【FIXO】 Gravação Digital - Princípios básicos, equipamentos, exemplos, etc.

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# jul/16
· votar


thalles100

te respondi no outro tópico.

Lucas Araujo Gja
Membro Novato
# ago/16
· votar


Boa noite galera. Preciso tirar uma dúvida... A pouco tempo tenho me aventurado no home estúdio, e nos primeiros meses só gravei funk e rap. Tudo indo legal, porém resolvi gravar um violão para entrar em outros estilos e a gravação de violão e cajon sempre sai com ruídos absurdos. Ai pesquisando cheguei na placa M áudio da fast track. vocês que são mais experientes, ela irá resolver essa questão? os ruídos dos instrumentos?

Ningen
Veterano
# ago/16
· votar


Lucas Araujo Gja

Detalhe o equipamento usado hoje, o tipo de ruído que o incomoda e o ambiente de gravação por favor.

Lucas Araujo Gja
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: Lucas Araujo Gja
· votar


Detalhe o equipamento usado hoje, o tipo de ruído que o incomoda e o ambiente de gravação por favor.
Então, eu uso um pc gamer (comecei num notebook, porém o pc gamer eu consegui trabalhar melhor e entao to nele) as configs
PLACA MÃE : ASUS
PROCESSADOR : INTEL CORE i5
MEMÓRIA : 8GB DDR3 1600
HD : 1000GB SATA 3
PLACA DE VIDEO : HDMI INTEGRADA 1,7GB
PLACA DE AUDIO : 8 CANAIS INTEGRADA

Violão Eletrico Phx, uso adaptador para conectar ao computador e acho q é essa conexão q faz os ruidos... os arranhos normal, com um esforço consigo gravar sem, porém, os ruidos sempre ficam... com ajuda de alguns programas até consegui remover, mas a qualidade do instrumento fica muito baixa...

O ambiente de gravação é o meu quarto rs.. nao tem isolamento acústico mas no caso do violão faria alguma diferença?

Ningen
Veterano
# ago/16 · Editado por: Ningen
· votar


Lucas Araujo Gja

Cara, plugado, assim, acho difícil tirar um bom som... Mas depende de que timbre você quer....

Acho que 90% das tracks de violão que você ouviu na vida foram gravadas com microfones tipo condensador (microfones que costumam deixar a gravação mais parecida com o som real do instrumento mas são bem sensíveis). Então além da M-audio você teria que comprar o microfone. Um bom, de baixo nível de ruído.

Dá pra gravar com um dinâmico que, em geral, é mais barato e não capta tanta ambiência...

Contudo... Qual som de violão você quer tirar? Manda um exemplo.

Lucas Araujo Gja
Membro Novato
# ago/16
· votar


Ningen
Entao cara... Um dj amigo meu gravou uns rap só voz e violão, fazendo plugado e utilizando essa placa q citei e eu confesso que gostei do resultado (só q n ta na net o trabalho)... porém o negocio dele é mais funk, por isso eu vim pedir ajuda aqui no fórum. Porque eu pretendo gravar sertanejo, mpb e até um pessoal gospel aqui da cidade... De inicio pretendo começar fazendo mais voz e violão e alguns possíveis instrumentos midi, mas sempre pro lado mais acústico.
Quando fui num estúdio que tinha aqui na cidade vi como era feito as gravações microfonadas do violão e vi que o produtor usava um microfone para gravar instrumento, outro pra voz... fora o isolamento total da sala... e no momento não to podendo investir tanto... Será que plugado eu não consigo um som de qualidade? gravando lado esquerdo e direito do violão não sanaria esse problema de realidade?

Ismah
Veterano
# ago/16 · Editado por: Ismah
· votar


Lucas Araujo Gja

Pc gamer? rsrs Conte-me como é pagar um absurdo por equipamento mediano, apenas porque estava numa loja de joguinho...

Na moral, não dá para escapar de uma interface hoje em dia... É básico do básico...

Edson Caetano
Veterano
# ago/16
· votar


Lucas Araujo Gja
Não confunda isolamento com tratamento acústico, para gravar plugado o isolamento é irrelevante, afinal ele só serve para evitar ruídos do ambiente entrarem na captação e claro que incomode os outros

Não tenho ideia de que placa é a sua, só que tem 8 canais kkk... Mas é placa comum de PC para atividades multimídia, para gravar áudio profissional é bacana ter uma placa para isso, como disse o Ismah, é o básico do básico, tem que ter uma

Os ruídos se dão porque o nível de entrada de um microfone é diferente de um instrumento como o violão, não fica bom mesmo...

Mas você tem que estudar muita coisa ainda, não pense que existe uma receita que do dia para noite você vai resolver tudo, o início de tudo se resume em ir atrás da placa de som correta de dois canais mesmo já resolve, existem centenas de modelos, uma Presonus Audiobox é a que eu uso em uma estação aqui vai bem, deve estar uns 800 reais é um microfone de trabalho bacana, tipo um Shure sm58... Ou os similares xing ling se a grana estiver curta mesmo

Tem umas mesinhas de som Behringer que já gravam em 16bits, custam relativamente pouco, e para hobby você já vai se sentir um bacana da música.... Ela faz as vezes de interface, interessante

Lucas Araujo Gja
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: Lucas Araujo Gja
· votar


IsmahO computador a principio não era somente para produção rs... Mas depois de vê tanto mc aqui da comunidade pagando 200, 300 reais em uma gravação e montagem q n leva nem 2 horas eu resolvi usar somente para esse fim e vem dando certo kk

Edson Caetano
Então mano, to pesquisando essas placas... só queria saber se iria resolver essa questão dos ruídos antes de investir em uma.
Sei que é preciso estudar muito e já to pesquisando cursos aqui na região, mas até lá o jeito é recorrer ao nosso velho amigo google rsrs

Pombo
Veterano
# ago/16
· votar


Lucas Araujo Gja
Fala ai cara, então como o Edson Caetano falou, a entrada de microfone do pc não foi feita para usar instrumentos em linha, sem contar que não foi feita para uso profissional. É dificil investir pouco dinheiro nesse mundo do audio e ter boa qualidade, mas se você está tirando uma renda legal que dá pra juntar, então vai minhas dicas:

Placa de audio: Procure uma interface de pelo menos dois canais e phantom power (phantom power serve para ligar microfones do tipo Condensador). A fast track da m-audio por exemplo e uma boa placa, porém outras marcas como presonus, focusrite e behringer também você terá bons resultados. Procure uma que caiba no seu bolso, mas você deve gastar em media de 600 a 700 reais.

Microfone: Procure um microfone do tipo condensador, pois ele servirá tanto para gravar Voz como Violão. Acredito que o C1 da Behringer seja o condensador com o melhor custo beneficio (talvez numa faixa de 300 reais). Mais pra frente quando você juntar mais dinheiro ai recomendo adquirir um microfone dinâmico para você usar em outros tipos de instrumento (percussão, amplificadores de guitarra, etc). Com um microfone dinâmico e um condensador você vai estar preparado para gravar quase qualquer coisa.

Acústica: Ai vem o que costuma ser o pior, não adianta ter um sistema de gravação bom se o seu ambiente não ajuda. Se você dispõe de um ambiente sem ruido externo (carro da rua, cachorro do vizinho) isso já ajuda muito, pois você pode se empenhar apenas no tratamento acústico (não confundir com isolamento). Como você está iniciando, é difícil explicar exatamente como fazer um tratamento acústico, mas se você puder diminuir a reverberação da sala (o eco que produz quando o quarto fica um pouco vazio) você vai poder fazer a gravação seca e ai dosar o reverb via software (acho que é o ideal no seu caso). Compre algumas daquelas espumas acústicas (mercado livre vende bastante) e ai coloque nas paredes. A quantidade vai depender do tamanho do quarto e do quanto ele está reverberando. Nesse ponto acredite nos seus ouvidos. Se você sentir que a gravação está com muito eco, coloque mais espuma e por ai vai.

Conhecimento: Esses três pontos que eu falei são apenas o inicial para você fazer uma gravação boa, mas o principal de tudo é saber o que você tá fazendo. Então em uma oportunidade, faça algum curso sobre o assunto pois te garanto que esse vai ser o melhor dinheiro investido.

Espero ter ajudado com essas informações, qualquer coisa estamos ai =)

Lucas Araujo Gja
Membro Novato
# ago/16
· votar


Muito obrigado Pombo assim como todos que responderam. As informações que vocês me passaram com certeza vai me ajudar muito. Agora é estudar e estudar rsrs

Lucas Araujo Gja
Membro Novato
# ago/16
· votar


Muito obrigado Pombo assim como todos que responderam. As informações que vocês me passaram com certeza vai me ajudar muito. Agora é estudar e estudar rsrs

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: Felipe Stathopoulos
· votar


Edson Caetano

"Tem umas mesinhas de som Behringer que já gravam em 16bits, custam relativamente pouco, e para hobby você já vai se sentir um bacana da música.... Ela faz as vezes de interface, interessante"

Pô bro, indica uma mesinha dessas boas e baratinhas, com interface, pra mim. Porque tô fazendo minhas gravinas na placa onboard (entrada de mic) do PC direto do ampli (microfonado ou em linha, usando adaptador P10-P2) e quando fui olhar placa de som/mesa e pesquisar sobre o assunto me apareceu um trizilhão de opções, com custos estratosféricos, que me deixou completamente perdido e desanimado.

Só pra vc entender: não quero uma coisa profissional, apenas poder gravar minhas demos com uma mínima qualidade. E não preciso de mais de 4 canais de mesa, porque gravo tudo separadamente, via Audacity (os canais seriam no máximo para gravar em dois amplis ao mesmo tempo, ou se algum dia - distante - tiver que microfonar uma batera).

Pombo

Mano, gravo num "escritório" 5X3 com teto em gesso que é relativamente isolado em termos acústicos (não tem interferência externa) e não tenho muito problema com volumes altos (não tenho vizinhos xaropes). Mas também não tem nada de mais em termos de "brilho" e dá algum reverb.

Você acha que se eu instalar umas espumas acústicas boas em uma ou duas paredes (não tenho como instalar em todas, pois tem móveis embutidos) vou conseguir "secar" o som, além de dar um "brilho" melhor no som microfonado ambiente?

Em caso afirmativo, que produto seria esse? Tem como indicar?

Abraços e desde já agradeço a ambos.

PS: sou do tempo em que a molecada pegava emprestada - de alguém mais endinheirado - uma Tascam 4 canais em fita cassete para gravar a banda inteira; então pensa num cara que tenta fazer milagre com pouco: sou eu, rsrs.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# ago/16
· votar


Up.

Caso alguém possa me ajudar com idéias, agradeço imensamente.

Calime
Veterano
# ago/16
· votar


Felipe Stathopoulos

Pode gastar até qto?

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# ago/16
· votar


Calime

Cara, na verdade eu não posso gastar nada, rsrs, mas até um barão o cartão aguenta, rsrs.

De qualquer maneira vou fazer tudo aos poucos, eu mesmo, e sem pressa.

Calime
Veterano
# ago/16 · Editado por: Calime
· votar


Felipe Stathopoulos

Ao meu ver hoje as melhores opções seriam:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704947680-steinberg-ur12-interf ace-de-audio-96k-usb-nfe-gtia--_JM

Excelente marca e todos os recursos pra uma aplicação mais normal(gravar decentemente em casa com boa qualidade e sem gastar mto). Todos os recursos essenciais(phantom power, pre amp embutido, taxa de amostragem legal tbm). Mas se puder investir um pouco mais:

Calime
Veterano
# ago/16 · Editado por: Calime
· votar


Segue o segundo modelo (não consegui postar na outra mensagem, tá dando um bug):

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-713017906-interface-de-audio-st einberg-ur22-cubase-usb-20-nfe-_JM


Essa seria minha opção se fosse comprar um interface hoje(mas já tenho uma Focusrite). Recursos e qualidade suficientes para ficar mto tempo sem pensar em interface. Praticamente a msm interface anterior, porem com dois canais. Compre um dessa e ficará sem pensar em interface durante alguns anos(pelo que vc relatou).

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# ago/16
· votar


Calime

Pô bixo, legal, valeu, vou dar uma olhada, principalmente na UR22, até porque ela já vem com o Cubase, pelo que entendi, correto? Sabe a versão que vem e se é compatível com Windows 7?

Só não entendi as entradas dos dois canais, é P10 aquilo?

BrotherCrow
Membro Novato
# ago/16
· votar


Lucas Araujo Gja
Tá todo mundo aí falando de microfone condensador, mas se o teu ambiente é ruim, é capaz de o som sair melhor ligando elétrico e burilando com plugins. Pelo menos não vai sofrer tanto com a falta de tratamento acústico. Mas mesmo assim teria que ter pelo menos a interface.

Calime
Veterano
# ago/16
· votar


Felipe Stathopoulos

Isso, a UR 22 vem com Cubase sim. As entradas são normais, pode-se ligar tanto um p10 comum como tbm um conector XLR balanceado, aqueles conectores de 3 pinos típico de microfones. Outro diferencial dela é ter entrada/saida MIDI. Se comprar, não esquece de relatar aqui o que vc achou.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# ago/16
· votar


Calime

Beleza bro, me ajudou pra caramba cara. Se der certo depois eu posto aqui.

Abç

Pombo
Veterano
# ago/16
· votar


Felipe Stathopoulos
Vamos por partes:

"Você acha que se eu instalar umas espumas acústicas boas em uma ou duas paredes (não tenho como instalar em todas, pois tem móveis embutidos) vou conseguir "secar" o som, além de dar um "brilho" melhor no som microfonado ambiente? "

A espuma acústica elas são absorvedores de som. Normalmente os fabricantes das espumas oferecem até uma tabela especificando quais frequências de áudio aquela espuma absorve. É possível secar o som do ambiente, mas não vai deixar ele com mais brilho. O "Brilho" que nós costumamos falar, normalmente são as frequências agudas. Se você sente uma ausência de brilho em sua sala é porque essas frequências agudas não estão se propagando no ambiente. Nesse caso o que você precisa é de um difusor de som, e um que seja feito para difundir as altas frequências. Muitas vezes o brilho some por causa do excesso de grave que está reverberando no local, o simples fato de você absorver essas frequências faz com que o brilho apareça.

Em caso afirmativo, que produto seria esse? Tem como indicar?
PS: sou do tempo em que a molecada pegava emprestada - de alguém mais endinheirado - uma Tascam 4 canais em fita cassete para gravar a banda inteira; então pensa num cara que tenta fazer milagre com pouco: sou eu, rsrs.


Agora deixando todas as teorias de lado, quando o assunto é dinheiro não tem jeito kkkkk. Absorvedores e difusores normalmente são caros e pra uma coisa pessoal para gravar demos, as vezes nem valem a pena. Eu não entendi exatamente o que você vai gravar, Mas instrumentos em linha você não terá problemas. Agora se for grava voz, ou microfonar amplificador de guitarra, aconselho o seguinte: Faça um teste gravando a voz/amp em diferentes partes do seu escritório e vê aonde você conseguiu gravar com mais qualidade. Esse ponto é aonde vc vai usar para fazer as gravações. Se estiver dando muita reverberação, compre algumas espumas acústicas (nesse caso não precisa ser das mais caras) e espalhe no ambiente próximo ao ponto (teto, parede proxima e parede oposta) mas não precisa encher de espuma. Se você for gravar um amp microfonado, o ideal era que você pudesse deixar uns 60 cm longe da parede, mas afaste o quanto você puder. Se você sentir que o eco ainda está forte, aumente o numero de espuma. Você pode também reposicionar os próprios moveis do ambiente a fim de diminuir a reverberação, pois eles também servem como absorvedor/difusor.

Espero ter ajudado, qualquer coisa só falar ;)

Lucas Neo
Veterano
# set/16 · Editado por: Lucas Neo
· votar


Bom dia Prezados(as),

Não entendo muito de gravação, mas pelo que eu li no tópico na página inicial, como meu intuito é gravar apenas guitarra e covers para o youtube, um cabo p10/usb já serve para gravar, acredito que eu não precise de uma interface pois parece que minha placa mãe já consegue gravar com alta qualidade, dispensando assim uma interface. Podem garantir essas informações para mim?

Segue o link da minha placa mãe:
https://www.asus.com/br/Motherboards/MAXIMUS_VI_EXTREME/overview/

Especificações de áudio da mesma :

Realtek® ALC1150 com 8 canais - CODEC de alta definição
Suporta: Detecção de conexão, Multi-streaming, Painel frontal com possiblidade de redefinir a conexão
Recursos de áudio:
- Blu-ray audio layer Content Protection
- Saída(s) Ótica S/PDIF no painel traseiro

Nome da placa: Asus Maximus Vi Extreme

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


Se tu diz que não precisa eu é quem não vou discordar. Qualquer coisa no futuro conversamos.

Lucas Neo
Veterano
# set/16
· votar


Foi uma pergunta, estou lendo e pedindo dicas, caso não queira responder apenas não comente inutilidades.

Ningen
Veterano
# set/16 · Editado por: Ningen
· votar


Lucas Neo

Cara... Geralmente esses cabos p10/usb gravam com um driver próprio (ou seja, interface própria)... Você só vai usar essa placa de som da placa mãe pra mixagem e etc...

O que quero dizer é... Com esse tipo de cabo, a Realtek não influencia na gravação.

Lucas Neo
Veterano
# set/16
· votar


Ningen

Entendi, muito obrigado :)

Luciano.Badoe
Membro Novato
# set/16
· votar


shoyoninja

Trabalho fantástico! Linguagem clara e objetiva, em suma, um dos melhores tutoriais que tive o prazer de ler.

Abraço.

Visom
Membro Novato
# dez/16
· votar


[b][/b] Super dica que vai te ajudar a gravar e mixar melhor


Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Gravação Digital - Princípios básicos, equipamentos, exemplos, etc.