Tópico pra quem quer fazer aula de guitarra e precisa de ajuda

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: erico.ascencao


    Mais um tópico com o selo Tópico pra quem quer [...] e precisa de ajuda.

    É isso aí povo. Saindo um pouco do padrão de tópicos-GAS, gostaria de pedir a opinião de vocês sobre como escolher um bom professor de guitarra. Para tal, vou começar com minha breve trajetória.

    Em 2006 comecei as aulas de violão com o Professor Jorge (OK, ninguém deve conhecê-lo, ele é de Itaquera, ZL de São Paulo). Ele já tinha dado aula de bateria pra mim 2 anos antes, portanto a escolha dele como professor foi meio que automática. Ele é um cara multi-instrumentista e quase autoditada, mas o que ele dominava mesmo era o violão. Em um ano de aula eu aprendi de tudo um pouco: músiquinhas diversas para me divertir durante a iniciação (de acordo com a minha evolução), formação de acordes, uma leve introdução à Harmonia, leitura de partitura e iniciação ao violão erudito. Depois deste tempo eu percebi que poderia me virar sozinho pra tocar o que eu queria (os Classic Rocks em geral) e saí das aulas.

    Logo veio a transição para a guitarra, depois veio o baixo durante a minha fase multi-instrumentisa e acabei ficando na guitarra. Meus conhecimentos são essencialmente práticos: pego uma tablatura ou cifra e saio tocando, eventualmente corrigindo algumas coisas que eu acho que não estão coerentes na "bibliografia". Sei um pouco sobre formação dos acordes e como achá-los em diversas posições do braço e em diversos formatos. Ainda lembro como ler partitura, mas perdi aquela fluência do read and play dos tempos das aulas. Nunca estudei escalas (lembro da escala maior... tá, mas não sei o que fazer com ela fora aquecer os dedos subindo e descendo).

    Meu objetivo a curto prazo é ter a orientação de um professor para ajudar a tirar as músicas que eu curto. Em várias oportunidades tenho vontade de tocar alguma coisa mas acabo esbarrando em algum detalhe que eu sei que a orientação de alguém experiente ou um pouco de prática na parte técnica da coisa ajudaria e muito. A longo prazo, gostaria de ser fluente no instrumento. Pra mim, fluência é responder àqueles pedidos de "toca alguma coisa" com alguma coisa e não com alguma música, entende?

    Os requisitos para um professor: dar aulas em São Paulo ou ABC (Santo André, Ribeirão Pires e Mauá) à noite (pós 18:00), ter um foco mais Classic/Pop/Hard Rock. Acharia interessante também se o professor tivesse contato com pessoas deste "ramo musical" para formar bandas e tocar em botecos.

    Antes que me sugiram voltar ao professor antigo, já adianto que ele não se encaixa nos requisitos por vários motivos: é mais focado em violão, não tenho mais o contato dele e não sei por onde ele anda.

    TavaresBluesMan
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    erico.ascencao

    Cara, eu sempre escolhi os professores com os quais tive aulas, primeiro pelo estilo musical desejado por mim, (sendo este dominado pelo proferssor) depois pela capacidade da didática e último não muito importante um lance meio que afinidade.. se tiver a oportunidade de ver o cara tocando e tal acho importante tbm.

    Bom cara, essa é a minha opinião, espero ter ajudado em algo.

    Abraço

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    TavaresBluesMan
    Concordo com este lance da afinidade. Além de professor o cara tem que ser camarada mesmo.

    Uma coisa que eu penso é de procurar guitarristas de bandas que tocam na noite (ex destas bandas: Almanak, Rock Boxx, Kaleidoscope, Rockover, etc.)

    wallacebarauna
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Uma coisa que eu penso é de procurar guitarristas de bandas que tocam na noite (ex destas bandas: Almanak, Rock Boxx, Kaleidoscope, Rockover, etc.)

    Acho que seria uma boa idéia. Porem e bom lembrar que tem cara que tocas horrores, o cara e um puta guita mais na hora de ensinar e um péssimo professor, falo isso de Experiência própria. Tive um professor em uma escola bem conhecida em São Paulo que o cara era famoso e tocava muito, mas, nas aulas ele não ensinava nada e so ficava conversando nos corredores da escola enquanto ficava-mos tentando tirar as musicas da apostila.
    Depois de encher o saco fui a secretaria e fiz minha reclamação e troquei de professor, por um cara que nunca tinha ouvido falar. O cara, era o cara meu, tacava muito bem, e melhor, sabia ensinar sem falar que era muito gente boa, sem tempo ruim. O negocio e fazer uma aula ou duas para ver se ele e mesmo um bom professor, sei la e o que eu faria hoje.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Esperava uma maior comoção popular...

    Upando...

    wallacebarauna
    Veterano
    # jan/11
    · votar



    Esperava uma maior comoção popular...

    Upando...


    Talveis seja por que pelo tema pareça um tópico de ajuda para todos que tem duvida, porem ele e bem especifico para a sua necessidade, a duvida está bem pessoal, entendeu?

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    wallacebarauna
    Esperava a comoção porque muita gente fica com aquele papinho "O FCC tá uma merda, só tem tópico 'qual guitarra comprar?', 'SX é boa?', etc".

    wallacebarauna
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    erico.ascencao

    Entendi!!! : -)

    Mais e assim mesmo o pessoal reclama de tudo.
    Mas voltando ao assunto do tópico, estou quase fechando um período de aulas com um professor aqui de jundiai, interior de sampa. Digo quase, pois ainda estamos no inicio do ano e todo ou quase todos estão de ferias, por isso ele está sem horário disponível.
    Tá muito foda estuda sozinho, saca? Eu comecei tocando batera na igreja, vi que não era bom baterista kkkkkkk ai fui pro violão, como a grande maioria faz, tirando musica de revistinha, vi que os camaradas gostava mais as meninas nem tanto. Ai passei para a guitarra, fazendo base, mais mesmo assim as meninas não curtia tanto. Então me matriculei na Em&T de sampa e fiz um ano para aprender a solar e algumas técnicas.
    Então percebi que a mulherada chapa com um bom Guitar solo KKKKK.
    Depois casei, deixei de toca pro ego pessoal e agora só tô tocando pra Deus.
    Porem pra Deus acho que tem que ser o melhor por isso vou me aperfeiçoar mais e mais, porem sozinho tá difícil. Chega uma hora que vc tem que aprender com um bom professor mesmo, isso e muito importante.

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Ressucitando...

    Depois de um período de leve correria no trampo finalmente me lembrei de entrar em contato com professores. Conversei basicamente com o Luciano Menezes (U2 Cover Alive) e com o Kleber Shima (ex-Almanak, agora na Hot Rocks). Na escola do Luciano ficou difícil por causa da indisponibilidade de horários pra mim. Já com o Kleber eu agendei uma aula demo (me soa mais como um bate-papo).

    Vamos ver no que dá. Prometo que farei um review... hehhehe.

    felipelfln
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    eu agendei uma aula demo

    Vai aprender number of the beast?

    Bruno_Rock and Roll
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Vai aprender number of the beast?
    AUHSUAHSUAHSHASUASHU Eu rii....

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    felipelfln
    Boa.

    Bruno_Rock and Roll
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    erico.ascencao
    Eu até agora não procurei por aulas por falta de tempo e grana, mais pela grana, por que eu não trabalho no sabado, então daria pra achar um tempo nesse dia..
    Espero em breve terminar de pagar minha SX e começar as aulas... \o/

    Guitar_Gafanhoto
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    ei galera, queria comprar uma guitarra...

    essa tal de Sx é boa?

    Bruno_Rock and Roll
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Guitar_Gafanhoto
    É Excelente!!! Leia esse review que fiz dela... http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/254137/

    Marc Snow
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    São Caetano. Serve?

    Guitar_Gafanhoto
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Bruno_Rock and Roll

    ae colega, meu post foi mais uma brincadeira mesmo em resposta a esse post do erico.ascencao:

    esperava a comoção porque muita gente fica com aquele papinho "O FCC tá uma merda, só tem tópico 'qual guitarra comprar?', 'SX é boa?', etc".


    ---------------------------------------------------------------------- ---------

    Agora em resposta ao tema do tópico é o seguinte, por exemplo, estou fazendo aulas de guitarra há 3 anos, e acho que perdi 6 meses de aula só desenvolvendo a técnica com exercícios simples que eu poderia ter feito em casa. Mas se você já tem uma técnica legal, aconselho buscar um professor para estudar harmonia.

    Abraços

    Bruno_Rock and Roll
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Guitar_Gafanhoto
    Tem que aprender fazer ironias melhores cara... UHASUHASUHAUHSUHASUHASUASH

    Guitar_Gafanhoto
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    que nada,foi mó engraçado xD

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Guitar_Gafanhoto
    Eu na verdade preciso ser avaliado, eu não tenho discernimento a respeito da minha evolução guitarrística nestes anos de autodidatismo.

    Uma coisa que eu fico pensando é a respeito do jeito que eu toco: com as unhas. Desde as minhas aulas de violão eu mantenho as unhas grandes, no estilo dos violonistas eruditos (na verdade um pouco menor que as deles). Pra mim isto é bom pois tenho 4 "palhetas" para ocasiões de arpejos e para as horas em que se precisa tocar como qualquer guitarrista normal a minha unha do indicador serve como palheta. Fico um pouco apreensivo ao pensar que o cara pode me falar "esquece isso, vamos tocar com palheta".

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Upando...

    Ontem fui trocar uma idéia com o Kléber Shima. Basicamente expliquei o que eu procurava e ele explicou sobre o método dele (aliás, o que ele falou é o que está no site dele).

    No fim do bate-papo lancei a questão de eu tocar com as unhas e ele não fez objeções. Pediu pra eu tocar alguma coisa, pra variar eu toquei partes de músicas e pelo o que ele viu sentiu que não tenho dificuldades "por não tocar com palheta". Ele até comentou de algumas técnicas como aquela palhetada rapidinha de Misrilou, mas como eu nunca me aventurei neste tipo de coisa eu sou vou sentir o drama ao me aventurar mesmo.

    Enfim, fechei com ele e começo semana que vem. Vou ver se mantenho este tópico como forma de "diário" pra mostrar o que tenho aprendido e como isso se reflete na minha evolução.

    lucgibson Les Paul
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    No meu caso,eu faço aula em um estúdio de guitarra com um professor que tem banda,muito bom o professor,mais é tipo eu treino exercicios que o professor passa,mais algumas musicas que eu pego aki pelo cifra club,façam isso tbm

    kilswitch.guitar
    Membro Novato
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    mar/15

    AULAS DE GUITARRA PARA TODO BRASIL VIA SKYPE
    QUEM TIVER INTERESSE PODE ADCIONAR

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tópico pra quem quer fazer aula de guitarra e precisa de ajuda