【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Caro Bertola,

Me perguntaram sobre polidores de guitarra recentemente. Alguns amigos usam bastante o Dunlop 65. Um outro amigo me afirmou que em finishs de nitro (Gibson) o ideal é usar o próprio polidor da Gibson (Pump). Esse Dunlop fica melhor em guitarras com o finish tipo que vem nas Fenders e outras guitarras, pois ele é forte e estragaria o finish de guitarras Gibson. Qual sua opinião sobre esses polidores e a necessidade de utilizá-los?

Obrigado. Um abraço.

fantsy
Veterano
# dez/13
· votar


Olá, Boa Tarde. Comprei um Violão Folk Aço e gostaria de saber se preciso levar ele a um luthier. Eu ainda estou aprendendo a tocar e meus dedos ainda estão formando calos, mais ficam me falando que quando se compra um violão novo tem que levar para luthier regular. Eu acho que na minha cidade não tem luthier, e o som está bom. Ficam falando que se regular fica melhor, mas precisa mesmo? Por que se precisar eu não sei para quem vou dar, pois não tem luthier na minha região.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


Rei Arthur Pendragon
Não vejo necessidade alguma disso...
Basta limpar bem com uma flanela nova e limpa. Cordas e ferragens com pano de algodão branco limpo e sêco.
Confira se o Dunlop pode ser aplicado em nitrocelulose (não me recordo agora).
fantsy
se preciso levar ele a um luthier
Sim, isso é imprescindível.
pois não tem luthier na minha região.

Vá a uma cidade que tenha.
Abçs

fantsy
Veterano
# dez/13
· votar


Outra Dúvida...

Ah, sou bem iniciante mesmo antão não sei se é por falta de força mais quando faço o acorde Mi maior a 5º corda trasteja um pouco, não sei o som fica estranho enquanto o resto das cordas estão normais. Coloquei um capotraste na segunda casa inteira e o som saiu mais limpo que eu do banho, então é preciso levar a um luthier ou não?

inExperienced
Veterano
# dez/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Você conhece algum site que venda madeiras pra construção de guitarra?
Da uma dica ai.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


fantsy
é preciso levar a um luthier ou não?
Sem a menor sombra de dúvida...
Abç

emachado
Veterano
# dez/13
· votar


Bertola, você me sugeriu pau-marfim para top com a Les Paul, mas como vou usar um mogno muito denso, vai ficar muito pesada.
O maple usado nestes tops é o soft maple, menos denso, ou o mais comum é o hard maple?

Pergunto porque pensei em usar o freijó ou marupá caso não consiga o maple com qualidade e preço razoável.
Nunca trabalhei ou lidei com maple sem o acabamento, mas me pareceu uma madeira com densidade média. Achei um tampo de 2,2cm por 180 Dilmas (não figurado).

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/13 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Achei em fóruns uma resposta do pessoal da Dunlop sobre o 65, e resolvi compartilhar com você:

"Good Morning Michael,

Thanks for the email. Yes, there are trace amounts of silicone, silicone poses no threat to the finish unless you have a nitro-cellulose or vintage instrument. Formula 65 polish is generally OK for a nitro finish. I would not use it if there are cracks, checking, or dings in the finish. I also would not use it if it is an old and thin finish. No matter who the manufacturer is of the polish, rubbing anything on a thin and old nitro finish with a liquid and a cloth can take off color---I've seen it first hand. To be honest, on my vintage guitars, I do not use any polish. Sorry if this is confusing, but I'm being totally honest. Please let me know if you have any further questions."
http://www.tdpri.com/forum/archive/index.php/t-239466.html

Uma resposta parecida também está no Q/A deles. Basicamente diz que pode usar sim, geralmente. Mas que ele não usa nas guitarras vintage, principalmente as que estão com a pintura com rachaduras, tinta saindo, etc. Ele disse q nessas n se deve passar nada, pois qualquer líquido com um pano pode remover a pintura.

Achei também uma pessoa que trabalhou numa revendedora Gibson e supostamente tem uma coleção de guitarras. E ele diz que antes de vender um polidor a Gibson recomendava usar fluido de isqueiro para limpar e no máximo uma cera de carnaúba para proteger depois. Segundo ele, suas guitarras estão em excelente estado utilizando apensa isso (muito esporadicamente) durante uns 40 anos. ;)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


emachado
soft maple não se usa para "top", apenas para o corpo todo.
Bôrdo (maple) tem alta densidade. Freijó é legal pra isso. Mas o que acho bom mesmo é vc fazer o corpo inteiro de mogno.
Rei Arthur Pendragon
Interessante...
Abçs

AlexBachini
Membro
# dez/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Estou com uma dúvida imensa na compra de um violão itnermediario de 1200 a 1500 reais... depois de um mes pensando e testando cheguei a conclusão que quero um TAKAMINE....
Porém há uma diferença de quase 200,00 entre o Tampo Laminado e o Maciço...do EG320. A questão é: em 90% do caso meu uso com ele será liga em mesa de som e PA's usando redutor de ressonancia tbm, gostaria de saber se há uma diferença real de som quando amplificado do tampo laminado pro maciço (sei que pra uso acustico há uma boa diferença).....

se puder ajudar, abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


AlexBachini
Sim, há.
Abç

Plank
Veterano
# dez/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Irei comprar uma ponte nova para minha stratocaster, que possui o espaçamento entre todas as cordas padrão de guitarras orientais de 52mm, porém achei uma ponte legal com o espaçamento padrão das fender americanas de 56mm.

Com isso seria necessário refazer a furação, o que não parece difícil, porém eu fiquei com duvida se o braço para pontes com espaçamento de 56mm tem que ser mais largos, mesmo percebendo que o braço da guitarra é largo o suficiente para aguentar o espaçamento da ponte.

valeu!

Queiroz.SP
Veterano
# dez/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tudo na paz amigo?

Eu preciso sanar uma dúvida referente a um instrumento que adquiri recentemente, comprei um guitarra Vintage V100 Gold Top no Walmart, por um ótimo preço, dificilmente vou encontrar um valor similar com nota fiscal, porém barato demais o santo desconfia... O que ocorre é o seguinte, levei hoje em um luthier de confiança, ele constatou que a ponte do instrumento está 2mm fora do local correto, impossibilitando a afinação de todas as oitavas, apesar dele ter feito um ótimo trabalho, e ficou muito bom, de qualquer forma, você acha que esse problema é muito grave? não entendo muito do assunto, tenho que admitir, posso tentar a troca que dificilmente vou conseguir, devido ao fato de ter sido a última no estoque, ou recuperar o valor pago.

Obrigado!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


Plank
Vai dar sim...
Queiroz.SP
Esse problema não pode ser resolvido à contento. Peça um arrazoado à seu luthier e troque o instrumento, pois ele está inútilizado.
Abç

Queiroz.SP
Veterano
# dez/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Esse problema não pode ser resolvido à contento. Peça um arrazoado à seu luthier e troque o instrumento, pois ele está inútilizado.
Abç


Agradeço pela informação, vou trocar enquanto ainda posso, para não me arrepender depois, só que já estou no prejuizo, tive que pagar pelo serviço do luthier, e ainda perdi um encordoamento.

É o velho ditado.. O barato pode sair caro..

peretti.rafael
Membro Novato
# dez/13
· votar


Olá Pessoal!

Gostaria de uma ajuda principalmente dos luthiers.

Tenho um DiGiorgio de 1998 estudante e resolvi dar um trato nele para testar algumas coisas.
Ele estava bem mal cuidado e apesar de saber que não é aconselhável retirar o verniz. Ja fiz isso.
Decidi aplicar o verniz PU mesmo. Apesar de saber da qualidade superior da goma laca.

O problema começou ai. Ja vi muitas pessoas indicando PU automotivo, outras indicando PU para madeira e acabei ficando em dúvida sobre qual usar.

Porque usar automotivo se existe veniz próprio para madeira?
Qual seria uma marca e um modelo bom/aceitavel e barato de verniz PU?


Obrigado desde já.
Não sei se violei alguma lei do fórum na pergunta. Se fiz, me desculpe.

vitorrock
Veterano
# dez/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, eu tenho uma dúvida quanto ao risco de ligar os equipamentos nas tomadas. Eu tenho um amp da meteoro que tem uma chavinha de 110, e 220, até ai tudo bem, mas minha pedaleira eu comprei nos estados unidos, a Digitech RP - 355, em casa e em ensaios eu liguei ela nesses estabilizadores e filtros de linha e até hoje tá tudo beleza. Mas eu tenho medo que algum dia ela dê problema. Eu tenho duas fontes aqui em casa, uma que comprei com um outro pedal a 1 Spot da visual Sound e a própria fonte da RP 355. Será que se eu ligar essa fonte da visual sound funcionará na pedaleira? E o que eu devo fazer pra evitar danos à pedaleira quando for tocar por ai?
Valeu! Abraço...

Plank
Veterano
# dez/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
você sabe se é possível achar serras com a espessura das cordas para um nut sem ser aqueles kits da music tools e da stewmac?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


Queiroz.SP
Isso que aconteceu com vc não é comum não...
peretti.rafael
PU é PU (poliuretano).
vitorrock
Cara, não sei te responder.
Plank
Não, não é. Eu improvisei isso à tempos atrás, depois, comprei o kit...
Abçs

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Acho que posso ajudar no caso do vitorrock, com a sua licença :).

Primeiramente você tem que ver a especificação da fonte. Se ela tiver capacidade de operar em voltagens diferentes (tipo as de celular - 100-240V), pode ficar mais tranquilo. Se não for assim, você vai ter que escolher a tomada com a tensão correta. Recomendo comprar um testador neste caso.

Quanto ao quesito de proteção elétrica, recomendo comprar algum tipo de filtro profissional, como o FHT 1200 da UPSAI, que fornece filtragem e proteção para equipamentos de áudio. (Uso esse em casa para meu PC, amplificador , pedaleira e home theater).

Quanto a utilizar uma fonte de outro equipamento para utilizar com a sua pedaleira, eu não recomendo. Faça isso apenas se as fontes tiverem as mesmas especificações de tensão de saída/alimentação e corrente (consumo do equipamento). Não utilize fontes com valores diferentes de tensão e/ou valores inferiores de consumo do seu equipamento. Isso vai causar danos irreparáveis.

Caso queria uma fonte extra para a sua pedaleira, recomendo ir em uma loja eletrônica de alto nível, para encomendar uma fonte com as mesmas especificações da original, feita com materiais de qualidade.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


Rei Arthur Pendragon
Legal cara!
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


post duplo

lindoso
Veterano
# dez/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bom dia mauricio bom a minha duvida é a seguinte, vou instalar uma mini chave de 6 terminais na minha guitarra para splitar um humbucker da ponte, qual chave é a mais indicada? on/on?on/off? on/off/on? qual a diferença entre estas ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


lindoso
on-on-on
Abç

vitorrock
Veterano
# dez/13
· votar


Rei Arthur Pendragon
Valeu mesmo pela dica cara, em minha cidade a voltagem é 127v, a minha pedaleira é 120V, ela funciona bem, o problema são os picos de energia, que dai podem subir muito e talvez danificá-la... Um simples filtro de linha ou estabilizador ajudaria nesse caso?
Mais uma vez, obrigado pela ajuda
Abraço...

Sepulkrisiun
Membro Novato
# dez/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fala a meu, to precisando comprar captadores EMG, tb preciso de alguma coisa pro baixo, talvez um dimmarzio, indica alguma loja de confiança, ta difícil de achar !

abs

Ramsay
Veterano
# dez/13
· votar


vitorrock

Cara, desencana!!
Pedaleiras funcionam com baixa voltagem DC e o fato da rede elétrica apresentar 120, 127 ou 133 não vai em hipótese alguma danificar a pedaleira.

Já se fosse um amp valvulado, aí seria outra história.

E vc não precisa usar estabilizador e nem filtro de linha, que mesmo assim a sua pedaleira estará segura, simples assim...

vitorrock
Veterano
# dez/13
· votar


Ramsay
Valeu pela ajuda cara, acho que vou me preocupar menos kkkkk
Abraço...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


Sepulkrisiun
Aqui no RJ tem a Musicware. Eles mandam pra todo o Brasil.
Abç

BLS
Membro Novato
# dez/13
· votar


Bertola, tenho uma Cort X6, o lock nut é o original dela, troquei as cordas hoje, quando fui travar, a trava que segura as 2 primeiras cordas estava espanada, já tentei segurar com um alicate mais não dá, o que posso fazer? vou comprar parafusos novos segunda feira, mas e pra tirar esse que ficou?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji