【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


DioDisciple
Isso depende de quanto vc vai pagar por ela....
Abç

MR__Bruno
Veterano
# set/12 · Editado por: MR__Bruno
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá Bertola, preciso de sua ajuda.
Meu amplificador (Laney LV100) Nao está ligando.. ja troquei fusível e nada.. o problema pode ser o Cabo de energia dele..? pois um dia eu pequei esse cabo de energia dele e pluguei em uma cpu que eu estava testando.. a fonte da cpu estava queimada.. pode ter algu a ver ou nao.. ? Se nao, o que devo fazer.. ? Obrigado.

Abç.

Edit- Pluguei a guitarra direto no ampli e ele fez 2 pequenos chiados abafados..

kelvis
Veterano
# set/12
· votar


Pedir pra um luthier regular a guitarra ele ira regular tudo , altura das cordas , oitavas , tensor , trastes , altura dos caps tudo ?? e quanto fica mais ou menos e demora muito ? , mas o tempo é o de menos nao ligo se demorar um pouco pq tenho outra guita aki e da pra ir levando mas ela voltara 100%

DioDisciple
Veterano
# set/12 · Editado por: DioDisciple
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ia pagar cerca de 1000 reais. Falam maravilhas dessa guitarra, como se fosse de um nível muito alto por ser japonesa, mas o preço é bem baixo. A guitarra é isso tudo mesmo?

Outra dúvida, no braço da minha guitarra, chegando já no corpo, tem uma pequeno relevo, não sei se dá pra entender... Quando você passa a mão dá pra sentir esse pequeno relevo, mas não sei se é alguma coisa da pintura ou da madeira... A guitarra é de braço colado. Sabes o que pode ser? Será que o braço tá rachando?

marcelogui
Veterano
# set/12
· votar


fconde77
compraria os Dimarzio por U$80,00, venderia aqui por R$300,00 e compraria os Malagoli... e com o lucro ainda ia encher a cara! rsrsrs
kkkkkkkk
É uma excelente opção que não tinha considerado ainda! kkkkkk

Agora, quais os Malagoli vc recomenda? Preciso de um H - S - S. Essencialmente pra tocar rock e heavy metal...

fconde77
Veterano
# set/12 · Editado por: fconde77
· votar


marcelogui

Duas pessoas que sei que podem indicar são o Bertola que é luthier tem muito mais bagagem para opinar uma combinação ou o próprio Érico Malagoli <erico@malagoli.com.br>

Quando fui fazer a troca dos captadores da minha Les Paul pesquisei bastante e tava quase certo de pegar um par dos HH777, mas depois de uma troca de e-mails com o Érico ele sugeriu substituir o captador do braço por outro modelo até mais barato que HH777 e realmente o som casou "perfeito" com o que queria.

Depois dessa atitude ele e a marca ganharam minha admiração e respeito, desde então deposito a maior fé no trabalho e integridade desse cara que produz captadores nacionais que não devem em nada aos "gringos" que muita gente fica por ai "pagando-pau"!

marcelogui
Veterano
# set/12
· votar


fconde77

Cara, mandei um e-mail pro Érico Malagoli pedindo uma opinião sobre os captadores a serem colocados. Vamos aguardar a resposta e depois eu posto aqui pra galera!
É realmente muito gratificante tratar com gente deste tipo.

marcelogui
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Apenas instale capts da Sound/Malagoli nela que já será muito melhor (e compatível com o preço/qualidade da guitarra). Trocar a ponte não vai adiantar muito. Bloqueie-a. Vc deverá trocar os pots pra 500K.

Cara, vc pode me indicar alguns captadores da Malagoli para tocar essencialmente Rock e Heavy Metal? A guitarra é HSS.
E os pots de 500k? Algum específico?

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


MR__Bruno
Cara, vc deve consultar um técnico em eletrônica...
kelvis
Em princípio sim, mas vc deve conversar com ele.
DioDisciple
Impossível dizer sem um exame "in loco" do instrumento.
marcelogui
Se a configuração vai ser H-S-S NÃO precisa trocar os pots (para 500K).
Para Metal indico o Intruder na ponte (captador de saída extrema!).
Abçs

Strateiro Pedreiro
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vou trocar os potenciômetros e os captadores da minha Tagima Stratocaster. É uma bem antiga, similar às 635, toda original.
Penso em colocar o trio dos Custom Alnico Blues da Sound/Malagoli, já li que vc recomenda. Agora os Pots:

Quero um som mais grave e o mais nítido possível, bluseira estilo SRV.
Posso colocar um pot logaritmo de 200k no volume e dois lineares de 250k nos tones ? Ou é melhor tudo 200k ou tudo 250k ? Um capacitor de 0,047uF de poliéster cairia bem ?

O que eu penso no momento é:
Pot logaritmo no volume de 200k - Dois pots lineares nos tones de 250k e o capacitor de 0,047uF (poliéster).

Obrigado ! Abrç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


Strateiro Pedreiro
Cara, mantenha em 250K e instale um pot logarítmico de boa qualidade (CTS) no tone com capacitor de 0,047uF, para se ter a opção de "fechá-lo" quando necessário. Até porque não é tanto na guitarra que vc vai obter esse timbre, mas no amplificador (que representa 60% do som).
Geralmente eu opto por usar volume master (tal qual nas telecasters), pois vc tem tonalidade para todos os capts e elimina um dos pots (que é um resistor variável), isso melhora sutilmente a "resposta" do circuito.
Abç

Strateiro Pedreiro
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Então, vou precisar somente de 2 pots logaritmos de 250k...um no volume e outro em um tone, com capacitor de 0,047 uF. Elmininando um dos pots de resistor variável. Certo ?!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


Strateiro Pedreiro
Exato. O esquema é o da tele.
Abç

Strateiro Pedreiro
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Entendi. Muito obrigado pela ajuda.
Abrç

marcelogui
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Para Metal indico o Intruder na ponte (captador de saída extrema!)
Seria o Intruder ou o Intruder-Pro?

Além dele, quais os outros (meio e braço)?

Valeu pelo help!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


marcelogui
Pegue os Traditional "Texas".
Abç

marcelogui
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu!!!
Quando fizer os upgrades posto as impressões aqui.

Otto Mann
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa tarde!

Gostaria de saber se esse captador (ou outro semelhante) é uma boa opção para ser colocado na posição da ponte de uma Strato, já que gosto de som de humbucker nessa posição, mas queria evitar "cavar" a madeira:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-438504000-captador-59-rails-min i-humbucker-estilo-seymour-little-59-_JM

Eu toco blues, caso seja relevante.

Desde já, muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


Otto Mann
Sim, é.
Abç

kelvis
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Quanto é a media de preço de uma regulagegm geral ?

Staiver
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola.
Vejo você falando muito em alguns tópicos sobre a relação dos calibres das cordas e timbres.
Uma corda 0.11 para uma 0.10 tem um timbre mais bonito para tocar clean, porem com distorções HI-Gain, essa diferença é realmente significativa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


kelvis
Essa pergunta não pode ser respondida.
Staiver
Em 1º lugar corda não tem "calibre". Isso é medida de tudo (parte interna), mormente de armas. Corda tem espessura.
Uma corda 0.11 para uma 0.10 tem um timbre mais bonito para tocar clean
"Bonito" é um conceito vago. O que as cordas de espessura maior proporcionam é um timbre mais encorpado e maior sustentação, tanto com ou sem distorção.
Abçs

kyo_ryo
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá, Bertola. Como em outros casos relatados aqui no fórum a madeira (basswood) à frente dos pivôs da ponte da minha Condor GX-50 está cedendo. Como é uma guitarra que gosto muito, principalmente do braço, vou fazer o reparo com um luthier. Vale a pena eu fazer um upgrade na ponte, pegar uma Wilkinson? Há risco de ceder novamente? Você acha que um corpo com outra madeira melhor seria mais jogo?

João Pedro Strabelli
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vale a pena colocar um pre como o BlackBug Pro3 (http://www.artplayaudiomusica.com.br/shop/details/752) em um bandolim? Quando eletrifiquei, coloquei dois captadores de contado, creio que da Tron nele e mais nada, tanto que ele não tem nem controle de volume. E, assim que chegar, ele será usado com um Behringer ADI21 que você me indicou aqui no fórum alguns meses atrás.

Haven
Veterano
# set/12 · Editado por: Haven
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Minha guitarra está regulada com ação baixa e uso ela na afinação padrão. Mas quando diminuo meio tom na Mizinha, ela começa a trastejar em quase todas as casas. Será que é algum problema no braço ou a ação baixa das cordas de fato está no limite?

Breno_Sousa
Veterano
# set/12
· votar


Olá galera!
Mauricio Luiz Bertola e quem mais puder me ajudar ...

Comprei uma JA-2 e estou adorando a guitarra, porém tem uma coisa me chamando a atenção... na verdade duas...na verdade 3...

1) Quando uso distorção a guitarra chia ... um chiado bem chatinho... quando fecho o tone...simplesmente desaparece...Quando eu uso só a distorção ou só o over a guitarra chia bem baixo...mas quando os dois são acionados juntos fica bem alto o chiado...pode ser problema de blindagem? já testei com outras guitarras e isso não acontece...

2) A ponte (é uma floyd da Tagima...muito boa e segura por sinal...) porém na parte onde se introduz a alavanca existe (aonde parece um cano do super Mario Bros) ... tem como se fosse um círculo de plástico ou de silicone que fica em baixo desse "cano"... esse círculo está meio fora do lugar e por conta disso a alavanca fica mole, mole, mole... esse "cano" acaba por mexer facilmente...

3) Quando fui trocar de corda pela primeira vez a guitarra ficou trastejando com a corda solta...fiz uma gambiarra (na verdade, uma "alternativa técnica") colocando um cartão embaixo do nut... tem problema essa atitude? o que pode ter levado à esse trastejar??

Obrigado ao Mauricio Luiz Bertola e os demais que puderem ajudar ...

igor.schecter
Veterano
# set/12
· votar


Breno_Sousa
o chiado deve ser pela blindagem, eu acho. e o problema de trastejar deve ser a regulagem da ponte...veja se ela está alinhada.

krixzy
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Comprei uma Jackson JS32 King V com floyd rose, e gosto de tocar em C, mas não sei se da pra colocar cordas de calibre 0.11 ou 0.12 e afinar em C, axo o braço dela fino e tenho medo de ferrar o braço ou a ponte mesmo regulando, ela tem corpo em cedro e braço em maple, se der qual calibre vc indica pra afinar em C? ela não aguenta cordas 0.12 ou eu sou medroso d +?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


kyo_ryo
Cara, tente o reparo... Mas não espere 100% de confiabilidade nela...
João Pedro Strabelli
Não conheço esse dispositivo, portanto, não posso opinar...
Haven
Provavelmente está no limite...
Breno_Sousa
1) Isso é normal. Blindagem resolvará em cêrca de 90%
2) Qual é a pergaunta?
3) Não tem problema.
krixzy
Isso não existe. O que existe é vc levar sua guitarra a um luthier competente e pedir para que a mesma seja regulada para tal afinação.
Abçs

Breno_Sousa
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola Muito obrigado pelo esclarecimento. Me perdoe por não ter sido mais claro... é aqui ó: segue a imagem...

Essa rodela aonde se coloca a alavanca ...

é aqui o problema..ela está mole, mole, mole...vai pra frente e pra trás e por isso não consigo utilizar a alavanca muito bem... já me falaram que preciso de uma ponte nova! é tão grave assim o problema???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji