【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


metallicasnake
Não sei. Use uma régua.
Haven
Chave "bixada".... Vc logo terá que trocá-la.
Abçs

metallicasnake
Veterano
# set/12 · Editado por: metallicasnake
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não sei. Use uma régua.

Opa Bertola.

O que eu queria saber era a que se referia esse "espaçamento", mas estou vendo aqui que é a distância da mizinha pra mizona, correto??

Eu estava achando que era a largura da cavidade da guitarra.

abç

igor.schecter
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, tenho uma SX SST 62 que ganhei de meu avô...não venderei ela, NUNCA...pois guardo de recordação depois do falecimento dele, queria saber se compensaria eu trocar tarraxas e captadores...qual vale investir antes...
Estava pensando em colocar tarraxas Gotoh, e o kit Hot Rails + Alnico Blues + Little 59 da malagoli..disponho só de uma opção de captador ou então as tarraxas...ou seja, trocar um item por vez...qual você indicaria? O captador da ponte primeiro? Seria ideal trocar os potenciômetros por outros melhores? Ao invés dos captadores, invisto primeiro nas tarraxas com trava? Ou então numa ponte?

fconde77
Veterano
# set/12 · Editado por: fconde77
· votar


igor.schecter

Tarraxas Gotho são excelentes mas acho um investimento muito alto pra essa guitarra... procure modelos Wilkinsom que são muito bons e bem mais em conta.
Aproveite e substitua o nut por um de osso e coloque 5 molas na ponte, mas se pretende usar a alavanca com frequência eu optaria por uma Wilkinson WVP6(estilo moderno) ou a WV6(visual clássico)... esses modelos em questão tem 5 dos 6 buracos dos parafusos ovalados com isso a furação casa bem com a furação da ponte antiga.

Quanto aos captadores essa é uma escolha pessoal baseada no tipo de som que pretende, mas o Bertola pode opinar melhor sobre o assunto.. Quanto qual captador trocar 1º mais uma vez e com vc... veja qual vc usa mais e qual de deixa menos satisfeito.

igor.schecter
Veterano
# set/12
· votar


fconde77
bom, como curto tocar som mais pesado...acho que seria ideal o cap da ponte...mas seja um que tenha um clean decente mas que também aguente trexe merau...acho que o hot blade é o indicado... queria um single hb...pra n dar o trampo de fura guitarra...o trampo do nut, vai variar em quanto...em preço mesmo...
as molas eu mesmo consigo colocar né? quando acrescentar mais mola eu terei que regular a ponte novamente devido a tensão maior?

fconde77
Veterano
# set/12
· votar


A escolha do captador e uma coisa pessoal ... vc decide, afinal vc quem vai pagar por eles e tocar com a guitarra, vc pode buscar indicações pra basear a sua decisão nada mais. Como comentei anteriormente sou gabaritado para comentar. (Não sou luthier nem tenho experiência o suficiente para opinar)

O preço do serviço varia de luthier pra luthier e por essa razão concordo com o Bertola em não comentar valores.

Esse e qualquer outro precedimento, por mais simples que seja, é sempre é aconselhável que seja feito por um profissional habilitado. Se o fizer é por sua conta e risco.

fernandobrrj
Veterano
# set/12
· votar


Meu amp é o nca thunder plus de 15w, toquei nele com vol maximo em casa porem não achei bom o som, mesmo regulando os efeitos certinho

Quantos watt é bom para tocar em casa? 15w é pouco ou esse amp que é ruim? Qual amp você recomenda?

igor.schecter
Veterano
# set/12
· votar


tem que saber regular fernandobrrj
meu meteoro tem 15 e eu consigo tocar de boas.

fconde77
Veterano
# set/12 · Editado por: fconde77
· votar


fernandobrrj

Não conheço o amplificador em questão, mas normalmente a qualidade do som nos modelos de estudo de 15w, como o seu, são niveladas.
Abrir o volume no máximo em SS normalmente o som fica rachado e abelhudo, uma dica e não passar de 70% do volume max.

Os riscos que existem no volume no talo são:

1 - Queimar ou descolar o falante, mas estes amps, "normalmente", são feitos para suportar o volume máximo.
2 - Superaquecer o circuito (Não sei até que ponto isso é verdade) e reduzir a vida útil.

Quantos watt é bom para tocar em casa?
Normalmente 15W dá e sobra... Vou colar um trexo de um tópico que vale a pena vc ler.

"7- Potencia.
Quando vc estiver escolhendo amplis dentro de uma faixa de potência, tenha em mente que o que vai determinar se ele toca mais ou não, é o alto falante e depois o tipo, SS ou Valvulado (esses tem gama dinâmica maior e consequentemente mantém o Valor RMS (potencia média) em valores altos durante a execução). Amplis de 15,20 e 25 W representa práticamente o mesmo volume. Isso porque o ouvido humano, para perceber um efetivo aumento de volume, é necessário que esse valor seja da ordem de +6 dB. Então aplicando isso em um ampli de 15W, significa que para vc notar a diferença o outro ampli deverá ter 45W. Então se vc tem um de 15W e quer fazer um upgrade no som terá que procurar um de 45-50W. Se tem um de 50W e vai para o upgrade, vai ter que procurar na faixa de 150W. Brabo é o upgrade de quem tem 100W, vai ter que procurar absurdos 300W...!!!"

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


igor.schecter
Invista nos capts. As tarrachas dela não são ruins não. A ponte vc bloqueia.
Lamento por seu avô. Os meus foram MUITO importantes pra mim também...
fernandobrrj
Esse amp é ruim, e 15WRMS é suficiente pra tocar em casa.
Abçs

DevilLub
Veterano
# set/12
· votar


Aproveitando meio que a onda do assunto de volume de amplificador, vou pegar um Marshall VS8080, que creio que tenha 80W, se eu colocar no volume alto, vai danifica-lo? Se caso não, se eu botar no talo, ele começa a bixar o som?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


DevilLub
Como assim cara?
Não entendi sua pergunta.
Abç

DevilLub
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vou pegar o Marshall Valvestate 8080, e eu ja ouvi falar que amplificador SS ( ele é pre-valvulado ) quando aumenta MUITO o volume, pode dar problemas no amp.. falantes, etc.. Se eu pegar esse marshall e aumentar muito o volume, vou danificar algo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


DevilLub
Cara, não é nada disso.
Quando se aumenta o volume ao máximo, em qualquer amplificador, aumenta-se a taxa de distorção. Num amplificador SS como esse, a distorção obtida tem harmônicos ímpares (num amp valvulado os harmônicos produzidos são pares), resultando num som desgradável ("peidado"!); se vai estragar os falantes, ou não, depende da qualidade deles. Esse (bom)amplificador tem potência suficiente pra vc tocar num palco sem forçar demais o amp nem seus falantes.
Abç

Haven
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pela resposta. Aproveitando, qual seria o valor em média de um serviço de troca da chave? Porque a guitarra ainda está na garantia, se for algo significativo vou na loja e peço a troca. Obrigado novamente.

João Pedro Strabelli
Veterano
# set/12
· votar


Lamento por seu avô. Os meus foram MUITO importantes pra mim também... (2)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


Haven
Não se comentam preços aqui...
João Pedro Strabelli
Abçs

igor.schecter
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pô, obrigado era como um pai, mas enfim...como que eu travo a ponte? mas se por acaso eu quiser usar ela? mantenho as tarraxas e coloco 5 molas nela conforme o guri já disse?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


igor.schecter
Cara, a ponte dessa guitarra não é confiável, pois o bloco dela é fino e de material ruim (antimônio), portanto nada que vc faça vai resolver; por isso recomendei travar a ponte.
Basta colocar um bloco de madeira, sob pressão (usa-se até um martelo pra isso) atrás do bloco da ponte, travando-a. Assim ela fica como se fosse uma ponte fixa (até melhora sutilmente a sustentação e o timbre).
Se, vc comprar uma ponte de qualidade, vc apenas retira o bloco... e instala a nova ponte (caso não saiba, leve a seu luthier).
Abç

DevilLub
Veterano
# set/12 · Editado por: DevilLub
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Maurício, estou com planos de pintar minha guitarra (Condor CLP2) de branco, porém um (bom)luthier daqui da minha cidade, cobra no minimo 250 dependendo de como ficar o serviço, mas ja ouvi boatos de gente arrumando um rolo com esse pessoal de oficina de carros, é arriscado fazer esse tipo de serviço ? Terei que tirar os captadores, potenciometros e a ponte por completo? Se eu utilizar um tipo de "proteção" neles, vai servir?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


DevilLub
Isso que vc quer fazer não é uma boa idéia; mormente em guitarra de braço colado.
Se queres uma pintura realmente profissional nessa guitarra, procure o pessoal da Musikolor.
http://musickolor.com.br/
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Existe algum jeito relativamente prático e fácil para fixar os captadores de uma Strato na madeira em vez de no escudo? Sei que isso é, obviamente, serviço para luthier (já disse uma vez que gosto da guitarra e amo meus dedos o suficiente para deixar esses serviços para quem sabe fazer) e, se não fosse tão complicado, vou pensar no assunto com carinho quando levar a minha guitarra ao luthier.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


João Pedro Strabelli
Cara, não tem não.
Seria necessário fazer um enxerto na madeira abaixo do captador, e isso tem que ter a altura exata para que não fique alto nem baixo.
Existe uma diferença entre o capt instalado no escudo ou no corpo? Sim. No corpo apresenta maior "ataque" e um pouco mais de sustentação. Mas é uma diferença sutil.
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ou seja: é melhor deixar quietinho do jeito que está.

Perguntei porque já tive uma Giannini modelo Les Paul, da década de 70, creio eu, e gostava muito do som dela.

Obrigado por mais uma resposta.

Valeu.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


João Pedro Strabelli
Só que os capts de Les Pauls são presos nas molduras.
Abç

Will Bejar
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Amigão, boa tarde!!!
Tô com uma guitarrinha Squier strato, captadores originais cerâmicos, tá funcionando bem!!!
Tenho também aqui de bobeira um Traditional Texas Malagoli e tava pensando em montá-lo nessa guitarrinha. A minha dúvida é: em que posição???

Pra entender melhor: uso mais os captadores da ponte e do braço, sendo que o da ponte em 95% das ocasiões com distorção e no do braço 95% limpo.

Então:
-Esse captador é MUITO superior aos originais a ponto de eu instalá-lo no braço pra usar mais ele "limpo"???
-Ou não tem tanta diferença dos originais, podendo instalá-lo na ponte pra aproveitar a saída mais alta pras distorções???
-Ou ainda, deixo tudo original pra não ter tanta diferença de um pro outro???

Obrigado!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


Will Bejar
Instále-o na ponte.
Abç

Will Bejar
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Beleza, valeu meu amigo!!!
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Só que os capts de Les Pauls são presos nas molduras.
Aprendi mais uma. Tenho umas falhas meio bobas de conhecimento sobre guitarras, já que vim do mundo do violão clássico.

Devo supor, então, que aquele som que eu gostava vem muito mais do mogno? Os captadores, até onde eu saiba, numa Giannini original da década de 70 não deviam ser algo excepcional.

Valeu

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


João Pedro Strabelli
Vinham do material, da forma de construção e da medida da escala.
Os capts das Gianócas dos anos 70 eram importados do Japão, da Gotoh, e eram bons sim, mas não excepcionais.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji