【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
doubletalking
Veterano
# jul/14 · Editado por: doubletalking
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Estou Negociando uma guitarra, poderia me dizer pelas fotos( se possível), se a guitarra é uma Gibson studio autêntica, ou se se trata de uma falsificação? Seguem as fotos:
Foto 1
Foto 2
Foto 3
Foto 4
foto 5
Foto 6
Foto 7
Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


doubletalking
Cara, é difícil dizer por fotos...
Pegue o nº de série e entre em sites que identificam-nos.
Abç

Tensoohvisky
Veterano
# jul/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu medi aqui, e na escala de 25.5 pol. Fica exatamente no estremo que o carrinho pode chegar antes de desparafusar, normal?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


Tensoohvisky
Não. Deve haver "folga", tanto "para frente", quanto "para trás".
Abç

Tensoohvisky
Veterano
# jul/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olha onde ficaria o nut caso seja 25.5 com essa folga para frente e para traz, usando a metade do espaço entre o maximo e o minimo

Vai a foto
http://i57.tinypic.com/1z6efb9.png

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


Tensoohvisky
Tá errado isso aí. Se montar a guitarra assim, ela nunca afinará. Essa ponte tem que vir mais pra frente (ou o braço mais pra trás).
Abç

ztt
Membro Novato
# jul/14
· votar


Boa tarde Sr. Bertola,

Consegui um corpo de stratocaster mas ela veio sem a furação do braço
qual a distancia que devo fazer as perfurações. Qual a profundidade que deve ser feita a furação no braço?

Att.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


ztt
Vc precisa do braço para saber...
Abç

Tensoohvisky
Veterano
# jul/14 · Editado por: Tensoohvisky
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu pwguei uma outra guiatrra, uma de 400 reais e medi tbm com a mesma fita e de novo os 25.5 dao exatamente no extremo dos carrinhos, e a escala antiga e compativel com a atual, sera que sou eu que estou medindo errado ?
Escala antiga eu falo a da minha guitarra que eu tirei, e atual a da guitarra do meu amigo bate certinho

Slash_II
Veterano
# jul/14 · Editado por: Slash_II
· votar


Boa noite Bertola! Sou estudando do curso de Engenharia Florestal e pretendo escrever sobre madeiras para instrumentos de corda. Pretendo realizar alguns testes com as madeiras escolhidas. Pesquisando alguns materiais, encontrei este aqui:

http://www.mundoflorestal.com.br/arquivos/violao_final.pdf


Nas páginas 11 e 12 o autor descreve a maneira como ele realizou esse teste acústico. Minha dúvida é: Sabes como eu consigo esse excitador? o captador utilizado pode ser um de guitarra normal?

https://imagizer.imageshack.us/v2/523x364q90/536/wzq2LK.jpg

Tensoohvisky
Veterano
# jul/14
· votar


Slash_II
Faz o teste com angico tbm

Slash_II
Veterano
# jul/14
· votar


O que é isso irmão?

Tensoohvisky
Veterano
# jul/14
· votar


Slash_II
Um tipo de madeira, densa, to fazendo uma escala com ela. da uma olhada.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


Tensoohvisky
Cara, os 25,5 não podem ficar no limite dos carrinhos. Meça no meio, entre o carrinho 3 e 4; nesse ponto a distância tem que ser um pouco MAIOR que 25.5.
Slash_II
Cara, tem um outro trabalho como esse sobre guitarra elétrica. Estude-o.
Não sei onde conseguir tal aparelho.
O ideal é capt específico para acústicos
Abç

Tensoohvisky
Veterano
# jul/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara eu nao wntendi muito bem...me ajuda ai pq to com tudo pronto so falta tirar essa pulga da orelha pra dar m fim nisso

enquantofreudexplica
Membro Novato
# jul/14
· votar


Tensoohvisky
Bom dia amigo. Afaste completamente os terceiro e quarto carrinhos da ponte, no sentido a comprimi-los na ponte. Meça a distância entre o final da ponte e o começo do carrinho. Anote. Libere quase que completamente os carrinhos, deixando-os ainda presos por pouco no parafuso. Meça novamente a distância. Anote. Por diferença vc terá o curso dos carrinhos. Normalmente, para o correto ajuste de oitavas, eles devem ficar na metade do seu curso quando for medido o tamanho da escala, isto é, com os terceiro e quarto carrinhos ajustados na metade do seu curso, meça as 25,5 pol tomando por base a face do nut voltada para a escala e a face do carrinho direcionada ao nut. Tome muito cuidado com a centralização da ponte em relação ao braço, caso contrário haverá muita diferença entre as 1a e 6a corda percorrendo o braço, o que pode dificultar muito solos e formação de acordes.
Instalei algumas pontes desta forma e lhe garanto que todas as guitarras afinam.

Espero ter ajudado.

Tensoohvisky
Veterano
# jul/14
· votar


enquantofreudexplica e Mauricio Luiz Bertola
Nas condiçoes que voces me passaram depois de quebrar muito a cabeça, o valor que tenho com mais exatidao, e de 657mm. O espaço do maximo do carrinho para o minimo e de 0,8mm. Os 657mm ficaram exatamente nos 0.4mm que e a metade desse espaço. Que e mais que 25.5"

Tensoohvisky
Veterano
# jul/14
· votar


Se os luthiers daqui nao cobrassem um preço tao exuberante eu ate mandava eles mesmo fazer, so que vai ficar em torno de 600 reais so pra arrumar o braço, sendo que precisa ser feita uma nova escala com trastes nut apenas, e eu tenho as ferramwntas e a madeira pra isso. Eu mandei um email pra gianinni e estou esperando eles me responderem, a ponte de 2 pivos chega segunda, e ja queria instalar, mas essas medidas tao me enchendo o saco ja... porque eu sei que tem que ter precisao, mas parece que por mais que foi feita com madeira selwcionada, nao foi feita dentro dos padroes... ela e de cedro e o braço em pau marfim, o tensor funciona corretamente, tive que tirar a escala porque ela estava muito gasta(tinha um "buraco" nas casas 234), um desnivel incorrigivel. Ganhei ela mais ou menos de herança e quem me deu quer muito ver eu tocat com ela...

thinlizzyguitar
Membro
# jul/14 · Editado por: thinlizzyguitar
· votar


olá Bertola,vc recomenda floyd com corda 0.10?

enquantofreudexplica
Membro Novato
# jul/14
· votar


Tensoohvisky
Amigo. Vamos padronizar. Trabalharemos somente em milímetros. Vi que vc tem paquímetro e pode medir com certa precisão. Qual a medida do CURSO dos 3o e 4o Carrinhos (diferença entre o mínimo e máximo ajustes?
Aqui, possuo uma régua de 1,00 metro, facilita para a medição do nut até a ponte. Às vezes as trenas podem dar certa variação. Vc teria uma régua comprida?

enquantofreudexplica
Membro Novato
# jul/14
· votar


Tensoohvisky
Só mais uma coisa: peguei uma strato que fiz para o meu filho pequeno, com ponte fixa e carrinhos fender vintage. O carrinho da corda ré está ajustado ao meio do seu curso e a distância entre a face interna do nut e o ponto de contato dessa corda com o carrinho é de exatamente 647,7 mm, após o ajuste de oitavas inclusive.
Até.

Tensoohvisky
Veterano
# jul/14 · Editado por: Tensoohvisky
· votar


enquantofreudexplica
To medindo com uma fita grande e nao da 647.7mm e sim 10cm a mais... tem como voce me passar um outro meio da gente se comunicar?

StratoVintage
Membro
# jul/14
· votar


Bom dia.
Gostaria de opiniões sobre alguns upgrades que to afim de fazer na minha guitarra, uma Squier California. São os seguintes:

Captador Gfs Lil Killer ("Splitado") na ponte
http://www.guitarfetish.com/Lil-Killer-White-Humbucker-Humbucker-Strat s-3-Versions-Available_p_0-463.html

Tarraxas Wilkinson Vintage
http://www.guitarfetish.com/Wilkinson-Vintage-Fender-Style-Gold-Tuners -Six-for-Strats-and-Teles_p_0-890.html

Ponte Wilkinson (Ambas com Big Block)
http://www.guitarfetish.com/Wilkinson-Vintage-Fender-Style-Gold-Tuners -Six-for-Strats-and-Teles_p_0-890.html
http://www.guitarfetish.com/Gold-Wilkinson-Vintage-Tremolo-Pop-In-Arm- Steel-Block_p_406.html

Vou usar ela pra tocar em barzinhos e preciso de uma guitarra versátil e confiável mas não tão cara, rs Afinal esses ups nao iam passar de 600 reais com impostos. Os próximos Ups seriam os Caps restantes e a parte de pedais e amp. Uso uma G3 com um pedal de expressão Roland Ev-5 e só :/

enquantofreudexplica
Membro Novato
# jul/14
· votar


Tensoohvisky
Não sei se pode por aqui, mas o meu e-mail é: eabvet@yahoo.com.br
Vou sair agora para trabalhar... vida de veterinário... e volto daqui 03 horas.
Mande fotos da sua medição. Instalar ponte não é tão diícil assim, é preciso ter critério e atenção. Acredito que vc somente está confuso. Até.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


enquantofreudexplica
Concordo com as suas dicas.
Na verdade ele está confuso e "preso" a conceitos de medição muito exatos (fruto de sua inexperiência), quando na verdade é preciso ter uma "folga" para que haja curso para frente e para trás dos carrinhos.
StratoVintage
São bons "up-grades". Não há muito o que acrescentar.
Abçs

Tensoohvisky
Veterano
# jul/14
· votar


Eu preciso e de ter certeza do tamanho da escala para fazer uma escala nova, se eu for fazer uma escala de 25.5 o nut ia ficar muito distante do começo do braço, olha so http://i59.tinypic.com/11bqhdc.jpg entendeu?

enquantofreudexplica
Membro Novato
# jul/14
· votar


Tensoohvisky
Amigo. Entre em contato por e-mail, por favor. Essa discussão acredito que é PONTUAL e pode ATRAPALHAR esse tópico. Tire uma foto ampla, abrangendo desde o início da sua medição (nut, começo da escala) até o carrinho da corda ré da ponte. Agora se vc quer instalar a ponte antes de ter o braço do instrumento vai ficar difícil...
Até.

enquantofreudexplica
Membro Novato
# jul/14
· votar


Tensoohvisky
Só mais uma coisa. Pensando por aqui, vc deve estar enganado quando se refere à escala. Escala é a distância do nut ao carrinho e NÃO ao tamanho da peça de madeira colada, em muitas vezes, sobre o corpo do braço para a instalação dos trastes. Dessa forma, a escala continua "de forma invisível" (bem entre aspas) sobre os captadores do instrumento mesmo que o braço não esteja lá. Até.

StratoVintage
Membro
# jul/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu . Só queria ter a certeza de que não vou gastar e continuar com uma guitarra meia boca...
Curto essas coisas handmade, diy e tal.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


enquantofreudexplica
Só mais uma coisa. Pensando por aqui, vc deve estar enganado quando se refere à escala. Escala é a distância do nut ao carrinho e NÃO ao tamanho da peça de madeira colada, em muitas vezes, sobre o corpo do braço para a instalação dos trastes. Dessa forma, a escala continua "de forma invisível" (bem entre aspas) sobre os captadores do instrumento mesmo que o braço não esteja lá. Até.
Exatamente.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji