【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Symptom
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Se tem conserto, tranquilo. Não me importo se for de papelão ou até de repente um pedaço de uma bucha de parafuso, hehehe. Meu único medo era ter que comprar um jogo novo de tarraxas.

Estou para levar ela ao luthier. Quando fizer isso, peço para consertar então. Muito obrigado.

João Pedro Strabelli
Veterano
# jul/12
· votar


tchedovollosky
Violão clássico x violão folk
Essa é mais minha praia, estudei violão clássico por muito tempo.
São como irmãos que se parecem e tem uma origem comum, mas cada um tem sua persolidade e são muito diferentes.
O violão clássico é tocado com os dedos e precisa que cada nota seja ouvida separadamente, mesmo quando forem tocadas juntas. As cordas de nylon tem uma sonoridade geral mais suave e precisam de um espaço maior para vibrar (daí o braço mais largo).
O violão folk usa cordas de aço, que enfatiza uma faixa diferente de frequências, e tem uma dinâmica difente porque normalmente ê tocado com palheta. Tem uma variedade maior de madeiras no tampo e precisa ser mais reforçado porque a tensão das cordas de aço é muito maior que as de nylon.
Dessas diferenças vem a dica: não use nylon no violão folk porque ele vai perder muito rendimento e jamais use aço no violão clássico porque isso pode danificar o instrumento.

G123
Veterano
# jul/12
· votar


fconde77 ajudou muito obg

as cordas desafinam bem rapido...minhas tarrachas são comuns, as q já vieram na guitarra


como funciona o mecanismo da tarracha blindada?
se eu colocar ela o problema da desafinação está resolvido?


mas se eu colocar a com trava, ela pode causar algum dano?


obg

G123
Veterano
# jul/12
· votar


na guitar fetish tem q pagar imposto quando o produto chega no Brasil?

se sim...como é cobrado esse imposto?
qual a porcentagem sobre o valor do produto?

to querendo comprar 2 pontes e 2 tarrachas que dá $102,8 dolares + o frete

obg

fconde77
Veterano
# jul/12 · Editado por: fconde77
· votar


G123

as cordas desafinam bem rapido...minhas tarrachas são comuns, as q já vieram na guitarra
Isso pode acontecer em 3 situações:
1 - Cordas mal colocadas;
2 - Os parafusos das tarraxas estão precisando de um reaperto (parafuso da borboleta,parafuso fixação em baico e "porca" que fica em cima)
3 - Cordas novas costumam desafinar um pouco, não se preocupe com isso e mantenha afinado que elas estabilizam.

como funciona o mecanismo da tarracha blindada?
O mecanismo é o mesmo, a diferença é que um fica exposto ou simplesmente não esta selado.

se eu colocar ela o problema da desafinação está resolvido?
Se trocar as tarraxas e repetir os mesmo erros que falei acima.

mas se eu colocar a com trava, ela pode causar algum dano?
Não, mas acho desnecessário para ponte fixa, é melhor e mais barato aprender a colocar as cordas.

na guitar fetish tem q pagar imposto quando o produto chega no Brasil?
Na Guitar Fetish e em qualquer outra loja do exterior, normalmente paga-se imposto quando a soma do valor do produto + o frete ultrapassa os U$50,00


qual a porcentagem sobre o valor do produto?
Se seu produto for retido vc pagara 60% não só sobre o produto, mas sim sobre o valor total da compra e isso inclui o frete, ou seja numa compra de:

U$ 102,80 (Produtos)
+ U$ 18.96 (Escolhendo o frete mais barato e sem rastreamento)
-----------------------
= U$ 121,76
X 60% (Voce vai pagar imposto sobre o valor da mercadoria e o frete)
= U$ 73,05
-----------------------
= U$ 194,81
X 2,0278 (Num cálculo rápido com a cotação de hj, mas é só um demostrativo porque a cotação que vai definir o valor em Reais será a a do dia do fechamento da fatura )
------------------------------------
= R$ 395,03 *
*Em alguns estados ainda é cobrado o ICMS

Pra facilitar esse cálculo o Sobrevivente fez uma planilha em Excel e disponibilizou no "Tópico Oficial Sobre Ebay"

Planilha para o cálculo de importação de equipamentos.

IPC.: Avalie realmente a necessidade da troca das tarraxas e pontes da sua Telecaster. Não vejo a menor necessidade de troca de ponte e tarraxas com trava pra esse modelo a não ser que estejam quebradas.
Na maioria das vezes apenas uma boa regulagem feita por um bom luthier é suficiente.

jpguitarsolo
Veterano
# jul/12 · Editado por: jpguitarsolo
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Esse esquema de instalação serve para todas as Stratocaster's ?
http://1.bp.blogspot.com/-O6HIZ1-zWOc/Tg4vPlSI7YI/AAAAAAAAAWo/gSwkNCS0 qYs/s1600/stratocaster-doubletonemod.png
Eu tenho uma que não tem capacitor nenhum.
kkkk
E agora eu quero trocar os poteciômetros, pois tem ruídos, e colocar os capacitores.
Posso fazer por esse esquema, ou uso sem capacitor mesmo e só faço a troca dos poteciômetros?
Eu tenho um pouco de experiência em eletrônica, concerto alguns aparelhos com defeito.

funkymonks
Veterano
# jul/12
· votar


E ai bertola beleza qual nut voce acha melhor osso, grafite ou roller.

G123
Veterano
# jul/12 · Editado por: G123
· votar


fconde77

1 - Cordas mal colocadas;
então...creio q estão bem colocadas eu troco as cordas com bastante cuidado e atenção
2 - Os parafusos das tarraxas estão precisando de um reaperto
dei uma checada básica nesses parafuso e parece q estão corretamente apertados
3 - Cordas novas costumam desafinar um pouco, não se preocupe com isso e mantenha afinado que elas estabilizam.
troquei minhas cordas faz quase 2 meses e sempre afino, até quando termino de tocar deixo afinadas


mas a tarracha blindada é melhor do q a comum certo?
ela segura muito mais a afinação ou é quase a mesma coisa da tarracha comum?
como diferencialas visualmente?


eu quero trocar as tarrachas pq realmente ñ estão segurando a afinação, com um simples bend já desafina e até sem fazer continua desafinando

e quero trocar a ponte pois vou colocar um humbucker


obg pela ajuda

fconde77
Veterano
# jul/12 · Editado por: fconde77
· votar


G123

Blz então, mas já que estamos nesse assunto de troca de cordas olhe esse vídeo só pra ilustrar



e esse post no Blog do Edmar Luighi:
http://edmarluighi.com.br/blog/?p=1041

mas a tarraXa blindada é melhor do q a comum certo?
Não é melhor nem pior, tem tarraxa blindada que é uma porcaria e Kluson ótimas...

como diferencia-las visualmente?
Blindada: http://www.guitarfetish.com/assets/images/products/tuners/E51_a.jpg
Vintage, Kluson etc:
http://www.guitarfetish.com/Gold-Vintage-Fender-Style-tuning-MachinesP ress-fit-Bushings_p_401.html

eu quero trocar as tarraXas pq realmente ñ estão segurando a afinação, com um simples bend já desafina e até sem fazer continua desafinando
Como comentei anteriormente: Leve a sua guitarra a um luthier para revisão e regulagem

e quero trocar a ponte pois vou colocar um humbucker
Mais barato e prático, instale um captador DualRail ou Bobina Dulpa... vai sair mais barato e mais simples.

- Não precisa escavar o corpo;
- Não é necessário trocar a ponte;

Exemplos:
http://www.sergiorosar.com/index.html
http://www.captadores.com.br/loja/catalogo-34302-198-6_telecaster
http://www.seymourduncan.com/products/electric/telecaster/high-output/ hot_rails_for_t/
http://www.seymourduncan.com/products/electric/telecaster/high-output/ little_59_for_t/

G123
Veterano
# jul/12
· votar


fconde77

estou realizando a compra na guitar fetish jundo com outra pessoa..
e eu estava pesquisando sobre tarrachas hj...

eu queria comprar esta

mas achei melhor comprar esta devido a segurar mt mais afinação....


mas ñ deu tempo de avisar a pessoa, e ela já realizou a compra


há algum modo para eu trocar esse produto pelo o outro e pagar a diferença??

obg

G123
Veterano
# jul/12 · Editado por: G123
· votar


fconde77
agora q vi seu post.. estava escrevendo faz tempo rsr

então de acordo com essa foto a minha é blindada, da condor

essada wilkison deve ser boa?


nem tinha pensado em colocar o DualRail..
mas agora não tem jeito de reverter a compra..
seria mesmo mais barato e pratico..

obg pela ajuda

fconde77
Veterano
# jul/12
· votar


G123

eu queria comprar esta, mas achei melhor comprar esta devido a segurar mt mais afinação....essa da wilkison deve ser boa?
Acho que vc trocou os link no post anterior pelo que escreveu agora, mas sim, acho a Wilkinson melhor. A outra que vc postou é "estilo" Gotoh.

nem tinha pensado em colocar o DualRail...
Pois é, mas eu já tinha falado com vc sobre o DualBlade nesse tópico que vc abriu

ñ deu tempo de avisar a pessoa e ela já realizou a compra, há algum modo para eu trocar esse produto pelo o outro e pagar a diferença??
Só entrando em contato com a loja pera saber, mas no GFS nunca vi DualBlade pra ponte de Tele...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


jpguitarsolo
Se o circuito não tem capacitor, não haverá mudança de tonalidade.
funkymonks
Todos. Cada um tem sua característica.
Abçs

funkymonks
Veterano
# jul/12 · Editado por: funkymonks
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mas qual voce aha melhor para colocar numa guitarra com tarraxa com trava.

G123
Veterano
# jul/12
· votar


fconde77
tinha esquecido desse topico...
acho q ñ da pra muda o pedido
tomara q as Wilkinson sejam boas...

mas obg por toda ajuda

fconde77
Veterano
# jul/12 · Editado por: fconde77
· votar


G123
e são.

funkymonks
Peguei o texto desse tópico e destaquei dois comentários de membro que sabem o que falam/escreve sobre o assunto.

"Penta_Blues
- Nut: juntamente com a ponte, é um dos mais importantes itens a se verificar, pois ambos são os apoios das cordas e os responsáveis por transmitir a vibração das mesmas ao corpo da guitarra e receber a ressonância deste. ...
Osso: é o mais tradicional e possui um som macio e oferece baixo atritamento;
Grafite: quase não oferece atrito, mas o timbre tende a ser apagado;
Latão: é dos metais o mais usado para nut e seu timbre é aberto, claro e agudo;
Plástico: é utilizado normalmente em guitarras de baixo custo;
Micarta: também pode ser encontrada em guitarras de baixo custo, mas ao contrário do plástico, produz um bom timbre."

"Mauricio Luiz Bertola
Não há "pontos fracos", apenas características timbrísticas distintas.
No de osso, os médios ficam mais pronunciados que no de latão, que tem uma resposta mais em "U". Esclarecendo que essas diferenças são sutís.... Sempre deve-se lubrificar os sulcos da pestana com grafite em pó ou vaselina sólida (não use esse produto caso se utilize de cordas Elixir)"


Completando: O som do RoolerNut pode variar pq os carrinhos podem ser feitos de vários materiais, mas a finalidade dele é para quem usa muito a alavanca. O atrito e bem pequeno já que corda "desliza" sobre os carrinhos.
P.S.: A instalação de um RoolerNut exige algumas modificações na escala que encarecem a instalação
http://www.pauleiraguitars.com/como-fazer/como-instalar-um-lsr-roller- nut/#bloco-conteudo

funkymonks
Veterano
# jul/12 · Editado por: funkymonks
· votar


fconde77
valeu eu vou colocar o roller nutpor que pelo link que voce me passou ele fica bom com tarraxa com trava e a minha guitarra tem.

JoaoWylde
Veterano
# jul/12 · Editado por: JoaoWylde
· votar


Boa noite galera :)
Eu queria saber uma coisa: minha les paul clp79 strinberg está com a chave seletora ruim.. (só funciona se colocar para baixo - eu acho que é o captador da ponte..) Entao.. não sei sobre as ligações, queria saber como eu faço isso em casa... nao to com tempo para levar num luthier, e to sem $$ também.. tenho outra guitarra, essa daqui seria só para diversão mesmo, serviria também para aprender como é ela por dentro e tal.. eu comprei uma chave seletora, só que nao sei como ligar. é o seguinte: O Local que coloca o cabo p10, esqueci o nome agora... tem um fio vermelho, com 2 pontas... (um branco e um desfiado).
Depois vem mais 2 fios.. um de uma cor que nao lembro( acho que é verde) e outro preto, sendo que esses fios também tem 2 pontas com as mesmas caracteristicas do outro acima.
A chave seletora tem 3 posições, uma para o braço, outro para a ponte e a outra para os dois.. e ela tem 4 furos. como se fosse assim:

O ___ O ___ O

______ O _______

Cada furo representaria um buraco da chave.
Se puderem responder, agraderecei bastante.

A´te

G123
Veterano
# jul/12
· votar


fconde77
voltando a ponte..
vendo pelo lado bom pode ser q fique mais bonita né rss

acho q vou colocar sergio rosar na ponte e braço
vc recomenda algum?

fconde77
Veterano
# jul/12 · Editado por: fconde77
· votar


funkymonks
Essa é opinião de um luthier, espere o Bertola aparecer e dar a opinião dele e avalie os prós e contras.

JoaoWylde
Siga esse esquema:
http://www.malagoli.com.br/Esquemas2/HH%202%20VOL%202%20TONE%20NEW.jpg
Se é a chave que esta com problema vc deve mexer apenas na tampa trazeira redonda atraz da chave, anote todas as ligações, troque a chave e repita configuração conforme suas anotações.

G123
voltando a ponte...vendo pelo lado bom pode ser q fique mais bonita né rss
Subjetivo...
acho q vou colocar sergio rosar na ponte e braço, vc recomenda algum?
Não tenho sou gabaritado pra isso por não tenho experiência suficiente pra falar de captadores, principalmente de Telecaster de mais a mais vc tem que avaliar o som da sua guitarra( resultado de madeiras e construção), definir o timbre que deseja e dai escolher os captadores.
Espere o Bertola aparecer e te dar uma dica.

JoaoWylde
Veterano
# jul/12
· votar


Vlw cara pela resposta.
Entendi tudo desse esquema ai.. se nao der certo, compro outra chave..
Mas uma coisa, no pickup selector (chave seletora) , aparecem 3 entradas.. a minha tem 4, o que eu coloco nessa quarta?

fconde77
Veterano
# jul/12
· votar


JoaoWylde

Do lado que tem 3 conectores, os da ponta são os dos captadores e o do meio vai para o jack. o lado que tem apenas um é ligado ao terra.
"anote todas as ligações, troque a chave e repita configuração conforme suas anotações."

vocal_aclive
Veterano
# jul/12
· votar


Bertola


Fazendo o favor, vc pode me dizer alguma experiencia sua, ou alguma informação que vc sabe sobre a guitarra Condor Glap 32 exotic?

G123
Veterano
# jul/12 · Editado por: G123
· votar


quais são os tipos de trastes?


se as cordas da tele passar pelo corpo, ela modifica algo além do sutain?

li em um blog falando q se passar pelo o corpo o timbre ñ fica 'macio'?é verdade?porque?


obg

fconde77
Veterano
# jul/12 · Editado por: fconde77
· votar


G123

se vc se refere a medidas e formatos temos 12 modelos, eles são classificados por números:
http://www.warmoth.com/Assets/ProductImages/FW6100.jpg

Agora se vc refere aos materiais já li sobre esses 4 tipos:
# Alpaca - A mais comum, é uma liga metálida composta de cobre, níquel e zinco. Nessa composição ela é prateada, se substituir o níquel por estanho, ganha cor levemente dourada;
# Bell Brass - é uma liga de prata e bronze utilizada para sinos. Possui predominância dourada.
# Aço Inox - Duro que nem o cão e com isso dura por mais tempo. O Bertola se não me engano adora instalar esses trastes.. rss
# Adamantium - Parece brincadeira, e é, na verdade pura jogada de marketing...rsrsrs, o uso desse termo foi ideia do Ed Roman. Na verdade o traste referido aí é de uma liga de titanio, ouro e mais outras coisas que ele não revela...
Fonte: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/263294/


se as cordas da tele passar pelo corpo, ela modifica algo além do sutain?

Não é isso q faz ter mais sustain, é a inclinação das cordas em relação ao corpo aliado à tensão delas.
Porém, o timbre tende a ficar mais estalado, se bem q pra qm tem telecaster, isso não deve significar um problema.
Dependendo da qualidade da madeira e da construção, pode não valer a pena o investimento, sem falar que a diferença é mínima.

Não se preocupe com esses tipos de coisas, upgrades, modificações, personalização, relic etc... aproveite seu tempo para tocar, aprender e se divertir.

G123
Veterano
# jul/12
· votar


fconde77

há as medidas recomendadas para o que vc irá tocar?

como por exemplo uma certa medida será melhor para fazer solos rápidos, e outra será para fazer tapping e já outra para fazer bases,etc

obg

fconde77
Veterano
# jul/12
· votar


G123

Isso vai de cada um, questão de gosto apenas.

kairi
Veterano
# jul/12 · Editado por: kairi
· votar


Bertola, essa Shelter SX é a verdadeira, da série de boas guitarras, ou é uma outra?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-428833596-guitarra-shelter-sx-s st-57-strato-diversas-cores-_JM

Essa SX ainda é uma excelente guitarra, ou tem outro CxB melhor? Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


G123
Cara, como o fconde77 disse, pare de se preocupar com detalhes que, no momento, não tem importância alguma. O que interessa é ter um instrumento razoável, bem regulado e um bom amp, bem como estudar e tocar. O resto é secundário.
kairi
Sim, é. Porém, o ideal é testar várias e comprar a que soar melhor. Ademais, assim que comprar, tem que levar a um bom luthier para a regulagem geral inicial.
Abçs

Shapu
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola a captação do braço da minha cort ta falhando, as vezes tenho que da um tapa em cima dela pra voltar a funcionar, o que pode ter ocorrido ? Ja abri e nao tem fio desconectado nela. Isso aconteceu com a da ponte tb, mas abri reconectei a fiação e ficou normal. Isso ocorreu logo depois de plugar ela em linha no pc pra usar guitar rig.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji