【FIXO】 Tutorial: Jam's - Entenda e organize

    Autor Mensagem
    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Pé de chinelo


    Primeiramente, quero agradecer ao Kiki e ao MauricioBahia por terem me ajudado com o texto!

    =======================================================

    TUTORIAL: ENTENDA E ORGANIZE UMA JAM

    Esse mini tutorial apresenta de forma prática e resumida como organizar uma JAM.

    1. O que é uma JAM?

    A origem do termo vem de "Jazz After Midnight" (jazz após a meia-noite), quando músicos ficavam improvisando ao fim da noite. Também pode significar "aglomeração" ou "geléia", na tradução literal.

    Consiste em criar um solo, explorando assim a habilidade de improvisar. Popularmente conhecido como "Jam Session", é uma prática comum para o desenvolvimento do músico, pois estimula a capacidade de criação, a compreensão do tom, da harmonia e a percepção do ritmo.

    No Fórum Cifra Club, a JAM é uma forma de aprendizado e troca de experiências entre os membros. A partir de uma mesma base os participantes gravam solos, que depois são reunidos e comentados por todos que participaram. Toda JAM tem um organizador, que a prepara, conduz e finaliza.

    Qualquer usuário do fórum pode organizar uma JAM. O objetivo deste tutorial é dar um resumo de como organizar uma JAM. Ela ocorre em duas etapas:

    - A abertura da JAM, com lançamento de um tópico com a BT, as regras, o prazo e um email para recebimento das gravações.

    - O fechamento, com a Mix Final para ser comentada pelos participantes (e quem mais quiser comentar).

    2. Backing Track

    Para organizar uma JAM você vai precisar de uma trilha de fundo, popularmente conhecida como BT, que é um trecho de música sobre a qual serão gravados os solos. Voce pode usar uma BT pronta, existem aos milhares na internet e em diversos estilos. Procure por sites dedicados a elas (GuitarBT, GuitarBackingTrack, etc.).

    Se preferir, também pode fazer a própria BT, o que requer apenas um pouco de conhecimento de gravação. O nível de complexidade depende do estilo musical escolhido. É possível montar uma BT apenas com um violão, ou usar VSTi de bateria e gravar vários instrumentos - guitarra, baixo, teclado, percussão - por cima.

    Em alguns casos é possivel utilizar um trecho de uma música existente, desde que haja um trecho adequado para solar.

    3. Preparando a BT

    As BT's prontas normalmente são de uma canção completa, tem entre 3 e 5 minutos, tempo muito grande para uma JAM. O tempo ideal é entre 30 segundos e 1 minuto, mas não existe nenhuma regra, quem define é o organizador da JAM.

    Pra poder fazer o corte de um trecho da BT, você vai precisar de um software de áudio. Pode ser um editor de áudio simples como Sound Forge ou Wave Pad; ou um editor multipista DAW (Digital Audio Workstation), como Reaper, Mixcraft, Cubase, Audacity etc. Usaremos aqui o DAW Acoustica Mixcraft, que também será usado na mixagem final.

    Primeiro, abra a BT escolhida no seu DAW. Veja a imagem:

    Imagem 1

    Identifique qual espaço vai querer isolar.
    Tente isolar metricamente terminando no final de uma virada de bateria por exemplo.

    Observe na figura a seguir que eu peguei do começo até o compasso 8, em aproximadamente 17 segundos, nesse ponto eu fiz uma marcação pra definir que ali seria cortado pra isolar o trecho.

    Imagem 2

    Depois você usa a ferramenta de cortar (Crop, Cut) e tira todo o pedaço até chegar na marcação que fez. Use o zoom pra chegar bem perto e fazer o corte preciso, terminando logo antes do próximo tempo 1 e num espaço de silêncio / volume reduzido. Ouça e conte os compassos pra ver se está tudo certo.

    Imagem 3

    Agora sua BT está cortada, escolha pra salvar em MP3. Lembre-se de acrescentar 1 segundo no início, antes de começar a BT, pra evitar estalos no som.

    4. Abrindo a JAM

    Com o arquivo da BT preparado, é só colocar em algum site de compartilhamento de arquivos como 4shared, soundcloud, megaupload etc.
    Abra seu tópico no fórum e divulgue o link da BT. Defina um prazo pra envio dos solos e o e-mail pra onde deverão ser enviados.

    O prazo depende do movimento do fórum. Em geral, é interessante que a JAM tenha em torno de 5 a 15 participantes. Mais que isso fica longo demais pra ouvir e comentar. No fórum de guitarra, isso pode levar poucos dias. No fórum de violão, de duas semanas a um mês!

    Defina também as regras da JAM. Leia vários tópicos de outras JAM's pra ver os tipos de regras que já foram criadas, modos de organização, etc. Mas lembre-se, quem cria a JAM tem poder sobre ela: cada organizador de JAM pode definir as regras do seu jeito e gosto. O organizador também deve cuidar do tópico, verificando frequentemente o movimento.

    5. Mix Final

    Após o prazo de recebimento, você pega todos os solos e mixa no seu DAW em sequência. Tente seguir o andamento do ritmo entre um solo e outro pra não haver pausas, como se fosse uma música contínua (Ouça as JAM's do fórum).

    É mais comum por na ordem de recebimento, mas eventualmente pode mudar a ordem (só tome cuidado pra não esquecer de nenhum solo!). Exemplo da JAM 43 de violão, que teve 12 participantes (note que a BT não está nessa mix porque os participantes já mandaram seus solos mixados, como é usual):

    Imagem 4

    Aqui uma imagem mais detalhada da junção de um solo com o outro, sem pausas e dando continuidade ao ritmo. Fade out no canal que vai sair e fade in no canal que vai começar, usa a barra de marcação pra te ajudar. A linha branca representa o volume do canal.

    Imagem 5

    Salve a Mix Final em Mp3 e coloque num site de compartilhamento como fez com a BT, e abra um tópico novo, dizendo a ordem dos solos e em qual tempo cada um começa (Ex: Fulano 00:00 , sicrano 00:30...)
    Poste o link do novo tópico (Mix Final) no tópico antigo (abertura da JAM) e feche ele.

    6. Comentando a JAM

    Depois é só ouvir e comentar.
    Os tipos de comentários dependem de cada um, mas é interessante tentar cobrir diversos aspectos: as ideias e o fraseado, a pegada, o timbre, a adequação à BT, a qualidade da gravação e da mixagem, etc.

    Os comentários são o momento mais importante da JAM! É nesse momento que todos os participantes tem um retorno, o que ajuda a desenvolver musicalmente. A JAM não é somente para ler críticas do seu solo, também é pra ajudar os outros que participam.

    Então, quando for participar duma JAM, reserve um tempo para comentar a mix final!

    Bora solar!

    octavio_guns
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Posta ai para te positivar.


    kkkkk


    Muito legal a iniciativa, vai ajudar muitas pessoas, inclusive eu!
    Abraço

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    octavio_guns

    Valeu !! Espero que possa ajudar a você e todos outros que queiram participar ou organizar uma Jam !!

    fgr
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Pé de chinelo
    possivel
    aúdio
    voce

    ???

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    fgr

    Obrigado pelo trabalho voluntário gratuito de correção ortográfica! corrigido!

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Pé de chinelo
    Perfect, simples, objetivo, não existem mais desculpas para não participar ou criar uma JAM

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Edson Caetano

    Valeu ! agora não tem desculpa mesmo pra não participar eheh !

    kiki
    Moderador
    # jan/12 · Editado por: kiki
    · votar


    Pé de chinelo
    é isso aí, é nois!

    sugiro a todos que organizam ou participam de JAMs a postar comentários, complementos, possibilidades, etc.


    ==================================================

    algumas coisas que eu gosto de fazer:

    - sempre postar ficha tecnica das gravações. acho que assim a gente aprende não só a improvisar, mas tambem como gravar, como melhorar a mixagem, etc.

    - fazer um "comentador", postando os nomes de cada participante já com os [ b ] pra fazer o negrito. é só colocar duas vezes que fica assim:
    [b]kiki[/b]

    - algumas vezes fiz jams com regras especiais. por exemplo:
    jam jazz - http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/258565/
    jam violão + baixo - http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/247833/

    - sempre faço as BTs, e sempre a partir de canções que tenham algum significado. e sempre posto a história do porque escolhi essa canção.

    - eu sempre uso o Reaper, que é um DAW que dá pra usar a versão gratuita por tempo indeterminado. foi recomendação do pessoal aqui do fórum.
    a vantagem de montar a BT nele é que eu já fico com a marcação do tempo da BT (ex: 120bpm), o que me facilita pra encaixar a mix dos solos.
    antes eu fazia no audacity, e acertava o tempo dando zoom e alinhando os picos do audio!

    só pra finalizar, eu participo mais das JAMs do violão, e na verdade eu ajudei a dar o pontapé inicial, antes só tinha na guitarra.
    como o movimento é mais fraco no violão, as JAMs são mais longas, e com ordem (não acontecem duas simultaneamente, com raras exceções). por isso a gente numera elas por lá!
    momentos históricos:
    a 1a JAm (que nao vingou): http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/164954/
    a 1a JAM (que vingou): http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/191677/

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Pé de chinelo
    · votar


    kiki

    Valeu por apoiar a idéia do tutorial e ajudar no texto !! certeza que vai ajudar muita gente no futuro !

    Sticka o tópico aí!

    clebergf
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Perfeito cara, não tenho nada em mente para acrescentar...

    tomcykman
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    ótimo tópico, devia colocar o mesmo no fórum de guitarra.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    clebergf

    Valeu velhão !!

    tomcykman

    Valeu cara! mas tem que ver que a idéia é ajudar as JAM's de qualquer tipo, seja de violão, guitarra, teclado, flauta, gaita de foles, triângulo etc hehehe

    Saul Morello
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Saul Morello
    · votar


    Otimo!! Vai me ajudar muito ja que quero fazer umas jams! Não só a mim,mas a todos que pretendem fazer as mesmas

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Saul Morello

    É 'nóis' ! qlq dúvida aí na organização pode perguntar! abs!

    Marc Snow
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    O pior de tudo, é ouvir cada comentario infundado, sem nada a ver com o que o foi feito...E isso não tem nem de monte...tem de tonelada!

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Pé de chinelo
    · votar


    Marc Snow

    É, mas faz parte, o fórum é livre. E sendo bem honesto onde isso mais acontece é no fórum de guitarra.

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    Marc Snow
    como assim? é comentario generico, só pra dizer que comentou
    tipo horoscopo?

    ex:
    Pé de chinelo bom solo, só nao gostei muito do timbre.
    Marc Snow ficou legal, mas poderia ter sido mais ousado.
    Saul Morello interessante, só precisa tomar cuidado nos bends e vibratos.
    tomcykman esta indo bem, só tente melhorar a pegada.
    clebergf gostei do seu solo, só precisa melhorar a equalização.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Marc Snow: O pior de tudo, é ouvir cada comentario infundado, sem nada a ver com o que o foi feito...E isso não tem nem de monte...tem de tonelada!

    Velho, você tá num fórum livre, aberto, com pessoas de 10 até 60 anos. Cabe a você filtrar os comentários que, por sinal, vem de mais de um user. Quem não tem capacidade de filtrar/avaliar os comentários, é pq tá aprendendo e isso é natural. Agora, o carinha, que por maldade, faz um comentário ofensivo ou pra sacanear, aí sim eu acho infundado. Bom, minha opinião.

    Pé de chinelo

    Boa!

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    MauricioBahia

    Valeu pela ajuda !!

    Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Agora que vi esse tópico, muito bom!

    Parabéns Pé de chinelo. Vai ajudar gente pra caramba, tipo eu rs.

    Abraço

    fgr
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    kiki
    como assim? é comentario generico, só pra dizer que comentoutipo horoscopo?

    Nada, tinha acabado de voltar uma época pra comenmtar uma JAM que achei maneríssima e fiz uma critica no solo do Marc Snow.. lembro que ele não gostou da critica..

    Acho que o problema é mais o orgulho de alguns aqui que se acham deuses da guitarra e quando comentam qualquer alfinete contrário, eles sobem nos tamancos e acham que os ofendemos..

    paciência..

    E pra não fugir do tópico, parabéns pra quem o fez!

    RodrigoChuck
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Mas as jam sessions podem ser ao vivo nao é? Assim: tendo uma banda e os solistas na frente como se fez e faz em muitos shows e DVDs de artistas como os do G3 no DVD de denver do Steve vai Joe satriani e yngwie malmsteen

    v1marqu3s
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Vou dar uma sugestão aqui que já dei numa jam alguns dias atrás, que pode ajudar a melhorar a mixagem... há um bom tempo atrás participei de uma na comunidade Efeitos de Guitarra 2, no moribundo Orkut. Nessa jam, o organizador pediu que cada um enviasse seu solo mixado na BT, como de costume, e também um arquivo mp3 com o solo no canal direito e a BT no canal esquerdo. Dessa forma, "quebrando" os canais estéreo em dois arquivos mono, ele poderia trabalhar com o solo puro quando fosse mixar, evitando que cada um ficasse em um volume relativo diferente. Eu acho bem mais prático assim, o que acham?

    Pé de chinelo
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    RodrigoChuck

    A origem da Jam é ao vivo mesmo, só no improviso e feeling.

    Aqui no fórum a gente trabalha mais os solos e a produção, é um tipo de jam diferente, com mais tempo pra pensar e talz.

    v1marqu3s

    Não precisa mandar o solo junto com a bt, nem tornar mono os canais. Isso não vai fazer todos os solos ficarem num volume igual.

    Eu prefiro que os participantes mandem o solo isolado da BT, claro que tentando se basear no volume da BT pra botar na altura correta o seu solo.

    Mas não tem jeito, quem for mixar vai ter que ajustar volumes. Não tem como fugir de volumes numa mixagem.

    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tutorial: Jam's - Entenda e organize