【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
NeoRamza
Veterano
# 10/nov/23 09:35
· votar


Wanton
Tanto faz! Iniciante não deve pegar ponte flutuante.

Eu acho esse mantra que todo mundo repete por aí a maior bobagem. Não tem problema nenhum iniciante pegar ponte flutuante. Ele só precisa saber que vai ter mais trabalho pra regular. Nada que ele não possa aprender. Basta pegar consciente disso.

O problema mesmo é pegar guitarra barata com ponte flutuante que não funciona direito. Seja por ser ponte de má qualidade, seja por ser uma usada mal cuidada. Se você é iniciante ou ainda não tem familiaridade com ponte tipo floyd nunca compre usada, a chance de estar zoada é grande.

Hyzzze
Vejo alguns fóruns no reddit sim, os gringos parecem fazer uma confusão quando se fala de ponte flutuante, dizendo que tremolo é flutuante, provavelmente deve ser pelas molas.

Ponte tremolo tipo das stratocaster você pode regula-la de forma que fique flutuante. Isso é possível porém opcional, diferente das floyds onde ser flutuante é obrigatório.

Eu fico em dúvida nessas guitarras pq são bem parecidas e como não existe loja de instrumentos musicais na minha cidade fico com medo de escolher uma e me arrepender depois pra tipo ou não ter uma alavanca, mas consigo trocar a afinação facilmente ou ter uma alavanca ter uns efeitos legais e ser mais chato de trocar a afinação.

Quanto mais simples for a guitarra, maior a chance de não ter problema.

Outro problema que tem opiniões sobre a ltd a jackson que não seguram bem a afinações e outras dizendo que dá até pra fazer alguns dives.... Isso me confunde muito.

A maioria dos reviews não são confiáveis, são feitos por pessoas que ou querem vender o produto, ou por pessoas que não tem experiência com tantas guitarras assim.

Qual você pegaria na minha situação?
Se todas as suas opções estão na mesma faixa de preço, escolha entre as de ponte fixa (ou que dá pra regular de maneira fixa) a que achar mais bonita. Eu faria isso. E leve de cara num luthier para regular. A regulagem bem feita vai fazer muito mais diferença do que a diferença entre essas guitarras.

Hyzzze
Membro Novato
# 10/nov/23 11:52
· votar


NeoRamza
Muito obrigado a todos que me ajudaram, muito em breve estarei pegando minha primeira guitarra e vai ser uma ab4.6w da s by solar!

Wanton
Veterano
# 10/nov/23 14:26 · Editado por: Wanton
· votar


NeoRamza
Eu acho esse mantra que todo mundo repete por aí a maior bobagem. Não tem problema nenhum iniciante pegar ponte flutuante.

Fui iniciante com ponte flutuante! Foi péssimo. E a minha era Floyd Rose original. Iniciante quebra muita corda. Trocar corda de uma guitarra com ponte flutuante e afiná-la é um saco para quem não tem ouvido um pouco mais treinado ou bastante prática.

Qual iniciante vai dar alavancadas antes de ter domínio de coisas bem mais básicas? O recurso acaba sendo mais uma distração. Outra coisa que acho que atrapalha é pedaleira com efeitos demais.

maspn
Veterano
# 11/nov/23 10:48
· votar


Wanton
Boa observação.
Eu já tive diversas pedaleiras, boss me 25, boss me 80, até tenho uma Vox Tonelab St jogada aqui... só atrapalharam.
Hoje sou feliz com um boss Ds2, chorus ch1 e um delay dd20, a receita de bolo funciona, uma boa distorção, um bom delay e um chorus.

NeoRamza
Veterano
# 11/nov/23 14:12
· votar


Wanton
Fui iniciante com ponte flutuante! Foi péssimo.

Minha primeira guitarra também foi com ponte floyd rose, pra mim foi ótimo. Ter floyd na minha guitarra condizia com o que eu ouvia na época. Meu professor me ensinou a trabalhar com ela e não achei nenhum bicho de 7 cabeças não.

Trocar corda de uma guitarra com ponte flutuante e afiná-la é um saco
A dica aí é trocar uma corda de cada vez, não tem dificuldade. Só tira tudo no dia que for limpar a escala, e mesmo assim, não vejo essa dificuldade toda não, demora mais que ponte fixa, mas nada que leve mais de 10 minutos.

Qual iniciante vai dar alavancadas antes de ter domínio de coisas bem mais básicas? O recurso acaba sendo mais uma distração.
Aí você prefere que o iniciante compre uma guitarra sem a floyd, pra depois de 6 meses ele ter que comprar outra guitarra? Se as coisas que o cara quer aprender tocar tem alavancada, por que ele não compra logo? Se o cara tá se distraindo só porque a guitarra tem o recurso o problema não é da guitarra, é da pessoa. Se for assim o cara tem que começar com uma guitarra de 12 casas pra não se distrair com as outras.

Outra coisa que acho que atrapalha é pedaleira com efeitos demais.
Aí é uma distração pra qualquer um, não só pra iniciantes. Na verdade pro iniciante pelo menos serve pra ele aprender a diferença entre os efeitos.

NeoRamza
Veterano
# 11/nov/23 14:14
· votar


Fica aí minha dica pros iniciantes: compre uma guitarra que seja condizente com o que você quer tocar. Desde que seja de qualidade,não tenha medo da ponte flutuante.

HortaRates
Membro
# 13/nov/23 05:32
· votar


NeoRamza
Fica aí minha dica pros iniciantes: compre uma guitarra que seja condizente com o que você quer tocar. Desde que seja de qualidade,não tenha medo da ponte flutuante.

Eu concordo que trocar corda não é nada demais, se você aprende uma vez e a ponte é de qualidade, é super tranquilo.
Mas eu discordo no seguinte ponto: Não é nem pelo fato de ser iniciante ou não, mas eu não acho uma boa ideia ter como única guitarra um instrumento com ponte flutuante.
Se o cara ouve estilos que usam floyd rose é muito provável que grande parte destes estilos sejam alguma variante de rock ou metal. E muito mais comum que uso de alavanca nesses estilos, ainda mais hoje em dia, é o uso de afinações alternativas. Se você tem uma guitarra só e ela tem ponte flutuante, você fica sem poder tocar uma grande parte das músicas que você tá afim porque não pode droppar a afinação. Ou então você trava a ponte, mas por que ter uma FR se vai travar a ponte?
Claro que existem opções como o D-tuna também, ou investir num bom pedal de whammy, mas são opções também caras e não muito iniciantes.

NeoRamza
Veterano
# 14/nov/23 14:43
· votar


HortaRates
Não é nem pelo fato de ser iniciante ou não, mas eu não acho uma boa ideia ter como única guitarra um instrumento com ponte flutuante.

Concordo completamente. Se precisar mudar afinação ponte flutuante é completamente inviável.

Na época que peguei minha primeira guitarra fez sentido floyd porque o que eu queria tocar era Satriani, Vai, Dream Theater e Metallica.

Mauf
Veterano
# 09/dez/23 12:50 · Editado por: Mauf
· votar


Amigos, gostaria de comprar uma guitarra para meu filho que está aprendendo a tocar e tem uma banda com os colegas dele de escola.

a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
Até 700-800 reais

b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
Aprender, praticar em casa e apresentações raras

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Pretendo comprar o amplificador Meteoro Space Junior 35W

d) Qual é o seu nível técnico?
Iniciante

Estava pensando na Tagima TG-530

LeandroP
Moderador
# 10/dez/23 05:21
· votar


Mauf

Pelo seu orçamento, me parece ser uma boa escolha.

Vicarious_3rd_Eye
Membro Novato
# 11/dez/23 20:28
· votar


Boa noite amigos, espero que me ajudem a encontrar minha primeira guitarra!

a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
1500R$ pra guitarra. Estou disposto a pagar 500R$ num pedal bom.

b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
Tocar em casa, estudo mesmo.

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Ampli já tenho. Penso em um pedal pra conseguir a distorção do death metal.

d) Qual é o seu nível técnico?
Toco baixo há 3 anos. Acho que me viro na guitarra.

e) Quais as características que uma guitarra deve ter para atender às suas necessidades?
Captação com humbucker. Quero tocar death metal e metal alternativo. Bandas como Gojira, Death, Tool e um Slayer de vez em quando..

Não tenho problema nenhum com guitarra usada. Estive de olho numa LTD M-10 por 1200R$ e estou inclinado a comprá-la, a não ser que vcs sugiram uma guitarra melhor pro que eu pretendo tocar. Sobre pedal: faço menor ideia de qual. Ajuda, pfv!

Belchiordocerrado
Membro Novato
# 19/dez/23 17:07
· votar


Fala, pessoal!!

Galera, é o seguinte: estou começando na guitarra e estou em busca do meu primeiro instrumento.
Fui em algumas lojas e experimentei alguns modelos e fiquei em dúvida de dois deles:

Tagima TG - 500 e Giannini G100.

As primeiras impressões que tive foi que a tagima é mais leve e com marca melhor posicionada. Já a Giannini achei ela muito confortável e em cores mais bonitas.

Em termos de preço, encontrei as duas com valores similares, a Tagima uns 10% mais cara.

Na opinião de vocês, existem diferenças significativas em prol de algum do modelos ou as duas seriam uma boa escolha pra um iniciante?

Agradeço a atenção de todos

Agmeuz
Membro Novato
# 21/dez/23 14:26
· votar


Fala galera! Dei uma googleada aqui mas não consegui decidir e queria uma ajuda da galera que entende um pouco mais.

Muitos anos atrás eu tive uma guitarra barateza, mas que foi roubada. Desde então eu toco violão ocasionalmente (em casa mesmo, como hobby), e agora queria entrar de novo no mundo da guitarra.

Estou procurando uma que seja versátil, tanto pra tocar um rock quanto pra quebrar um galho simulando um violão (usando ela no PC com Guitar Rig mesmo, moro num lugar que não pode fazer muito barulho então acabo ficando sem poder tocar o violão). Acho que entro na galera intermediária.

Estou dividido entre três modelos: Tagima Stella NTM (a com braço escuro, que eu acho linda), a Cort X100, e a Ibanez SA GIO GSA60. Tô tendendo pra Stella pq é a que mais me agradou no visual, mas fora isso as características delas são bem parecidas, mas não sei como avaliar os detalhes (caps e etc), então se alguém puder dar uma luz, eu agradeço!

Kopzr
Membro
# 28/dez/23 10:35
· votar


Bom dia galera,

Estou procurando uma strato ou superstrato pra complementar minha LP, com um timbre menos 'gordo' pra tocar funk/soul.

Estou em duvida entre: SX Alder Series, Seizi Shinobi e Seizi Budokan.

Alguma luz sobre qual vale mais a pena nessa faixa de preço (~R$ 1500)?

makumbator
Moderador
# 30/dez/23 23:51
· votar


Kopzr

SX é sempre legal. Vai comprar nova ou usada?

Izujo
Membro Novato
# 05/jan/24 15:03
· votar


boa tarde pessoal, tem algumas indicacoes de guitarra pra inciante?

a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
ate uns r$900

b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
tocar em casa, p estudo msm e tal

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
se eu comprar tenho um amigo me oferencendo uma cuvave, ai consigo tocar junto com o pc

d) Qual é o seu nível técnico?
zero, sei so um pouco quando comecei a tocar um violao

e) Quais as características que uma guitarra deve ter para atender às suas necessidades?
tanto faz, compro usada ou nova (se houver nessa faixa de preço), nao tenho preferencia de guitarra, mas pelas musicas q escuto uma strato ou uma LP seria melhor q uma tele

Kopzr
Membro
# 05/jan/24 17:35
· votar


makumbator
SX é sempre legal. Vai comprar nova ou usada?
Tinha preferencia por pegar usada, mas aqui na região a unica SX tem caps malagoli (2 mini humbucker) e achei cara. Só encontrei squier e tagima nessa faixa.

A SST57+ nova está ~R$ 1200 no ML, e a Alder ~R$ 1600, a diferença entre elas me pareceu ser a madeira do corpo (basswood vs. alder), mas puts, acho a alder muito bonita.

Pra mim o que pega mais é qualidade das ferragens e a tocabilidade / maciez do braço. Sera que a SX bem regulada perde nesse ponto em relação à uma Epiphone LP Standard?

HortaRates
Membro
# 07/jan/24 20:34
· votar


Kopzr
Les Paul e Strato geralmente tem pegadas totalmente diferentes no braço. Se pra você é o mais importante você vai ter que comparar pessoalmente. Tocabilidade é muito pessoal.

Em questão de ferragens a Epiphone não decepciona, são de qualidade. A SX eu não sei dizer, mas sinceramente ferragem é a coisa menos importante da guitarra

Kopzr
Membro
# 08/jan/24 10:35
· votar


HortaRates
Sobre ferragens, quis dizer mais no sentido dos trastes estarem bem instalados, e as tarraxas e ponte serem boas/segurarem a afinação. Claro que dá para trocar/arrumar tudo mas ai bota mais uma boa grana em cima.

Elétrica e caps eventualmente planejo trocar caso curta o feeling da guitarra. Infelizmente não achei SX na minha cidade pra testar, só a T635, que testei e gostei. Comprei a SX Alder no ML e vou ver se curto ela, valeu!

Thurbosta
Membro Novato
# 12/jan/24 20:49
· votar


O que vale mais a pena, uma ltd m10 com malagoli zonda na ponte e o cap normal dela no braço, ou uma ibanez grx22 bkn com malagoli napalm na ponte e malagoli phantom no braço? Qual é melhor para tocar metal extremo?

bertolacci
Membro Novato
# 16/jan/24 14:15 · Editado por: bertolacci
· votar


Guitarra para tocar new metal
Pesquisei por uns dias aqui no fórum (muito do que vi foi postado entre 2002 e 2009) e fiz um compilado de dicas que foram dadas para quem queria tocar new metal:
1. Guitarra com escala de pelo menos 25,5 pol
2. Usar jogo de cordas pelo menos 010
3. Antes de usar, um luthier tem que regular para utilizar cordas 010 ou superior
4. Dar maior importância em comprar um AMP fuderoso com ótimos graves (e se possível um big muff) e comprar uma guitarra apenas "OK"
5. Uma opçao para não precisar comprar um amp fuderoso é usar um simulador de mesa boogie (gt2 ou gdi21)
6. Corpo de basswood é uma boa opção
7. Não usar floyd rose

a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
até 1300

b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
tocar em uma bandinha de garagem e talvez uns shows

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Tenho uma zoom g3

d) Qual é o seu nível técnico?
Intermediário

e) Quais as características que uma guitarra deve ter para atender às suas necessidades?
Estou acreditando nas características que passaram no compilado que fiz, as principais recomendações foram alguma da Ibanez.
Queria tbm saber se essas recomendações ainda estão atuais
Já vi as Tagima TG-510, 520 e 530 e também as Ibanez Gio

P.S. Pretendo usar 6 cordas

oliv3ira
Membro Novato
# 05/fev/24 16:41
· votar


Galera vou comprar uma guitarra p/ começar a tocar (iniciante do zero), qual vcs me recomendam, estou na dúvida entre essas:
Tagima TG-500
Memphis MG-30

Obs.: Não vou tocar em bandas e nem me apresentar, apenas "brincar" mesmo como um hobby...


Obrigado desde já!!!

thiago stteffen
Veterano
# 15/fev/24 01:40
· votar


tenho uma cort m600 e amo ela. Queria outra guitarra na mesma pegada, alguma dica fora prs?

LeandroP
Moderador
# 15/fev/24 07:53
· votar


thiago stteffen

Se encontrar, tem a Tanglewood Les Paul.
Eu tenho uma e a única coisa que eu troquei dela foram as cordas.
Os pickups são muito legais (em alnico), vem com traste em inox de fábrica. Corpo e braço de mogno, com marcação em alpaca e abalone. Acabamento primoroso! Recomendo!

Encontrei uma descrição na Internet. Veja:
https://www.thegear.com.br/product-page/guitarra-tanglewood-les-paul

Kroinicky
Membro Novato
# 19/fev/24 16:10
· votar


Boa tarde gente, estou em dúvida entre comprar uma Seizi Musashi katana HSS ou uma Epiphone SG G400, as duas estão na mesma faixa de preço (A Epiphone é uma usada) qual vale mais a pena?

FelipeOliveira21
Membro Novato
# 19/fev/24 18:02
· votar


Les Paul SX por R$1000
Strato Sx Vintage séries por R$500

Qual dessas seria mais interessante para começar e conseguir uma boa versatiliade? Tocar um pouco de tudo, Blues, rock, jazz

FelipeOliveira21
Membro Novato
# 24/fev/24 16:30
· votar


Alguem pode me recomendar um les paul boa até 1200 ou 1400?
Obrigado!

_rochasupremo
Membro Novato
# 26/fev/24 23:49
· votar


Quero comprar uma guitarra versátil que vá durar um bom tempo e que eu consiga aprender com ela

a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
até uns 2500

b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
Aprender, praticar em casa e apresentações raras

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Amplificador Frontman 20w

d) Qual é o seu nível técnico?
Iniciante

Estava de olho na Pacifica 012, Squier Bullet e na Seizi Budokan HSS (por favor se puderem comentar se a Seizi é boa, vi muito pouco material na internet)

LeandroP
Moderador
# 27/fev/24 06:13
· votar


_rochasupremo
Seizi Budokan HSS

hugodian
Membro Novato
# 27/fev/24 10:06
· votar


Bom dia pessoal, queria ajuda na escolha da minha guitarra
a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
De uns 1000-2200.
b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
Estudar, tocar no quarto e com os amigos.
c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Cubo marshall e cabo santo angelo.
d) Qual é o seu nível técnico?
Era intermediário, mas estou há 18 anos sem tocar.
e) Quais as características que uma guitarra deve ter para atender às suas necessidades?
Eu gosto de tocar metal e sou apaixonado por modelos de guitarra Les Paul, gostaria de indicações desse modelo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda