【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


lippep
acho que os 15w valvulados não vou conseguir um clean
Não é verdade absoluta.
Vai depender da configuração de seu amp e de seu equipo.
15WRMS (com falante de 12pol.) é alto pra caramba. Na minha banda Os Biltres, o Xará Bahia tocava com um Fender Blues Jr. e conseguia timbres limpos e distorcidos excelentes com sua telecaster, e alto o suficiente para tocar em palco grande!
https://www.youtube.com/watch?v=Ps674yuFvsM&list=PLFCA87DC0A63E2D17

https://www.youtube.com/watch?v=OvfyXcePieA

lippep
Membro Novato
# mar/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Que show!
Quando eu tinha um Bugera V22 o som já ficava um pouco saturado... Mas a minha tele tinha um Seymour Duncan Quarter Pound na ponte, pode ser isso também.

Agora vou tocar com uma Condor Les Paul emprestada de um colega de banda (não sei precisamente o modelo ainda, estou esperando ele me trazer), falta ir atrás do amp.

No mais, baita som!

Abração

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar


lippep
Invista em uma guitarra legal com capts de AlNiCo de baixa saída, e, para um amp como esse aí, basta um wah, um fuzz e um delay... O resto... é dedo!
Abç

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Venho relatar uma experiência nova com o Vox Pathfinder 10:

Canal drive, clean determinado pelo Volume da guitarra, e caps usados (Malgoli S2, S2, e HotRails na ponte).

Estudo uma killswitch para tremolo, e uma para dirty/solo, que agilizaria a troca.

Mauricio Luiz Bertola

Bonito o SG Bass.

lippep

Pensou em fazer como eu e diminuir no knob de volume do instrumento?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar


Ismah
Pensou em fazer como eu e diminuir no knob de volume do instrumento?

Pois é... O Xará Bahia utiliza esse recurso (hoje esquecido), como ninguém...
Abç

BrunoRodrigues
Veterano
# mar/16
· votar


lippep

"a comparação que eu me referi foi entre os próprios amps da Borne!"

Sim, sim. Contudo, eu que me referi de forma mais genérica.


"A alternativa principal é eu pegar o Cub12 apenas se eu conseguir jogar a minha Zoom G9.2TT no negócio"

Aí só será viável em alguns estilos específicos. Seria mais negócio permanecer como multi-efeitos e comprar o Amp sem necessidade de incluí-la na negociação.


"acho que os 15w valvulados não vou conseguir um clean"

Isso é relativo. Toco com um All Tube de 7 watts e "rola" tranquilo.


"transitorado, acredito que os 65w do LandScape ou do Fender (...) Borne com falante de 12 só achei do Evidence 150 ou o FCC 12100, mas provavelmente eu deva ir de Frontman ou Predator devido ao custo."

Um Vorax 1250 já te atenderia super bem. Tem bom clean, que aceita pedais e tem falante de 12". Alem de economizar um bocado, visto que está em torno de 700 pratas. Deixar de "pegar" Borne para "pegar" landscape é complicado ;)


Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

lippep
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: lippep
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A guita vai ser o próximo investimento depois do amp! hehe
Quando você diz um 'amp como esse', você se refere a algum específico que eu citei ?

Ismah
Pensei sim, até falei no post anterior que poderia controlar a saturação pelo pot!

BrunoRodrigues
Opa! Vou dar uma pesquisada neste Vorax! Acho que passou despercebido aos meus olhos (os outros dois modelos que citei estavam saindo bem acima do valor do Frontman e Landscape)

Você consegue ensaiar com o de 7w ? Eu cogitei o T7 também!

Sobre usar a pedaleira ou não, eu acho uma baita utilidade... Mas sempre fui 'das antigas' em se possível usar guitarra plugada direta no amp e usar o mínimo de recursos 'externos' possíveis... Acho que era moda quando eu comecei a tocar e acabei pegando essa mania! hehehe

Valeu galera, abração!

BrunoRodrigues
Veterano
# mar/16
· votar


lippep

"Vou dar uma pesquisada neste Vorax! Acho que passou despercebido aos meus olhos (os outros dois modelos que citei estavam saindo bem acima do valor do Frontman e Landscape)"

O Vorax 1250 foi minha escolha para trabalhos com banda (com bateria "full"). Se precisar de mais potência tem o 12100, mas o custo/benefício do 1250 é bem maior. Ainda não trabalho com Landscape, mas está nos planos para o futuro (por isso falo com tanta propriedade dos Borne).


"Você consegue ensaiar com o de 7w ? Eu cogitei o T7 também!"

Uso o Head + caixa 2 x 12". Uso-o apenas na igreja - sem batera. Timbre levemente crunchado e "toque especial" com pedais e dinâmicas (palhetada, volume e tone da guitarra).


"Sobre usar a pedaleira ou não, eu acho uma baita utilidade..."

Com certeza, dependendo da gig multi-efeitos é essencial. Em outros, alguns poucos e bons pedais resolvem. Também há aquela ocasião em que apenas guitarra num All Tube mata a pau.


"Mas sempre fui 'das antigas' em se possível usar guitarra plugada direta no amp e usar o mínimo de recursos 'externos' possíveis... Acho que era moda quando eu comecei a tocar e acabei pegando essa mania! hehehe"

Comigo aconteceu o inverso. No principio usava multi-efeitos com vários ao mesmo tempo. Com o passar do tempo fui virando mais purista e hoje meu timbre base é guitarra e amp. Depois vem os pedais (mas só depois do clean puro satisfatório), que são cada vez menos (wah, dist, booster, chorus e delay).


Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Borne Amplificadores
Veterano
# mar/16 · Editado por: Borne Amplificadores
· votar


lippep
Boa tarde,
A principal diferença entre o Evidence 150, Stilo Classic 12100 e Stilo FCC12100 é o design.
Stilo Classic 12100 e Stilo FCC12100 possuem saída para caixa passiva, ou seja, alimentam mais uma caixa passiva 1x12" 8ohms. Tornando-se um amp 2x12", aumentando a potência, pois irá funcionar em 4ohms.
Possuem reverb de mola Belton, canal limpo e distorção independentes, send e return. Foot incluso (acionamento distorção e reverb).

Caso tenha dúvida entre os modelos das linhas Clássico, Strike, Evidence, Vorax, Gladiator, Warrior, etc, me ligue no 11 2421300.

abraços Walter

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bahia utiliza esse recurso (hoje esquecido)

Eu voltei a estudar, e montar todos os dias um set, começa a perder o tesão pra estudar. Acabei optando por amp e guitarra apenas e me virando assim. Não é o que quero (saudade ME70), mas é o que tem pra hoje. Acabo também menos focado em virar botão e mais em tocar/estudar

lippep
Membro Novato
# mar/16
· votar


Borne Amplificadores
Bom dia Walter.

Pesquisando um pouco mais 'a fundo' consegui comparação de som entre as linhas. São amplificadores excelentes.

Estou aguardando o orçamento da loja aqui da cidade para investir (gosto de fortalecer o comércio local, sempre que possível).

Obrigado pelo retorno, abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar


lippep
Referi-me à um amp valvulado de qualidade como o Fender Blues Jr.
Agora, os amps Borne, mormente o Stilo Classic 12100, são mais que adequados para um bom som de palco ou ensaio.
Abç

Golias
Membro Novato
# mar/16
· votar


Vou comprar um usado. Estou indeciso entre estes dois:
CRATE GT212 (120 Wrms e 2x12" Crate)
FENDER FRONTMAN 65r (65Wrms e 1x12" Fender Special)
Meu som vai de Alternative a Death Metal. Vou usar mais o clean do amp, pois possuo pedal de distorção Boss DS-1.
Preciso para ensaios e pequenas apresentações, sem microfonar o amp.
O clean do Fender é perfeito, mas já ouvi dizer que quando utilizado com um pedal ele perde equalização. Para isso seria necessário um pedal Equalizer, do qual não disponho no momento. E tenho certo receio se 65Wrms realmente dá conta do recado, sem microfonar...
O Crate me agradou pelo fato de ser 120Wrms e dois falantes. O clean dele não fica muito atrás do Fender. O preço dos dois é exatamente o mesmo. Apenas gostaria de uma opinião. Abç!!!

Les Strato
Veterano
# mar/16
· votar


Golias

Se vai tocar metal pesado, fica com o crate 2x12 que é mais jogo, pois os 2 falantes fazem diferença com distorções mais pesadas.

Golias
Membro Novato
# mar/16
· votar


Les Strato
Eu só estou relutante em relação ao Fender pelo fato de que falaram que eles são mais indicados pra Blues, Jazz, Fusion, no máximo um Hard Rock. A distorção dele é boa, mas eu prefiro meu set de pedais mesmo. Alguns também disseram que é melhor Wrms por excesso que por falta, até porque eu não vou microfonar o amp. E, tocar com ele no "talo" com certeza vai f#d3r com ele... Além disso, nos ensaios são umas 5 bandas que tocam em sequência, o amp precisa aguentar o trampo.

Ismah
Veterano
# mar/16 · Editado por: Ismah
· votar


tocar com ele no "talo" com certeza vai f#d3r com ele...

Não vai não. O rms é a potência média que ele pode reproduzir por longos períodos. Na pratica não significa nada, porque potência é algo bem variável se tratando de áudio.

é melhor Wrms por excesso que por falta

Mas entenda que isso não quer dizer volume. Dois falantes, no caso 2x12" terá uma resposta melhor de graves, e um mid scoop em cerca de 287Hz, bem desejável no high gain. Só por serem 2 falantes, já terá 3dB a mais de volume.

O Fender já tem um mid scoop, e isso pode sim, gerar uma falta de médios, por isso é raro de se ver gêneros mais pesados, como hard rock com Fender, e o mais com Marshall que é exagerado nos médios.

BrunoRodrigues
Veterano
# mar/16
· votar


Golias

Entre os citados, e para o que vcoê precisa é Crate sem dúvida. E dependendo do timbre de drive que procuras, é possível alcançar com o próprio amp, ficando o pedal como mais uma opção.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

leoavilaleo
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: leoavilaleo
· votar


Ae gurizada, preciso de um amp até R$1000,00, o que da pra conseguir?
Eu estava pensando nesse aqui:
http://www.madeinbrazil.com.br/combo-para-guitarra-cube10gx,product,38 244,516.aspx

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


leoavilaleo

Achei absurdamente caro esse amp. Com cerca de metade disso tu pega um Vox Pathfinder 10, que eu assino embaixo (abra todo o eq). Ou um Special Bandit/Special 112 usado.

Claro não tens efeitos digitais do Roland Cube em nenhum deles, mas é meio unânime por aqui que é tiro no pé.

Amago
Membro Novato
# mar/16
· votar


Ismah
Vox Pathfinder 10, que eu assino embaixo
fiquei interessado, poderia falar um pouco mais sobre este amplificador

leoavilaleo
Membro Novato
# mar/16
· votar


Me interessei por esse Vox tambem, alguem sabe dizer os melhores amps na faixa de 500~1000 reais? to querendo saber bastante, atualmente tenho um meteoro MG-10

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Amago

Cara eu comprei a 5 anos, não sabia muito de guitarra (comecei nas teclas), e fui me guiando pela referência de som que eu tinha. Hoje ele está custando quase sempre o dobro (!) do que paguei na época, talvez pela qualidade, fora a alta do dólar.

O falante de 6,5" intimida um pouco, mas ele manda bem, dentro do som de um Vox: médios e mais médios, grave moderado e agudos equilibrados.

O canal clean, dá um peteleco de drive/compressão que soa muito interessante, mas quase não uso. O canal drive que eu uso (limpando pelo Volume da guitarra quando preciso), é bem rock. Tem um ponto que ele começa a soar "zzzzzzz", fechar o agudo dá uma resolvida, mas não é a vibe do amp ganho altíssimo.

A EQ peca um pouco, como em todos os Vox, ela na verdade é um HPF e um LPF. O que deixa o timbre do amp com identidade forte e específica. Uma guitarra com som xoxo, não vai bem. Single coil's ficam legais, mas ele mostra para que veio com HB de saída média.

Em geral ele vai bem em todos os estilos, mas onde o drive predomina ele se sai melhor. De um rock clássico dos Stones, ou algo como o Winery Dogs passando pelo hard rock ao estilo ACDC, Kiss, Deep Purple, até um heavy metal clássico de Black Sabbath, Dio, Led Zeppelin...

O drive mid gain para high gain ficou eternizado pelas bandas britânicas, e faz todo sentido se esperar isso de um Vox, que é de lá a marca.
Muita atenção... Não é um Marsall, é um Vox, e isso está bem explícito no som dele. É um amp de identidade, mas não é um AC30 (mesmo se parecendo muito).

Não é um amp pra show, a priori vai faltar volume, para tocar com ele em plenos pulmões. Microfonando não tem amp pequeno rs
Eu já provei disso na prática numa apresentação na época que tocava na igreja - verdade que foi tocando com pedaleira, então precisaria de um teste para dar o veredito final, se do modo que uso hoje não seria diferente. Mas só testando.

Na minha opinião, não é um amp pra usar muitos pedais (não tem loop, e nem reverb - esse poderia somar a qualidade d'el). Talvez um Wah e volume/pad para chavear entre níveis de ganho, mas fora isso, é um amp para um som guitarra -> amp, bem na proposta do trabalho do Tony Iommi com o Heaven & Hell, Dio.

É fabricado em Taiwan, nunca abri pra ver acabamento (soldas, dissipadores etc), mas de modo geral é um acabamento bem feito. Tive contato com um funcionário da Vox UK, e ele comentou que era um dos carros chefes de vendas no mundo.

Até tinha pensado em vender/trocar por um com falante maior. Cheguei a por um de 12" mas foi um erro grande. Talvez porque eu queria tirar o som de um Fender de um Vox. Como disse, ele tem identidade, personalidade forte, do tipo ame-o ou deixo-o. É aquele som, se quiser beleza, se não parte para outra.

Como tenho o valvulado + set de pedais, esse passou a ser a praticidade, já que é plug'n'play - nem o afinador eu uso ali, afino no celular, note e ouvido.

Gravei um som de teste com ele ontem, mas tem uma pós edição (cortes de freq para mixagem), que não sei se acho justo.

https://soundcloud.com/don-ismah/a1-1

Amago
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: Amago
· votar


Ismah
[i]Em geral ele vai bem em todos os estilos, mas onde o drive predomina ele se sai melhor. De um rock clássico dos Stones, ou algo como o Winery Dogs passando pelo hard rock ao estilo ACDC, Kiss, Deep Purple, até um heavy metal clássico de Black Sabbath, Dio, Led Zeppelin...
Era isto mesmo que eu queria ouvir, vou dar uma pesquisada nos preços tenho guitarra com singles e com HB .obrigado pela ajuda

BrunoRodrigues
Veterano
# mar/16
· votar


leoavilaleo

"preciso de um amp até R$1000,00, o que da pra conseguir?"

Com esse valor é possível adquirir uma enorme variedade. Seja mais específico para refinar as indicações e ser mais fácil ajudar, com modelos adequados e não de forma genérica.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

leoavilaleo
Membro Novato
# mar/16
· votar


BrunoRodrigues
Ai que tá Bruno, eu nao entendo muito de amps, por isso pedi pra falarem "todos" que são bons na faixa de 750~1000 reais

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Mas tu sabe onde quer chegar, isto é, o som que busca, não?

leoavilaleo
Membro Novato
# mar/16
· votar


Ismah
Não sei muito bem UIHEASUHISEIHUESHUI

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Então temos um problema...

BrunoRodrigues
Veterano
# mar/16
· votar


leoavilaleo

"pedi pra falarem "todos"

Quero crer que não está falando sério, que Está de Brincadeira...

;(

#BrunoRodrigues

eternansiedade
Membro Novato
# mar/16
· votar


Galera, estou começando a montar um estúdio e quero comprar dois amplificadores de guitarra para ele e um de baixo.
Pensei em comprar um valvulado e um SS. Como ando meio por fora do mercado, vim pedir opiniões.
Orçamento:
Em média de 2000 e 2500 para o valvulado e 1500 a 2000 para o SS.
Requisitos: amplificadores renomados. Eu sei que tem muita coisa boa que não é das grandes marcas, vide os diversos handmakers nacionais, mas infelizmente em um estúdio de ensaios, a galera só quer ver Fender e Marshall. Ou seja, preciso de uma relação entre qualidade x brilhar os olhos.
Existe algum cabeçote com gabinete legal nessa faixa de preço?
Minha ideia inicial era pegar um Marshall Class 5, mas acho que vai ter muita gente dizendo que não tem potência suficiente, o que eu discordo.
De SS pensei nos Fender com 1 ou 2 de 12.

Cubo para baixo: pensei em gastar 1500, consegue algo legal e que aguente ensaios?

Os preços podem ser para usados.

Obrigado desde já.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.