Nova tropicália? Criar um movimento musical novo?

Autor Mensagem
Claudio Natureza
Veterano
# jul/05


Vejo que a música brasileira não se renova desde a década de oitenta, com o surgimento do RockB, não seria a hora de criar um movimento musical novo? Não seria a hora de se utilizar as influências do Heavy Metal e misturá-las com as influências poéticas e musicais brasileiras? Aproximando a massa de uma música mais elaborada e universal?

Alguém tem alguma idéia sobre essa questão?

Rato
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza
por aki eu acho q vão avacalhar com sua idéia ... sei não

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05
· votar


Rato

é pra acvacalhar mesmo, a avacalhação vai fazer parte do meu movimento, e viva os Mamonas! a última novidade na nossa praia.

Ed_Vedder
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza

isso é dificil falando-se de uma pais com dimensões tão grandes quanto o Brasil, e com uma diversidade tão grande, um verdadeiro choque cultural.
Todos os movimentos criados acabam se tornando regionalizados, alguns como o Rock dos anos 80 como vc citou, até acabam vingando por mais tempo, mas não o suficiente.

Quito
Veterano
# jul/05
· votar


hum

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


Ed_Vedder

vc postou e eu estava pensando exatamente nisso.

é difícil vc pegar a cultura brasileira como uma coisa só, quando cada região tem características próprias, mesmo que algumas se aproximem, como por exemplo a cultura da região sul e sudeste, mas eu acho a intenção válida, fazer um movimento musical mais moderno, trazendo o metal pra dentro de uma salada brasileira.

pontualmente, algumas misturas interessantes já aconteceram, como o movimento manguebeat, mas, tal movimento ficou mais restrito ao nordeste, o que impediu uma disseminação pelo resto do país.

minha banda vem trabalhando tais misturas, sem nenhum compromisso com um determinado ritmo, mas sempre trazendo a influência do rock pra dentro das músicas, como uma coisa natural, um resultado de inluências legítimas.

quero trabalhar mais isso, e gostaria de encontrar pessoas interessadas pra trocar idéias.

chega de simplesmente copiar o que vem de fora, o negócio é misturar.

Ed_Vedder
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza

legal é isso mesmo... copiar nunca é legal, mesmo que seja copiar algo feito aqui mesmo, como tu deves saber eu não sou e nunca fui metaleiro, mas gosto muito de várias coisas onde o metal esta misturado :)

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05
· votar


eu tô com 15 misturas prontas, quando eu gravar eu te mostro.

Ed_Vedder
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza

Legal... eu to loco para comprar em eqpto pra mim poder me dedicar mais...

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05
· votar


qual seu equipo atual?

Ed_Vedder
Veterano
# jul/05 · Editado por: Ed_Vedder
· votar


Claudio Natureza

to só com minha guitarra (crafter) um cubo, uma mesa de 6 canais, e um notebook, tem um violão eagle tb e uns 4 mics. Quero me dedicar mais a guitarra, não ao ponto de me tornar guitarrista, mas pelo menos saber "me virar" :)

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05
· votar


Ed_Vedder

com o que vc tem já dá pra se virar muito bem.

é só malhar umas duas horas por dia todo santo dia.

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05
· votar


Ed_Vedder

quem sabe se virar é guitarrista.

Ed_Vedder
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza

hehehehe... o problema é que a placa on board do note tá ferrada... capta com chiado, nem to gravando mais com ele... mas o meu negócio é banda mesmo.

Como disse em outro tópico, eu quero chegar em um nivel que pelo menos me de uma boa segurança de fazer uma boa base na guitarra, visto que o meu prazer mesmo é o canto.

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05
· votar


Ed_Vedder


eu também só pensava em fazer umas bases, pois o meu negócio é compor, e também sou vocalista por falta de opção.

mas, ultimamante nem faço mais base nenhuma, tô compondo tudo em riffs e solos, e depois meto base, quando ponho base, pois as duas últimas músicas que fiz eu sai fritando tudo.

vc tá com banda ai no Sul?

Ed_Vedder
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza

legal, eu acho que definitivamente solar não é a minha, posso acabar descobrindo isso quem sabe, mais será de uma forma bem acidental... me sinto bem apenas montando riffs e acordes, mas não descarto a hipótese de trabalhar mais com solos tambem.

Tenho muitas dificuldades em compor melodias, gosto bastante de escrever (acho que vc ja percebeu isso né) mas encaixar minhas idéias em uma melodia é bem complicado pra mim, talvez tendo amis segurança na guitarra me ajuda tambem com isso.

Estou com banda aqui em POA, mas só covers por enquanto... o pessoal não está levando a sério o bastante para encararmos um trabalho próprio, ja tentamos fazer algumas coisas, ficou bem diferente dos covers que fazemos (pearl jam) eu particularmente achei meio "engenheiros" (na fase inicial)

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05
· votar


Ed_Vedder

vc fazr um som meio engenheiros, pra mim é sinal de bom gosto, pois eu gosto do som dos caras.

compor é exercício, se vc pega todo dia e fica tocando, criando escalas, exercícios, acaba saindo alguma coisa.

antigamente eu fazia sempre a letra já meio melódica, pra depois encaixar base.

hoje eu me trando e fico tocando guitarra direto, e ai , quando me ligo, tô com uma música printa, e com melodias mais legais, pois não fico preso a uma letra.

depois eu encaixo a letra.

tá ficando é mais difícil de cantar, pois os tons são diferentes, é a voz que tem que buscar o tom da guitarra, e não vice -versa.

Ed_Vedder
Veterano
# jul/05
· votar


tá ficando é mais difícil de cantar, pois os tons são diferentes, é a voz que tem que buscar o tom da guitarra, e não vice -versa.

te entendo... não sei se é o teu caso, já ouvi sua voz (e gostei) mas eu particularmente tenho uma extensão bem limitada, e as vezes a galera da minha banda nã se liga nisso.

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05
· votar


eu também não cantava legal não, mas, de tanto ensiar com minha banda, e como tenho um ouvido foda, eu fui me aperfeiçoando.

também, foram mais ou menos 200 horas de ensaios.

o segredo é trabalhar duro, sempre, deixando o resto de lado, ai sim pinta resultado.

Ed_Vedder
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza

eu modestia a parte tenho um timbre legal, e sempre fui afinado... o problema é fazer cover, onde vc sempre tem que conseguir alcançar aquilo que o original alcança, o que nem sempre é possivel :)

Mas com certeza vc nasceu com algum talento para cantar... é uma arte que não tem como aprender, ou vc sabe ou não sabe.

óbvio que vc pode aprimorar bastante, se cuidar da sua voz, respirar certinho etc...

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05
· votar


Ed_Vedder


claro que é necessário alguma técnica, mesmo que empírica, mas qualquer um que seja afinado pode cantar legal.

é claro que cantar cover é mais difícil, pois vc tem um comparativo profissional pra se igualar.

é cantar pearl jam deve ser meio foda, aquele timbre é meio cruel de chegar.

Ed_Vedder
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza

na verdade o timbre não é o meu problema... e sim a extensão do cara que é infinitamente maior do que a minha :)

MacCa
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza

O negócio é que não há muito ao que se engajar também... naquela época havia a ditadurea suprimindo todo um movimento cultural, toda a energia jovem. Hoje em dia há liberdade de expressão (até certo ponto, é claro) e, desde o modernismo, a liberdade total na criação foi finalmente aceita, sem as regras de cada movimento artísitico (principalmente a merda do parnasiasismo, com suas rígidas estruturas e temas fúteis).

MacCa
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza

Só pra constar aqui: hpa um tempo atrás você insistiu em me dizer que mamonas foi uma palhaçada... mudou de idéia ou "aquilo" era uma palhaçada?

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


Salve galera.. posso entrar no tema de vocês?

Pq o que mais gosto de fazer é música, criar e tal, misturar.

O genero predominante de minhas músicas acaba sendo o reggae, por opção, pq é algo que gosto.

Mas dentro dele, eu misturei em uma música bossa, mpb, já começa pelos acordes, com sétima aumentada, acorde suspenso a 4ª com 7ª e isso acaba gerando um dissonante que é comum se escutar na bossa, tanto que no final dessa música acaba rolando uma base de bossa em violão dentro do reggae e com um solinho de piano EP.

Já a nossa single, alem de possuir um piano cheio de delay, organ com delay, e mais uns synths "espaciais" deixando a música bem psicodelica, tem uma guitarra bem forte, pesada e marcante, o que com certeza não é comum no reggae, até pq a influencia do guitar é Joe Satriani, e ele manda bem :D

O que está acontecendo com nosso som, é que estamos adiquirindo uma identidade, é uma mistura que está ficando bem legal, e aqui já sabem que é nosso, nosso estílo.

Tem rock progressivo, new age, reggae roots, psicodelia, mpb e bossa.
No fundo tá ficando algo bem diferente, nunca fugindo do reggae.

Mas o legal está justamente em fazer essas experiências.

E acabamos tendo uma aceitação de mídia, publico bem grande, que não estavamos esperando, pois acabamos fazendo um ano de banda agora, e já temos música em várias rádios do Sul. sendo que nem temos o CD mesmo ainda. só a single que está pronta. e já estamos tocando entre Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

É difícil a gente saber se vai dar certo ou não, mas não podemos ter medo de criar, pois o que tinha para acontecer com o que existe já aconteceu, na minha opinão sempre temos que buscar o novo, a evolução, o diferente, mas não fugindo ao que gostamos e a aceitação do público.

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05
· votar


MacCa
e ai cara, beleza?
não mudei de idéia não, mamonas era uma palhaçada, mas pelo menos eram criativos, usavam o rock pra fazer um som debochado.
Durval Dellê

e ai cara, legal? eu ouvi sua banda outro dia e gostei muito, vcs fazem um reggae muito bem feito e moderno, com bons solos, e influências e misturas bem legais.

minha banda tinha iniciado assim, com o reggae como espinha dorsal, pois tínhamos um vocalista rastafari bem ligado às raízes.

mas, como eu sou mais ligado à música nordestina e ao progressivo e ao metal, e como também sou o compositor da banda, a mistura foi se encaminhando para outros ritmos, como baião rock, maracatu rock, e muito progressivo mesmo, com um sotaque brasileiro.

e acabamos trocando o vocalista, que em tudo queria culticar raízes rastafari, o que pra mim não tem nada a ver, pois não nasci na jamaica.

Não me entenda mal, sou muito fâ de reggae, de Steel Pulse, Bob Marley, Inner Crcle, Yelowman, Shaba Hanks, UB40, e uma pá de bandas, pois ouvi muito reggae, mas sou essencialmente um amante do progressivo, e o que tá no sangue não tem como mudar.

continuo fazendo reggae, mas não temos mais o reggae como o ritmo central.

gostei muito da sua banda, vcs mandam muito bem.

um abraço.

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza

Legal, muito obrigado, fico feliz que tenha gostado.

Nós somos bem ecléticos na banda, cada um gosta de uma coisa, e isso ajuda muito, e não tem nenhum rastafari entre nós. e concordo com vc quando diz que não nasceu na jamaica, somos brasileiros, temos que falar da nossa realidade, e não da realidade deles ;)

É claro que existem alguns temas em comum, como existe no mundo todo, como a pobreza, corrupção, a própria natureza, o amor, mas não devemos enchergar isso tendo como filosofia as letras jamaicanas, e sim a nossa cultura.

Estamos no reggae por que todos nos indentificamos com ele, seja ele o jamaicano, o ingles, o brasileiro.

Mas em questão de inspiração instrumental, tenho muito pouco de reggae e muito mais do progressivo e new age (isso desde que fui para o teclado), pq são estilos que eu gosto para tal instrumento e músicas que adoro escutar.

Mas enfim.... para nós não fugirmos ao tema........

Temos que buscar sempre nos renovar, procurar sempre o inédito, o impensado, o impossível, e levando em consideração o bom senso, seja qual for a mistura já é algo legal de se escutar, pq é algo que não se está acostumado.

Pq se vc fizer por exemplo.... uma banda estílo Beatles, sempre vão te comparar com eles.... pq é a identidade deles. sempre vai ser aquele "isso parece beatles, lembra beatles"

a mesma coisa se vc fizer o som de reggae roots vão ficar toda hr lembrando do Bob Marley, e não existe comparação, é uma particularidade dele... não temos que imitar :D

Criatividade, Atitude, Agressividade, etc, etc, etc...... vão ajudar muito :D

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê

é isso ai Durval, vejo que nós temos o mesmo pensamento e influ~encias.

qualquer hora eu te mostro o som da minha banda pra vc dar sua opinião.

um abç.

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza

Será um prazer.... quando eu gravar mais alguma faixa te mostro tb.

E tava lendo no outro tópico sobre a vida de músico, tb temos um pensamento parecido....

grande abraço!!

John Elf
Veterano
# jul/05
· votar


Vejo que a música brasileira não se renova desde a década de oitenta, com o surgimento do RockB, não seria a hora de criar um movimento musical novo? Não seria a hora de se utilizar as influências do Heavy Metal e misturá-las com as influências poéticas e musicais brasileiras? Aproximando a massa de uma música mais elaborada e universal?

Já ouviu falar em Angra e Sepultura?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nova tropicália? Criar um movimento musical novo?