【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


TiagueraN
Pode.
Abç

will789
Veterano
# dez/13 · Editado por: will789
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E ae cara, preciso da sua ajuda, eu preciso de uma guitarra com floyd rose e pelo menos um humbucker na ponte, to aqui pesquisando e encontrei um cara vendendo uma squier japonesa Floyd Rose series de 93, com floyd rose e HSS.

O cara ta pedindo 1800 nela, to na duvida se devo compra-la ou se devo procurar por outra guitarra, como as Cort Viva Gold III ou alguma outra, o que você acha que eu devo fazer? O preço ta legal?

Muito obrigado.

MrFangs
Veterano
# dez/13
· votar


Bertola, uma dúvida:

O Leo Mig explicou em um tópico trancado:

"- A potência especificada para um alto-falante é a potência que ele suporta sem danos, e não deve ser confundida com a potência de som que ele fornece. Portanto um alto-falante de 50 watts significa apenas que ele pode receber até 50 watts sem queimar.

- Quem gera e fornece a potência elétrica é o amplificador. Se ele gera 50W e você têm um falante de 100W.......sua potência é de 50W.

- O tamanho do falante (teoricamente) é em função da faixa de frequência que se pretende alcançar. Em tese, quanto maior, mais graves.

Finalizando, 12¨ é a medida ideal para Guitarras Elétricas, independente da potência.

Ficou confuso? Qualquer coisa tento explicar melhor."

Isso quer dizer que se eu usar um cabeçote de 50w valvulado em uma caixa 1x12 com um V30 (que tem 60w) vai ter o mesmo volume que se eu usar em uma caixa 4x12 com V30 e uma com 2x12 V30 também?? A diferença vai ser mais em graves e coisas do tipo, porém, o volume sempre será o mesmo pelo head alcançar só até 50w?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


will789
Se for uma Squier II, não compre...
Se for um modelo tipo a Ritchie Sambora, pode comprar.
MrFangs
Não cara, se vc tem um amp com 50WRMS e duas caixas, uma 1X12 e outra 2X12, a de 2X12 vai dar uma sensação de maior volume pois com 2 falantes a movimentação de ar é o dobro. A potência em sí, não aumenta...
Abç

will789
Veterano
# dez/13 · Editado por: will789
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Então cara, ela não é Squier II, é uma floyd rose series de 93, tem o headstock no mesmo modelos das outras, so q invertido

Compensa pegar ela por R$1800 ou eu encontro guitarra melhor nesse preço?

Muito Obrigado

Daave Muurraay
Veterano
# dez/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Hoje quando fui trocar as capas dos meus captadores da minha strato (Condor RX-20s), sem querer quebrei a solda dos 3 fios pretos , um de cada captador, esse fios preto e referente ao aterramento certo? pelo que pesquisei .. aonde devo solda-los ? nao sei da onde eles quebraram ..notei q o o outro fio preto q sai para as molas(do aterramento tbm), esta soldado no pot de volume, e la que devo soldar esses q veem dos caps ??

Ai uma foto da situação : http://tinypic.com/r/20fqdmg/5

metal_ofender
Membro Novato
# dez/13
· votar


Bom Luthiers, semana que vem vou adquirir um violão Cort L100F

http://www.cortguitars.com/uk/product/l100f

CONSTRUCTION: Dovetail Neck Joint
BODY: SFX Shape, Solid Spruce Top with Mahogany back & Sides
NECK: Mahogany
BINDING: Ivory
FRETBOARD: Rosewood
SCALE: 25.3" (643mm)
INLAY: White Dot
TUNERS: Die cast Nickel with Black Knobs
BRIDGE: Rosewood
ELECTRONICS: Fishman Isys Plus - Sonicore pickup
STRINGS: D'Addario USA EXP16 Light
BRACING: Advanced X Bracing

Bom, como todo violão novo é bom levar no Luthier então irei levar logo qdo comprar, para regular, trocar cordas e colocar nut e pestana de osso.

Gostaria de saber o seguinte:
O Encordoamento que vem de fabrica é 0.12, então ele vai aguentar encordoamento 0.12 de boa ? sem empenar/arrancar cavalete?
Sou acostumado com encordoamento 0.10 no meu violão Hofma hmf250. Vou achar pesado d+ a 0.12? Testei na loja e achei um pouco duro, porém tocavel ( o violão não tava regulado)

Gostaria de saber também sobre a captação Fishman Isys, dizem que é boa, porém captações boas e ruins tem diferença em um Amplificador MeteoroV10 ?

PS: Quero tocar coisas arpejadas, arranjos, e algumas bases, tipo assim
http://www.youtube.com/watch?v=HWbDVtLfH-U

Então encordoamento mais pesado tipo 0.11 e 0.12 é mais aconselhavel pra tirar um bom som né ?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


will789
Pode comprar...
Não esquça da revisão geral em um bom luthier...
Daave Muurraay
Na carcaça do pot de volume e depois no fio-terra
metal_ofender
Apenas leve seu violão a um bom luthier acompanhado de um encordoamento novo e de qualidade, da espessura de sua preferência.
Abçs

will789
Veterano
# dez/13 · Editado por: will789
· votar


Mauricio Luiz Bertola
muito obrigado, mas então vc acha q rola mais ela do q uma superstrat nova como as Condor Kx-fm ou Cort Viva Gold iii?

Daave Muurraay
Veterano
# dez/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como assim na pot de volume e depois no fio terra ?se eu soldar na carapaça do pot de volume, como vou soldar dps no fio terra, q ta la tbm , no pot de volume ... desculpe a ignorância de minha parte, mais devo ligar com o níquel o local que os 3 fios-terra dos caps estao ate onde ta o fio terra q vai para as molas ?

Gilbertinho
Veterano
# dez/13
· votar


galera, to com uma Lp e ela ja ta regulada e com 0.9 (sem me crucificar, ok?) Mas ela ainda nao ta tao macia quanto eu acho acho q deveria estar e to achando q o nut ta um pouco alto, poderia ser por isso? E a ponte dela tb notei q a base ta meio estranha (dificil de explicar rs)

clguitar
Membro
# dez/13
· votar


Bertola
O gênio aqui foi furar o headstock da guitarra para colocar os parafusos das tarraxas e acabei fazendo dois furos até o outro lado... :(

É um braço em rosewood maciço, marrom escuro. Alguma dica para disfarçar a m... ? Pensei em simplesmente colocar super bonder para preencher os buracos.

Outra pergunta: o braço de uma Telecaster tem de estar muito bem encostado no corpo? Não digo na parte de baixo, dos parafusos, mas na parte que fica perto do escudo e do captador. Ou se ficar uma folguinha não tem problema?

Obrigado!!

emachado
Veterano
# dez/13
· votar


Bertola, as tarraxas Grover valem a pena, ou não são uma boa pedida?
Entre elas e as wilkinson, qual a melhor?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


will789
Sem dúvida...
Daave Muurraay
Cara, solde os negativos dos capts na carcaça do pot de volume e o fio-terra também nele (e na presilha das molas da ponte, lógico).
Gilbertinho
Mas ela ainda nao ta tao macia
Filho, não existe guitarra "macia". O que existe é guitarra REGULADA; e a sua, aparentemente, não está...
clguitar
Tampe com palito de fósforo e cola de madeira, depois pinte ou passe cêra de carnaúba para disfarçar.
emachado
Ambas são legais.
Abçs

Lhng
Veterano
# dez/13 · Editado por: Lhng
· votar


Olá Bertola,
como se conserta/ repara isso ?

link

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


Lhng
Não deu pra ver nada...
Abç

SkyHawk
Membro
# dez/13 · Editado por: SkyHawk
· votar


Grande Bertola,

Estou com uma Epiphone DOT Royale, adorei a guitarra só que não sei se é normal mas os pots de volume não cortam totalmente o sinal.... Ou seja mesmo com os volumes no zero a guitarra ainda tem som, isso é assim mesmo ?

Comprei a guitarra de uma loja bem bacana de São Paulo e ela chegou em Brasilia com cordas novas, afinada e reguladíssima e por isso não achei necessário mandar para meu luthier.

Lhng
Veterano
# dez/13
· votar


Bertola, me refiro àqueles típicos pequenos danos (não sei o nome, não é arranhado) que tiram uma parte do acabamento da guitarra gerados por uma batida na parede ou objeto pontiagudo ou coisas do tipo, que arrancam um pedacinho e não sei se dá pra consertar ou melhorar. Nesse caso foi na parte de trás/lado da guitarra, mas quase não se nota.

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


SkyHawk
Não, não é normal não...
Lhng
Deixe como está...
Abçs

JJJ
Veterano
# dez/13
· votar


Grande Bertola!

Diferenciar captadores de alnico e cerâmicos só vendo o "corte" dos pólos. Alnico com corte "crú" e cerâmicos com corte mais arredondado?

Isso procede?

http://reidalespaul.blogspot.com.br/2010/06/semana-passada-um-clinte-n osso-esteve.html

JeGuitar
Veterano
# dez/13
· votar


Sei que aqui não é o topico exato, mas aqui vocês são mais ativos.

Voces conhecem o Squier Vintage Modified Jaguar Bass Special? Ia comprar um SX Sjb75 mas encontrei esse no mesmo preço e fiquei em dúvida.

Ele me parece ser entre um jazz bass e um precision, pois tem um captador do precision no braço e o do jazz bass na ponta. O que isso influenciaria mudaria no som? Seria um meio termo mesmo? Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


JJJ
Nunca me ative à isso... boa parte dos capts cerâmicos tem polos de parafusos allen.
JeGuitar
Esee baixo tem braço de "escala curta" (abaixo de 32 pol.) no que resulta num som mais grave e menos definido.
Abçs

JJJ
Veterano
# dez/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Então, na dúvida, qual seria o jeito mais seguro de saber se um captador é cerâmico ou alnico?

MrFangs
Veterano
# dez/13
· votar


Bertola, tudo bom?

Gostaria de uma opinião sua!
Desisti de pegar o pegasus 18 para pegar o novo Pegasus 50, que possui 50w. Estava em mente de pegar uma caixa 1x12' com V30, pois eu quero um timbre muito próximo do que o slash fez no álbum AFD, porém, como está 600-800 reais cada V30 e está MUITO difícil de achar, estou pensando em pegar os Golden Tone do Pedrone que também tem 60w e também tem sensibilidade de 100dB, porém, tem poucos vídeos no youtube e nunca toquei em nenhum dos dois. Você acha que eu irei ficar satisfeito com o Golden Tone? Sei que ele tem qualidade, mas falo de timbre, acha que conseguirei algo próximo do V30?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


JJJ
Os cap´ts cerâmicos possuem uma ou duas barras imantadas (imãs) na parte de baixo do capt. Os de AlNiCo, não.
MrFangs
Cara, 50WRMS valvulados? Vc vai tocar num estádio?
18WRMS é mais que suficiente para 90% das aplicações de uma banda inclusive profissional (na minha banda tocamos em praça pública com valvulados de 15WRMS!).
O falante Golden Tone é muito bom e proporcionará um bom timbre.
Abçs

MrFangs
Veterano
# dez/13 · Editado por: MrFangs
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, 50WRMS valvulados? Vc vai tocar num estádio?
18WRMS é mais que suficiente para 90% das aplicações de uma banda inclusive profissional (na minha banda tocamos em praça pública com valvulados de 15WRMS!).
O falante Golden Tone é muito bom e proporcionará um bom timbre.
Abçs


Sei que 18WRMS seriam o suficiente pra tocar em casa e em pequenos shows, mas eu AMO "ficar surdo". Eu gosto de um som de guitarra matador e ao mesmo tempo clássico, gosto mesmo de volumes altos e pela minha experiência em casas de show, se você não tem um cabeçote muito potente e a microfonação da casa ser uma porcaria, ninguém te ouve. Eu gosto que minha guitarra seja tão presente quanto a voz, fora que está uma diferença de "apenas" 500 reais do Pegasus 18w pro Pegasus 50w e esse preço é promocional de lançamento, depois creio que chegará na faixa dos R$ 3000 e não terei outra chance, entende?

Sobre o timbre de ambos, não existe vídeo de comparação de ambos e creio que não conseguirei testar um ao lado do outro, mas pelo que pude ouvir de ambos na internet, os V30 parecem que são mais abertos e tem um timbre um pouco mais ardido, confere? Não sei se isso é apenas regulagem ou se é característica de ambos mesmo...

bob973
Membro
# dez/13 · Editado por: bob973
· votar


Mauricio Luiz Bertola

apareceu uma Guitarra Michael STM Series com preço bom por aqui.eu ja toquei em uma igual algumas vezes.mas a pergunta é:ela é boa mesmo?aguenta o tranco do dia a dia? eu acredito q seja das antigas(até pelo headstock)vc sabe de que ano elas são? ...o preço é 190

desde já,agradeço.

will789
Veterano
# dez/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E cara, agora eu to olhando uma ESP LTD H-351 FR, encontrei uma usada por 2300, o que você acha dessa guitarra? vale esse preço? tem melhores nessa faixa de preço??

Ela é fabricada na indonésia e as especificações são estas:

Série: LTD
Cor: BLK (Preto)
Corpo: Mogno
Braço: Maple (Inteiriço)
Escala: Rosewood
Trastes: 24
Marcação: perolado
Captadores: EMG ativos 85 (Braço) e 81 (Ponte)
Construção Neck-Thru-Body braço inteiriço
Escala 25,5"
42 mm Locking Nut (Pestana)
Contorno do braço em "U" shape fino
24 trastes XJ (Extra Jumbo)
Ferragens Black Nickel
Tarraxas ESP
Ponte Floyd Rose Special
Captadores humbuckers ativos EMG 85 (Braço) e 81 (Ponte)
Controles: 1 Controles de volume, 1 Tone, e chave 3 posições


muito obrigado

Eliseu_Augusto
Veterano
# dez/13
· votar


Bertola, dei uma olhada nesse violão flat da tagima e achei interessante. o violão "vale a pena"?
http://www.multisom.com.br/violao-tagima-flat-modena-nylon-791.html
as especificações:
Corpo: Basswood
Tampo: Spruce
Cavalete: Rosewood
Braço: Mahogany
Escala: Rosewood 25,5"
Nut (capo traste): Osso
Medida: 48mm
Captação: Piezo
Pré: Tagima TEQ-4(Artec), ativo de 4 bandas e afinador
Controles: Controle de volume, grave, médio, agudo, presence
Tarraxas: 3+3 douradas

LucasGuitar9712
Veterano
# dez/13
· votar


Bertola, queria entrar no ramo da Lutheria construindo instrumentos como um hobbie, você acha algo muito complicado, mesmo fazendo algum curso?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji