【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Caro Bertola,

Me perguntaram sobre polidores de guitarra recentemente. Alguns amigos usam bastante o Dunlop 65. Um outro amigo me afirmou que em finishs de nitro (Gibson) o ideal é usar o próprio polidor da Gibson (Pump). Esse Dunlop fica melhor em guitarras com o finish tipo que vem nas Fenders e outras guitarras, pois ele é forte e estragaria o finish de guitarras Gibson. Qual sua opinião sobre esses polidores e a necessidade de utilizá-los?

Obrigado. Um abraço.

fantsy
Veterano
# dez/13
· votar


Olá, Boa Tarde. Comprei um Violão Folk Aço e gostaria de saber se preciso levar ele a um luthier. Eu ainda estou aprendendo a tocar e meus dedos ainda estão formando calos, mais ficam me falando que quando se compra um violão novo tem que levar para luthier regular. Eu acho que na minha cidade não tem luthier, e o som está bom. Ficam falando que se regular fica melhor, mas precisa mesmo? Por que se precisar eu não sei para quem vou dar, pois não tem luthier na minha região.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


Rei Arthur Pendragon
Não vejo necessidade alguma disso...
Basta limpar bem com uma flanela nova e limpa. Cordas e ferragens com pano de algodão branco limpo e sêco.
Confira se o Dunlop pode ser aplicado em nitrocelulose (não me recordo agora).
fantsy
se preciso levar ele a um luthier
Sim, isso é imprescindível.
pois não tem luthier na minha região.

Vá a uma cidade que tenha.
Abçs

fantsy
Veterano
# dez/13
· votar


Outra Dúvida...

Ah, sou bem iniciante mesmo antão não sei se é por falta de força mais quando faço o acorde Mi maior a 5º corda trasteja um pouco, não sei o som fica estranho enquanto o resto das cordas estão normais. Coloquei um capotraste na segunda casa inteira e o som saiu mais limpo que eu do banho, então é preciso levar a um luthier ou não?

inExperienced
Veterano