【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/17
· votar


bruno_novatorj
Se quiser pegar, pega... Só não recomendo...
Estou com um cliente aqui na mesma situação sua... e o resultado foi decepção....
Pega uma guitarra de ponte fixa e seja feliz...
Abç

JulianoF.
Membro Novato
# jun/17
· votar


bruno_novatorj
meu maior receio é que ela é floyd rose e nunca usei uma

Esse é o principal problema. Nunca ter usado. floyd rose é muito bacana, e mesmo uma mais simples, pode funcionar muito bem, mas requer manutenção constante, regulagem, e cuidado com procedimentos simples tipo trocar as cordas.

Claro, que sempre tem a opção de travar: parcialmente e deixar como um tremolo de strato ou totalmente e deixar como ponte fixa, e ai os problemas de afinação somem. Então, como disse que está sem guitarra, e apareceu essa oportunidade, eu, no teu lugar, arriscaria.
Entre ficar sem guitarra ou qualquer uma, eu prefiro qualquer uma.
Mas claro, minha opinião.

bruno_novatorj
Membro Novato
# jun/17
· votar


JulianoF.

obrigado pela opinião, mas receio que a gora seja tarde.... cancelei a troca. O cara ficou bem puto comigo (não tiro a razão dele) mas diante do que o Bertola me disse fiquei com medo de pegar a guitarra e depois ficar tendo problemas e tendo que regular toda hora. procurei informação da guitarra mas também não achei nada na net.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/17
· votar


bruno_novatorj
O cara ficou bem puto comigo
Isso é problema dele, não seu...
Aliás, pode indicar que a guitarra possa até mesmo estar com problemas...
Abç

bruno_novatorj
Membro Novato
# jun/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Isso é problema dele, não seu...
verdade, eu expliquei pra ele na boa, mas o cara não levou muito na boa... fazer o que? Eu queria mesmo uma SX strato, porque como é pra estudo e tocar em casa acho que é o melhor custo beneficio.

abç

Paul.Gilbert
Veterano
# jun/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Buja

Boa noite senhores, depois de algum tempo longe do fórum(vida adulta rs) venho pedir uma ajuda para os srs. cujas as opiniões eu respeito muito.

Tenho algumas guitarras bacanas, tipo a Me-1 a K1 e uma Ibanez RG721.Estou feliz com elas para seus devidos fins e não pretendo trocá-las a não ser por uma Music Man no futuro.

Estou sentindo falta de uma strato bem..."Satrato mesmo" no meu setup. Som clássico de Fender, alder com escala em maple ou rosewood e 3 single coils. Quero executar EJ, David Gilmour e alguns ídolos de blues com ela.

Gostaria de gastar menos de 2 mil reais(na verdade, o mínimo aceitável), pensei em uma Tagima T635 new classic, pois ultimamente, depois do Zaganin, tenho gostado muito das Tagimas em geral. Encontrei algo na faixa de 900$, que parece um bom preço. Não terei a oportunidade de testar. O que acham? Avaliando a "Stratidade" dessa Tagima é uma boa pedida? Tem outros modelos para indicar?

PS: Já testei a 630, 735 e 640 antigas, inclusive, regulei umas. Não gostava delas na fase seizi, comparando com a fernandes japonesa que eu tinha na época.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/17
· votar


Paul.Gilbert
As Tagimas 635 são legais, apesar do design esquisito.
As Squiers mais baratas (affinity) melhoraram e as SX são sempre uma boa pedida.
Abç

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


Se vc achar uma squier standart ou uma clássic vibe num bom preço..não hesite em testar.

E como o Bertola disse, as sx e tagimas são boas também.

Mas faça de tudo pra testar. Seria o melhor.

Eu particularmente toquei numa Tagima strato, não lembro o modelo, mas era braço e escala em maple inteiricos e acetinado, guitarra pesada, numa cor tipo azul calcinha. Linda guitarra...poderosa...timbrao mesmo.
Não comprei na época pq tava apertado.

Mas se eu achar de novo..ahhh moleque não deixaria passar não.

Acredito que era essa daqui
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-807609484-guitarra-strato-tagim a-woodstock-serie-tg530-surf-green-_JM

Só que a que eu vi o braço não tinha tanto verniz colorido. Era de uma peça só, acetinado....lindooooo ok

Acho que nunca mais vou vê-la novamente

Paul.Gilbert
Veterano
# jun/17
· votar


Buja
Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pelas respostas, vou incluir as sugestões na minha lista.

Infelizmente não vou sair da cidade por uns dois meses e não vou poder testar nada. Eu não curto esses vernizes de polímero grossos, no acabamento do braço, por isso vou atrás de um que seja ou lembre nitrocelulose...

Gostei da idéia de uma Squier Standard... A Tagima 635 está cada vez mais atraente por ter características próximas de uma Fender padrão(salvo as devidas proporções rs)

Muito obrigado, senhores.

bruno_novatorj
Membro Novato
# jun/17
· votar


Caros colegas,

Estou sem guitarra nenhuma e pretendo voltar a estudar. gostaria que me indicassem um modelo legal de guitarra para estudo / tocar em casa, mas que não fosse ta ruim quanto a minha ultima lp memphis.
Como vou tocar em casa gostaria de algo versátil que de pra tocar de red hot até Metallica com um som decente. Tenho algumas guitarras em mente e gostaria da opinião de vocês para que eu possa testar na loja.
Gostaria muito de pegar uma Jackson, mas ta acima do meu orçamento. não quero les paul pq acho ruim ergonomicamente e as boas estão acima do orçamento também. penso em algo até 1200 reais e sem Floyd rose...

abç

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jun/17
· votar


bruno_novatorj

Cara, pega uma boa strato HSS.

MunizX6
Membro Novato
# jun/17
· votar


bruno_novatorj

Como o Felipe Stathopoulos, tbm acho q seria uma boa pegar uma Strato HSS. Vai ser bem versátil e te atender bem.
Meu primo tem uma Yamaha Pacífica, acho q não chega a 1000 reais e ela tem um braço muito confortável!
Mas vai a uma loja e testa algumas, melhor jeito de saber qual a melhor pra vc é fazendo um som com elas...

bruno_novatorj
Membro Novato
# jun/17
· votar


Felipe Stathopoulos
MunizX6
obrigado, pela resposta, mas quais marcas modelos indicam? pq ai testo essas e não perco tem com guitarras que não valem a pena.
abç

Paul.Gilbert
Veterano
# jun/17
· votar


bruno_novatorj

Bruno, boa tarde, sou um cara de ponte fixa também! Sugiro uma yamaha RGX A2 usada, na faixa de R$: 1100,00 ou uma Cort G110 na faixa de R$: 600. Ainda temos a Ibanez Rg321. São 3 excelentes instrumentos e são relativamente baratos. A Yamaha vc não vai precisar mexer em nada. A Ibanez que eu já tive uma, vem com caps apenas "ok". A Corte permite uma boa versatilidade. Se atente aos braços, se vc quiser uma guitarra com 24 trastes, tem algumas washburns legais também.

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


bruno_novatorj

É como o pessoal disse. Nao indico uma guita HSH pra tocar estilos leves como rhcp nao. É bom pra Steve Vai pra cima. O captador single do meio nao é suficiente.

Nao indico uma guitarra especifica. Pode ser até uma tagima strato. E sao boas. Mas o ideal seria ou um humbucker na ponte QUE POSSA SER SPLITADO, ou entao um mini humbucker com a mesma possibilidade.

Nao adianta tocar rhcp com humbucker de alta saida. Fica a impressao de faltar o estalo funky. Digo por experiencia propria, fica faltando aquele sabor, aquele single que nao tem.

O humbucker, diria que é importante pro estilo com mais distorcao, tipo metallica. Entao o melhor dos dois mundos, é um humbucker na ponte que possa ser splitado. Uma cort viva daria. Uma tagima com um captador malagoli daria. Uma les paul daria.

Tendo um signle e hjumbucker na ponte, qualquer guitarra serve.

bruno_novatorj
Membro Novato
# jun/17
· votar


Paul.Gilbert
obrigado pela indicação vou procurar esses modelos.

Buja
eu tinha pensado em uma SX sst e colocar um malagoli mini hb na ponte que possa ser splitado, gostei tb da sugestão da yamaha pacifica que me deram pq ela vem com HB e o corpo é nato ou agathis. o que acha?

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


bruno_novatorj
nato ou agathis

Ja toquei numa yamaha pacifica, e apesar de nao ser uma strato padrao, e um bela strato.
Sobre madeira, ja tive instrumento de nato e agathis. Sempre achei o agathis muito agudo. Sei la, isso tambem nao importa muito.
Uma sx é uma boa guita tambem. Achoq ue com o humbucker malagoli, ficará mais nervosinha ainda. Eu prefiro a sx simplesmente pela estetica.

bruno_novatorj
Membro Novato
# jun/17
· votar


Buja

É porque eu to vendo uma usada com um preço bem abaixo do mercado, mas gosto mais do modelo classico da SX tb.

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


bruno_novatorj
Se a yamaha tiver num preco bom, é uma boa guitarra viu. Claro, tem que se olhar o estado de conservacao dela fragô!
É muito melhor uma sx novinha do que uma fender toda empenada. Marca nao diz muita coisa.

Se nao der pra testar mande fotos aqui, o maixmo que puder. E outra coisa, igual aconteceu com essa floyd ai que voce tava negociando:

Se o cara insiste muito em vender, e fica "puto" depois, é indicio de que a coisa nao era tao boa assim.
Nunca prometa que vai comprar. Mas tambem, cobre do cara fotos, serial, numero, detalhes, marcas, onde usada, peça videos, etc. o que for.
Quem quer vender, nao pode ficar "puto" se nao rolou. Estranho ne.

guictr
Veterano
# jun/17 · Editado por: guictr
· votar


Galera, estou pra pegar um Cort M600T mas tenho a oportunidade de pegar uma M600. A única diferença é que a primeiro vem com uma ponte tremolo da Wilkinson e a segunda, com uma fixa TonePros. Acontece que a com tremolo está uns R$200,00 mais barata. E eu andei dando uma pesquisada sobre os efeitos da ponte tremolo e tem gente que diz que se perde um pouco de sustain em relação à fixa, entre outras coisas.

Eu não pretendo usar muito o tremolo, se eu usar alguma vez. E eu não sei se de fato a fixa fornece alguma vantagem sonora ou de tocabilidade ( excluo aqui as facilidades práticas ).

EDIT: Vi em algumas imagens que a ponte fixa da M600 mantém as cordas bem altas perto dos captadores, mas não sei se afeta tanto a ação no braço. Alguém tem essa noção?

Vale a pena pagar mais e ter a fixa por eventuais vantagens?

bruno_novatorj
Membro Novato
# jun/17
· votar


Buja

Obrigado pelas dicas, sempre tive uma queda pela sx, mas tinha minhas duvidas se elas ainda valem a pena já que agora são feitas de basswood. acho que vou pegar na loja mesmo. O lance da floyd ia ser uma troca por um iphone e acho que ele ficou frustrado. até pq não é uma guitarra de venda facil.

Itamarwjr
Veterano
# jun/17
· votar


Galera, comprei a Cort X1 DFR! Uma hora dessas faço um review, até pq chegou ontem e toquei pouco com ela. Apenas gostaria de fazer algumas perguntas sobre floyd e falar o que achei dela por enquanto.

Tem uma ação baixíssima, bem leve, tanto de peso quanto de toque.

Única dúvida que tenho é: quando alavanco ela, ela desafina algo em torno de 5% no metronomo digital, queria saber se as floyds "decentes" costumam fazer isso ou se voltam perfeitamente a afinação. Outra coisa, ela parece acomodar a afinação quando dou um "tapinha" contrário ao qual alavanquei.

E a terceira coisa, eu aperto a alavanca mas parece que a bucha afrouxa, pois tem um parafuso alen por dentro, o que vcs costumam fazer pra manter ela apertada? Obrigado!

acabaramosnicks
Membro Novato
# jun/17
· votar


bruno_novatorj

mas tinha minhas duvidas se elas ainda valem a pena já que agora são feitas de basswood

Na boa, não se preocupe com isso. O negócio é testar e ver se o timbre e pegada agradam. Já tive guita em mogno, alder, e basswood, e por incrível que pareça, as que eu mais gostei foram todas em basswood.
Agathis e nato nunca tive e nem testei, não posso dizer muita coisa, mas reza a lenda que tem vários nato aí que bate varios mogno, mas o negócio é testar mesmo.

guictr
E eu andei dando uma pesquisada sobre os efeitos da ponte tremolo e tem gente que diz que se perde um pouco de sustain em relação à fixa, entre outras coisas.

Isso é lenda. Na teoria faz sentido, na prática é impreceptível e tem um monte de outros fatores que afetam muito mais do que isso.

EDIT: Vi em algumas imagens que a ponte fixa da M600 mantém as cordas bem altas perto dos captadores, mas não sei se afeta tanto a ação no braço. Alguém tem essa noção?

Não se preocupe, dá essa impressão por causa do ângulo que as cordas ficam dispostas, mas a ação pode ser regulada da mesma forma.

A principal pergunta que vc tem que se fazer é: eu vou usar o tremolo? Eu já tive guita com ponte tremolo, floyd, e hoje em dia só pego guita com ponte fixa, porque na real eu nunca uso alavanca, gosto de ver o povo usar mas eu mesmo nunca uso. Compensa o "trabalho" de se ter guita com ponte diferente se vc pretende usar, caso contrário, fique com a praticidade e simplicidade das fixas.

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


Itamarwjr
queria saber se as floyds "decentes" costumam fazer isso ou se voltam perfeitamente a afinação.

As decentes seguram bem a afinacao. Mesmo as razoaveis, quando bem reguladas tem que segurar bem a afinacao.

Outra coisa, ela parece acomodar a afinação quando dou um "tapinha" contrário ao qual alavanquei.


Falta regulagem. Leve pra um bom luthier. É serio. Nao tente mexer sozinho em casa uma guita com floyd sem saber. Melhor gastar com luthier agora, e com o tempo vai aprendendo, e logo logo estará regulando sozinho.

Mas se ficar fazendo tudo que te mandam fazer no forum de internet, daqui a pouco voce desregula ela todinha, força de todos os lados, estraga....enfim...leva pro homem que entende, e peça para que a guitarra vire uma manteiginha bem regulada.

guictr
Veterano
# jun/17
· votar


acabaramosnicks

A principal pergunta que vc tem que se fazer é: eu vou usar o tremolo? Eu já tive guita com ponte tremolo, floyd, e hoje em dia só pego guita com ponte fixa, porque na real eu nunca uso alavanca, gosto de ver o povo usar mas eu mesmo nunca uso. Compensa o "trabalho" de se ter guita com ponte diferente se vc pretende usar, caso contrário, fique com a praticidade e simplicidade das fixas.

Cara, é praticamente certeza de não usar nunca. Já tive umas strato com tremolo e a alavanca não saía de dentro do case.

Acho que vou pegar a de ponte fixa mesmo.

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


guictr
Pegue com ponte fixa.

guictr
Veterano
# jun/17
· votar


Buja

Devo pegar mesmo.

Jonathasrccps
Membro Novato
# jun/17
· votar


Boa tarde galera blz ?

Eu novamente... haha
Tenho uma LP Condor Prestige.
Acho bacana o som porem queria uma LP melhor.

Valor até 1500 reais.

Pensei em Condor CLP 2. / As LPs da ESP ou LTD / tentar alguma epihpone Usada.

Enfim voces que tem mais experiência que eu o q acham ?

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


Jonathasrccps
O que voce nao gosta na sua lespa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/17 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Jonathasrccps
Tenho uma LP Condor Prestige.
Acho bacana o som porem queria uma LP melhor.

Valor até 1500 reais.
Não existe nesse valor. Simples assim.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda