[Review] Tagima T735 FL Custom

    Autor Mensagem
    Thyago_Trajano
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Thyago_Trajano


    Olá pessoal,

    Vou escrever um breve, e simples review dessa guitarra. Trata-se de uma guitarra Tagima T735 com ponte Floyd Rose e captadores humbuckers.

    Eu peguei essa guitarra neste domingo passado (15/04/2012), e logo fiquei intrigado pelo fato dessa guitarra possuir ponte FR e captadores HB's, pois vasculhei por toda internet, incluindo aqui o fórum, e não encontrei outra guitarra T735 nessa configuração!

    Então enviei um email para a Tagima, e fui muito bem atendido pelo Williamar¹ , que, após ver as fotos, e com o número de série em mãos informou o seguinte, por email:


    On Tue, 17 Apr 2012 12:49:51 +0000, Williamar Campos Ambrosio <william@tagima.com.br> wrote:

    Essa é uma T-735 FL fabricada em 2004/2005 com:

    Corpo- cedro
    Braço- marfim
    Escala- rosewood
    Captadores –da marca coreana w.s.c com imã cerâmico
    Ponte e tarraxas também w.s.c

    Abraço.


    Após essa resposta, eu informei não ter achado em lugar algum outra guitarra de mesma configuração, e obtive a seguinte resposta:


    On Tue, 17 Apr 2012 12:59:53 +0000, Williamar Campos Ambrosio <william@tagima.com.br> wrote:

    Nessa época fazíamos modelos customizadas como o cliente queria por isso tem essas modelos fora de serie no mercado


    Conclusão: A guitarra é sim uma T735 original, customizada à pedido do primeiro proprietário pela própria Tagima.

    Agora indo ao meu pequeno review.

    O corpo de Cedro é muito bem feito, tem um peso legal, e é bem construído!

    O braço também é bastante confortável para mim, que tenho a mão grande! Gostei até mesmo mais do que a minha outra guitarra (Southern Cross), que possui um braço bem fino, o que às vezes dificulta frases nas primeiras casas!

    O que eu não curti, é que o braço não é envernizado, o deixa um pouco a desejar no quesito acabamento, mas para isso já tenho em mente a realização dessa pintura.

    A ponte...essa foi uma decepção! Não inspira confiança, e mostra sinais de má construção! O bloco está levemente torto², porém como eu não faço uso extremo da ponte, não desafinou das vezes que dei pequenas alavancadas.

    Os captadores tem um bom som, e eu gostei bastante, apesar de serem WSC! Não é minha prioridade de upgrade, no momento!

    As tarrachas são bonitas, e vem com a logo "Tagima" em baixo relevo na parte traseira! São blindadas e não apresentam folgas!

    Para mim, o que mais me chamou a atenção, foi esse belo (!?) headstock invertido! Sei que tem gente que detesta, e outros que adoram, mas é impossível ficar indiferente!

    No geral é uma guitarra bem legal, e pretendo fazer alguns ups nas ferragens, que ao meu ver, não estão à altura da construção dela (corpo e braço).

    Eis algumas fotos.

    Assim que eu peguei:
    Corpo
    Cordas velhas
    Ponte
    Headstock
    Bloco da ponte torto
    back box
    Cavidade HSH
    Captadores/escudo


    Após limpeza, troca de cordas, e regulagem:
    Corpo
    Corpo 2
    Headstock
    Ponte
    Em pé

    As molas dela estão com pouca tensão, então a ponte ficou um pouco levantada! Em breve resolverei...

    Em breve também, disponibilizarei áudio!

    abraços a todos
    _______________________________________
    ¹ Williamar me autorizou a citar a interação por email, assim como seu nome
    ² creio que isso seja um defeito, mas se não for, peço encarecidamente que me corrijam

    renatocaster
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    Thyago_Trajano

    Nessa época fazíamos modelos customizadas como o cliente queria por isso tem essas modelos fora de serie no mercado

    Ahn, é verdade....A Tagima tinha mesmo esse esquema de fazer guitarras customizadas. Agora tá explicado, hehehe. Tu deu um trato nela hein, hehehe. Parece que tomou um banho e colocou roupas limpas, hehehe.

    Parabéns pelo review, simples e direto diferente do meu, hahaha. Depois taca uns sons dela aí pra gente sacar o poder de fogo da criança!!!! \m/

    Abs

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    renatocaster
    Po cara...o antigo dono acho que era um cavalo! Na parte de cima do escudo, próximo ao braço era cheio de marca de palheta...

    Eu taquei silicone num paninho e esfreguei até sair tudo...

    Por dentro tinha poeira demais...

    Eu vou na contramao dessa galera que curte guitarra relic...até esses parafusos enferrujados estão me incomodando, provavelmente trocarei todos eles...

    Vou gravar um som dela por esses dias...como eu não entendo nada desses métodos de gravação, vou ver o que faço, pois a parafernalha aqui está fraca...

    abraços

    ALF is back
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Thyago_Trajano
    cara legal a guita...precisará trocar essa ponte em médio prazo hein?
    bom...de strato só tem o modelo mesmo...nem a madeira do corpo retrata alguma coisa de strato...rs
    seguimos aguardando o audio entao!
    uma coisa legal q vc podia providencia nela no futuro é um push pull pra esses caps ai hein! como é a fiação deles? pelo q consegui entender na foto, o cap do meio e da ponte são de 4 fios...é isso mesmo?
    ai vc terá um leque animal de timbres!

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    ALF is back
    é...a ponte é até bonita (na minha opiniao), mas em termos de construção não é muito boa, porém como eu não utilizo de forma extrema, até agora não desafinou nada...

    Sobre o push pull, realmente é uma boa...eu já estive pensando nisso, e vou ver em quanto fica um serviço como esse, pois eu não faço a menor idéia de como fazer isso...

    Mas eu queria splitar o captador apenas do braço e meio! O da ponte deixo do jeito que está mesmo...ficaria no jeito!

    Realmente ela não tem a madeira de uma strato Fender, mas eu gosto da sonoridade do Cedro...

    Logo logo gravarei algo...com o que eu tenho aqui....nada de Brastemp...hahaha

    abraços

    ALF is back
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Thyago_Trajano
    pra splitar vc só precisa ter os caps com 4 fios...o cap do braço splitado da u mtimbrão bem quente...mas de qq maneira o da ponte e o do meio splitados ja da uma gama bem grande de timbres diferentes!
    quanto ao cedro...po é mto top essa madeira! não é a cara da strato apenas...mas iso é o de menos!

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    ALF is back
    hum...

    Mas deixa eu te perguntar uma coisa, aproveitando...

    É muito complicado fazer esse "splitamento"? Tem algum esquema ilustrado?

    Me refiro a um esquema que seja o desenho mesmo, pois não sei ler aqueles lances de esquema eletrônico...

    Eu prefereria splitar os captadores utilizando uma switch...é possível?

    abraços

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Thyago_Trajano: Eu prefereria splitar os captadores utilizando uma switch...é possível?

    Qualquer chave pode ser o "gatilho" ou "switch", até um potenciômetro do tipo push-pull! Como essa guitarra, pelo visto, é toda modificada eu a levaria num luthier bacana pra avaliar as possibilidades.

    Abs e parabéns pela aquisição.

    ALF is back
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Thyago_Trajano
    nao manjo sobre splitamento mas tenho um amigo q tinha uma giannini e ele trocou os 3 singles por 2 H...era aquelas q tem 3 chavinhas pra ligar s caps manja?

    TIPO ESSA
    ele gambiarrou a chave do cap do meio pra splitar os 2 hambuckers...fico mto escroto o esquema dele mas funcionava legal!
    entao acho q da pra faze qq coisa...só acho o push pull no potenciometro mais pratico....menos chavinha pra fica pilotando manja
    e seus caps tem q ter 4 fios...se nao nao da!
    eu tenho SD jb 59 com push pull....abri pra ver como é...apenas vi o elementar: os 2 tem 4 fios saindo deles =P
    de qq forma acho q nao é tao simples de fazer....pelo menos pra mim e pra vc q somos leigos em eletrica!

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    MauricioBahia
    é...acho que vou levar para alguém que entenda, pois de elétrica eu não entendo nada, e muito provavelmente, se eu me meter a fazer isso por minha conta, farei merda...eehehe

    abraços

    ALF is back
    Eu tirei outra foto, que não upei aqui, em que aparecem sim os 4 fios, então é possível splitar...

    O lance é que eu gostaria de splitar dois captadores ao mesmo tempo, e, pelo o que andei lendo pela internet, não é tão simples...vou levar para um cara aqui de João Pessoa que saca muito bem de elétrica, que inclusive transformou um tone da minha Southern Cross em blender, para utilizar os captadores da ponte e do braço ao mesmo tempo, assim como os três singles, então acho que splitar os captadores deve ser moleza para ele....hehehhe

    abraços

    ALF is back
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Thyago_Trajano
    opa esse cara vai resolver sua vida...o split, a partir do momento q vc ativa, ele transforma todos os caps em singles...mesmo q vc alterne de um cap pro outro, ambos estarão single...pelo menos esse é o sistema da minha!
    e vale mto a pena viu...sua guita vai ficar poliglota e falar todas as linguas mto bem faladas!
    no 2º tributo guitar hero eu gravei jimi hendrix com minha les paul splitada e ngm fala q é les paul! rs

    juninholiveira
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    mas da pra usar um split e um bedner ao msm tempo? me bate a dúvida agora: Tem jeito deu splitar a guitarra e depois usar o humbucker splitado da ponte junto com o humb splitado do braço?

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    ALF is back
    Dei uma sacada no teu som...ficou muito legal o timbre, bem cristalino, lembra até o som de uma stratocaster!

    É esse o motivo pelo qual quero splitar! Adoro esse som de single...

    Aproveitando...andei lendo por aí, mas não ficou muito claro para mim, mas ao splitar o captador fica com o "hum" de captador single? Só à nível de curiosidade mesmo, pois uso geralmente overdrive sem muito ganho!

    Tem uma diferença entre defasagem e splitagem não é!? Se não me engano a defasagem faz com que baixe a saída do captador, e a splitagem cancela uma bobina...seria isso mesmo!?

    abraços

    ALF is back
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: ALF is back
    · votar


    juninholiveira
    sim...na minha les paul por exemplo q é H H (SD jb/59) quando eu splito, posso usar a chave sele tora no braço, na ponte ou no meio usando os 2...como se tivesse usando 2 singles

    Thyago_Trajano
    sim...fica o ruido de um single normal...tudo será de single, do timbre ao ruido...ai usando a posição no meio (2 singles, como falei pro juninholiveira) o ruido da uma diminuida pq o "single do braço" anula um pouco o ruido com o "single da ponte"
    tem sim diferença entre defasagem e splitagem...acho q é isso mesmo...ao splitar, vc desliga uma das bobinas do cap duplo, deixando-o sem uma bobina pra anular o ruído...ao defasar vc reduz consideravelmente o ganho...nunca testei esse esquema de defasagem! vi um prof usando uma vez no conservatório...era uma PRS H S H com push pull...ele puxo o knob de tone e a saida ficou mega baixa...nao tenho ctza se é só isso q acontece, mas o q deu pra perceber na hora foi isso...ganho bem menor...mas muuuuito menor mesmo...deu até um arrepio o efeito q ele criou no solo...cara tocava demais! sabendo usar deve ser bem legal tbm!

    edit: a confusão entre split e defasagem existe pq alem do sistema normalmente ser parecido (push pull) o resultado acaba sendo parecido tbm...um SD jb (alta saida) quando é splitado, perde mto ganho...só q ai será um single...brilhante, cristalino, magro e quente...quando é defasado, sera um hambucker de baixa saida...mas se vc tiver ouvindo um riff com drive relativamente sujo, e ouvir primeiro esse riff sendo splitado e dps sendo defasado, terá a principio a mesma sensação...precisará ouvir mais coisas daquilo pra notar q um viro single e o otro continua HB (nesse exemplo, visto q da pra defasar cap single tbm...mas nao da pra splitar um cap single) mas ao escutar o clean ou algo com menos drive vc verá toda a diferença.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Review] Tagima T735 FL Custom