Strato American Standard 2013 ela veio com carrinhos Vintage, porém com os carrinhos nos Vintage ganha timbre mas perde afinação, pois a corda fica solta em cima do carrinho sem nenhuma cavidade guiando a corda, uso bastante a alavanca e isso está me incomodando e estou resolvendo trocar os carrinhos.
Estava pensando em colocar os da American Deluxe. Ma vi que são incompatíveis pois o parafuso fica na lateral e não no centro como os meus..
Mas existem carrinhos Fender Deluxe para telecaster que o parafuso fica no centro, que acredito que possam ser compatíveis.

Qual sua opinião no meu caso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


Flavio Jr.
Só experimentando pra saber...
Abç

vitorrock
Veterano
# jul/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá bertola, eu estava vendo um acessório para floyd rose
Tremol-No
Queria saber se você conhece esse tremol-no e se vale a pena comprar...
Pois eu gostaria de poder mudar a afinação e também é muito difícil achar uma guitarra com floyd mas sem back box.
Obrigado!

Thorin o Hobbit
Veterano
# jul/14 · Editado por: Thorin o Hobbit
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Comprei um escudo tortoise para a minha guitarra, mas a furação não bateu, sabe onde posso encontrar uma chapa para cortar e fazer o escudo ?

EDIT: cara refiz a furação dela e modifiquei o escudo para encaixar, ficou mais facil que correr atras de fazer um novo e mais barato já que já tinha comprado um.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


vitorrock
Esse aí, especificamente eu não conheço, mas deve funcionar bem sim...
Thorin o Hobbit
cara refiz a furação dela e modifiquei o escudo para encaixar, ficou mais facil que correr atras de fazer um novo e mais barato já que já tinha comprado um.
Exatamente cara...
Abçs

Lucas Hatfield
Veterano
# jul/14
· votar


Bertola,
voce sabe se tem como/compensa colocar uma ponte separada do cavalete(tipo aquelas que prende na lateral do violao) para poder usar cordas de maior calibre?

GUITARK2
Veterano
# jul/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
blz...você já blindou alguma guitarra com captadores ativos? vale a pena? os captadores já vem blindados de fabrica mas o circuito fica sem proteção ...mesmo sem apresentar chiados vale a pena blindar guitarra com captadores ativos? uso fita adesiva de cobre...tem algum cuidado maior que tenho de ter por causa da bateria de 9v? ela pode encostar na folha de cobre? desde já obrigado.

fconde77
Veterano
# jul/14
· votar


Lucas Hatfield

Tá meio difícil de entender sua pergunta mas vamos lá:

voce sabe se tem como/compensa colocar uma ponte separada do cavalete(tipo aquelas que prende na lateral do violao) para poder usar cordas de maior calibre?
O nome dessa peça e "cordal", pode ser instalado facilmente e se vc for usar cordas mais grossas vale a pena sim pq não teria o risco do cavalete soltar.

GUITARK2

Não vale a pena e não faz sentido... Não tem pq tentar corrigir um problema que não existe!

Lucas Hatfield
Veterano
# jul/14
· votar


fconde77
Sim, não sabia que se chamava cordal , eu tinha pensando em colocar uma ponte de guitarra jazz/archtop. Tipo, eu achei desse por 25 reais lá fora.

Mas me dá uma ideia se fica visualmente bonito, meu violao é um hofma yue-223.

fconde77
Veterano
# jul/14
· votar


Lucas Hatfield

Blz é subjetivo, vai de cada um então não vou opinar... Agora quanto ao codal:

1 - Seu violão não precisa de cordal.... as cordas transpassam o tampo então não tem risco para o cavalete.
2 - Vc vai encher a lateral do seu violão de furos pra colocar esse cordal.
3 - Esse tipo de cordal e para guitarras semi-acústicas que tem o tampo "abaulado" então a posição da ponte e sempre mais alta que a do cordal. Com esse cordal no violão as cordas vão ficar escapando da ponte pq o angulo entre a ponte e o cordal seria muito pequeno pra garantir uma tensão suficiente pra manter a corda no lugar.

Lucas Hatfield
Veterano
# jul/14
· votar


Valeu fconde77!
Abração.

Mas mesmo no caso de curvar um pouco o tampo, não tem muito problema?

fconde77
Veterano
# jul/14
· votar


Lucas Hatfield

Curvar o tampo pode acontecer, principalmente na região próxima a ponte, e é difícil reverter.
Mas por curiosidade qual corda vc vai colocar nele? Já vi um em loja e tenho quase certeza que eram 0,11, então não vejo grandes problema em instalar e regular para 0,12.
Aguarde o Mauricio Luiz Bertola responder, ele pode te dar uma sugestão

Lucas Hatfield
Veterano
# jul/14
· votar


Estou usando 0,12 (giannini cobra) nele, e percebi que o tampo curvou minimamente (antes estava com d'addario 0,11).
A primeira semana com 0,12 foi sofrimento, mas já acostumei. Coloquei rastilho e nut de osso também.

GUITARK2
Veterano
# jul/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
blz...você já blindou alguma guitarra com captadores ativos? vale a pena? os captadores já vem blindados de fabrica mas o circuito fica sem proteção ...mesmo sem apresentar chiados vale a pena blindar guitarra com captadores ativos? uso fita adesiva de cobre...tem algum cuidado maior que tenho de ter por causa da bateria de 9v? ela pode encostar na folha de cobre? desde já obrigado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji