【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


Bluezêra
Não.
Pela sua colocação dá pra perceber que vc não tem noção de como se regula corretamente uma guitarra. Para evitar dissabôres futuros, sugiro que vc leve seu instrumento a um luthier habilitado.
Abç

AurélioB.
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado pela ajuda!
Resolvi montar sem os resistores, funcionou perfeitamente, mas acabei encontrando essa informação insistindo na pesquisa, enfim, é um resistor de 220K de 1W em paralelo para cada capacitor associado em série. Não notei diferença no som, mas certamente não há risco de problemas, pois agora as tenções estão equilibradas, evitando uma possivel explosão hahaha.
Abraço!

Guhuppof
Veterano
# abr/12 · Editado por: Guhuppof
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Então cara as tarraxas que vieram na guitarra nunca me agradaram muito....e por descuido meu elas acabaram enferrujando assim como a ponte da guitarra...por isso estava querendo trocar por tarraxas melhores...o modelo das tarraxas que se encontra na minha guitarra é esse http://shopping.tray.com.br/theme/4/img/loja/4061/ofertas/398183g.jpg

existe algum produto que ajude na remoção de ferrugem e sujeira grossa ? a ferrugem e a sujeira se encontram nos carrinhos de regulagem da ponte.

valeu pela ajuda

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


Guhuppof
Não há muito o que fazer acêrca da ferrugem não, a não ser prevenção. Vez por outra utilize um pouco de WD-40 na ponte (mas em nenhum outro lugar, ok!).
No caso das tarrachas, basta trocá-las.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


AurélioB.
Pois é; conforme já tinha te dito anteriormente, eu não conhecia esse procedimento de instalar resistor não.
Abç

Crasher96
Veterano
# abr/12
· votar


Boas

Estava pensar em comprar uma Jack and Danny LC300 BK
O que acham da guitarra?

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Existe tampos de corpo de guita les paus pra vernder em algum lugar?

Quais modelos de guitarra les paul baratas novas ou antigas que possa se aproveitar somente o tampo e o braço/escala ?

Otto Mann
Veterano
# abr/12 · Editado por: Otto Mann
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa tarde, Bertola!
Gostaria de saber se vale a pena trocar os captadores de uma Golden GLD 150C (Les Paul), e, em caso afirmativo, se vc me indica algum.

Caso queira ver a guitarra:

http://www.eagle.com.br/g_detprod_cordas.asp?txtID=161

Desde já muito obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


Hendrix Gallagher Straits
Talvez no E-Bay exista.
Quais modelos de guitarra les paul baratas novas ou antigas que possa se aproveitar somente o tampo e o braço/escala ?
Isso não faz o menor sentido...
Otto Mann
Não vejo o porque de trocar esses bons capts da Wilkinson não. A não ser que vc queira capts mais "agressivos", voltados para sons pesados de metal "true from hell"! Nesse caso recomendo os Sound/Malagoli Intruder Pro.
Abçs

Otto Mann
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado! Fiquei feliz com a resposta! haha
Sempre gostei do som deles ( E da guitarra em geral), mas de tanta gente falar mal, quis tirar a dúvida...

Aproveitando, será que essa guitarra ficaria com um som legal (incluindo apresentações) plugada num Staner BX200?

Guhuppof
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

valeu pela ajuda!

aproveitando pra tirar mais uma duvida...eu vou trocar o encordoamento da guitarra de 0.9 para 0.10...pesquisando na net li que tem que fazer um ajuste no tensor da guitarra...o problema é que na minha cidade nao tem nenhum luthier...teria como eu mesmo realizar esse procedimento sem comprometer o braço da guitarra...se sim...como eu deveria realizar o procedimento?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


Otto Mann
Sim, perfeitamente. Mas esse amp é por demais potente, creio que vc deve deixá-lo para o baixista, e usar um de cêrca de 50WRMS e falante de 12pol.
Guhuppof
Sim, tem a necessidade do ajuste. O ideal é levar a um luthier, até porque não é apenas o ajuste do tensor que é necessário numa guitarra...
Abçs

vinieilers97
Veterano
# abr/12 · Editado por: vinieilers97
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Grande Bertola,
Entao, minha duvida é se tem como colar um top em uma guita. Estou pensando em botar um Quilted Maple ou Flamed na minha. Quais sao as caracteristicas sonoras dos mesmos? Pelo que li eles dao mais agudos, certo?
Quantos mm. aproximadamente aumentaria da grossura da minha guitarra?. Durante o processo de colagem, teria que lixar um pouco do corpo original para nao ficar grosso demais?

Abss

Jean_Strato
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara tem como trocar a escala escura por uma clara ? qualquer luthier faz esse trabalho ou precisa ser um bom? ou compensa comprar um braço ja com a escala clara ?

Metalhamett
Veterano
# abr/12
· votar


queria saber se a SX GG1 CUSTOM é chinesa? e se tem algum contra por ser da china?

Otto Mann
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O amp é potente demais até para apresentações? Que curioso isso...rs
Tem algum que vc recomende?

Desde já, muito obrigado.

fconde77
Veterano
# abr/12 · Editado por: fconde77
· votar


Jean_Strato
Cara tem como trocar a escala escura por uma clara ? qualquer luthier faz esse trabalho ou precisa ser um bom? ou compensa comprar um braço ja com a escala clara ?
A escala até pode ser trocada, porém é um serviço caro, delicado e trabalhoso que só deve ser feito por um luthier. A questão dos custos vc deve analisar diretamente com seu luthier e comparar os prós e contras... eu particularmente não faria nenhum dos dois , mas se fosse pra escolher trocaria o braço e venderia o outro pra reduzir esse custo.


Metalhamett
queria saber se a SX GG1 CUSTOM é chinesa? e se tem algum contra por ser da china?
A SX GG1 é sim feita na China, e isso necessariamente não deve ser encarado como ponto negativo, mas vc deve redobrar seus cuidados em escolher e observar bem os detalhes como pintura, escala, trastes etc, pq o controle de qualidade chinês pode deixar passar esses detalhes.

herikguitar
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá.

Levei minha Guitarra para trocar as cordas. As cordas foram trocadas, afinaram normalmente, mas a Mizona não conseguiu chegar na afinação.

A Guitarra está no Luthier agora. Mas estou querendo saber: O que pode ter acontecido para gerar esse problema?

Abç!

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Minha pergunta era..
Quais modelos de guitarra les paul baratas novas ou antigas que possa se aproveitar somente o tampo e o braço/escala ?

Vc diz que não faz o menor sentido, bom eu já vi luthiers aqui na minha região falarem bem de tampos e de braços de les paul baratas de 400 a 500 reias com tamnpos e braços feitos com madeiras de boa qualidade...

O que eu quero é saber se existe bons tampos e bons braços nesses modelos de les paul.. ? a pergunta é simples...

desde já agradeço a resposta

Bob Mauley
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tem alguma dica do que posso usar para limpeza do meu violao? Ja ouvi gente falando de cera automotiva e lustra moveis, mas parece que isso é meio controverso.

O que seria bom para lustrar a madeira do corpo (que é clara e envernizada) e efetuar a limpeza da escala (que está bem sujinha) ?

Bombril na escala é uma má ideia?

E mais, minha guitarra tem pintura preto fosco, tem algo que posso usar para limpeza ou é só um paninho mesmo para não tirar o fosco da pintura?

Obrigado o/

fconde77
Veterano
# abr/12
· votar


Hendrix Gallagher Straits
Cara faço coro com o Bertola, não faz sentido a sua pergunta... Uma Les Paul em sua maioria é de braço colado assim como o tampo ... o trapalho de separar uma peça da outra não faz o menor sentido...
O que seu luthier comentou deve ser em relação ao conforto do braço, beleza do top e qualidade da madeira do corpo... fora isso não tem como vc avaliar se uma parte ou outra é melhor que outra pq vc não tem como avaliar essas partes individualmente.

FreeTuto
Veterano
# abr/12
· votar


Olá!

Gostaria que alguém pudesse me ajudar.

Comprei um violão cort, com acabamento fosco. Infelizmente me decepcionei bastante com o violão, porque o tampo, onde eu coloco o braço, formou uma marca brilhante. Parece que o violão é velho e acabou de ser comprado.

Gostaria de saber se é possível dar brilho ao tampo para ficar tudo igual? Com polimento ou outra coisa, sem estragar o violão/som.

Na verdade eu pesquisei com alguns luthieres o valor da pintura, mas o corpo todo sai algo em torno de R$600,00, como o problema é só o tampo, uns R$ 200,00. Infelizmente não posso pagar.

slash01
Veterano
# abr/12
· votar


Olá, gostaria de saber se cada vez que eu afinar ou trocar o encordoamento da guitarra eu tenho que regular o tensor, se for do mesmo diametro eu axo que nao precisa, mas tipo se eu trocar de 0.9 pra 0.10 tem que regular certo? E se eu mudar a afinação tipo 1/2 abaixo, 1 tom abaixo, etc...

E qual é a melhor marca de cordas pra vcs, eu costumo usar NIG?

CABRON
Veterano
# abr/12
· votar


Metalhamett

Sim, essa guitarra é chinesa, porém não é de mogno, não compre pensando que trocando ferragens e cpas terá uma GIBSON, é uma guitarra mto bem acabada, com ferragens e captação regulares, minha recomendação é que não compre por internet, pois as guitarras chinesas não tem uma regularidade em termos de madeira, duas guitarras dessas iguais tem timbres e caracteristicas diferentes, por tanto, se deseja comprar seja um cara chato, vá té a loja e teste todas as disponiveis na loja que vc vai entender o que estou falando, com certeza vc vai levar uma guitarra que te satisfaça.

CABRON
Veterano
# abr/12
· votar


slash01

Regulagem de tensor se faz quando muda de calibre de corda, no caso da afinação não é necessário, porém a cada troca de cordas eu recomendo hidratar a escala (em caso de escala escura) e polir os trates com mto cuidado, assista a esse video:
http://www.youtube.com/watch?v=DORrJblAiiE
Quanto as cordas, o que tem de melhor hoje em minha opinião é a elixir, imbetivel, outra que gosto e uso mto é a SIT, é o melhor custo/beneficio do mercado.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# abr/12
· votar


fconde77

Pra mim faz muito sentido...

Quando eu compro alguma coisa normalmente sei o que eu estou comprando, por exemplo se eu comprar uma les paul saberei detalhes sobre cada peça dela tampo, braço, escala corpo, tipo de madeira e etc, então claro que tem como saber o tipo de madeira se presta ou não...

Não sou luthier, nem quero ser, mas ultmamente venho trabalhando muito com madeira e acho muito facil separar essas peças, remover ou aplainar todo corpo de compenssado ou madeira de baixa qualidade de uma less paul ou retirar o tampo braço colado, a parte de tirar o tampo ou o braço não é problema...

Se eu tenho um pedaço de 30mm de espessura de um mogno antigo de demolição, e posso comprar um modelo les paul por 350 reais e aproveitar o seu belo tampo com sua boa madeira, medidas e seu bom braço com uma boa madeira e uma bela escala.. por que não fazer desde exista alguma lespaul nessas condições?

Ah o problema seria pagar 350 reais pela guitarra..?? ou seria a mão de obra, já que eu faria tudo...

Vá até um luthier bom e pergunte pra ele quanto custa fazer um tampo e um braço completo (igual aos modelos baratos que falei), com pintura, angulação medidas extas etc.. botões, tudo, certamente vai custar muito mais que esses 350 reais... pelo meno aqui onde eu moro!

Vejo muitas lespaul mas não sei que madeira são utilizadas nesses tampos ou nos braços, onde muitos donos e luthiers reclamam principalmente do corpo po serem feitos de madeira de baixa qualidade ou até compenssados...

Shakall
Veterano
# abr/12
· votar


Alguem conhece algum luthier que faça corpo e braço de guitarra segundo projeto e entregue via transportadora ou sedex? não consigo encontrar um que faça isso

João Pedro Strabelli
Veterano
# abr/12
· votar


Bertola

A banda do meu irmão tem um baixo Tobias com um captador Bartolini, se não me engano, o modelo é o Growler. O circuito ativo (DMTBT) pifou e ele não encontrou nenhum esquema na internet. O luthier que a gente leva os instrumentos sugeriu trocar o captador com um da Condor.

Ele tem conhecimento de eletrônica o suficiente para mexer no circuito, desde que encontre o esquema.

Você sabe onde encontrar o esquema deste circuito? Ou é melhor seguir as instruções do luthier e trocar o captador? Neste caso, por qual?

Desde já, obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


vinieilers97
Se a guitarra já estiver pronta, o corpo deverá passar por um "desengrosso" (máquina específica de marcenaría); dificilmente um luthier aceitaría um serviço assim...
Jean_Strato
Não vale à pena...
Metalhamett
Sim, é. Procedência não importa; qualidade, sim.
Otto Mann
Esse é um amp de baixo, de mui boa qualidade inclusive (o melhor e mais confiável amp nacional), mas é muito potente para a guitarra, principalmente em relação à outros amps. Vc terá que "maneirar" no volume...
herikguitar
Posicionamento da ponte, problema com a corda, ajuste mal feito, etc...
Hendrix Gallagher Straits
Dá forma como vc escreveu dá a impressão que vc queria retirar o tampo e o braço de uma guitarra; e isso não faz nenhum sentido... Ademais, não há como determinar a qualidade de uma madeira colada em um tampo apenas olhando. Se vc quer construir uma LP e possui uma peça com 30mm de espessura, precisarás de uma peça de pau-marfim ou rádica de imbúia de uns 15mm no mínimo (compra bôrdo - maple, desse espessura vai sair bem caro!)
Shakall
Luthiers geralmente trabalham com linhas específicas; não conheço pessoalmente nenhum que faça isso que vc quer...
FreeTuto
Gostaria de saber se é possível dar brilho ao tampo para ficar tudo igual?
Sim, é.
Infelizmente não posso pagar.
Então, não faça nada... E concentre-se em tocar, pois esse seu violão é bom.
Bob Mauley
Sim, usa-se lustra-móveis. Para a escala, pode-se passar esponja com sabão e depois de secar, hidratar com óleo-de-peroba.
Pintura fôsca, apenas pano limpo e sêco.
slash01
Só há a necessidade de regulagem quando se troca a espessura. Se for afinar 1/2 tom abaixo, há necessidade de ajuste de entonação (8ªs).
Não gosto de cordas NIG...
CABRON
Cara, só um detalhe: Corda não é cano de arma, portanto, não tem "calibre", mas sim espessura. Sua dica de hidrtatação e polimento é correta.
João Pedro Strabelli
Você sabe onde encontrar o esquema deste circuito?
Infelizmente não...
Ou é melhor seguir as instruções do luthier e trocar o captador?
Eu não faria isso num Tobias....
Abçs

leobandakelvin
Veterano
# abr/12
· votar


Comprei uma Fender Eric Clapton 96 e encontrei 2 detalhes q gostaria q alguem me tirasse umas duvidas.

1 - O braço da guitarra está descascando tipo um verniz ou uma resina nas escalas e atras do braço está rachando esse mesmo verniz. Pela idade da guitarra eu achei que era normal acontecer isso, se alguém puder me esclarecer o q seria isso.

2 - Na junção do braço com o corpo da guitarra tem um rachado, eu dei uma pesquisada e vi pessoas falando q isso é normal nas fenders, q com o tempo a pintura vai racha mesmo. Gostaria da opinião de vcs.

Em breve postarei fotos dela aqui. Vão dando a opinião de vcs enquanto isso.

OBRIGADO a todos q me ajudarem!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji