【FIXO】 Gravação Digital - Princípios básicos, equipamentos, exemplos, etc.

Autor Mensagem
RichardMichaelHalbritter
Membro Novato
# jan/17
· votar


Boa tarde prezados(as),

Gostaria de saber qual o melhor microfone custo-benefício capaz de captar o som razoavelmente de uma sala de aproximadamente 25m²?

Possuo o orçamento de R$200,00.

Obrigado pela atenção!

kazu keyboard
Veterano
# jan/17
· votar


RichardMichaelHalbritter
vixi....com esse valor rs...nao tera muitas opçoes, mas tem que partir pra mic condensadores...
Cara da uma olhada no AliXpress, em alguns mics da marca Takstar e da marca ISK..sao chineses, não espere uma construção robusta, mas confesso que a sonoridade me agradou, e são super baratos....Da uma conferida...blz...

Beto Guitar Player
Veterano
# set/17
· votar


Microfonar o amplificador ou softwares que simulam (ex.: amplitube, guitar rig, etc)?
O que vcs costumam usar e por que?

metal_ofender
Membro Novato
# out/17
· votar


Galera, vou começar a entrar no mundo das gravações Voz/Violão/Guitarra. Não sei absolutamente nada, mas estou disposto a aprender, já peguei algumas apostilas do Reaper, e já li muita coisa sobre captação.

Comprei um equipamento de iniciante, estou só esperando chegar mas é o que cabe no bolso, ou é isso ou fico sem começar, então segue o equipamento :

Microfones:
Behringer Ultravoice xm 8500 Dinamico (Gravar Voz e Violão)
BM 800 Condensador (Gravar Violão)

Interface:
Behringer Umc 202 HD (2 Canais + Linha)

Cabos:
Santo Angelo

Fone:
Akg 414p

Violão Cort Captação Fishman Classic 4T Blend (Linha)

Programa: Reaper

Estou vendo de comprar um PC melhor que meu Pentium 4 e melhorar a acústica do meu quarto, mas no mais é isso. O que acha? Da pra fazer algo legalzinho, da pra aprender bastante? Faltou algo ?

SkyHawk
Membro
# out/17
· votar


metal_ofender
O básico é isso aí. Dedique-se a estudar o Reaper pois um bom domínio da DAW ajuda muito.

Com o tempo vai achar alguns plugins e vsts que irão te ajudar a dar acabamento na pós-produção.

Ismah
Veterano
# out/17
· votar


O básico é isso.²

Agora é gravar dia e noite...

metal_ofender
Membro Novato
# out/17
· votar


Beleza, obrigado pelo feedback, já me deu um ânimo maior.

É claro que como eu não sei mexer muito no Reaper, e além disso tenho um equipamento mais acessível não posso esperar nenhuma qualidade estilo "Boyce Avenue" da vida, mas ainda sim já percebe que é MUITO melhor do que gravar pelo iphone, é como se a qualidade melhora-se uns 600%.

Outra coisa que percebi também, é que sempre achei que eu toco no tempo certinho da música, pois colocava os albuns para tocar e sempre tocava junto certinho, etc, agora eu percebo que não é tão assim não, sem um metrônomo é impossível, com ele é quase impossível ! hahaha.

SkyHawk
Membro
# out/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


metal_ofender
Existem alguns videos bem legais no youtube sobre gravação com poucos recursos e equipamento barato. Já assisti alguns e o cara consegue resultados muito bons com muito pouca coisa.

Gravação tem muito de prática, quanto mais grava melhor fica. E te garanto que com mics simples e uma interface dá para gravar muito bem. Já vi um cara gravar uma bateria inteira de uma vez só com 1 microfone e nada mais. Tem um video de um cara engraçadíssimo sobre gravar bateria usando de 1 a 7 microfones.

quieu
Veterano
# out/17
· votar


Olá eu li bastante neste tópico, e não nada sobre a minha dúvida, talves vocês podem me ajudar .
Eu quero comprar uma câmera new link radical, ela tem entrada para microfone p1 ou p2 , tem como pegar o áudio da interface de áudio. A saída é estéreo é entrar na câmera que é p1 ou p2. Fazer um cabo especial pra isso. Será que funciona. Obrigado a todos.

Ismah
Veterano
# out/17
· votar


Funcionar, funciona... O que é mono (comum entre L e R) vai ficar 6dB mais alto... Qual o objetivo dessa gambiarra toda?

quieu
Veterano
# out/17
· votar


olá Ismah ! eu quero gravar com duas ou tres câmeras , e captar o audio em uma ,eu vou ligar o teclado na inerface e na saida tem duas saida p10 L e R. até então eu gravo no ableton live, mas se eu captar o audio na camera , não vou precisar usar a DAW.

bruno_novatorj
Membro Novato
# jan/18
· votar


Pessoal,

minha duvida não é tanto na linha de home Studio mas sim no uso da interface com amplitube.

estou sem amplificador para estudo e tenho o amplitube instalado no meu note.
pensei na possibilidade de pegar uma interface para plugar a guitarra e usar o amplitube com fones para estudar ao invés do ampli. pensei em pegar a interface abaixo:

Interface:
Behringer Umc 202 HD (2 Canais + Linha)

ela atende ou no meu caso uma inferior com a um 22 atenderia tb? Não tenho a pretensão de montar um home Studio, quero mais a qualidade do som do amplitube sem latência ou ruido.

TheLira
Membro Novato
# fev/18
· votar


Galera, então... uma pergunta pratica, posso pegar meus fones e ou monitores de referencia, usar um som que gosto e tentar chegar com a master próximo?

Pé de chinelo
Veterano
# mar/18
· votar


Upgrade da Um2: Umc22 ou M-track 2x2? Qual pré-amp é melhor?

-----------

Dei uma pesquisada e vi que o pré-amp da Behringer Um2, minha atual placa de som, é da Xenyx, já o da Umc22 é da Midas, li alguns reviews falando que o Midas é melhor.

A M-Audio M-Track 2x2 usa o "All-New Crystal Preamps".

Usando a Um2 recentemente eu senti que o pré-amp dela é meio fraco mesmo, as vezes o knob de gain aqui fica no máximo, parece que falta um boost.

Eai o que acham, vale a pena fazer o upgrade? qual placa recomendam? abs

carlinhosacordeon
Membro Novato
# mar/18
· votar


galera estou vendendo esse curso de mixagem,muito bom pra quem deseja entra no mundo da mix!
https://go.hotmart.com/D7496512O

glaucioumx
Membro Novato
# abr/18
· votar


meus amigos, gostaria muito da ajuda dos senhores.
estou em um empasse. tem um amigo meu que tem um MacBook Pro 2008: - Procs 2,4 GHz Intel Core 2 Duo. - HD: 250 GB. - Memória: 4 GB e uma NVIDIA GeForce 9400M 256 MB. OS Yosemite X 10.10.5

Ele quer trocar em um instrumento e tal..
Eu queria saber se vale a pena eu pegar esse mac.. tenho um teclado controlador, e o foco seria para utilizar nisso para tocar e produzir..

Toni_Teclados
Veterano
# mai/18
· votar


Boa noite !

Pessoal estou pra comprar uma inteface de audio, pensando no custo beneficio, na faixa entre 600 a 950 reais, o interesse maior é pra usar no ao vivo para samples de teclado com notebook, porém não descarto também gravar no futuro com ela, home studio mesmo... estou vendo uma Focusrite modelo 2i2 de 2° geração..

Qual a opinião de vocês sobre ela, é boa ou teria algo melhor outra marca ou modelo ( nessa faixa de preço )... ??

ferraz bass
Veterano
# jul/18
· votar


Toni_Teclados
Pessoal estou pra comprar uma inteface de audio, pensando no custo beneficio, na faixa entre 600 a 950 reais, o interesse maior é pra usar no ao vivo para samples de teclado com notebook, porém não descarto também gravar no futuro com ela, home studio mesmo... estou vendo uma Focusrite modelo 2i2 de 2° geração..

Qual a opinião de vocês sobre ela, é boa ou teria algo melhor outra marca ou modelo ( nessa faixa de preço )... ??


Eu tenho uma Focusrite 2i2, não tenho do que reclamar, pelo custo beneficio dela ela é excelente, a qualidade de gravação é muito boa.

RodrigoMCaldeira
Membro Novato
# jul/18
· votar


Pode de explicar a diferença de um sample wav e um que não seja wave. Como olha a taxa dos que não são waves pra vê se tem qualidade?

KelvinW_
Veterano
# nov/18
· votar


Olá galera.. Comprei uma interface básica de audio, instalei o asio4all e estou usando a guitarra no amplitube pois meu amp é mt grande e meu quarto é mt pequeno rsrs.. Enfim, eu fui tentar colocar um playback no youtube pra tocar em cima e o som nao sai, no spotify tbm n sai, o audio tá saindo somente do amplitube, alguem sabe como resolver?

Obrigado.

Beto Guitar Player
Veterano
# nov/18
· votar


KelvinW_

O ASIO4ALL aceita somente uma saída de áudio, portanto você não conseguirá ouvir o youtube enquanto toca... Já pesquisei sobre isso, mas não lembro se descobri alguma solução alternativa. O que eu poderia te sugerir é colocar os fones de ouvido e ouvir o youtube pelo celular.
Caso você descubra uma solução, avisa aí...

dipalha
Membro Novato
# dez/18
· votar


KelvinW_
Se o seu pc tiver saida hdmi é só usar a saida p2 pro asio4all e a hdmi para os outros sons (youtube, spotify etc).

Kallau
Veterano
# jan/19
· votar


Olá.

Sempre gravei com a guitarra plugada direto da Fast Track Pro, utilizando VSTs, como o Amplitube.

Estou para comprar um amplificador (só cabeçote), e obviamente gostaria de usá-lo na gravação. Porém, não possuo condições adequadas de sala para gravar microfonando.

Existe alguma técnica de jogar o output do cabeçote direto na interface de áudio? O output do cabeçote pros falantes pode ser espetado no input da interface?

igorgreff
Membro Novato
# dez/19
· votar


Usando o Bias Fx2 no reaper



anderson_gesteira
Membro Novato
# 17/abr/23 12:22
· votar


Estou tendo um pequeno problema ao usar a mesa no meu computador. No caso, tenho uma mesa simples, esta do link ( https://shopee.com.br/product/539396243/21462729129 ). Meu computador é um notebook simples (processador fraco e 2gb de ram). O que está acontecendo é que ao colocar para gravar (usando software do Windows) o som fica todo estranho na gravação (o som que escuto soa normal sem problema). A minha duvida seria que como posso evitar esse problema, ou isso seria problema da mesa ou do meu computador

makumbator
Moderador
# 17/abr/23 14:24
· votar


anderson_gesteira Explique melhor o que é esse som todo estranho. O que fica ruim é apenas a execução sonora enquanto a gravação é feita? Pode ser seu PC fraco não aguentar gravar em determinada taxa de buffer sem craquelar o som.

anderson_gesteira
Membro Novato
# 17/abr/23 15:13
· votar


makumbator diria que o som fica com som ao estilo internet discada, distorcendo todo o som. Mas isso oscila, tipo o som soa normal e do nada fica estranho, volta e fica estranho. E é só na gravação mesmo, tanto que gravei um um bom trecho e perdi tudo, porque o que ouvia estava bom.

Wanton
Veterano
# 18/abr/23 23:16
· votar


anderson_gesteira Como você conecta a mesa ao computador? Se você puder compartilhar conosco um trecho de gravação com defeito, ajudaria.

anderson_gesteira
Membro Novato
# 19/abr/23 10:52
· votar


A Conexão é o seguinte: A mesa que possui alimentação por USB, e conecto assim na mesa. Ela tem um modo que já é para ser ligada direta ao computador assim. E conectando assim, ela substitui a placa de som original do computador. O som que escuto do computador é direto também pela mesa (escuto através da saída do fone de ouvido). No caso, das gravações não tenho aqui fácil, mas vou tentar gravar novamente para passar como fica

kevinluis
Veterano
# 19/abr/23 15:38
· votar


anderson_gesteira Talvez seja um problema de latência, você instalou o ASIO4ALL?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Gravação Digital - Princípios básicos, equipamentos, exemplos, etc.