【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Tensoohvisky
Veterano
# jul/12 · Editado por: Tensoohvisky
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, a altura nas ultimas casas pode ultrapassar 4mm? O braço da guitarra está reguladissimo, o problema é que abaixo dessa aluta a guitarra trasteja (A minha) e eu nao vou levar nos luthiers que tem por aqui pq quando nao cobram o olhos da cara o serviço fica o olho do c...
To juntando um capital pra comprar aquela ferramenta de arredondar trastes, porque aí eu mesmo posso deixar ela do meu jeito, só queria saber se é uma altura considerada alta.

lindoso
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, o jack da minha guitarra está defeituoso...por isso irei troca-lo, mas ao acessar o site soldafria, fiquei numa duvida, encontrei um jack do tipo mono aberto e outro do tipo mono fechado, qual a diferença de um para o outro? e qual dele devo por na minha guitarra? Vlw!!! link do site :
http://www.soldafria.com.br/conector-jack-j10-c-48_358.html

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Abixibarraba
O tipo da conformação das fibras, o forma como ela regae à pressão, a capacidade de rachar, a densidade, etc, etc...
Porque a pergunta?
Tensoohvisky
No meu entender, sim.
lindoso
"jack" para guitarra é aberto. Fim.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


Leo_Antunes
Vc já a levou ao luthier?
Abç

matheus.felippe
Veterano
# jul/12
· votar


Estava querendo comprar uma Epiphone G400. Dei uma olhada nas especificações, e aqui tá dizendo que ela é de mogno. Só que eu peguei uma pra testar na Playtech, e a guitarra é impressionantemente leve, quase do mesmo peso da minha Strinberg, que é de compensado puro. Aí surgiu a duvida: a G400 é mesmo de mogno?

thiagosp100
Veterano
# jul/12
· votar


Eu tenho uma dúvida. Estou com problema de chiado no amplificador (não sei se é da guitarra) pois onde moro não tem terra. Mas, sei que a guitarra não tem blindagem por ser de baixo custo (Squier Bullet) e estava pensando em blindar (eu mesmo, pois um Luthier aqui da cidade cobra caro).

Mesmo não tendo terra, adianta de algo blindar a guitarra ? Passar folha de cobre no escudo, na parte da madeira (captadores e jack). Será que melhoraria o "aterramento" ou além de blindar, precisa fazer um aterramento interno também?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


matheus.felippe
Cara, compensado é mais pesado que madeira...
Essa guitarra é de nato, o que não a desabona...
thiagosp100
pois onde moro não tem terra.
Apenas vai melhorar, mas o chiado nãovai acabar...
Eu não faria isso nessa guitarra, pois não vale muito à pena não.
Ademais, essa questão é totalmente scundária, pois, no contêxto da música, ninguém ouve o chiado...
Abçs

thiago0gds
Veterano
# jul/12 · Editado por: thiago0gds
· votar


Tou com uma duvida. Tenho uma memphis mg 22(até porque por enquanto o dinheiro ta curto) e quando eu toco em casa, não tem nenhum problema. O problema ta quando eu vou pro curso, que dai nois junta os instrumentos e monta uma "banda", só que la quando estou com uma distorção ligada, começa a dar microfonia, queria saber se isso é por causa dos caps ruins ou por o volume esta meio alto e eu do lado do amp?

Abixibarraba
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A tempos procuro madeira para mandar fazer o corpo do meu baixo....Mas perguntei mesmo so por curiosidade....acho q vou pedir um bloco de Alder na stewmac, a nao ser q o SR. me indique outra mais barata, fácil de achar e acessível.

fconde77
Veterano
# jul/12
· votar


Abixibarraba

Uma boa dica para comprar madeiras para corpo, braço e escala é a Musictools, lá tem madeiras importadas como Alder e as nacionais como Marupá e Freijó além de ferramentas, gabaritos e peças.
Eu, particularmente, iria de Freijó.

Abixibarraba
Veterano
# jul/12 · Editado por: Abixibarraba
· votar


fconde77
Beleza...vou da uma olhada...mas quero uma madeira beeeeeem leve, tenho um problema cronico no ombro e nao me dou bem com instrumentos pesados....

edit..olhei aqui......sabe qual a mais leve... cedro rosa, marupá ou freijó?

João Pedro Strabelli
Veterano
# jul/12
· votar


Bertola
Muito obrigado pela dica do Behringer ADI21, já estou corredo atrás do meu. Valeu!

thiago0gds
Veterano
# jul/12
· votar


ninguem vai responder minha duvida? rsrs

thiagosp100
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu vi no ML a folha de cobre, e esta na faixa de 20 reais. Achei que valeria a pena passar na parte de dentro da madeira. Mesmo que ajude apenas um pouco. Pois, depois vejo o esquema do aterramento. Neste caso (para esta guitarra de baixo custo) não vale gastar esses 20 reais ou além de forrar, precisa muito mais gambiarra pra ficar boa e por isso não vale a pena ?

Obrigado pela resposta.

fconde77
Veterano
# jul/12 · Editado por: fconde77
· votar


Abixibarraba
Não tenho a menor ideia qual a mais leve, entre em contato com a loja que eles são super atenciosos.
O que vc pode tentar e fazer o corpo com câmaras internas para aliviar o peso, sei que é usado em guitarras, não sei como ficaria para o baixo, espere o Bertola responder

thiago0gds
As 2 coisas, com o volume alto as cordas vibram e causa o feedback.

thiagosp100
Você pode usar alumínio de forrar fogão pra fazer a blindagem... mas peça para seu luthier executar o serviço.
essa questão é totalmente secundária, pois, no contêxto da música, ninguém ouve o chiado...

thiagosp100
Veterano
# jul/12 · Editado por: thiagosp100
· votar


fconde77

Entendi... então os componentes que nela vem, são muito inferiores (em relação ao padrão) e com isso milagres não acontecem. Para fazer ela ficar perfeita, precisaria trocar a fiação toda, incluindo os potenciômetros e outras coisas a mais. Além de blindar. E, pelo preço dela, não compensa a grana investida. Estou correto ?

PS: Aqui o chiado vem muito alto, ao passar de nota para nota. Por isso o desânimo. Não sei se é problema de aterramento.

fconde77
Veterano
# jul/12
· votar


thiagosp100

Pode não ser necessário troca da fiação ou potenciômetro, as vezes até uma blindagem resolve, o problema maior é que sua guitarra é de compensado e não há investimento que se justifique nessa guitarra... Aliás, quando vc foi comprar abriu um tópico pedindo opiniões sobre ela e todos postaram, antes do tópico ser fechado, avisando pra não compra-la.

Venda a guitarra, esqueça o nome que vem gravado ou formato do headstock e compre uma melhor, mas antes pesquise no fórum sobre os modelos disponíveis na sua região.

pedrobraganca
Veterano
# jul/12
· votar


Já agora... Qual é o amp que voces mais gostam :

peavey vypyr 30

ou

fender mustang ii

porque?

fconde77
Veterano
# jul/12
· votar


pedrobraganca
Pergunta irrelevante, o que eu gosto pode não lhe agradar.

Mas se quer opinião adianto que não sou fã de amplificadores com efeitos embutidos, se der problema o custo de reparo vai nas alturas e você fica sem amp por um bom tempo.

Fábio Santiago
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
minha guitarra teve o braço recentemente reparado por luthier pq a guitarra caiu no chão e soltou a emenda do heastock que fica na altura das primeiras casas e abriu um pouco a escala.

depois que recebi o intrumento o reparo ficou otimo nem apareta que aconteceu algo, mas quando fui trocar as cordas retirei todas o tensor puxou pra traz e então quando eu mexia o braço pra frente e pra traz eu ouvia em estralo dentro do braço, proximo da casa 12, se eu afinar a guitarra normalmente este estralo some, a guitarra não está desafinando, o que pode ser isso? posso estar correndo algum risco?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


thiago0gds
Problema de construção do braço e instalação do tensor. Se isso não atrapalha, esqueça.
Abç

lindoso
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
pretendo montar o seu projeto, o mini fuzz, mas estou em duvida quanto aos jacks IN e OUT do pedal, o IN é stereo aberto ou fechado? e quanto ao OUT? é mono aberto ou fechado? vlw..

MusicDan
Veterano
# jul/12 · Editado por: MusicDan
· votar


Fala Bertola,
Tavez vc já tenha respondido essa pergunta 1 milhão de vezes, mas o que eu achei na busca não foi suficiente, tópico muito antigos. Assim, vou ser direto

Gostaria de sua OPINIÃO TÉCNICA.:
Das atuais Qual é a melhor pra comprar. Tagima 735 Hand Made Brazil ou 635?
(Já sei as diferenças de especificação do site: madeira,marcadores, headstock, etc.)

Novas 1000 a 1300
usadas 500 a 900 (sem upgrades)

Também aceito sugestão que vc ache que compense mais.
Vou comprar usada mesmo, pelo preço.
Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


lindoso
Tanto faz,
MusicDan
Por algumas questões, a 635.
Abçs

MusicDan
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Por algumas questões, a 635.
Gosto e conheço um pouco da Parte técnica.
Você diria que é pelo melhor Madeiramento, construção ou captação?

thiagosp100
Veterano
# jul/12
· votar


fconde77

Compreendo a sua indignação. Mas nem sempre as coisas acontecem como queremos. Se eu tivesse dinheiro, pode ter certeza que compraria coisa melhor. Comprei esta, pois era a única que pudia comprar via internet, pois na minha cidade não tem loja de instrumento musical bom.

E, você deve estar se enganando, pois a guitarra que comprei não é de compensado. Alias, levei em um Luthier e perguntei a ele e ele também me garantiu que não é. Aproveitando... (você não deve saber) mas a Squier vinha em compensado a muitos anos atrás, hoje em dia não é mais. Por isso que comprei. Descobri isso pesquisando aqui mesmo no fórum.

Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


MusicDan
Madeiramento e capts.
Abixibarraba
Embora isso não seja uma verdade absoluta, o marupá é mais leve que o freijó e o cedro.
Abçs

Joe000
Veterano
# jul/12
· votar


Quem puder da uma força aew galera.
Fugindo do assunto do tópico,eu kria saber se alguém sabe ou se conhece algum tópico aki no FCC ou em outro lugar referente a "Criação de BT's usando o Band in Box".
Sou grato desde já,e eu já usei a busca,não encontrei nada satisfatório.



vlw! =_)

MusicDan
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Madeiramento e capts.
Valeu!

fconde77
Veterano
# jul/12 · Editado por: fconde77
· votar


thiagosp100

Se eu tivesse dinheiro, pode ter certeza que compraria coisa melhor.
Tranquilo, mas muitas vezes o melhor pode não ser o mais caro, a Squier costuma ser mais caras que outras pelo nome Fender gravado no headstock... por exemplo as Condor RX20 ou 30, na minha opinião são superiores a alguns modelos Squier e são mais baratas.

pois na minha cidade não tem boas lojas de instrumento musicais/i]
Uma pena, mas vi na U.F.O.S. a RX-30 por R$335,00

[i]Aproveitando... (você não deve saber) mas a Squier vinha em compensado a muitos anos atrás, hoje em dia não é mais.

Nem todas as Squier são, ou eram de compensado, por exemplo fiquei com uma Califórnia por 2 semanas e o corpo é de cedro indiano, pelo que sei somente a Bullet que é ou era de compensado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji