【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


gabiscap
Cara, porque vc não troca os potênciometros para 250K....
Marlon Eilert
Queria saber se tem algum acabamento que pode ser feito em casa que seja de relativa facilidade
Em alto brilho, não.
Rodrigo A.F
Identificar madeira por foto é apenas chute. Vou dar o meu: tília (basswood).
INNARELLI
A Squier tem um monte de linhas. Algumas boas, outras não...
Abçs

ztt
Membro Novato
# jul/14
· votar


fconde77
Vc encontra no MercadoLivre anúncios de braços prontos ou então encomendando com um luthier. Eu montei minha telecaster com um braço que comprei na DHGathe.


Obrigado pela resposta fconde77 estava pensando nessa possibilidade você pagou imposto quando importou e o corpo você comprou onde?

fconde77
Veterano
# jul/14
· votar


ztt

O braço paguei U$9,00 com frete grátis e não paguei imposto(Compras que o total, incluindo o frete, sejam inferior a U$ 50,00 não são tributadas em negociações entre pessoas físicas)

O corpo encomendei com um luthier de SP... mas não o recomendo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


ztt
No ML tem tanto corpos quanto braços...
Abç

ztt
Membro Novato
# jul/14
· votar


Obrigado Sr. Bertola e fconde77

MordecaiZ
Membro Novato
# jul/14
· votar


Eae galera! Tenho uma Les Paul da Benson, e ela é muito tensionada! Olha só: uso encordoamento .009, esta regulada, o braço esta reto(se é assim que tem que ficar), ponte baixa, parece tudo direitinho, mas na hora de tocar é desconfortável, parece que é .011. Oque pode ser?

daimon blackfire
Membro Novato
# jul/14
· votar


Como assim parece que é 011? E lembra que ponte baixa de mais da em trastejamento.

fconde77
Veterano
# jul/14
· votar


MordecaiZ

Se vc mesmo diz que a guitarra esta regulada, toda certinha e vc tem dificuldade com 0,09 numa LesPaul... só pode ser uma coisa....
Falta de "prática"!
Taca-le pau nessa guitarra guri!

Marlon Eilert
Veterano
# jul/14
· votar



Queria saber se tem algum acabamento que pode ser feito em casa que seja de relativa facilidade
Em alto brilho, não.


Não precisa ser necessariamente em alto brilho. Sendo um acabamento que proteja e não fique apenas na seladora, ótimo.

MordecaiZ
Membro Novato
# jul/14
· votar


Cara eu toco há um tempão, gosto de fazer uns ligados rápidos, já toquei em varias guitarras, todas eram ótimas de tocar, tanto Les Paul, SG, Strato, a minha é a única que dá isso!

fender les paul
Membro Novato
# jul/14
· votar


qual floyd e melhor ibanez edge III ou condor

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


MordecaiZ
Cara, não existe isso de "guitarra tensionada". O que existe é guitarra mal regulada. Ademais, LP's tem escala de 24.75 pol., portanto mais curta que a de uma tipo Strato, isso resulta em MENOR tensão das cordas. Leve sua guitarra a um luthier habilitado para que ele a regule.
Marlon Eilert
Sendo um acabamento que proteja e não fique apenas na seladora,
Isso vc só consegue com vernizes aplicados à pistola e polindo, seja PU ou nitrocelulose. Vc tem esse equipamento? sabes aplicar esse tipo de verniz?
Se não sabes, terás que procurar um profissional. Não tem "solução caseira" para isso (a não ser que vc disponha de equipamento e "expertise" para tal).
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


fender les paul
Guitarras com pontes tipo FR ou são boas ("top de linha") ou não são... Dificilmente há meio-termo. Tire vc mesmo suas conclusões...
Abç

gabiscap
Veterano
# jul/14
· votar


Bertola achei um potenciometro de 250 K da Gotoh, Só que especifica volume e tone. Para a finalidade de deixar a guitarra com menos agudos e som mais incorpado como eu descrevi acima qual seria o indicado?

felipegoffi
Veterano
# jul/14
· votar


Galera...

Em um outro forum de VideoGame, um doido por lá anunciou uma "IBANEZ RG SERIES R$550,00". Não sabia o modelo, segundo ele era do irmão dele e tava parado na adega da casa dele fazia muito tempo.

Enfim. Acabei comprando ela, ela tava bem enferrujada nos parafusos, etc... um WD40 ajudou bastante a liberar as engrenagens tal..

Ao desmontar o braço vi que o modelo é RG480AH Japonesa, preta com escudo cromado, na internet não achei muito sobre ela, tem apenas um tópico aqui no cifraclub de alguem que comprou ela tambem e fez um ANTES E DEPOIS, só que não tem mais as fotos no link....

Eu nunca havia tinha tido ainda uma ibanez ainda, eu tenho uma Fender Mexicana c/ custom shop 69 e uma Gibson Les Paul Studio Deluxe 60'.

Particularmente achei essa ibanez bem superior à fender, quase do mesmo nível da gibson. Bem confortável, ótimo timbre etc...

Mas algumas coisas estou em dúvida.

1 - O NUT LOCK está faltando um parafusinho atrás ( o que vem por trás do braço ), e os parafusos que seguram as cordas estão meio frouxo na hora de apertar, não estão segurando bem... Vou precisar trocar o NUT LOCK.

Alguem pode me recomendar algum NUT LOCK bom, que não custe o olho da cara tambem??? no ML tem uns de 20-40 reais... mas tem uns GOTOH de mais de R$200,00 ai já é muito caro... pode ser nos EUA tambem ,meu irmão vai para lá daqui um tempo.

2 - Quando eu dou um BEND, parece que na ponte do floyd, a corda meio que raspa, faz um barulhinho estranho... Seria falta de grafite? ou alguma dica para eliminar esse rangido da corda raspando no BEND?

Qualquer informação sobre isso será bastante util! Agradeço a ajuda do pessoal daqui, apesar de fazer tempo que não entrava aqui no forum! rsrsrs...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


gabiscap
Existem dois tipos básicos de pots. Logarítmicis (A) e lineares. Ambos podem ser usados(o ideal seriam os 3 log), sendo q os lineares são usados para volume e os log para a tonalidade.
felipegoffi
Apenas compre um novo lock-nut, com as mesmas medidas do antigo e leve para seu luthier instalar e fazer uma regulagem geral do instrumento. Sugiro também a troca das molas da ponte.
Abçs

BrunoT
Membro Novato
# jul/14
· votar


Pessoal, to com uma guita nova. Sou mto novato ainda, mas estou com uma certa dúvida. Ainda não a mandei pra regulagem.
QUanto toco algumas cordas, outras cordas soltas que não foram tocadas nem reladas (principalmente a 6a corda MI) começam a vibrar e consequentemente começam a sujar o som. Isto é algo regulável?

Valeu

william_1985
Veterano
# jul/14 · Editado por: william_1985
· votar


Boa tarde, sou iniciante e tenho uma duvida, notei que a Mizona da minha guitarra esta um pouco para baixo (n sei se é impressão), olhando pelos captadores as cordas MI e LA nao estao alinhadas com os "pinos" do captador.
Achei a foto de uma guitarra do mesmo modelo e com o mesmo "defeito", queria saber se isso é um erro de frabricação ou ponte vagaba?
Foto (ampliada da para ver melhor)

Tensoohvisky
Veterano
# jul/14
· votar


Mauricio, eu de novo. To fazendo uma escala nova para o braço, usei angico vermwlho bem antigo, deve ter uns 15 anos secando na moral, alias meu avo que me deu, e eu deixei ele no oleo queimado pra escurecer, enfim, pra fazer os slots do traste tenho que ser 100% perfeito ? No fret calculator fala algo de 1.487 de polegada da distancia do nut para o primeiro traste, eu posso arredondar para 1.5? E se for por exemplo 10.743 como seria ?

daimon blackfire
Membro Novato
# jul/14
· votar


bem BrunoT. Eu acho que isso é normal, quando eu tava iniciando acontecia isso também. Depois tu pega o jeito e abafa as cordas não tocadas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


BrunoT
Vc apenas ainda não sabe tocar direito. Com o tempo de aprendizado e prática vc chega lá. Não esqueça de levar sua guitarra a um bom luthier para a imprescindível regulagem geral inicial.
william_1985
Não ví defeito algum aí....
Tensoohvisky
Cara, tente fazer o mais próximo possivel, porque, se vc ficar arredondando, lá no final do braço haverá um erro enorme. Use uma escala de guitarra (boa), como referência, além dos cálculos do fret calculator.
Abçs

andreluiz.gf
Membro Novato
# jul/14
· votar


Tenho uma strato genérica e quero fazer um upgrade nela. Quero colocar tarrachas novas da Gotoh, mas tô em dúvida se pego a comum ou com trava. Eu uso a alavanca sim, mas não tanto, mais para fazer uns vibratos mais leves. Com a chinesinha que tá nela desafina até com bend.

Compensa com trava mesmo ou a comum, até por ser Gotoh, já vai segurar bem?

Valeu

BrunoT
Membro Novato
# jul/14
· votar


Valeu gente..é um alivio saber q é só inexperiência minha mesmo hahaha melhor isso doq a guita com problema....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


andreluiz.gf
Compre com trava. Mas saiba que isso não exclui regulagem, procedimentos de estabilização da afinação, cordas e molas novas e manutenção/limpeza/lubrificação.
Abç

Tensoohvisky
Veterano
# jul/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Posso usar um parquimetro digital? O que acha ?

ztt
Membro Novato
# jul/14
· votar


Boa tarde Bertola e amigos do forum.

Consegui adquirir um corpo de guitarra pra customizar, estava lendo no forum sobre como seria o procedimento de pintura e em um dos passos falava sobre aplicação do poliuretano com compressor existiria outra maneira sem ser com compressor? Qual maneira mais facil pra aplicar a finalização? Aqueles sprays que vendem na stewmac servem?

Att.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


Tensoohvisky
Uma boa...
ztt
Existe poliuretano em spray. Não fica tão bom...
Abçs

Tensoohvisky
Veterano
# jul/14 · Editado por: Tensoohvisky
· votar


Cara, agora to em duvida com o tamanho da escala, essa e a medida do nut ate a ponte, quantos mm tu acha que eu coloco la?
http://i59.tinypic.com/11bqhdc.jpg
A ponte de 2 pivos nao chegou ainda... to usando essa de base

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


Tensoohvisky
Cara, é 25,5 pol, ou 647,70mm
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# jul/14
· votar


BrunoT
outras cordas soltas que não foram tocadas nem reladas (principalmente a 6a corda MI) começam a vibrar
Isso tem um nome até legal: vibração simpática. Se você tocar uma nota e outra corda estiver na mesma afinação, pode até ser em oitavas diferentes, ela acaba vibrando também. Encostar alguma parte da mão na corda que não deve vibrar acaba com isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji