【FIXO】 Gravação Digital - Princípios básicos, equipamentos, exemplos, etc.

Autor Mensagem
gaitistaSP
Veterano
# jan/16 · Editado por: gaitistaSP
· votar


Ismah

Como faco isso? Como se arma esse negocio?

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Armar é uma forma de falar, se não me engano, aperta o botão vermelho (rec) no/s canal/is, pra armar, e o vermelho na barra de ferramentas pra começar a gravar...

gaitistaSP
Veterano
# fev/16
· votar


Ismah

seguinte.. cabo de audio MAC.. é bom..? vou precisar comprar um xlr/p10 pra ligar a interface nas caixas.. me disseram que preciso saber se ele é blindado e se as conexões são de qualidade.. dá pra saber se é blindado, mas como sei se a conexão é de boa qualidade..? é que só tem essa marca na lojinha aqui..

JN Guitar
Veterano
# fev/16
· votar


Boa tarde. Sou José Airton, 20 anos.
Hoje 11/02/2016

Bom, vou começar falando dos recursos disponíveis:
• 2 iPhones 5S
• 1 iRig 1
• 1 Guitarra Ibanez RG 350 DXZ
• 1 Boss ME-25

Interesses

Tenho interesse de fazer pequenas gravações de músicas, solos, bases, pois toco na igreja e muitas vezes os caras do áudio não estão no ensaio para colocar o DVD de acompanhamento de maneira Audiovisual. É um problema nosso lá, mas espero que vocês me ajudem.

Modo de gravação que penso:

• Com 1 iPhone 5S farei a gravação visual (tenho as lentes Olloclip e tripé, já que não tenho dinheiro para uma Canon)
• Com o outro iPhone 5S farei gravação de áudio usando iRig, simultaneamente com o IPhone da gravação visual, para ficar totalmente sincronizados.
• Tudo seria editado no app iMove, este editor de vídeo já vem instalado no iPhone.

Dúvidas que não encontrei em nenhum tópico:

• É possível conectar guitarra > pedaleira > iRig. Para usar os efeitos da pedaleira no celular? ou somente os efeitos que o app dispõe ?

• Quando eu gravar, o chiado do iRig no Amplitube ou Garage Band sumirá quando eu sincronizar com a Backing Track / Música original ?

Se tiverem outras sugestões de gravação Audiovisual, me expliquem, só tenho a mínima noção disso !

Obrigado. Ficou meio grande, mas tenho esperança que o assunto será resolvido por ajuda de vocês!

gaitistaSP
Veterano
# fev/16
· votar


Ola, pessoal

Minha duvida eh a seguinte.. sao duas

1. Meu mic shure58 caiu de cabeca no chao e amassou um pouco.. isso tem conserto?

2. Estou sentindo uma certa dificuldade pra tocar o violao e cantar no mic ao mesmo tempo.. nao me da liberdade de movimentos.. me passou pela cabeca comprar um daqueles mics headset.. mas me disseram q um bom eh quase 2 mil.. o q vcs me indicam? Teria algum mic desses headset bom custo-beneficio?

Iversonfr
Veterano
# fev/16
· votar


gaitistaSP
Meu mic shure58 caiu de cabeca no chao e amassou um pouco.. isso tem conserto?

Amassou o globo? Não afeta em nada, ainda mais um SM58 que é um trator. Se quiser consertar por estética, compre algum tipo ESTE AQUI, ou pesquise no Mercado por "globo sm58" ou "grelha sm58"

Teria algum mic desses headset bom custo-beneficio?

Nunca testei, mas na faixa de preço mais em conta, pesquise por Leson ou JTS. Já ouvi falar bem do JTS, porém o uso em questão era para palestras, não sei como fica para cantor.

Drumzitos182
Membro Novato
# fev/16
· votar


Alguem conhece? Alguem conhece Umix1008 Icon
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-716811336-interface-8-canais-um ix-1008-icon-top-de-linha-tipo-m-audio-_JM#questionText
to em duvida se vale a pena arriscar ou n...

Iversonfr
Veterano
# fev/16
· votar


Drumzitos182

Nunca ouvi falar, porém numa rápida pesquisa, ela está fora de linha. Não parece ser ruim, mas é um belo risco e sem dúvidas um enorme elefante branco pra vender depois se precisar.

Drumzitos182
Membro Novato
# mar/16
· votar


ér... mas sei la, preço bem atrativo pra 8 canais...

gaitistaSP
Veterano
# mar/16 · Editado por: gaitistaSP
· votar


gente.. to pensando em fazer um home studio na minha casa.. pedir pro arquiteto projetar.. o que é preciso..? tipo aquelas salas silenciosas.. sou leiga.. alguém pode me ajudar? o que preciso saber antes de projetar uma sala dessas?

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


gaitistaSP

Desculpe, não tinha visto suas mensagens.

cabo de audio MAC.. é bom..?

Nunca vi mais gordo.

como sei se a conexão é de boa qualidade..?

Conectores de boa qualidade. Neutrix é um nome muito citado em pro-audio. CTS, Switchcraft é mais voltada ao mundo dos instrumentos.

é que só tem essa marca na lojinha aqui

É o que tem pra hoje.

Meu mic shure58 caiu de cabeca no chao e amassou um pouco.. isso tem conserto?

O Iversonfr deu a letra. Eu só não compraria qualquer um.

mas me disseram q um bom eh quase 2 mil.. o q vcs me indicam?

São mics geralmente de cristal. Cagados em médios.

Teria algum mic desses headset bom custo-beneficio?

Na real, nenhum BOM me foi apresentado.

gente.. to pensando em fazer um home studio na minha casa.. pedir pro arquiteto projetar.. o que é preciso..? tipo aquelas salas silenciosas.. sou leiga.. alguém pode me ajudar? o que preciso saber antes de projetar uma sala dessas?

Sinceramente, não precisa de um arquiteto, mas de um engenheiro de áudio. Ele vai tratar a sala de gravação e de mix, e tudo que for preciso.

Pessoalmente, acho que devia deixar pra mais pra frente. É um investimento alto mesmo, e pode não ser o que precisa. Quero dizer, talvez tu não queira um estúdio profissional, quer apenas registrar ideias. :)

tomasetto
Veterano
# abr/16
· votar


GALERA EU TÔ COM ALGUNS PLANOS COM RELAÇÃO A GRAVAÇÃO.
E PELO QUE EU LEIO AQUI, VEJO QUE O PESSOAL ENTENDE BASTANTE DO A ASSUNTO, E EU JÁ NÃO ENTENDO QUASE NADA SOBRE.
ENTÃO SENDO ASSIM, EU QUERIA SABER SE ALGUÉM ESTARIA DISPOSTO A TROCAR CONTATO COMIGO PELO FACE OU WHATSAPP PARA ME AJUDAR, E EU EXPLICAR TODA A SITUAÇÃO QUE ESTÁ ACONTECENDO, PARA QUE ALGUEM POSSA ME DAR ALGUNS CONSELHOS ?

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


Primeiro NÃO use caixa alta.
Segundo pode perguntar pelo fórum.

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


https://www.facebook.com/lisciel/videos/986017911488730/?pnref=story

vitorsdcs
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: vitorsdcs
· votar


Qual a potência mínima um amp de baixo deve ter para que eu possa microfoná-lo com boa qualidade? Outra pergunta, tenho um Arcano A-57, ele é um bom mic para microfonar amp de baixo?

thalles100
Veterano
# mai/16
· votar


Olá pessoal!

Preciso de uma assistência para comprar uns produtos para minha gravação caseira. Bom, a princípio meus intuitos são apenas por diversão, todavia já toco e faço gravações há um certo tempo. Essas gravações tem me frustrado bastante, pois não saem com qualidade - gravo do meu celular.

Gostaria de ter a aparelhagem mínima adequada, sem inventar nenhum pouco, apenas o ponto de partida. Meu objetivo inicial é fazer 3 composições e grava-las com qualidade para difusão de um possível trabalho. Bom, vocês já podem ver que não é tão diversão assim, mas eu poderia dizer um hobby com pretensões sérias.

Li um pouco a respeito e confesso que não entendi nada. Portanto uma consultoria para o meu caso em específico seria fantástica. Meu orçamento é curto mas consigo um saldo no cartão de crédito. Com esses aparelhos eu já gravo bem?

- Mesa de Som LL Star 4
http://www.musicalbrasil.com.br/mesa-de-som-ll-star-4-15191/p
- Microfone Dinâmico Dylan SMD100
http://www.musicalbrasil.com.br/microfone-dinamico-dylan-smd100-13865/ p
-Cabos - O que comprar? Segue o link da seção "Cabos" do site
http://www.musicalbrasil.com.br/acessorios/cabos

Pronto, com isso já começo a gravar com certa qualidade? Pretendo comprar tudo nesse site mesmo, que ai já resolvo a coisa logo. Vale a pena essa mesa, esse microfone, e por favor me ajudem com os cabos.

Faltou algo?

Muito obrigado desde já!

Iversonfr
Veterano
# mai/16
· votar


thalles100
Faltou algo?

Sim, faltou vc ler a primeira página desse tópico. Vamos ao princípio: Mesa de som mixa, interface de gravação grava!

Se você quer gravar, vai jogar dinheiro fora comprando um mixer. Compre uma interface de gravação, pode ser uma simples de 1 canal, as marcas conhecidas bacanas são Focusrite, M-Audio, Presonus. Faça um esforço para pegar alguma dessas pois já te resolve por um bom tempo sem se arrepender daqui 6 meses. Se a grana tiver curta demais mesmo, veja algo tipo a Behringer UM2. Mas lembre-se, compre uma interface de áudio e não uma mesa de som. Quanto ao mic, nunca tinha nem visto essa marca, mas pelo menos vc acertou o tipo do mic, dinâmico cardioide. Só faltou dizer oq vc quer gravar, se é voz, violão, guita, etc.

thalles100
Veterano
# mai/16
· votar


Muito obrigado pela ajuda Iversonfr! E desculpa-me pelos erros...

Quanto a sua pergunta, eu gostaria de gravar voz e violão, a princípio. Talvez mais pra frente pretenda adquirir uma guitarra. Mas a princípio é voz e violão mesmo.

Nesse caso eu deveria adquirir uma interface de gravação de dois canais mais o microfone? Meu violão tem aquele espaço atrás para colocar o cabo...

Muito obrigado desde já!

thalles100
Veterano
# mai/16
· votar


Achei a Behringer UM2 nesse site:

http://www.girafa.com.br/equipamentos-som/Behringer/interface-udio-um2 -behringer.htm?gclid=CPnx0PO55swCFYyAkQodHBcEFw

326 reais, ao menos dividem rsrs...mas vai doer um cado haha

Ismah
Veterano
# mai/16
· votar


Iversonfr
Amassou o globo? Não afeta em nada, ainda mais um SM58 que é um trator.

Há algumas coisas para se por namesa, e elas surgiram no último final de semana. Eduardo Coelho, técnico de ProTools e gravação do estúdio Acit (Caxias do Sul/RS) me colocou que "pra transformar um SM58 num SM57 é só tirar o globo. O 57 é [de padrão polar] fechado, capta bem de frente, o 58 é a mesma coisa [aka cápsula], mas um tem o globo que altera o padrão polar dele [e adiciona um popfilter]."

Fui pesquisar e de fato é a mesma cápsula, e muitos convertem o 58 em 57 assim. Mas ainda não sei até que ponto o formato do globo afeta o padrão polar, e a curva de resposta do mic (que é diferente por causa do pop filter no SM58).

vitorsdcs
Qual a potência mínima um amp de baixo deve ter para que eu possa microfoná-lo com boa qualidade?

Segundo as curvas de Fletcher e Munsson, precisamos de 60dB para ouvir 100Hz. Com um falante de qualidade mediana e sensibilidade na casa de 90dB/W/m, creio que apenas um power amp de 1W seja mais que suficiente para gravar com o microfone a 3cm do cone, em volume de 105dB. Sugiro que use uma atenuação de 6dB na entrada, para ter som som limpo.

Outra pergunta, tenho um Arcano A-57, ele é um bom mic para microfonar amp de baixo?

Depende de onde quer chegar. Um som de baixo com muito subgrave o 57 não capta bem, seria mais recomendado um microfone de cápsula larga. É comum se usar algo como um D112 ou um Beta52 na borda para captar os graves, e um SM57ou SM58, Beta 57 ou 58, ou mesmo algum condensador hiper-cardioide, mais da metade do cone para o centro captando os médios e agudos.

gaitistaSP

Desculpe, mais uma vez uma pergunta tua pra mim passou batido.

thalles100
Veterano
# mai/16
· votar


Olá Ismah, peço que se possível tbm me ajude com minhas dúvidas acima. Quero algo bem simples, o básico, mas que possa gravar com uma certa qualidade a voz e o violão.

No penultimo post acima tem minhas dúvidas já detalhadas. Obrigado!

Ismah
Veterano
# mai/16
· votar


Sinceramente, não entendi onde poderia te ajudar. Está correto em tudo que citou.
A interface citada é uma opção.

thalles100
Veterano
# jul/16
· votar


Algum de vocês não tem uma interface áudio usada pra vender a um bom preço não? Desde que funcione razoalvemente já está valendo. Quero poder me ouvir direito, gravar direito pra mostrar pro pessoal. Mas com o equipamento que tenho está complicado! rsrsrs....

Valeu!

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


O que pede é contra as regras do fórum...

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

thalles100
Veterano
# jul/16
· votar


Nem queria uma comercialização visando o lucro, e sim procurando alguem para passar algo que não lhe serve mais. Acredito isso ser diferente, mas se um moderador não concordar tiro o post numa boa.

thalles100
Veterano
# jul/16
· votar


Ae Ismah e demais amigos,

Essa interface serve pra eu gravar voz e violão? Já comprei o microfone e tenho o violão com entrada, ainda não tenho nenhum cabo.

http://www.guitarshop.com.br/audio/interfaces-softwares/interface-de-a udio-roland-ua-11-mk2-duo-capture

Valeu...

thalles100
Veterano
# jul/16
· votar


Ixe, olhando melhor a imagem ela só tem entrada pra mic/guitar. Parece que não dá pra conectar os dois simultaneamente, pelo menos foi isso o que entendi. ;/

forneas05
Membro Novato
# jul/16
· votar


Bom dia pessoal,to precisando de uma força em acordes pra se fazer umas melodia para algumas composições minhas e tambem qual programa de home estudio gratis poderiam me indicar

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


thalles100

Não saberia te responder igualmente, mas desculpe, sua pergunta passou batido.

forneas05

acordes pra se fazer umas melodia

"Watt?"

tambem qual programa de home estudio gratis poderiam me indicar

Audacity é um.

thalles100
Veterano
# jul/16
· votar


Pessoal, fiz um tópico próprio, mas como estou meio desesperado e ansioso, posto aqui tbm pra me ajduarem.... Consegui uns equipamentos e não consigo gravar.... será que está faltando algo?


1 notebook Dell XPS i5 (tenho há uns 4 anos mas tem placas e tudo mais - ao menos deveria ter)
1 M-Audio M-Track 2 entradas + entrada fone + entradas auto-falantes
1 Violão Hofma com entrada P10
1 Microfone Dylan Dinâmico (meio grandão mas foi o que comprei)
2 Cabos P10-P10

É isso. O máximo que consegui foi uma gravação da voz com péssima qualidade. Será que não está faltando algo? Será que o problema pode ser o notebook? Eu realmente não sei o que fazer e estou desesperado pra fazer gravações razoáveis em casa.

Muito obrigado aí moçada!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Gravação Digital - Princípios básicos, equipamentos, exemplos, etc.