【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
slash01
Veterano
# abr/12
· votar


Eu tbm to com o mesmo "problema" citado anteriormente, minhas cordas sao da NIG 0.9 e tda vez que eu passo a flanelinha dps que toco, sai um fiozinho preto, o que que isso significa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


slash01
Não sei...
Abç

Inoob
Veterano
# abr/12
· votar


Num amp valvulado de 4 entradas (2 low) (2 high gain) se eu conectar 4 guitarras, duas na base e duas solando, o som fica embolado?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


Inoob
NUNCA faça isso.
Regra de Ouro: 1 instrumento - 1 amplificador.
Abç

G123
Veterano
# abr/12
· votar


estou quase comprando uma telecaster da condor modelo CT-10SM usada(mais ta novinha) por uns 550reais


eu queria futuramente mandar colocar uma ponte tremula nela...isso pode ser feito??

a ponte tremula precisa fazer aquela escavação atras da guitarra para colocar
as molas?

li falando q a ponte tremula só da alavancada para folgar as cordas...isso é verdade?


o captador do braço é um humbucker e o da ponte é o single da telecaster..

por baixo daquela peça de metal que envolve o captador single da ponte é tudo escavado?
ou é escavado somente o formato do captador?

pois eu queria colocar um humbuker no lugar desse single...

se eu colocar o humbucker ele vai encaixar certo ou vai sobrar algum espaço q não
tampou??


então seria possivel colocar um humbucker no lugar do single e uma ponte tremola no lugar da fixa?e ficar tudo certo e bonito?

ficaria mais ou menos quanto esse serviço?


iria ficar mais ou menos assim....mas a que quero comprar tem escudo


G123
Veterano
# abr/12 · Editado por: G123
· votar


caso fizesse esse serviço iria ficar mais ou menos assim....mas com escudo

http://imageshack.us/photo/my-images/215/dsc06023m.jpg/

Daniel.fmc15
Veterano
# abr/12
· votar


troquei minha K2s numa squier...

o cara que trocou cmg me disse que essa squier era das antigas, ( das primeiras msm,) com 22 casas corpo em ash, braço em maple e escala em rosewood...

ele me disse que ela é da época que a fender fazia as squiers da mesma madeira da fenders originais, e que só mudava os caps e os hardwares...

essa informação ela é verdadeira...

independente ou nao se é verdadeira ou nao, eu gostei d+ dela...som bem mais definido ela é HSS, mas dps eu coloco SH-4 nela....

poderiam me responder???

obrigado gente!!!!

fconde77
Veterano
# abr/12 · Editado por: fconde77
· votar


G123

eu queria futuramente mandar colocar uma ponte tremula nela...isso pode ser feito??
R:. Sim

a ponte tremula precisa fazer aquela escavação atras da guitarra para colocar as molas?
R:. Sim

o captador do braço é um humbucker e o da ponte é o single da telecaster... por baixo daquela peça de metal que envolve o captador single da ponte é tudo escavado, ou é escavado somente o formato do captador?
R.: Uma coisa que me chamou atenção e que vc falou que o captador do braço e um Humbucker mas originalmente esse modelo tem um single no braço, resumindo: Ou já foi alterada ou é um modelo antigo ou até mesmo diferente... A escavação do corpo segue o tamanho do carpador, ou seja, é do tamanho de um single de telecaster pra ponte.


pois eu queria colocar um humbuker no lugar desse single... se eu colocar o humbucker ele vai encaixar certo ou vai sobrar algum espaço q não tampou??
R.: Essa resposta eu deixo para o Bertola pq entram em questões de medidas que não tenho como opinar... mas posso deixar uma sugestão de usar um captador do tipo "Dual Rail" pra ponte.

Resumindo: Os valores variam muito de luthier pra luthier, e posso adiantar que o Bertola talvez não comente preços aqui no tópico, mas não acredito que essas modificações não fiquem baratas... em relação ao escudo nunca vi a venda um para 2 Hunbuckers com ponte tremolo, talvez terá que confeccionar um só pra ela.
Vc tem que atendar ao detalhe do Custo X Benefício dessa modificação... "talvez" uma solução mais barata seria a instalação de um single "Dual Rail" pra ponte e BigsBy... ficaria como ESSA
As alterações no corpo seriam bem menores e os custos seriam principalmente da ponte, captador e o serviço/custos do luthier bem menores, sem falar que vc pode voltar a configuração original tapando os buracos de fixação da BigsBy.

G123
Veterano
# abr/12 · Editado por: G123
· votar


fconde77 muito obrigado pela sua ajuda

o escudo seria somente para o humbucker do braço então seria o escudo normal mesmo

entao eu vou esperar a resposta do Bertola

fconde77
Veterano
# abr/12 · Editado por: fconde77
· votar


G123

Ok, mas a questão e que o escudo de telecaster tem o corte para o encaixe da ponte que é mais largo que um humbucker... com certeza vai sobrar madeira aparente dos lados.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


Daniel.fmc15
Cara, isso vai depender do ano de fabricação e da série e modelo da sua Squier...
G123
eu queria futuramente mandar colocar uma ponte tremula nela...isso pode ser feito??
Sim, uma ponte tipo Bigsby. E não tem que escavar nada...
li falando q a ponte tremula só da alavancada para folgar as cordas...isso é verdade?
Sim, e qualquer outra ação no sentido contrário é errada.
por baixo daquela peça de metal que envolve o captador single da ponte é tudo escavado?
ou é escavado somente o formato do captador?

A cavidade só dá um capt tipo single-coil, ou um tipo "stack"
Existem à venda no E-bay pontes para tele que já possuem espaço para a instalação de Hb.
então seria possivel colocar um humbucker no lugar do single e uma ponte tremola no lugar da fixa?e ficar tudo certo e bonito?
ficaria mais ou menos quanto esse serviço?

Um luthier profissional faz esse serviço. Quanto ao preço, vc deve consultar o profissional em questão.
Abçs

Daniel.fmc15
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
bertola, ela é de 1998, e ele me disse que era dakelas que tinha um fender escrito grande no braço e um squier bem pequeno...o nª de série foi raspado, mas é affinity

G123
Veterano
# abr/12
· votar


Bertola obrigado pela ajuda

mas daria pra colocar uma ponte tremola tipo das que tem em strato?

e iria precisar escavar atras?

diego souza
Veterano
# abr/12
· votar


Olá mestre!!

Talvez pelo ganho dos captadores, por isso fico na dúvida quanto a dupla jb / jazz.

E quanto os dimarzios ?
Vc poderia me recomendar alguns?

diego souza
Veterano
# abr/12 · Editado por: diego souza
· votar


Olá mestre!!

Talvez pelo ganho dos captadores, por isso fico na dúvida quanto a dupla jb / jazz.

E quanto os dimarzios ?
Vc poderia me recomendar alguns?

Por que meu post foi duplicado??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


Daniel.fmc15
mas é affinity
Essa é uma série de baixa qualidade, principalmente dessa época...
G123
mas daria pra colocar uma ponte tremola tipo das que tem em strato?
Até podería, mas seria uma intervenção muito grande, o que não se justificaría para uma guitarra como essa.
diego souza
Cara, qualquer bom capt de saída média-baixa e de boa qualidade serve. Existem excelentes marcas atualmente no mercado, como a GFS, Artec, Entwistle, Kent Armstrong. E ainda melhores marcas nacionais, como Sound/Malagoli, Stellfner, Cabrera e Sérgio Rosar.
Abçs

G123
Veterano
# abr/12
· votar


mas precisaria escavar atras?

Jr94
Veterano
# abr/12
· votar


(((DEIXANDO BEM CLARO QUE NÃO ACHEI NADA SOBRE ISSO.)))

Olá amigos do Cifra Club que ajudam tanto !! Quanto tempo em Bertola, da ultima vez que nos falamos eu era iniciante e tomei uma bronca tua!! shauaus. blz??

Vamos lá


Mandei construir uma guitarra da ESP Horizon FR II . Tenho que escolher os caps entre EMG ou Seymour ( esta daki > http://www.espguitars.com/guitars/esp-standard/horizon-fr2.html )

Minha dúvida é a seguinte:

Qual EMG que esse cara pode estar usando ? 81/85? ( ele toca com a emg aos 5:02 no vídeo)

http://www.youtube.com/watch?v=zfnBUvWEF-M&feature=endscreen&NR=1

Poderia ser o mesmo que o ozielzinho usa?

http://www.youtube.com/watch?v=MGSmH7awVeY

Estou com essa dúvida porque ñ me pareceu muito pesado... Quem souber os emg's que esses cara usam me digam por favor!

Deixando claro que ñ quero tirar um som idêntico ao deles , quero apenas fazer o meu nesse estilo!!

Toco guitarra a quase 2 anos mais eu me dedico muito. Já consigo tirar músicas difíceis (estou falando isso por que afinal , sempre tem alguém que pergunta) Há, atualmente minha guitarra é a giannini ggx 1hh e o cubo da peavey bandit 112.

Vlwsss !!

fconde77
Veterano
# abr/12
· votar


G123

se a ponte for tremolo tem que escavar atras e a cavidade tem que traspassar o corpo a não ser que use uma hardtail, mas seria a mesma coisa que ponte original... outra alternativa para a o tremolo ou BigsBy seriam as pontes Kahler, vc tem que escavar o corpo, mas não como as tremolo.

Inoob
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas então para que serve as outras entradas desse--> http://cdn1.joeblack.com.br/grellmann/media/catalog/product/1/2/12528_ 1.jpg ?
Obragado bertola..

luiz_aug
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
olá Bertola !
A pouco tempo estou com uma guitarra SX Les Paul daqueles primeiros modelos, que vinham com estojo e tudo mais...
A questão é que percebo que há um 'desnível' e uma 'fresta' entre as marcações na escala e a própria escala em sí. Diante disso, gostaria de saber se há algum tipo de trabalho a ser feito na reconstituição desse braço e a qual seria a complexidade deste.
Algumas fotos que mostram o problema:
LINK
Abraço!

luiz_aug
Veterano
# abr/12 · Editado por: luiz_aug
· votar


Mauricio Luiz Bertola
olá Bertola !
A pouco tempo estou com uma guitarra SX Les Paul daqueles primeiros modelos, que vinham com estojo e tudo mais...
A questão é que percebo que há um 'desnível' e uma 'fresta' entre as marcações na escala e a própria escala em sí. Diante disso, gostaria de saber se há algum tipo de trabalho a ser feito na reconstituição desse braço e a qual seria a complexidade deste.
Algumas fotos que mostram o problema:
LINK
Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


Jr94
Não pude ver os vídeos pois aqui na Universidade não abre...
Mas creio que, qualquer dos dois tipos de capt que vc coloque dará para "esculpir" uma boa sonoridade. Até porque os captadores são a parte MENOS importante nesse processo.
Inoob
Para ligações de instrumentos diferentes e com resultados sonoros diferentes.
luiz_aug
Esse tipo de site não abre aqui.
Se pude entender bem, há um erro de acabamento nas marcações de sua guitarra. Se for realmente esse o caso, e, se esse problema não afetar a tocabilidade do instrumento, é melhor não fazer nada, pois refazer a marcação é difícil (coisa para um profissional gabaritado e experiente), e caro.
Abçs

Otto Mann
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Guardo meus instrumentos pendurados em suportes parafusados na parede, mas tenho medo que a exposição danifique as cordas, ou mesmo os hardwares.

Fiz um tipo de saco com lençóis velhos (não capas, sacos mesmo) para colocá-los dentro antes de pendurar. Ficam bem folgados, possibilitando pendurar os instrumentos nos suportes sem problemas, mas sinceramente, achei minha própria solução meio esquisita. Vc sugere alguma outra?

Desde já muito obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


Otto Mann
Não há necessidade disso, mas, como cautela e canja-de-galinha não faz mal à ninguém....
Abç

Otto Mann
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas a exposição, umidade e essas coisas, não podem prejudicar de alguma forma?
(Se não precisar, até melhor, pq fica feio demais rs)

Muito obrigado!

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# abr/12 · Editado por: L.A.M_Hard_Rock
· votar


Ensaiando sábado passado, na véspera de um show, liguei minha Squier TeleCustom Black num meteoro 100w do estúdio e: MICROFONIA ABSURDA no captador da ponte. Obviamente, culpei o amplificador, pois minha guitarra é nova e perfeita, certo? Errado. O outro guitarrista ligou a guitarra dele e não houve ruído algum. Ele me disse que poderia ser a altura dos captadores, daí levei na loja e pedi pra abaixarem. Abaixaram e: diminuiu pouquíssima coisa.

Fui hoje na A.T. - Mundo das Cordas -, que fica em Belo Horizonte, (que não é minha cidade) todo aquele trampo de levar o instrumento dentro de ônibus e tal, pra chegar lá e ouvir: " CARA, INFELIZMENTE ISSO É CARACTERÍSTICO DA GUITARRA."

Já olhei um HV8 Cabrera pra colocar na ponte e se bobear, já vou lançar no braço também pra ficar digno. (a assistência técnica disse que trocando o captador da ponte, o problema será resolvido)

Vocês que entendem mais de parte elétrica, circuitos e sei lá o quê: isso realmente pode ser considerado normal ? Salientando que, a microfonia é ABSURDA, MUITO alta, aguda e estridente, e se dá principalmente quando tem alguma interferência, por exemplo, abafar as cordas na ponte.

herikguitar
Também pode ser a proximidade que você toca do amplificador, geralmente quando é muito perto fica dando isso. Também pode ser o aterramento do Ampli, da sua Guitarra ou da tomada onde você ligou o Ampli.

Eu fui na assistência técnica e falaram justamente dessas questões. O cara testou tanto perto quanto longe do amplificador, e o ruído é insuportável de qualquer forma. E me assegurou que não é caso de aterramento.

fonte: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/285368/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


Otto Mann
Se o local for úmido e pagar sol direto, sim. Se não; não...
L.A.M_Hard_Rock
Essa microfonia aparece com a guitarra plugada direto no amp, ou vc usa pedais (ou pedaleiras) com distorção forte?
Os capts tipo "single-coils" das teles são mais propensos a microfonias mesmo, mas não nesse nível. Isso tá me parecendo, ou excesso de distorção, ou defeito no capt. No 2º caso, há que trocá-lo.
Abçs

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
São hambuckers, cara. E ocorreu tanto direto no ampli quanto com pedal. A Squier tem OBRIGAÇÃO de resolver isso, certo ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


L.A.M_Hard_Rock
Bem, se a guitarra está na garantia, sim.
Você terá que entrar em contato com o revendedor da marca aqui no Brasil.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji