【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


leobandakelvin
Sim, tudo isso é normal.
Abç

Shakall
Veterano
# abr/12 · Editado por: Shakall
· votar


Mauricio Luiz Bertola

No meu caso o projeto não seria nada extremamente diferente, é uma Strato com entrada para humbuncker na ponte e ponte floyd rose, apenas o corpo e o braço cortados e pintados ou não dependendo do preço, pois instalação da ponte, captadores e outros serviços eu consigo fazer nos luthiers daqui, mas o corte e a furação o pessoal está cobrando absurdos. Eu deixei muito vago na primeira pergunta, desculpe.

WellGarcia
Veterano
# abr/12
· votar


Olá, eu tenho uma Guitarra Cort Viva Gold II com Floyd Rose. Então troquei as cordas dela 0.9 para 0.10 e a ponte ficou um pouco erguida, abri a tampa de traz dela pra poder apertar um pouco os parafusos e reparei que os parafusos estão apertados até o final, nao tem como apertar mais. ueria saber oq eu tenho q fazer pra poder nivelar a ponte, devo colocar mais uma mola (ela ja esta com 3) ???? Obg desde ja

Otto Mann
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Humm...entendi agora. Muito obrigado!

FreeTuto
Veterano
# abr/12
· votar


Obrigado Bertola.

Eu não posso pagar para trocar o acabamento. No caso de polir provavelmente sim. Você tem oficina?

herikguitar
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Posicionamento da ponte, problema com a corda, ajuste mal feito, etc...

Poderia ser mais específico por favor?

Desculpe a insistência, é porque não sei se deu pro Luthier consertar (ele é Luthier, mas não trabalha como um, trabalha em outro local, e não sei se deu pra ele consertar), e se ele não consertou, vou ter que fazer eu mesmo.

Eu pensei em regulagem de Oitavas, confere?

Abç!

Bluezêra
Veterano
# abr/12
· votar


Amigos...
Gostaria de saber se, quando o braço esta empenado, na hora que mexer no tensor, ele volta para o lugar instantaneamente conforme o aperto ou leva dias para o braço voltar ao lugar???
Tenho essa grande duvida...embora eu nao vá mexer...mas so por curiosidade!
Agradecido!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


WellGarcia
Use 5 molas...
FreeTuto
Sim, sou luthier a mais de 20 anos.
Cara, não é problema de polimento, mas sim de reacabamento, com verniz de nitrocelulose ou poliuretano, e isso não é fácil, nem barato, e, no caso de acústico, muda sutilmente o som.
herikguitar
Cara, para explicar cada uma das opções acima destacadas eu tería que discorrer muito.
O fato é que, feito o ajuste de entonação, mas não havendo exatidão nas 8ªs, o problema pode ser gerado pelos fatos que descreví acima. Tente refazer a regulagem de 8ªs (entonação), usando um afinador eletrônico preciso (e, preferencialmente, de ponteiros).
Bluezêra
Demora um certo tempo. Horas, não dias...
Abçs

herikguitar
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, para explicar cada uma das opções acima destacadas eu tería que discorrer muito.

Sem problemas, te agradeço muito por ter me respondido e solucionado minhas dúvidas.

A Guitarra já chegou do Luthier, e apenas dei uma olhada nela "de longe", pois estou cheio de tarefas escolares no momento. Mas a princípio, não notei nenhuma deficiência na regulagem, as cordas estão bem afinadas (não conferi oitavas ainda), o braço está bem mais "no seu lugar".

Só teve uma coisa que me deixou um pouco triste, o fato do cara da loja ter dado uma baita queda na Guitarra, provocando um pequeno "machucado" nela, mas pelo menos ficou um pouco Relic, haha.

Obrigado por tudo novamente!

Abç!

diego souza
Veterano
# abr/12
· votar


Boa noite Bertola!

Construí uma les paul e gostaria de sua opnião sobre captadores.

Quero um bom som limpo e vigoroso, tanto no braço quanto na ponte e uma distorção na medida, sem embolar os acordes, principalmente no braço. No braço gostaria que o mesmo fosse brilhante, mas sem estridência.

Pensei nas seguintes combinações de captadores seymor duncan:

1 - Alnico II pro ( ponte e braço); ( gostei desses pelo som limpo , mas deu dúvida se dá para tocar algo mais pesado);
2- 59' model ( ponte e braço);
3- 59' model (ponte) , alnico II pro (braço);
4- 59' model (ponte), jazz model (braço);
5- alnico II pro (ponte), jazz model (braço).

Para ajudar o corpo é em cedro, braço em jatobá e escala em sucupira, gosto de tocar blues, rock clássico, hard rock e heavy metal.

Se a indicação for captadores de baixa saída (alnico pro II), eu usarei pedais para dar um som mais pesado ( principalmente para tocar heavy metal).

Desde já agradeço pela ajuda e atenção.

Andx
Veterano
# abr/12
· votar


Olá!galera! tenho uma dúvida,quero comprar uma pedaleira para guitarra mais melhor um pouco tipo uma zoom G2.1nu. o que vcs acham?
ou tem outra melhor? tipo ate uns 500 reais..
Obrigado Abraço....

ricardosant
Veterano
# abr/12
· votar


Bertola e Seiji me ajudem, vale a pena comprar uma fender squier e depois colocar captadores fender e mudar a ponte.

vinieilers97
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu Mestre.
Mas só uma duvida, porque eu dificilmente encontraria um luthier que faça esse processo de 'desengrossamento'?

123nove
Veterano
# abr/12
· votar


posso colocar uma floydrose sem fazer backbox?

ps: a minah guitarra era uam aria pro ii, postei foto ai pra vc esses dias, ponte top-lock beazolim..

quero por uma floyd rose nela.. posso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


diego souza
Eu optaría por uma dupla de AlNiCo II Pro.
Andx
Eu não entendo nada de pedaleiras...
ricardosant
Se for uma Classic Vibe ou uma Standard, sim.
vinieilers97
Porque não é um serviço profissional, nem que um profissional aceitaría fazer...
123nove
posso colocar uma floydrose sem fazer backbox?
Pode... E recomendo que seja sem essa característica problemática...
Abçs

Vinnas
Veterano
# abr/12
· votar


Bom dia a todos!

Gostaria de perguntar aos mestres da luthieria se é usual e seguro (para a estabilidade do instrumento) o serviço de reshaping de braço.

Digo isto porque tenho duas guitarras que gosto bastante, pelo comprimento da escala (uma LP Studio e uma Yamaha AES, uma LP-like), mas que têm ambas um perfil de braço mais rombudo, o que dificulta certas digitações e aberturas. E já pensei em mandar "afinar" um pouco o braço delas, para ficar mais no estilo das Music Man que eu tanto aprecio.

As guitarras com perfis de braço mais "rápido", a imensa maioria possui escala de 25,5". Busco uma guitarra com escala de 24,75" e shape "modern".

Obrigado!

Jean_Strato
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como faço para pintar o corpo de uma guitarra que já esta na madeira pura ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


Vinnas
Se feito por um profissional gabaritado, e em uma boa guitarra, e não se exagere; não há problemas.
Jean_Strato
Em 1º lugar deve-se aplicar seladora, em várias (4 ou 5) demãos, seguidas de lixagem. Depois aplicam-se demãos de primer (a spray ou pistola), também deguidas de lixagem. Depois aplica-se a pintura, com pistola, em várias demãos, seguidas de lixagem após a secagem. Por fim aplica-se a última demãos e procede-se o polimento com pasta específica e/ou lixa d'agua 1200 e pole-se com poliytriz. Não é fácil, é bem trabalhose, exige experiência e equipamentos.
Abçs

FreeTuto
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola,

Obrigado pela resposta.

Na verdade o que eu queria saber é onde fica sua oficina. =D

Renan Sakamoto
Veterano
# abr/12
· votar


bertola esses dias criei um topico la no forum de violão mas apagaram, o assunto é esse:
queria tirar uma musica que usa afinação abaixo do padrão, a afinação no caso seria (D G C G C D) e fiquei com medo de afinar pra tocar, pois meu violão foi regulado recentemente e pensei que causaria danos.Então ontem na aula de violão perguntei para o meu professor se poderia danificar o instrumento, e ele disse que não e tbm me falou que quando ele começou a tocar tocava musicas antigas afinadas em Lá415 e o padrão e Lá440 e nunca danificou.queria te fazr a msm pergunta pra ver se esta informação esta correta ou errada.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


Renan Sakamoto
Não danifica não. Só nas últimas casas é que a afinação não vai estar totalmente correta.
Abç

Renan Sakamoto
Veterano
# abr/12 · Editado por: Renan Sakamoto
· votar


vlw então cara era mais por inexperiência e medo de empenar o braço que perguntei msm abrass

slash01
Veterano
# abr/12
· votar


Shakall

Donde vc éh?
Tenta no Lee, ele é de Santos, tem uma luthieria em SP tbm mto boa, Hand Made.

slash01
Veterano
# abr/12
· votar


Se for afinar 1/2 tom abaixo, há necessidade de ajuste de entonação (8ªs).

Então pra regula a entonação é so tocar na casa 12 e ver se ta igual a afinação da corda solta ne? Ai se nao tiver, tem que ajustar o parafusinho ou pra mais ou pra menos.

Não gosto de cordas NIG...
Que cordas vc me recomenda, eu costumo usar 0.09, bem raramente eu troco o diâmetro.

E uma curiosidade minha, como que regula o tensor de acordo com o encordoamento, como funciona, pq eu nao sei oq eu to fazendo ali nao to vendo nada...

Jean_Strato
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola e que tinta posso usar? e o que é esse primer ?

diego souza
Veterano
# abr/12
· votar


Bom dia Bertola!

Será que um set de Jb/ jazz ficaria legal??? Inclusive para sons limpos??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


Jean_Strato
Tinta automotiva.
"Primer" é uma pintura prévia. Já existem "primers" em spray no mercado.
diego souza
E porque não ficaría?
Abçs

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá Maurício...peguei uma Tagima t735, que tem uma peculiaridade; possui ponte Floyd Rose e captadores HB's.

Se puder, dá uma olhadinha nela.

Ela possui 4 molas, e mesmo assim, com afinação padrão (E), a ponte fica um pouco levantada (cordas 0.10). Sendo que a parte onde fixa as molas, já está o mais tensionado possível.

O que eu notei de diferença, vendo as molas dessa Tagima e da minha Southern Cross, é que na SC a mola fica beeeem esticada, já na Tagima, parece que ela apenas repousa e exerce pouquissima tensão...

Enfim...a pergunta seria:
Existe diferença de tamanho dessas molas?

Se quiser, tiro uma foto e te passo, caso não tenha compreendido minha pergunta!

Um abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


Thyago_Trajano
Sim, existe diferença de tamanho e de tensão.
Troque TODAS as molas por outras novas e de alta tensão (instale as 5).
Abç

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Seguirei teu conselho e farei isso mesmo! Nunca fui a favor desse lance de usar apenas 3 ou 2 molas...

Obrigado pela ajuda

abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji