【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
iansiro
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Quanto que eu devo gastar pra:
- iniciar do zero a parte eletrica de uma ibanez (colocar captadores single e escudo de fender que eu vou comprar) e os potenciômetros, jack e cia no luthier mesmo;
- arrumar e fazer a blindagem da parte eletrica e trocar os caps (que eu vou arrumar) da minha epi les paul;

Se puder dizer quanto que sairia cada uma dessas coisas, com voce, ai em Niteroi, eu agradeceria. Se você não estiver disponivel e puder indicar algum outro luthier muito bom no Rio de Janeiro ou no centro de Niteroi, eu ficaria grato.

thiagosp100
Veterano
# jul/12
· votar


fconde77

Pois é, mas onde eu comprei (transporte por transportadora e frete grátis) só tinha essa. E foi praticamente o mesmo valor. Paguei 400. O corpo é bem pesado e forte... e antes dos 7 dias úteis (que eu podia devolver a guitarra a loja, conforme o código do consumidor) perguntei ao Luthier e o mesmo me garantiu que não é de compensado. E, este Luthier, fabrica baixos, guitarras e tem uma infinidade de madeiras em sua oficina. Confiei nele.

Para saber de fato se realmente é de compensado, qual é o teste que se faz ?

fconde77
Veterano
# jul/12 · Editado por: fconde77
· votar


thiagosp100
O corpo é bem pesado e forte
R: O peso nada tem a ver com a qualidade da madeira, a Epiphone Special que é de compensado e bem pesada em compensação o Marupá(madeira nacional muito boa) é bem leve.
Pra ilustrar a ideia: Já lí, não se se procede, que um mesmo tipo de Mogno pode ter pesos diferentes, algo em relação as características do solo da região onde cresceu e isso deixa a madeira muito "mineralizada" aumentando o peso.

perguntei ao Luthier e o mesmo me garantiu que não é de compensado.
R: Se ele, que é luthier, falou que não é compensado quem sou eu, um mero palpiteiro, pra dizer o contrário.

Para saber de fato se realmente é de compensado, qual é o teste que se faz ?
R: Que eu saiba pra isso não existe teste, vc teria que retirar o escudo e lixar a lateral da cavidade dos captadores até expor a madeira pra verificar, mas se vc não tem intimidade com isso é melhor não mexer.

A blindagem não resolve o ruído dos singles. Ela apenas reduz aquele ruído chato que aparece quando você retira as mãos da sua guitarra.

thiagosp100
Veterano
# jul/12
· votar


fconde77

A blindagem não resolve o ruído dos singles. Ela apenas reduz aquele ruído chato que aparece quando você retira as mãos da sua guitarra.

Mas é exatamente isso que é chato... o zumbido quando se tira a mão das cordas, é MUITO alto. Com isso, ao mudar de nota (entre uma nota e outra) um chiado/zumbido/apito vem com tudo. Fica horrível o som.

fconde77
Veterano
# jul/12
· votar


thiagosp100

Leve ao luthier e orce o serviço de blindagem... Mas blindagem nada mais é que forrar as cavidades dos captadores e escudo com Cobre ou alumínio (nunca papel laminado... no mínimo o alumínio forra-fogão) para fazer o efeito "gaiola de faraday".

t_odinson
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado por ajudar, acho que agora vou sair a casa de um luthier kk.
abç.

t_odinson
Veterano
# jul/12
· votar


Se alguém tiver contato de algum no abc-São paulo agradeceria tb :)

thiagosp100
Veterano
# jul/12
· votar


fconde77

Bom, ele me garantiu que não era, e confiei nele. Mas, é sempre bom provar por A+B o que é realmente verdade. Então, se desse para eu ter essa 100% certeza, eu faria.

gabrielkiller
Veterano
# jul/12
· votar


boa noite Bertola primeiro gostaria de dizer que admiro muito seu trabalho como luthier.
tenho perguntas básicas para o sr:
1ª considerando que as diferenças entre as gibsons standard e studio são poucas, como o sr explica a diferença de preço?
2ª em termos de custo beneficio qual das três citadas abaixo são melhores?
gibson studio
ESP Ltd ec1000 deluxe
epiphone custon
(lembrando que a "folga" no dinheiro seria utilizada em pedais/pedaleira ou um amp)
3ª na montagem de um pedal eu se usa a caixa de ferro como uma gaiola de Faraday?

4º que madeira nacional o sr considera util para um resultado igual ou superior ao mogno
desde ja grato

gabrielkiller
Veterano
# jul/12
· votar


ultima pergunta prometo =X
uma epiphone custon ou uma "alternativa oriental"?
(no handmades"chegou minha JEM jr..."

fconde77
Veterano
# jul/12 · Editado por: fconde77
· votar


thiagosp100

Bom camarada, pelo seu post sobre a compra dessa guitarra no anúncio que vc mencionou dizia ser de basswood, no site da Squier confirma essa informação e no site da Fender a mesma coisa...
Ou seja, se essa for de compensado ou os 3 sites são enganosos ou essa é uma versão antiga que estava encalhada na loja.

thiagosp100
Veterano
# jul/12
· votar


fconde77

Sim, por isso quero saber hehehe.

fconde77
Veterano
# jul/12 · Editado por: fconde77
· votar


thiagosp100

Veja nesse tópico um post do Claudio.oc repassando uma informação que desde 2010 todas as Bullet são de basswood, aliás tem um post meu lá também... se quiser ter certeza mande um e-mail para a Fender com o serial pedindo informações sobre ela.

thiagosp100
Veterano
# jul/12
· votar


fconde77

É uma boa...! Valeu!

Otaniel
Veterano
# jul/12
· votar


Alguem pode me indicar onde comprar a ponte gotoh floyd rose edge iii ?

Fábio Santiago
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
minha guitarra teve o braço recentemente reparado por luthier pq a guitarra caiu no chão e soltou a emenda do heastock que fica na altura das primeiras casas e abriu um pouco a escala.

depois que recebi o intrumento o reparo ficou otimo nem apareta que aconteceu algo, mas quando fui trocar as cordas retirei todas o tensor puxou pra traz e então quando eu mexia o braço pra frente e pra traz eu ouvia em estralo dentro do braço, proximo da casa 12, se eu afinar a guitarra normalmente este estralo some, a guitarra não está desafinando, o que pode ser isso? posso estar correndo algum risco?

condor guitar
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom dia amigo,
Estou querendo da um up na minha condor rx20s e já estou vendo os captadores a serem comprados. A serie standard (si,s2,s3) da malagoli seria uma boa pedida ou é praticamente a mesma coisa dos meus captadores originais?

condor guitar
Veterano
# jul/12 · Editado por: condor guitar
· votar


Post Duplamente

ROo
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, to com um problema numa guitarra aqui, não sei identificar se essa rachadura é estrutural ou apenas na pintura. Ela não sofreu nenhuma queda, nenhuma batida, nada, só apresenta isso aí. A guitarra tem construção set-thru.
http://img594.imageshack.us/img594/8756/img8417c.jpg
http://img341.imageshack.us/img341/2889/img8421.jpg
http://img850.imageshack.us/img850/9153/img8414a.jpg

Stori2
Veterano
# jul/12
· votar


Galera, tenho uma cort x6 e acho o braço dela muito confortavel e macio de tocar, mas o som não é dos melhores.
Tava pensando em colocar um captador novo nela pra tocar algo parecido com lamb of god.
O som dela ficaria bom? Se sim, que captador que compensa colocar?
CONSTRUCTION: Bolt-on
BODY: Basswood
NECK: 5pcs Hard Maple(Stripe Reinforcement)
BINDING: N/A
FRETBOARD: Rosewood, 15 3/4" Radius(400mm)
FRETS: 24 / Jumbo (2.9mm)
SCALE: 25 1/2" (648mm)
INLAY: White Dot
TUNERS: Die cast
BRIDGE: Double Locking III Tremolo
PICKUPS: Bluebucker BB-2F & BBEG5-M & BB-2R (H-S-H)
ELECTRONICS: 1 volume, 1 tone (w/ push pull), 5way lever
HARDWARE: BK (Black)
STRINGS: D'addario EXL120(042-009)

fconde77
Veterano
# jul/12 · Editado por: fconde77
· votar


Stori2

Tava pensando em colocar um captador novo nela pra tocar algo parecido com Lamb Of God.
R.: Difícil de dizer pq a banda tem 2 guitarristas, cada um deles com um som bem distinto... o Willie Adler que praticamente usa uma LP da ESP e o Mark Morton que usa várias guitarras(Jackson, Framus e Gibson etc), Modelos bem diferentes, madeiras diferentes, captadores diferentes, resumindo é complicado a partir desse setup definir um som como base.

O som dela ficaria bom? Se sim, que captador que compensa colocar?
R.: Upgrades sempre são legais, dar um up na guitarra aumenta aquela vontade de tocar, mas tem que ter sempre em mente equilibrar o "CustoXBenefício".
Agora eu acho, atenção, eu disse "ACHO", que pra sua guitarra ficariam legais um par dos Malagoli HH777 ou então se quiser mais pesado pegue os Malagoli EVO.

Mas como digo: "Não leve a minha opinião ou a dos outros como verdade absoluta, analise cada uma, estude as caracteristicas dos captadores sugeridos, procure entender bem as caracteristicas da sua guitarra e da madeira usada, escute os demos de cada um e depois pesando seus prós e contras e decida o que for melhor pra você, afinal é vc que vai estar gastar o $ e tocar.

P.S.: Antes de pensar em upgrade de captador analise seu setup (amplificador, pedais ou pedaleira etc) e veja se esse seria o upgrade mais necessário nesse momento.
Não adianta ter a melhor guitarra do mundo estar usando uma amp de estudo xexelento ou uma caixa multiuso.

funkymonks
Veterano
# jul/12 · Editado por: funkymonks
· votar


E ai bertola beleza a ponte da minha ibanez grx40 tem a furacao da ponte torta e com isso o lado das cordas primas fica mais perto do captador da ponte isso interfere em alguma coisa porque eu estou pensando em colocar um captadores melhores e um nut com trava voce acha que vale a pena fazer as modificacoes.
desde ja agradeco.

zedo
Veterano
# jul/12 · Editado por: zedo
· votar


Boa noite.
Tem duas guitarras que me interessam, e que estão com um preço similar na minha cidade: Cort CR 250 e a Squier Telecaster Custom.

Gostaria de opiniões sobre a q ualidade delas, qual escolher... Gosto de hardcore, punk, pouca coisa de metal (mas mais base pesada, não solos de heavy metal etc)

Grato pela atenção

edit: a tanglewood entra nessa briga aí também, com a diferença de vir com case, mas fico com pé atrás pela marca ser desconhecida.

Stori2
Veterano
# jul/12
· votar


fconde77
Eu consegui um dinheiro bom aqui pra comprar o cubo e o captador.. +- uns 1000 reais.
A madeira dela é boa suficiente pra colocar captadores desse nível?

thiagosp100
Veterano
# jul/12
· votar


Gostaria de uma opinião de vocês. Como havia dito, levei ao Luthier, mas estou achando que o braço esta empenado e ele não percebeu. Ou então, eu que estou viajando. Enfim...

Foto 1 - Foto 2 - Foto 3 - Foto 4 - Foto 5

As cordas mais perto dos captadores (ainda em cima do braço) estão longes, em relação a parte perto da pestana. Este realmente empenada ?

fconde77
Veterano
# jul/12 · Editado por: fconde77
· votar


thiagosp100

Por foto fica difícil dizer, mas pra tirar essa dúvida aperte uma corda no 1º e ultimo traste e veja se esta reto
IPC: É normal uma notar uma pequena distancia de aproximadamente 1mm da corda próximo a casa 7.

Agora se essa desconfiança e pq esta achando as cordas altas no final ou o início do braço, mesmo depois da regulagem, pode ser a angulação do braço... nada demais para guitarras com o braço aparafusado e só colocar um pequeno calço (serviço para luthier)
Exemplo

Um terceiro problema e um braço muito alto em relação ao tróculo e mesmo com os saddles colados na ponte as cordas ainda estão altas. O braço (ou o tróculo) tem pouca altura:
Exemplo

thiagosp100
Veterano
# jul/12
· votar


fconde77

Já fiz isso, no meio do braço fica 1mm distante. Braço empenado, mas vendo assim (na foto) parece estar mais do que o normal. Ou seja... as cordas estão mais altas de um lado do que do outro... acredito que a altura do começo do braço até o final, deveriam estar na mesma distância... ou não ?

fconde77
Veterano
# jul/12
· votar


thiagosp100

se vc mediu e ficou uma distancia de +- 1mm no meio do braço esta normal... cordas altas no final da escala e questão apenas de regulagem .

acredito que a altura do começo do braço até o final, deveriam estar na mesma distância... ou não ?
Não.

Se não esta satisfeito com a regulagem volte e converse com o luthier e diga como vc gostaria que ficasse... teste a guitarra pra saber se ficou como queria e aproveite para tirar suas dúvidas com ele.

MusicDan
Veterano
# jul/12
· votar


Aproveitando o ensejo, qual seria o seu comentário técnico a respeito das Guitarras SEIZI, comparando-as com as que já estão no mercado há algum tempo, de mesmo valor .

thiagosp100
Veterano
# jul/12
· votar


fconde77

Então... na verdade, depois que levei lá 2 ou 3 vezes, eu mesmo comecei a regular os carrinhos e melhorou demais. Consegui abaixar mais e sem trastejar. Acontece que mesmo abaixando as cordas só abaixar no começo do braço e não perto da ponte. Estou achando que a regulagem esta para o tensor do braço. Pois como te falei, esta parecendo um arco.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji