【FIXO】 Gravação Digital - Princípios básicos, equipamentos, exemplos, etc.

Autor Mensagem
gaitistaSP
Veterano
# set/15 · Editado por: gaitistaSP
· votar


olá, pessoal

preciso comprar um material para voz e violão.. li alguma coisa no início do tópico.. mas qual seria a placa de som ideal pra PC..? pretendo gravar videos pro youtube.. nada profissa demais.. sou leiga.. mas não quero ter prejuízo com uma aparelhagem ruím.. e já vi por exemplo, uma bateria que vc toca no pc, mesmo.. acho que através do teclado.. pra isso eu precisaria de uma placa com 8 entradas, é isso? me expliquem isso, please.. pq se eu comprar uma placa com apenas duas entradas, e depois quiser incrementar com som de bateria, não vai dar..

com relação ao programa, tenho instalado aqui o sound forge 10.0.. seria um bom programa?

gaitistaSP
Veterano
# set/15 · Editado por: gaitistaSP
· votar


já escolhi a placa..

seguinte, o que vcs acham desse pedestal hercules..? é só pra eu gravar em casa.. me deram essa marca mas to achando muito caro pra nem usar ao vivo.. são videos que vou fazer em casa.. teriam outras sugestões boas e mais em conta do que esta?:
http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=5 9909&origem=52&gclid=Cj0KEQjwm4mwBRCni-ivmePYivkBEiQAdGkklsHuO5l3nYx3w -i0cKhvo_9LqgEuw49UO1BiDFccbk4aAvP08P8HAQ

este sai mais em conta, mas será que tem estabilidade..? será que vale à pena?:
http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=5 0228&origem=128&gclid=CIHwvdqSjsgCFRSAkQodDEsEIQ

e essa?:
http://www.magazineluiza.com.br/pedestal-de-microfone-saty/p/2009443/i m/imaa/

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


gaitistaSP

Minha amiga, vc está postando em diversos locais dentro do fórum, não adianta, serão sempre os mesmos usuários.

Sugiro que para segundas opiniões, vá para outros fóruns, como o Som ao vivo.

são videos que vou fazer em casa.. teriam outras sugestões boas e mais em conta do que esta?

Evite pegar pedestais retos, os girafa vão te ser mais úteis devido a poder suspender o microfone bem próximo a um ponto vindo por cima. Pegue o ibox, vc não vai levar ele a extremos, nem vai fazer o uso que eu havia entendido (ao vivo e para gravar).

O Sound Forge não é muito recomendado para seu objetivo. Consideraria um Reaper que é free, e muito profissional.

gaitistaSP
Veterano
# set/15 · Editado por: gaitistaSP
· votar


Pegue o ibox, vc não vai levar ele a extremos, nem vai fazer o uso que eu havia entendido (ao vivo e para gravar)

Ismah

Vou gravar, sim.. em casa, uai.. se mais tarde quiser usar um condensador não dá pra usar..? foi isso que vc disse..? pretendo usar com um shureSM58, no momento..

essa girafa ibox, não tem capacidade pra fazer isso?: http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/226078/p1..

ou tem??

essa é minha dúvida.. quero comprar uma coisa que não vá pro lixo depois.. tipo, quero algo que eu vá aproveitar.. não entendi o que vc disse do condensador.. não pretendo usar condensador no momento, mas e se mais tarde quiser usar, tenho que usar uma girafa igual do video, né? que girafa é essa..? não é essa ibox, né.. parece diferente..? a parte de cima da girafa do video não é igual a essa ibox..

esse ibox sera que fica de bom tamanho pra gravar sentada tocando?
Vi q existem mini girafas.. sao bem caras.. mas me diz se ele serve nesse caso q nao tenho nocao de medidas disso.. desculpa mas eh como te falei.. nao quero perder dinheiro

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


gaitistaSP

Isso é relativo. Eu precisei comprar muita coisa para identificar o que de fato preciso.

O ibox deve te servir de todas as formas.

gaitistaSP
Veterano
# set/15 · Editado por: gaitistaSP
· votar


ele não vem com cachimbo.. vc conhece algum modelo..? e se eu comprar o cachimbo e não servir?

o ideal seria uma mini girafa hercules com base redonda, mas muito cara..

to querendo comprar logo, só to esperando essa resposta do cachimbo.. não sei o modelo certo.. tem uns que são bem ruinzinhos pq o microfone escorrega..

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


gaitistaSP

Não exatamente. Os base redondas são geralmente pedestais retos. Acho pequena as bases redondas, para girafas.

O cachimbo geralmente vem com o mic. E é um padrão, para condensadores pequenos (C2 e demais), SF (são mais grossos), e dinâmicos. Eu acho os cachimbos da Hercules muito inteligentes.

gaitistaSP
Veterano
# set/15 · Editado por: gaitistaSP
· votar


o que acha desse..?

http://www.kabum.com.br/produto/59906/hercules-stands-cachimbo-para-mi crofone-c-anti-choque-borracha-2449

essa girafa parece boa.. mas não tem a medida mínima e máxima..

http://www.kabum.com.br/produto/15358/ask-pedestal-girafa-mgp-preto-63 67

gaitistaSP
Veterano
# set/15 · Editado por: gaitistaSP
· votar


achei as medidas:

http://www.ask.ind.br/produto/47/mgp

só que está indisponível.. só tem no mercado livre.. lá diz que é studio som joão, mas no site do studio som joão não tem o produto.. acho que não é confiável

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


gaitistaSP

Os materiais são interessantes. Eu trabalho só com RMV e Shure, mas da Hercules, não achei um material ruim. É o tipo de coisa que pode encaram sem medo.

No mercado livre, basta perguntar se tem em estoque.

gaitistaSP
Veterano
# out/15
· votar


Ismah

pois é.. agora já comprei da ASK.. essa que postei o link.. é bem firme, parece resistente e boa.. agora só falta a interface

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Sem problemas rs

Deeck
Veterano
# out/15
· votar


Dicas valiosas!

Rafael10
Membro Novato
# out/15
· votar


Boa tarde galera,

Minha dúvida é a seguinte, vou gravar alguns covers para o youtube e estou investindo em um equipamento básico, pelo que vi muitos recomendam como interface as M-Track da M-audio, a Presonus e a Focusrite, tenho visto vários modelos da Roland e Tascam está mais fácil de encontrar no Brasil.

Atualmente qual seria a melhor opção de interface?

Pretendo investir em um Mic condensador tinha pensado no Behringer B2, se alguém tiver outra indicação também.

Rafael10
Membro Novato
# out/15
· votar


Esqueci de perguntar também, melhor um condensador mesmo ou um SM57? e quantos a headphones, seria melhor investir em um Shure bom ou outro que seja mais barato mais que tenha uma qualidade bacana?

RafaelBernatto
Veterano
# out/15
· votar


Rafael10

Quanto você tem pra gastar jovem?
(Dado essencial)

Antes que tu titubeies quanto mais dinheiro melhor...

Rafael10
Membro Novato
# out/15
· votar


RafaelBernatto

Então, eu sei mais ou menos que o preço não é um fator que ajuda kk afinal estamos no Brasil, mas quero comprar algo de qualidade que eu não vá me arrepender depois. Não tenho orçamento fechado pois vou juntar o dinheiro que precisar, mas logico, não quero nada muito caro.

Achei um kit da Focusrite que achei bem interessante, e vi gente falando que o mic dele e melhor que o B2 achei o preço bem convidativo também.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704515000-interface-focusrite-s carlett-2i2-kit-home-studio-_JM

e achei um outro da Presonus mais em conta mas pelo que vi o pessoal Focusrite é melhor.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706607791-presonus-audio-box-us b-interface-de-audio-completamicfone-_JM

Ai continua a dúvida, Focusrite ou Presonus? O Kit ou só a interface e mic e headphone separado?

Sei que Shure é top mas não citei porque só encontro com preços exorbitantes.

Iversonfr
Veterano
# out/15
· votar


Rafael10

Você ainda não falou o principal. O que vai gravar e onde vai gravar? Pelo valor do kit talvez valha a pena comprar separado, mas sem saber o uso que vc pretende fazer, não tem como sugerir nada direito.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Rafael10

O kit não vale, mas a interface Presonus sim. As mesas usam os mesmos prés e conversores A/D, ambas coisas são magníficas!

Rafael10
Membro Novato
# out/15
· votar


Iversonfr

Desculpe esqueci de citar, mas vai ser básico mesmo só voz e violão.

Então mas comprar separados tipo quais equipamentos?

Mic e headphones sei que shure são top, mas pela faixa de preço sairiam bem mais caros. E quanto a interface?

Ismah

Mas Presonus ao invés de Focusrite?


Eu realmente fico um pouco perdido porque não sei o que seria melhor, quero investir em coisa boa (boa mas nada de preços exorbitantes).

Qual interface?

Qual mic?

Qual headphone?

Headphone ou monitores?

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Rafael10

Como é sua sala? Vai dar pra gravar sem interferência de cachorro latindo, carro de pamonha???

Mas Presonus ao invés de Focusrite?

Cuidado amigo, não confunda popularidade com qualidade! Não necessariamente a Focusrite é melhor que a Presonus.
Na minha opinião elas se equivalem. Mas a Presonus é interface MIDI também, pra vc não sei se teria utilidade.

Apenas optaria pela Presonus por questão de maior disponibilidade de peça, para eventual troca, já que elas são compartilhadas com outros equipamentos da marca.

Qual interface?

Isso como vc viu é amplo, e quem dita isso é seu bolso.
A questão que vejo é procurar uma barbada, aquela promoção mesmo.

Qual mic?

Isso é relativo ao que vc quer registrar. Se criou o conceito que só existe Shure. De fato, o mercado é limitado no país, mas talvez seria interessante pegar algum outro que vc possa aprender a cuidar, e como não quebrar um mic. rsrsrs

Precisaria saber o quanto vc vai poder gastar, mas já adianto que tive ótimos resultados com o Mic Arcano A57, ele é um pouco mais agudo que o Shure SM57.

Headphone ou monitores?

Volta a questão da sala. Eu prefiro monitorar por fones porque tem muita poluição sonora onde moro.

Qual headphone?
Contanto que não seja nada "gamer", já está muito bom. E vai variar do seu gosto, dar mais detalhes seria interessante. Talvez visitar um estúdio e pedir para testar alguns. Para te dar exemplo com nomes, eu uso um AKG K414, o irmão menor (e mais barato) dele é o K404, que tem uma resposta de graves um pouco menor, porque tem "caixa aberta", mas para usar como monitor não serve, ele vaza no mic por ser aberto.

Rafael10
Membro Novato
# out/15
· votar


Ismah

A sala tem um pouco de interferência mas geralmente quase nula com a janela fechada, não tem cachorros rs, fica longe da rua o que tira o ruído dos carros.

Em relação a Presonus e Focusrite eu disse por ter visto aqui no fórum muitas pessoas reclamando de problemas decorrentes na Presonus e não vi tantos na Focusrite, e sendo leigo no assunto por isso a pergunta. Quanto a interface ser MIDI não sei se teria utilidade, pois, repetindo sou bem leigo.

Não que eu tenha criado o conceito que só existe shure rs, mas foi a que melhor ouvi falar sempre, meu primeiro mic foi um shure mais simples que nunca me deixou na mão e por isso eu sempre cito, mas estou totalmente disposto a outras alternativas tendo em vista o elevado preço do Shure.

Já me indicaram o Behringer B2 como mic, mas fico em dúvida pois a mesma pessoa que me indicou me indicou uma Xenyx 502 ao inves de interface.

Talvez com os valores fique mais fácil de me ajudar.

Eu tinha pensado algo assim:

Interface R$ 800,00 à R$ 1200,00

Headphone R$ 200,00 à R$ 300,00

Mic R$ 800,00 à R$ 1000,00

Iversonfr
Veterano
# out/15
· votar


Rafael10
Mic e headphones sei que shure são top, mas pela faixa de preço sairiam bem mais caros. E quanto a interface?

É muito arriscado o que vou falar pois não conheço sua sala e condensadores são muito sensíveis. Mas por exemplo:
MXL 990/991: R$750
Focusrite Scarlett 2i2: R$800
AKG K240 MkII: R$450

Com isso você tem um total de R$2000, levemente mais caro que o kit, porém muito melhor, com 2 microfones e bem abaixo do seu máximo previsto, que dá R$2500

Rafael10
Membro Novato
# out/15
· votar


Iversonfr

Quanto a questão da Foscurite e Presonus você saberia me falar algo do comparativo entre as duas?

Quanto ao mic que você falou achei bem interessante a opção do kit com os dois mas a qualidade deles é realmente boa?

Iversonfr
Veterano
# out/15
· votar


Rafael10

MXL é uma marca bastante conhecida, são bons mics de entrada, valem o que custam. Creio que te atenderão muito bem sim, esse é o kit mais famoso deles. Só atente-se que são dois condensadores, muito bom pra gravar violão com 2 mics por exemplo, mas sua sala tem que colaborar. Procura aqui no fórum que tem bastante coisa deles. Uma opção pouco mais cara mas bem melhor seria um AT4040. Tem um usado no ML neste momento bem acessível.

Em relação às interfaces, conheço a audio box pois um colega tem, já eu tenho uma Focusrite, mas não é a 2i2. Nessa faixa de valor as interfaces costumam ser todas meio iguais na qualidade, sinceramente acho que qualquer uma das duas vai te atender. A Focusrite talvez seja melhor na revenda pq ela é meio famosinha, mas por outro lado a audiobox também é. É uma bela dúvida rs.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Rafael10
me indicou me indicou uma Xenyx 502 ao inves de interface

Mas e o que tem? Ela é uma interface de 2 canais (LR), e a saída é feita antes da conversão (não lembro se ela faz output também)

Interface R$ 800,00 à R$ 1200,00
Vou adicionar uma aí: Lexicon

Sugiro a Lambda e Ômega, elas saem na faixa de 1k.

Headphone R$ 200,00 à R$ 300,00

To por fora dos adequados para estúdio.

Mic R$ 800,00 à R$ 1000,00

Não acho que deveria pegar dois condensadores. Pegaria um dinâmico para ter opção de algo menos sensível.

SM57 tem muito falso, então melhor comprar em loja. Ele sai por uns 550 reais.

Rafael10
Membro Novato
# out/15
· votar


Iversonfr e Ismah

Sobre o MIC, me indicaram o B2 da Behringer por ter 3 chaves de seleção de captação não sei se e comum a todos os condensadores.

O AT4040 não estou encontrando com facilidade pelo mercado livre. Teria alguma outra opção?

Quanto ao SM57 vou ver nas lojas por aqui, mas mesmo assim corre o risco de ser falso?

Pelo que vocês falaram gostei dessa combinação:

Focusrite 2i2
Headphone AKG 240
E o mic ainda fica a duvida.

Se aumentar o orçamento para 3000 e pegar um SM57 qual condensador seria a melhor opçao? e indo pra 3000 mudaria algo?

Iversonfr
Veterano
# out/15
· votar


Rafael10

Se for aumentar o orçamento eu melhoraria a interface também, como uma 2i4.

Tem apenas um único at4040 usado no ML, é um microfone relativamente caro novo, mas é muito melhor um desse usado do que um b2 novo, segue o link dele:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711472675-audio-technica-at4040 -shure-neumann-akg-sennheiser-rode-mxl-_JM

O sm57 é complicado sim pois tem mta falsificação em todo lugar, só compre de revendedor realmente autorizado, e confirme na shure se realmente é.

Rafael10
Membro Novato
# out/15
· votar


Iversonfr

Mas existe alguma outra alternativa de mic nessa faixa de qualidade que você recomendaria?

Iversonfr
Veterano
# out/15
· votar


Rafael10
Mas existe alguma outra alternativa de mic nessa faixa de qualidade que você recomendaria?

Na faixa de preço de um AT4040 usado não conheço nada tão bom quanto, considerando que hoje em dia um B2 novo ta R$850 mais ou menos, praticamente o mesmo valor.

Porém, eu consideraria bastante o que o Ismah te disse lá em cima, pois talvez mics dinâmicos sejam melhores pra você, principalmente se seu local de gravação reverbera demais, já que você comentou não ter interferência externa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Gravação Digital - Princípios básicos, equipamentos, exemplos, etc.